Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

MARIANA / MG - A PRIMEIRA DE MINAS


















BEM VINDO A BELA CIDADE DE MARIANA. A PRIMEIRA CAPITAL DAS MINAS GERAIS
foto - ?
MARIANA TEM 54,219 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM MARIANA EH: MARIANENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.696
ORIGEM DO NOME
A Carta Régia de 23 de abril de 1745, expedida por dom João V, elevou a vila à categoria de cidade, com o nome de Mariana, em homenagem à rainha dona Maria Ana d'Áustria. Mariana foi a primeira vila de Minas Gerais e a primeira localidade da capitania a receber foros de cidade.
HISTÓRIA
EXPLORANDO a região já anteriormente percorrida por outros expedicionários não menos audazes, bandeirantes paulistas chefiados pelo coronel Salvador Fernandes Furtado acamparam, em 16 de julho de 1696, dia da Virgem do Carmo, na margem de um pequeno rio onde o ouro aflorava abundante. E a que foi dado o nome de ribeirão do Carmo. Fincado o marco da conquista em colina próxima, o capelão da bandeira, padre Francisco Gonçalves Lopes, rezou, no dia seguinte, em altar improvisado, a primeira missa.
Iniciou-se o povoamento, dando origem ao arraial de Cima do ribeirão do Carmo, onde, em 1701, Salvador Fernandes Furtado fez construir uma capela. O modesto arraial adensava-se dia a dia, atraindo considerável multidão dos mais recuados pontos do País e da Metrópole.
A essa altura, já estavam praticamente localizadas as mais importantes jazidas auríferas de Minas, desenvolvendo-se o ciclo que durou por mais de um século e em cujo período floresceu numerosas localidades mineiras.
A vila, em pouco tempo, transformou-se em principal centro de comércio e instrução de Minas Gerais. O sucessor de Albuquerque, dom Brás Baltazar, encontrou várias dificuldades em solucionar a cobrança do quinto por bateia utilizada na exploração do ouro. Temendo uma guerra civil, comunicou­-se com o governo metropolitano, que ordenou fosse o imposto cobrado sobre o montante do metal extraído e sobre as indústrias e profissões. Essa providência acalmou momentaneamente os ânimos.
Foi criada, a 2 de dezembro de 1.720, a capitania independente de Minas Gerais.
Depois do conde de Assumar, os governadores passaram a residir em Vila Rica, onde, por volta de 1740, estava sendo construído o palácio do governo.
AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
MUSEU ARQUIDIOCESANO
Berço da religiosidade mineira, Mariana tem neste museu um fabuloso acervo de objetos utilizados no cerimonial religioso. São esculturas, prataria, mobiliário, jóias, vestimentas, pinturas... Possui obras atribuídas a Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. O prédio é de 1770 e funcionava como Casa Capitular, lugar das reuniões dos cônegos. Segundo alguns historiadores, no andar térreo funcionou um Aljube, espécie de prisão para eclesiásticos.
foto - Roberta Soriano
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES
No local existiu o quartel dos Dragões, guarda que servia aos governadores da capitania. Lá depois foi construído - na segunda metade do século XVIII - um imponente prédio, onde foi instalada a Câmara, tendo na frente um pelourinho. Medidas como estas estavam entre as primeiras providências tomadas pela Metrópole para ordenar e regulamentar importantes espaços públicos. Em seu andar térreo funcionava a cadeia.
foto -  Tiago Soares
foto - Wikipédia
COLÉGIO DA PROVIDÊNCIA
foto - Roberta Soriano
PELOURINHO
Estas construções serviam como Marcos de Jurisdição. Neles eram castigados os infratores. O pelourinho original de Mariana foi executado por José Moreira Matos em 1750 e demolido em 1871. O atual foi construído na década de 1970. Tem no alto um globo simbolizando as conquistas marítimas portuguesas. O braço esquerdo sustenta uma balança, representando a justiça. O direito segura uma espada, ou seja, a condenação. Ao centro está o Brasão Português.
foto -   Antônio de Andrade
CHAFARIZ SÃO FRANCISCO
Sólida construção bem ao lado da Praça Gomes Freire, antigo reduto da elite marianense. Vizinho a ele está a casa que pertenceu ao Conde de Assumar e depois ao primeiro bispo de Mariana. Sua arquitetura bem trabalhada denota sua importância, simbolizada também pela coroa e brasão esculpidos no frontão.
foto - Roberta Soriano
CHAFARIZ SÃO PEDRO
foto - Roberta Soriano
MINA DA PASSAGEM
O que se lê nos livros sobre a exploração do ouro em Minas Gerais pode ser visualizado na Mina da Passagem. Visitá-la é como viajar pela história, vivenciando a saga e a sina perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras. Só desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal, desde o início de suas atividades, na primeira metade do século XIX, até 1984. Possui amplos salões, 30 quilômetros de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho em caverna. Um pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva o turista a mais de 120 metros de profundidade.
Localização: Distrito de Passagem de Mariana, a quatro quilômetros da cidade
Visitas guiadas: preços sob consulta. Preço especial para grupos.
Horário: diariamente, de 09:00 às 17:30h
Obs: preços e horário sujeitos a mudanças inesperadas
Contato: (0xx31) 3557-5000
foto -  PMM
foto - PMM
IGREJA DE SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS, ALTAR E LATERAL
É bem perceptível a influência italiana nessa igreja da segunda metade do século XVIII. O traçado poligonal e ovalado marcam bem esta característica. Não se sabe quem foi o autor e executor do projeto. Suas obras permaneceram paralisadas por mais de um século. O exterior é imponente e se encaixa perfeitamente no conjunto paisagístico ao seu redor. O interior é bem simples e teve seu acervo de artes sacras transferido para o Museu Arquidiocesano. Merece destaque o altar-mor em cedro e um dos maiores santos-do-pau-oco de Minas. Da torre se tem uma bela vista de Mariana. A subida é permitida.
foto -  Antônio de Andrade
foto - Roberta Soriano
foto -  Tiago Soares
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO E INTERIOR
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Uma das mais belas da cidade. Começou a ser construída em 1752, pela irmandade dos negros, sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. De 1823 a 1826, Mestre Ataíde fez as pinturas e o douramento do altar-mor e altares laterais. Também participou da ornamentação o artista Francisco Vieira Servas.
foto -  Geraldo Salomão
CAPELA DO SEMINÁRIO
foto -  Tiago Soares
CAPELA SÃO JORGE E MERCADO AO LADO
foto - Roberta Soriano
CATEDRAL BASÍLICA DA SÉ OU DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, SUA TORRE E INTERIOR
De arquitetura singela, bem ao estilo das primeiras construções religiosas de Minas. Faz parte do conjunto das mais ricas e importantes igrejas mineiras. Teve suas obras iniciadas no princípio do século XVIII, com o erguimento da primitiva capela de Nossa Senhora da Conceição. Depois de sucessivas ampliações foi concluída em 1760. Se por fora o prédio tem um aspecto sólido e sóbrio, por dentro impressiona pela riqueza de sua ornamentação. Mestres como Ataíde e Aleijadinho contribuíram com seu talento para dar mais fausto à decoração. Merece destaque o cadeiral dos cônegos (com pinturas de inspiração oriental), o lavabo da sacristia (atribuído a Aleijadinho) e o órgão Arp Schnitger. Os concertos na Catedral são uma atração imperdível.
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
IGREJA DE SANT'ANA
foto - Roberta Soriano
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SEU INTERIOR
Na igreja está os restos mortais de Mestre Ataíde (sepultura 94, no chão), nascido em Mariana. São do artista as pinturas da nave e da sacristia, além das três imagens da Paixão (tabernáculo, altar-mor e altar de Santa Isabel). Os púlpitos em pedra-sabão são atribuídos a Aleijadinho, que deixou clara sua influência nas sineiras e risco da fachada. Sua construção se estendeu de 1762 a 1794 e contou com a participação do mestre de obras José Pereira Arouca.
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
foto - Geraldo Salomão
CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO / CONHEÇA UM POUCO MAIS DE MARIANA
As ruas da cidade histórica de Mariana, em paralelepípedos, e a riqueza das peças artesanais de madeira entalhada e pedra sabão, além de artigos em tapeçaria, abrem as portas do barroco mineiro ao turista. Seu charme é inigualável. A apenas 10 minutos de Ouro Preto, Mariana é excelente opção de hospedagem para quem deseja conhecer o circuito do ouro afastado do grande agito da cidade vizinha. O turista encontra opções de hospedagem em hotéis no centro de Mariana, hotéis próximos à Rodoviária, pousadas diversas, e até pousadas com características rurais no raio de pouco mais de um quilômetro do centro histórico.
O turismo em Mariana se destaca pela presença de igrejas, museus e uma imponente arquitetura urbana colonial, com destaque para a Rua Direita, considerada a mais bela de Minas Gerais. Outros importantes atrativos turísticos de Mariana são a Mina da Passagem, local onde se concentrava a produção de ouro, e para os amantes do Ecoturismo, a Cachoeira da Serrinha, na Serra do Itacolomi.
São mais de 13 os Conjuntos de Monumentos Históricos de Mariana que podem ser conhecidos e visitados. E a maioria deles com visitas Guiadas e atendimento a pesquisadores.
Além da arquitetura barroca, da arte nas esculturas, talhas e pinturas, Mariana oferece também passeios pelo centro histórico, e ainda o concerto de música erudita com o órgão Arp Schnitger, realizado na Catedral da Sé, na Rua Direita. Visitando a Praça Minas Gerais o turista conhece monumentos históricos como o Pelourinho, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, além das de Igrejas São Francisco e Nossa Senhora do Carmo.
foto -  PMM
foto -  Tiago Soares
foto -  Tiago Soares
foto - ?
foto - Roberta Soriano
foto - Wikipédia
foto - Roberta Soriano
foto -  Tiago Soares
foto -  Tiago Soares
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Antônio de Andrade
foto - Roberta Soriano
foto -  Tiago Soares
foto -  Tiago Soares
foto - Roberta Soriano
foto - Dine Rezende
foto -  Tiago Soares
foto - Wikipédia
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Antônio de Andrade
foto - Wikipédia
foto -  Tiago Soares
foto - Henrique Von Hertwing Bittencourt
foto -  Tiago Soares
foto - Roberta Soriano
PRAÇA GOMES FREIRE
Um dos locais mais agradáveis de Mariana, cercado por casario do século XVIII. O lugar era antigamente utilizado para cavalhadas e touradas, festas religiosas e reais. Ainda existe um bebedouro para os animais, construído no governo do Conde de Assumar
foto -  Tiago Soares
foto - Roberta Soriano
foto -  Tiago Soares
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO DISTRITO DE FURQUIM
foto - Wikipédia
RUA DO DISTRITO DE FURQUIM
foto - Milton Brigoline Neme
CHEGANDO / SAINDO
foto - Wikipédia
ECO ADVENTURE MARIANA
Passeios ecoturísticos a pé ou em jipes adaptados aos atrativos da Região dos inconfidentes, que abrange as cidades de Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Acaiaca, Barra Longa e Diogo de Vasconcelos. Além de percorrer os distritos com passeios em cachoeiras, city tours, visitas aos parques ecológicos, mirantes naturais e muitos outros atrativos. Os grupos serão levados por guias especializados em Educação Ambiental e Ecoturismo.
Passeios agendados e preços sob consulta.
foto -  Geraldo Salomão
foto - Wikipédia
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNCÍPIO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

