Pular para o conteúdo principal

SÃO GONÇALO DO PARÁ / A CIDADE DOS DOCES



















BOM DIA. BEM VINDO A SÃO GONÇALO DO PARÁ 
A CIDADE COMEÇA O ANO, FAZENDO ANIVERSÁRIO.
ELA FOI EMANCIPADA EM 10 DE JANEIRO DE 1949.
QUEM NASCE EM SÃO GONÇALO DO PARA É: SÃOGONÇALENSE
Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem.
VENHA VISITAR E CONHECER DE PERTO ESTA BELA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS, QUE FICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO.
foto -PMSGP
SÃO GONÇALO DO PARÁ É A TERRA DO DOCE.
AQUI SE FABRICA DOCES DA MELHOR QUALIDADE, QUE SÃO DISTRIBUIDOS POR TODO O BRAZIL.
AQUI TAMBÉM, EH A UNICA FABRICA DO BRAZIL QUE AINDA FABRICA DOCE DE GOIABADA EM CAIXINHAS DE MADEIRA. (CONTRARIANDO A MÚSICA DE DUDU NOBRE)
ALGUNS DADOS INTERESSANTES DA CIDADE:

POPULAÇÃO

1970..........6.329
1980..........6.229
1991..........7.541
2000..........7.972
2005..........8.237
2007..........10.308
2010..........10.405 (IBGE 2010)
HISTORIA
A CRIAÇÃO DO POVOADO DE SÃO GONÇALO DO PARÁ TEVE LIGAÇÃO MUITO ESTREITA COM OS SURTOS REVOLUCIONÁRIOS DOS MINERADORES DA CAPITANIA DE MINAS GERAIS, EM 1717.
FELIPE DE FREITAS MOURÃO, PORTUGUÊS, FAISCADOR DE OURO, FUGIU JUNTO COM SUA ESPOSA, ESTEFÂNIA DE MOURÃO BRAVO. SUBIRAM EM DIREÇÃO À NASCENTE DO RIO PARÁ E ENCONTRARAM COM PORTUGUESES FUGITIVOS DE VILA RICA (PERO GONÇALVES DE AMARANTO E ESTÁCIO CAMPOS DE BORGONHA).
FELIPE DE FREITAS FOI CONVIDADO PELOS PORTUGUESES PARA SER CAPATAZ. ELE E ALGUNS ESCRAVOS ENVEREDARAM PELAS MATAS PRÓXIMAS AO RIO PARÁ EXPLORANDO O TERRENO, CHEGARAM A UM RIBEIRÃO ONDE EM SUAS PROXIMIDADES HAVIA TERRAS BOAS PARA O CULTIVO DE PLANTAÇÕES. DERAM AO LUGAR O NOME DE RIBEIRÃO DOS MORAIS. CONSTRUÍRAM RANCHOS DE PAU-A-PIQUE COM REBOCO E RECOBERTOS DE SAPÉ. 
AQUI A ESCOLA ESTADUAL BENEDITO VALADARES
foto - Dejair
TERMINADAS AS CONSTRUÇÕES NO RIBEIRÃO, PARA LÁ SE TRANSFERIRAM EM 18 DE DEZEMBRO DE 1723. ENTRONIZARAM NUMA CAPELA RECÉM-CONSTRUÍDA A IMAGEM DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, QUE TRAZIAM EM SUAS BAGAGENS. ERA O SANTO A QUEM OS PORTUGUESES TINHAM UMA GRANDE DEVOÇÃO.
FELIPE PROLONGOU SUAS ANDANÇAS E CHEGOU A UM LOCAL COM UMA GRANDE RESERVA DE MADEIRA DE LEI. NESTE LOCAL, INICIARIA A FORMAÇÃO DO PRIMITIVO ARRAIAL, QUE FUTURAMENTE LEVARIA O NOME DE SÃO GONÇALO DO PARÁ. EM 1735, DERAM POR ENCERRADAS TODAS AS CONSTRUÇÕES, INCLUSIVE DE UMA CAPELA COM A IMAGEM DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE. HOUVE A SUGESTÃO DE SE CHAMAR ESTE LOCAL DE PARÁ ACIMA. 
AQUI A MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE NO CONTEXTO DA PRAÇA.
foto - Vinícios Reis
FELIPE DE FREITAS AFIRMOU TER FEITO UMA PARADA NAQUELE LOCAL, PERTO DAS MARGENS DO RIO PARÁ, QUANDO VIERA DE PITANGUI; POR ISSO, O POVOADO RECEBERIA O NOME DE PARAGEM DO PARÁ EM 7 DE SETEMBRO DE 1735.
DE 1751 A 1755, UMA NOVA IGREJA FOI CONSTRUÍDA NO MESMO LOCAL DA ANTIGA CAPELA, COM ESTILO BARROCO. EM 1750 O POVOADO PASSOU A SE CHAMAR SÃO GONÇALO DO PARÁ, FAZENDO REFERÊNCIA AO RIO PARÁ, O MESMO QUE TROUXE OS FUNDADORES E HOJE É LINHA DIVISÓRIA DO ATUAL MUNICÍPIO.
Fonte: MOREIRA, Geraldo. História e estórias da minha terra. Divinópolis: Academia Divinopolitana de Letras.
AQUI A LATERAL DA MATRIZ
foto - Vinícios Reis
AQUI A REGIÃO CENTRAL DA CIDADE
foto - ?
AQUI UMA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE.
foto - Antônio Carlos Lima
A MATRIZ DE SÃO GONAÇO DO AMARANTE, DE FRENTE, E ILUMINADA.
foto - Antônio Carlos Lima
VISTA LATERAL DA MATRIZ
foto - ?
AQUI, O INTERIOR DA MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO PARÁ
foto - ?
ESTA IGREJA É DA COMUNIDADE DE ÁGUA LIMPA
foto - Antônio Carlos Lima
A IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - Antônio Carlos Lima
AQUI, UMA TRADIÇÃO DA CIDADE. AS CALVALGADAS. ESTA AQUI, COM DESTINO A IGREJA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.
foto - ?
ESTA É A CACHOEIRA RIBEIRÃO DOS MORAIS
foto - ?
ESTE É O LAGO VENÂNCIO
foto - ?
ESTA É A LAGOA DA BAGAGEM. EM SÃO GONÇALO DO PARÁ, VOCÊ ENCONTRA MUITOS PONTOS TURÍSTICOS E DE LAZER.
foto - ?
ESTA É A MAIS FAMOSA PRAÇA DA CIDADE. A PRAÇA "JK"
foto -Zeppelin
UMA DAS MUITAS MONTANHAS QUE CIRCUNDAM A CIDADE DE SÃO GONÇALO DO PARÁ
foto - ?
AQUI VEMOS A GRUTA DE SÃO GERALDO
foto - ?
AQUI, O CRUZEIRO DO BONFIM
foto - ?
AQUI, O TRADICIONAL CORETO DAS CIDADES DO INTERIOR DE MINAS. NESTA IMAGEM, QUANDO DA ÉPOCA DO NATAL
foto - ?
ESTA É A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO
OBRIGADO PELA VISITA E SEMPRE VOLTE.
foto - ?
copyrigth "Thymonthy Becker" (marca e logomarca)




ATÉ BREVE EM ALGUM LUGAR DE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…