TURISTANDO PELO MUNDO: quinta-feira, 1 de maio de 2014

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Soledade de Minas, Minas Gerais - O Trem das Águas, que sai de São Lourenço até Soledade, mostra ao longo das margens do Rio Verde, paisagens deslumbrantes. Vem comigo:





O Trem das Águas, que sai de São Lourenço até Soledade, mostra ao longo das margens do Rio Verde, paisagens deslumbrantes. Vem comigo:
A pacata e aconchegante Soledade de Minas está localizada no extremo sul do estado, a 390 km de Belo Horizonte.
Em um relevo acidentado, a paisagem é moldada por vales e montanhas nas vertentes do Rio Verde e Ribeirão Paiol. Além de sua fascinante beleza natural, a cidade possui animais silvestres raros.


O município faz parte de uma região conhecida como Circuito das Águas, onde, como o próprio nome diz, localizam-se estâncias hidrominerais.
Uma das maiores atrações turísticas de Soledade de Minas é o Trem das Águas, que sai de São Lourenço em um exuberante percurso ao longo das margens do Rio Verde. (Instituto Estrada Real)
BEM VINDO A CIDADE MAIS CALMA DO SUL DE MINAS. BEM VINDO À PACATA SOLEDADE DE MINAS, MG. NO CIRCUITO DAS ÁGUAS.
foto - Thymonthy Becker 
No extremo sul de Minas, na região do Circuito das Águas, a cidade destaca-se pela localização privilegiada, a 6 km de São Lourenço e 18 km de Caxambu, famosas estâncias hidrominerais do país. Nota-se ainda a proximidade com os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, estando a aproximadamente 65 km de ambas as divisas. As terras férteis acabaram por favorecer o desenvolvimento da agricultura, base de sustentação do município.


A vida ferroviária em Soledade de Minas teve seu auge há anos atrás, quando a cidade era um dos principais entroncamentos ferroviários do Sul de Minas. Desde 2000, a ferrovia voltou a fazer parte da vida dos munícipes, trazendo milhares de turistas que fazem o passeio pelo Trem das Águas, um importante ícone turístico da região, que fazem uma linda viagem no tempo pelas linhas Férreas entre Soledade e São Lourenço, a 10 km de uma estação a outra que remetem ao passado e mostram paisagens deslumbrantes às margens do Rio Verde. (Guia do Turismo Brasil)
O passeio pode ser feito aos fins de semana. Na estação local há um Museu Ferroviário, um recém-inaugurado Centro de Artesanatos, onde se podem degustar as maravilhas da cozinha mineira, como o pão de queijo, além dos doces e compotas, e também há barraquinhas para a compra de lembrancinhas da região.

Além das festas religiosas e civis, as mais famosas do calendário de evento da cidade são a Eprosol – exposição de produtos artesanais, torneio leiteiro e o desfile das candidatas a Miss Boa Vizinhança. Há algumas pousadas bastante aconchegantes prontas para receber aos visitantes a qualquer tempo. A tradicional comida mineira está presente em todos os cardápios. (Guia do Turismo Brasil)
UMA PARADA PARA EXPERIMENTAR O SORVETE DE SOLEDADE DE MINAS, MG / ENGEQUISA SEMPRE PRESENTE.
foto - Thymonthy Becker 
A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SOLEDADE NO ALTO DO MORRO EM SOLEDADE DE MINAS, MG
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
A ESTAÇÃO RODOVIÁRIA SE FUNDE COM A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM SOLEDADE DE MINAS, MG
Foi inaugurada em 1884, com a linha original da Minas Rio; os trens de passageiros foram extintos em 1982, a estação foi abandonada, mas, desde 2000, voltaram a existir, através do trem turístico a vapor operado pela ABPF e que segue até São Lourenço.
foto - Thymonthy Becker 
MUSEU DA ESTAÇÃO EM SOLEDADE DE MINAS, MG
Localizado dentro da antiga Estação Ferroviária, com exposição de equipamento ferroviário, telégrafo, máquinas, etc.
foto - Thymonthy Becker 