ITURAMA / A PÉROLA DO PONTAL DO TRIÂNGULO

BEM VINDO A CIDADE DE ITURAMA. TERRA DAS CACHOEIRAS.
foto - Renan M. S.
ITURAMA TEM 34.456 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCEM EM ITURAMA EH: ITURAMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 23 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948
ORIGEM DO NOME
Há hoje várias traduções para o nome de Iturama. Alguns acham que o nome significa "Cidade das Cachoeiras", outros garantem que é "Região das Cachoeiras". Mas quem explica realmente o significado da palavra é seu criador, José Carvalho, descendente de bugre (índio), como ele mesmo cona: "I" diz ele - é água, "TU" tombo, queda, e "RAMA" - latada; muitas; várias. Ou seja, existiam muitas Cachoeiras na Região e o nome se adaptou imediatamente a esta realidade. HISTÓRIA  Os primeiros habitantes na Região onde está situado o Município do Iturama foram os índios Caiapós, nas proximidades da Cachoeira dos Índios, a 20 km da Sede do Município, onde atualmente funciona a Usina Hidroelétrica de Água Vermelha. O local ond…

NOVA ERA

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA / A CIDADE DAS ESMERALDAS.  foto - ?  AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE foto - ? ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDAD…

MUSEU CABANGU / PRESERVANDO A HISTÓRIA DO PAI DA AVIAÇÃO

BEM VINDO AO MUSEU CABANGU / CASA ONDE NASCEU ALBERTO SANTOS DUMONT
foto - ?
JÁ OUVIU FALAR?
Você já ouviu falar do Museu de Santos Dumont? Não o de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, mas o que fica na cidade onde ele nasceu, passou os primeiros anos da infância e ainda morou no fim da vida. Quase escondido dos olhos do público, a cerca de 220 quilômetros de Belo Horizonte, a Fazenda Cabangu, no município mineiro de Santos Dumont, guarda um acervo precioso do genial inventor brasileiro. ORIGEM DO NOME
Existem três versões para o significado da palavra "Cabangu": A primeira, um tanto folclórica, vem da transformação da frase "Acabou o angu", usada pelos antigos moradores na época da construção da ferrovia na região, que com o decorrer do tempo transformou-se em Cabangu. A segunda seria um local onde residia, na época da Inconfidência Mineira, um caboclo que teria como sobrenome "Cabangu". A terceira, cuja etimologia seria originária do tupi-guarani,…

FALÉSIAS - Viaje por uma seleção de 10 destinos únicos e autênticos, conhecidos por seus deslumbrantes paredões á beira mar e atraem milhares de turistas

LINHA DO TEMPO DE "FALÉSIAS IMPRESSIONANTES AO REDOR DO MUNDO" / WORLD VOCÊ SABE O QUE SÃO FALÉSIAS? SÃO PAREDES GRANDES E ÍNGREMES ESCULPIDAS PELA AÇÃO DO MAR DURANTE MILHÕES DE ANOS. ELAS APARECERAM ENTRE AS ERAS GLACIAIS POR CONTA DA EROSÃO MARÍTIMA E DO NÍVEL DO OCEANO, QUE SUBIA ATÉ 12 METROS. Por todo o mundo essas formações rochosas em forma de paredões íngremes no litoral caracterizam destinos únicos e autênticos e atraem milhares de turistas. Veja os lugares que são conhecidos pela suas falésias de beleza extrema. Conheça as 10 falésias impressionantes pelo mundo 1º - PRAIA DA PIPA (RIO GRANDE DO NORTE) Quem sai de Tibau do Sul (RN) em direção a Praia da Pipa pode percorrer até 8 quilômetros em cima das belas falésias que emolduram a praia Compostas de arenito e argilita, as falésias que circundam a Praia da Pipa e a Praia do Amor chegam a medir 45 metros de altura e são separadas da planície litorânea por um cordão de dunas 2º - RONDA - ESPANHA A cidade foi erguida s…

SÃO LUIZ DO PARAITINGA / SÃO PAULO - Em um cenário de ladeiras, ruas, praças, casarões antigos, acontece o carnaval de marchinhas que atrai milhares de turistas anualmente

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "SÃO LUIZ DO PARAITINGA" / SÃO PAULO / BRASIL A parte central da área urbana foi tombada em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) A Igreja das Mercês foi reerguida com êxito e inaugurada com grande festa no fim de 2011. Paralelamente, surgem novas atrações, como é o caso do Instituto Elpídio dos Santos, um casarão reformado que conta a trajetória do músico nascido na cidade (e traz um memorial sobre as dificuldades enfrentadas nas enchentes). São Luiz do Paraitinga, São Paulo COMO CHEGAR Quem vem de São Paulo deve seguir pelo Complexo Ayrton Senna/Carvalho Pinto até o final e entrar na Via Dutra. Depois de 10 km, em Taubaté, vire à direita na Rod. Oswaldo Cruz (SP-125), seguindo até a cidade. Quem vem do Rio de Janeiro e outros estados ao Norte, deve pegar a Via Dutra até Taubaté. São Luiz é a cidade paulista com o maior número de imóveis tombados Patrimônio Histórico COMO CIRCULAR Além d…

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na l…

TABULEIRO / MG

ESTA EH A IGREJA DE BOM JESUS DA CANA VERDE
FICA NESTA BONITA PRAÇA NO CENTRO DA CIDADE
O CORETO FICA BEM A FRENTE DA IGREJA
UM ESTILO BEM DIFERENTE DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER.

AQUI, A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
ELA EH TODA CERCADA POR ESTE PEQUENO MURO QUE VOCE PODE VER NA FOTO.
Todas as imagens acima são propriedade de Thymonthy Becker)

ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ
imagem de Raymundo P Netto

SARZEDO / RICA EM PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO

SEJA BEM VINDO A UMA DAS CIDADES MAIS JOVEM DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CIDADE COM O MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A SARZEDO
VEJA QUE BELA AVENIDA
imagem - Montanha
SARZEDO TEM 25.728 HABITANTE (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM SARZEDO EH : SARZEDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.995