sábado, 24 de setembro de 2016

Unaí, Minas Gerais - Na Serra do Taquaril com a Cachoeira da Jiboia de 120 metros de queda livre, Pedra da Fartura com 60 metros, Grutas e corredeiras. Vem ver:




Na Serra do Taquaril com a Cachoeira da Jiboia de 120 metros de queda livre, Pedra da Fartura com 60 metros, Grutas e corredeiras. Vem ver:
CACHOEIRA DA JIBOIA 
Uma das mais belas cachoeiras do Brasil. Localizada a cerca de 80 km de Unaí, a cachoeira da Jiboia é formada pelo ribeirão Jiboia e possui mais ou menos 120 m de queda livre.


É comum, nos fins de semana, ser frequentada por grupos de pessoas vindas de Brasília e de outras localidades próximas. Não existe infraestrutura no local. Dos 80 km de percurso, 60 km são de asfalto, e 20 km, de estrada de terra. É possível a prática do rapel em determinados pontos da cachoeira.
foto - Senac
“Enquanto correm mansa e abruptamente
As águas do Ribeirão Jiboia correm também
Em direção ao meu coração.
São quilômetros entre matas e lavouras,
Correndo entre pedras de até cinco metros de diâmetro,
Que parecem ter sido estouradas por dinamite divina
Milhares de anos atrás.
Essas águas de uma cor esverdeada, em alguns
Lugares mais azuladas, é a alegria dos moradores
Daquela região.
foto - Senac
foto - Senac
Linda cachoeira com águas cristalinas em toda a parte. O que mais chama a atenção é o formato das pedras, desenhado pela natureza. Algumas delas têm a forma de pilão, o que deixa o local muito mais belo.
foto - Senac
CACHOEIRA MARIA DAS DORES
Formada pelas águas do rio Preto que correm sobre rochas quartzíticas, a cachoeira também chamada de Maria das Dores, é uma cascata de 50 metros de extensão e quatro metros de altura. 
O local tem estrutura para a prática de esportes radicais e é ideal para o banho e também passeios de barco. Além disso, em suas margens existe uma pequena mata. 
Lazer para toda família.
foto - Senac
PEDRA DA FARTURA
Localizada na Fazenda Pedra, é uma grande formação rochosa com cerca de 60 m de altura. É pontiaguda, abrindo mais abaixo para os lados, lembrando a forma de um grande pássaro de asas abertas. A vegetação na base da pedra é de mata nativa rala e de cacto.
foto - Senac
VOCÊ ESTA CHEGANDO A "UNAÍ" / CAPITAL NACIONAL DO CALOR HUMANO - SEJA MUITO BEM VINDO
foto - Montanha
De acordo com o historiador Olympio Gonzaga, em 1910 o município de Paracatu contava com 51 227 km2 e uma população de 60 000 pessoas, compondo-se dos distritos de Água Fria, Alegres, Buritis, Cana Brava, Catinga, Formoso, Guarda-Mor, Lajes, Morrinhos e Rio Preto, além do distrito-sede.
Franquia da marca Love Brands em Unaí, Minas Gerais
IPÊ AMARELO - ÁRVORE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ
EM SETEMBRO DE 2005, ATRAVÉS DE UM PROCESSO ELEITORAL ABERTO A TODOS OS CIDADÃOS, O IPÊ AMARELO FOI ESCOLHIDO COMO A ÁRVORE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO DE UNAÍ. EM 20 DE MARÇO DE 2006, A ESCOLHA DA ÁRVORE SÍMBOLO FOI HOMOLOGADA PELA LEI MUNICIPAL 2.364/06.


ESTA MUITO PRÓXIMA A CAPITAL FEDERAL (BRASÍLIA) CERCA DE 160 km.
POR ESTE MOTIVO, O TIME DA CIDADE NÃO DISPUTA CAMPEONATO MINEIRO, E SIM, TORNEIROS DE BRASÍLIA.
O time de futebol da cidade disputa os campeonatos de Brasília, a capital federal da República, e não o os campeonatos oferecidos pela Federação Mineira, em Unaí, Minas Gerais
foto - ?
foto - Thymonthy Becker
CONHEÇA AGORA UM POUCO DA CIDADE DE UNAÍ.
AQUI VEMOS A REGIÃO CENTRAL
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto -Ismael Martins
IGREJA DO ABRIGO FREI ANSELMO
foto - Luiz Paulo Oliveira
foto -Ismael Martins
RUA CENTRAL
foto - Luiz Paulo Oliveira
foto - Luiz Paulo Oliveira
foto - Luiz Paulo Oliveira
PEDRA DO CANTO. FICA NA FAZENDO DO CANTO
foto - Revoredo


VEJA QUE IMAGEM LEGAL. A CIDADE E AS MONTANHAS
foto - Revoredo
foto - Luiz Paulo Oliveira
VEJA QUE LEGAL ESTE IPÊ ROXO. SÍMBOLO DA CIDADE
foto - ?
UMA VISÃO GERAL MUITO LEGAL
foto - ?
foto - ?
foto - ?
PRAÇA CENTRAL
foto - ?
ESTE EH O "RIO PRETO" QUE ABASTECE A CIDADE DE "UNAÍ"
foto - ?
foto - ?
ESTA EH A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
foto - Altemiro Olinto Cristo
AQUI A LATERAL DA MATRIZ
foto - Montanha
A MATRIZ NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - ?


ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - ?
UNAÍ É UMA CIDADE BONITA, HOSPITALEIRA COMO TODA CIDADE MINEIRA, COM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS.
VALERÁ A PENA VOCÊ VIR PASSAR SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS EM UNAÍ.
AQUI, O CALÇADÃO DA CIDADE
foto - ?
UNAÍ, CRAVADA ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS
foto - PMU
UMA ANTIGA CONSTRUÇÃO DE UNAÍ
foto - RN Lativian
ESTAS SÃO UMAS DAS MUITAS GRUTAS, QUE VOCÊ IRÁ VISITAR
foto - Lucivânio Oliveira
foto - Lucivânio Oliveira
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
foto - ?
ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
foto - ?
PALÁCIO DA MUNICIPALIDADE / CAPIM BRANCO
foto - ?
foto - ?
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO
foto - ?
SERRA DO TAQUARIL
foto - ?


OLHA QUE LUGAR BONITO. EH A PEDRA DA FARTURA
Localiza-se na Fazenda Pedra. Tem o formato do chapéu de Duque de Caxias.
foto - ?
ESTA EH A BELA CACHOEIRA DA JIBOIA
foto - ?
O HOTEL FAZENDA, É UM LUGAR BONITO, ACONCHEGANTE, ONDE VOCÊ SE HOSPEDARÁ, PARA USUFRUIR DE UMA DELICIOSA COMIDA MINEIRA, MUITO CONFORTO. E ASSIM IRA DESFRUTAR DAS CACHOEIRAS E DEMAIS PONTOS TURÍSTICOS, QUE VOCÊ ENCONTRA POR AQUI.
VALE A PENA VIVER ESTA EMOÇÃO
foto - Divulgação

foto - ?
População estimada 2016 (1) - 83.448
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 8.448,082
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 9,18
Código do Município 3170404
ORIGEM DO NOME
Em 1923 o nome do distrito de Rio Preto foi alterado para Unaí (topônimo de origem indígena, que significa Águas Escuras), passando então o povoado, antes Capim Branco, a receber o nome do rio que banha a área.
O distrito de Unaí se emancipou em 31 de dezembro de 1943.
Gentílico: unaiense
HISTÓRICO
A história de Unaí encontra-se fortemente vinculada à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, bem como ao desenvolvimento de Paracatu.
A área teve seu povoamento efetivo a partir do século XVIII, ainda que o território hoje ocupado por Paracatu já tivesse sido identificado pelos portugueses desde os primórdios da ocupação de sua colônia na América.
Ainda no século XVI, aí aportaram as expedições chefiadas por Domingos Luís Grou (1586-7), Antônio Macedo (1590), Domingos Rodrigues (1596) e Domingos Fernandes (1599).


No século seguinte, registra-se a passagem das bandeiras de conquista e apresamento de indígenas de Nicolau Barreto (1602-4) e de Lourenço Castanho Taques, o Velho (1670), que atingiu terras do atual município de Unaí. Em homenagem a ele, as montanhas situadas ao norte da localidade analisada recebem a denominação de Serra do Castanho.
Quatro diferentes caminhos que conduziam aos sertões de Goiás se encontravam no atual território paracatuense e daí seguiam como uma só estrada: o denominado de Picada de Goiás, o de Pitangui ao citado Estado, o que passava por São Romão e o que permitia atravessar o Rio São Francisco, perto da barra do Abaeté.

No local onde se reuniam, formou-se inicialmente um pequeno núcleo populacional, com algumas casas que forneciam abrigo e alimentação aos viajantes, em época anterior à descoberta das minas na região.
O bandeirante Felisberto Caldeira Brant e seus irmãos teriam dado a notícia do achado das riquezas auríferas dos sertões do Paracatu ao então governador das Minas Gerais, Gomes Freire de Andrada, em 24 de junho de 1744. Em seguida, foram distribuídas diversas sesmarias na área, para povoamento e, segundo se dizia à época, para defesa daquelas terras contra o gentio bravo. Assim, surgiram fazendas de criação de gado, cuja atividade abastecia as partes do território onde se explorava o ouro.

 


O arraial de Paracatu foi elevado à Vila de Paracatu do Príncipe em 20 de outubro de 1798, dependente da Comarca do Rio das Velhas. Sua própria comarca foi criada em 1815, passando a localidade à categoria de cidade em 1840.
Já no século XIX, o fazendeiro Domingos Pinto Brochado teria chegado a uma área então pertencente a Paracatu, aí se instalando com familiares, outros parentes e escravos. Com eles estava o padre Antão José da Rocha. Outras famílias, como a de Rodrigues Barbosa e a de Clemente José Souto também se estabeleceram nas imediações, surgindo um povoado perto do Rio Preto (chamado Capim Branco), que mais tarde daria origem à atual sede municipal de Unaí.

Em 1873, esse povoado foi elevado à categoria de distrito, sob a denominação de Rio Preto. Em 1879 implantou-se a primeira igreja, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Sabe-se também que o primeiro estabelecimento de ensino foi a atual Escola Estadual Domingos Pinto Brochado, que teve Teófilo Martins Ferreira como primeiro professor e Maria Torres como diretora.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE UNAÍ, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE UNAÍ, MINAS GERAIS

OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Senac / Governo de Unaí, MG / Divulgação / Wikipédia / 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura