Pular para o conteúdo principal

CONSELHEIRO LAFAIETE / CIDADE ESTRATÉGICA
















BOM DIA. BEM VINDO A CONSELHEIRO LAFAIETE.
copyrygth "Toramo / Morato
CONSELHEIRO LAFAIETE TEM 116.527 HABITANTES.
QUEM NASCE EM CONSELHEIRO LAFAIETE É: LAFAIETENSE
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,793 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
A PADROEIRA DA CIDADE É A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
A CIDADE ESTA NUMA ALTITUDE MÉDIA DE: 1.014,5 METROS.
A CIDADE FOI FUNDADA EM SETEMBRO DE 1790
HISTÓRIA
Bandeiras devassaram a região, merecendo destaque a chefiada por Bartolomeu Bueno de Siqueira, que em 1694 se deteve em Itaverava, onde realizou plantações, para mais tranquilamente explorar as redondezas, em busca de Itacolomi. Essa bandeira constituiu-se no ponto de partida oficial da descoberta de ouro nas "Gerais" - nome que com o tempo substituiu o de Cataguás, pelo qual eram conhecidos os primitivos habitantes -, e trouxe , em conseqüência , o povoamento in tenso de uma grande área.

De início nenhuma importância deram os desbravadores aos cascalhos e areias dos córregos Varginha, Ouro Branco, Soledade, Gagé e Maranhão, afluentes e sub afluentes do Paraopeba , dos quais seriam extraídas, já no século XVIII, grande quantidade de ouro. Quando tal ocorreu, os paulistas logo se apossaram das terras, sendo primeiros concessionários os mineradores Jerônimo Pimentel Salgado e Amaro Ribeiro. Por volta de 1790, quando a exploração aurífera se achava em franco declínio em outras regiões, aí florescia o trabalho da mineração.
A origem da vila prende-se às providencias da administração colonial no sentido de dirimir conflitos de jurisdição e confusões judiciárias resultantes da indeterminação inicial de limites de diversas vilas e comarcas. Atendendo a suplicas verbais e escritas de pessoas de destaque do povoado, o Governador da Capitania, Visconde de Barbacena, submeteu o assunto ao Conselho Ultramarino. Foi, assim, por ato da Rainha D. Maria I, determinada a criação da Vila Real de Queluz, nome escolhido por haver o documento sido assinado quando a Rainha se encontrava enferma no Palácio de Queluz.
Passou o Município de Queluz a denominar-se Conselheiro Lafaite, em homenagem ao jurisconsulto, político e estadista Conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira, ali nascido. Aliás, desde que a Estrada de Ferro Central do Brasil alcançou a cidade, foi a estação dessa via férrea denominada Lafaiete, em homenagem àquele vulto eminente. Com esse nome, também, ficou conhecida toda a parte baixa da cidade, onde se localiza a estação, ao passo que a parte alta passou a ser chamada Queluz. Pelo fato de existir cidade com igual nome em São Paulo, foi a denominação definitivamente abolida
CONSELHEIRO LAFAIETE TEM MUITAS IGREJAS CATÓLICAS. VEJA ALGUMAS.
ESTA ÉH A DE SANTA EFIGÊNIA
copyrigth "Luis Macedo"
 IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
copyrigth "Alisonweb"
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
copyrigth "Luis Macedo"
IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
copyrigth "Luis Macedo"
NÃO CONSEGUI SABER QUAL IGREJA SERIA ESTA. (ATÉ HOJE, 08/08/2011)
HOJE O INTERNAUTA "CARLINHOS" DEIXOU UM COMENTÁRIO DIZENDO SER A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. FICA NO CENTRO DA CIDADE.
SEGUNDO ESTE INTERNAUTA, ESTA IGREJA ESTA EM PROCESSO DE RESTAURAÇÃO.
VOCES PODERÃO SABER MAIS SOBRE A IGREJA EM: www.igrejamatrizcl.com.br/historico_lafaiete.php
copyrigth "Montanha"
AQUI, O SANTUÁRIO DA LUZ
copyrigth "Alisonweb"
CONSELHEIRO LAFAIETE TAMBÉM TEM O CRISTO ABRAÇANDO A CIDADE.
copyrigth "Amaral Melo"
CONHEÇA UM POUCO DE CONSELHEIRO LAFAIETE. CIDADE EM QUE JÁ ESTIVE ALGUMAS VEZES, FAZENDO MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR NA EMPRESA "GRANS LIGA" QUE FICA NAS MARGENS DA RODOVIA.
BAIRRO MANOEL CORREA
copyrigth "Gilson Canuto"
REGIÃO CENTRAL.
copyrigth "?"
CENTRO.
copyrigth "Litinel"
VISTA GERAL.
copyrigth "Bruno Churuska"
BAIRRO COM A IGREJA DE SANTA TERESINHA EM DESTAQUE.
copyrigth "Alisonweb"
AQUI, O TREM PASSANDO AO LADO DAS RESIDÊNCIAS.
copyrigth "Michael R. Silva"
RUA TAVARES DE MELO.
copyrigth "Sebastião de Assis P..."
VIADUTO.
copyrigth "Mathfl"
OUTRA VISÃO DA REGIÃO CENTRAL.
copyrigth "Montanha"
UMA VISÃO GERAL DA REGIÃO CENTRAL.
Copyright "Wagner Amaral Melo"
MAIS UMA BELA VISÃO DA CIDADE.
copyrigth "Helcio Dutra resende"
VISTA PARCIAL.
copyrigth "Luis Macedo"
AQUI A VELHA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
copyrigth "Cristian Zebra"
AQUI A MINA DE MANGANÊS.
copyrigth "Helio de Jesus"
A ZONA RURAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE É ASSIM:
copyrigth "Montanha"
 copyrigth "Gilson Canuto"
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE.
AQUI, O BRASÃO DO MUNICÍPIO

SEMPRE VOLTE. BOA NOITE. OBRIGADO PELA VISITA.
copyrigth "Alisonweb"
Copyright "Thymonthy Becker" (Marca e logomarca)


ATÉ BREVE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…