foto - Thymonthy Becker 
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE DE MINAS, MG
foto - Thymonthy Becker 
ESCOLA MUNICIPAL DE SOLEDADE DE MINAS, MG
foto - Thymonthy Becker 
IGREJA BATISTA DE SOLEDADE DE MINAS, MG
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
SALÃO DE BELEZA EM SOLEDADE DE MINAS, MG
foto - Thymonthy Becker 
CONHEÇA AGORA UM POUCO DA MAIS PACATA CIDADE DO SUL DAS MINAS GERAIS. SOLEDADE DE MINAS, MG ESTÁ À 5 km DE SÃO LOURENÇO E 70 km DA DIVISA COM O RIO DE JANEIRO E OS MESMO 70 km DA DIVISA COM SÃO PAULO.
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 


foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
TREM DAS ÁGUAS EM SOLEDADE DE MINAS, MG
Passeio de trem que sai da cidade vizinha São Lourenço, na antiga Maria Fumaça – importante ícone turístico da região - e percorre os 10km até Soledade, onde permanece por 30 minutos e depois retorna à São Lourenço
Foto - Jorge A. ferreira Jr
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 

foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
foto - Thymonthy Becker 
O ENTORNO DA CIDADE DE SOLEDADE DE MINAS, MG
foto - Thymonthy Becker 
População estimada 2016 (1) - 6.094
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 196,866
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 28,83
Código do Município 3167806
Gentílico - soledadense
ORIGEM DO NOME
Soledade provem do antigo nome da fazenda que existia no lugar. Mais tarde recebeu o nome de Ibatuba e cinco anos depois passou a se chamar Soledade de Minas. 

Gentílico: soledadense
Histórico
HISTÓRICO - 
A Notícia mais remota sobre o povoamento do lugar em que está situado o município é o que se refere aos Irmãos Inácio e Severo Teixeira, os quais, já aí residindo em 1850, construíram sobre o Rio Verde uma ponte que ficou conhecida pela denominação de Ponte dos Teixeiras.


Outros moradores aí também já se encontravam na mesma época e se dedicavam à agricultura e à criação de gado, tais como Julião Carlos dos Santos, José Teixeira da Silva, Dâmaso Gabriel de Andrade, José Joaquim de Carvalho e Justo Francisco Maciel. Iniciadas as construções ferroviárias na região sul-mineira, foram inauguradas várias estações em 14 de julho de 1884, sendo uma delas a que deu origem a atual cidade e que recebeu o nome de Soledade, provindo de antiga fazenda aí existente.

Essa estação passou a constituir entroncamento de dois ramais que teriam mais tarde grande importância nas comunicações da região, contribuindo dessa forma para o rápido desenvolvimento da população, elevada à categoria de Distrito pela Lei municipal nº 2, de 17 de abril de 1893.
Criado o município de Caxambu, pela Lei estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901, foi considerado o Distrito de Soledade como uma das unidades distritais do mesmo componentes.



Pelo Decreto-lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o município com o Distrito único de Soledade, que passou à denominação de Ibatuba, pelo Decreto-lei nº 1059, de 31 de dezembro de 1943, substituída, mais tarde, pela de Soledade de Minas, por força de Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948.
O município de Soledade de Minas, está subordinado juridicamente à Comarca de Carmo de Minas (ex Silvestre Ferraz)


Fonte
ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIRO - IBGE
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SOLEDADE DE MINAS, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SOLEDADE DE MINAS, MINAS GERAIS 

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. 

 

Você também pode gostar:


As fotos de minha propriedade foram tiradas em ABRIL / 2014

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Soledade de Minas, MG / correiodopapagaio.com.br / giadoturismobrasil.com / institutoestradareal.com.br /