Pular para o conteúdo principal

CÓRREGO FUNDO / POLO DO CIRCUITO DA PRODUÇÃO DE CAL




















BOM DIA. BEM VINDO A CÓRREGO FUNDO 
foto - ?
A CIDADE DE CÓRREGO FUNDO, QUE FICA NO CENTRO OESTE DAS MINAS GERAIS, TEM UMA POPULAÇÃO DE 5.821 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM CÓRREGO FUNDO É: CORREGOFUNDENSE.
O IDH DO MUNICÍPO É DE 0,730 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
A CIDADE FICA NAS MARGENS DA MG050 E FOI FUNDADA EM OUTUBRO DE 1995, PORTANTO TEM APENAS 5 ANOS DE VIDA.
QUANDO VOCÊ FOR A CÓRREGO FUNDO, IRÁ SE DEPARAR COM PLACAS DIZENDO: CÓRREGO FUNDO DE BAIXO E CÓRREGO FUNDO DE CIMA.
ISTO PORQUE, OS DOIS DISTRITOS QUE ALI EXISITIAM (CÓRREGO FUNDO DE CIMA E CÓRREGO FUNDO DE BAIXO) SE UNIRAM PARA FORMAR A CIDADE.
A EMANCIPAÇÃO OCORREU APÓS UM PEBLICITO.
VEJA QUE BELEZA DESTE TREVO DE ACESSO A CÓRREGO FUNDO. MUITO BONITO MESMO.
foto - ?
AQUI, UM POSTO COMBUSTIVEL DA CIDADE
foto - ?
JÁ ESTIVE EM CÓRREGO FUNDO ALGUMAS VEZES. A ÚLTIMA FOI A SEMANA PASSADA, QUANDO FUI NA EMPRESA "CAL CRUZEIRO" FAZER UMA MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR NA MESMA.
DEPOIS DO SERVIÇO, FUI ATÉ O CENTRO DA CIDADE, NA PRAÇA DA MATRIZ, ONDE TOMEI UM SORVETE DE COCO, POR SINAL, MUITO GOSTOSO.
CONHEÇA UM POUCO A CIDADE
copyrigth "Deputado federal Jaiminho Martins"
copyrigth "Deputado federal Jaiminho Martins"
 AQUI, LAGOA DO TATÁ. FICA NO CENTRO DA CIDADE, MAIS ESPECIFICAMENTE, ENTRE CÓRREGO FUNDO DE CIMA E O DE BAIXO
foto - ?

REUNIÃO DE MORADORES
foto - ?
CÓRREGO FUNDO Já pertenceu às cidades de Ouro Preto, São João Del Rey, Tiradentes, Itapecerica e, por último, Formiga. Situado às margens da Rodovia MG-050, à altura do quilômetro 212. A economia do município baseia-se, principalmente, na queima e beneficiamento da cal, sendo um dos principais pólos no circuito da produção de cal, em Minas Gerais. Em segundo lugar vem a extração da pedra calcárea, seguida da agropecuária, do comércio e prestação de serviços. O município é destaque, também, nos setores têxtil e artesanal.
AQUI, UM BAIRRO DA CIDADE
foto - ?

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi aberta a partir da estação de Gaspar Lopes, na linha Cruzeiro-Jureía, como E. F. Machadense em 1922 e absorvida pela Rede Mineira de Viação em 1938. Transformado em simples ramal, o trecho seguiu operando até 28/02/1963, quando foi extinto. 
A ESTAÇÃO: Não há informações sobre a estação, ou parada, de Córrego Fundo.

copyrigth "Ralph Mennucci Giesbrecht
IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ, EM CÓRREGO FUNDO DE CIMA
copyrigth "Aender"


IGREJA MATRIZ DE CÓRREGO FUNDO DE BAIXO
copyrigth "Aender"
UMA VISTA GERAL DA CIDADE
foto - ?
AQUI, UM BAIRRO POPULAR
foto - ?
UM MORADOR DA CIDADE, IMPROVISANDO UMA BATERIA.
foto - ?
A IDUSTRIA DE CAL É O FORTE DA CIDADE. AQUI, IMAGENS DA EMPRESA "CAL CRUZEIRO"
foto - ?

A ZONA RURAL DE CÓRREGO FUNDO, É REPLETA DE IPÊS AMARELOS
copyrigth "Aender"
CÓRREGO FUNDO AINDA NÃO TEM BANDEIRA E NEM BRASÃO QUE AS REPRESENTE
BOA NOITE. SEMPRE VOLTE. OBRIGADO PELA VISITA
copyrigth "Franklin Andrade"
copyrigth "By Thymonthy Becker" (marca e logomarca)



ATÉ UM DIA DESTES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…