Pular para o conteúdo principal

PAULISTAS / CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE




















BEM VINDO A PAULISTA. A CIDADE DA PRIMEIRA PONTE DAS MINAS GERAIS.
APELIDADA DE CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE PELO NATURALISTA FRANCÊS - SAINT HILAIRE
AQUI, VISTA PARCIAL DO LADO OESTE DA CIDADE
copyrigth "Carlos Zan"
O primeiro morador a se fixar no município foi um senhor paulista chamado "Antônio" e que exercia a profissão de seleiro.
O topônimo tem sua explicação na admissão de que foi um paulista o primeiro morador da localidade.
PAULISTAS TEM 4.918 HABITANTES. (IBGE 210)
QUEM NASCE EM PAULISTA EH: PAULISTANO (fonte IBGE)
PAULISTA FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1953 E FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 12
O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,687 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
EH PRECISO SABER:
PAULISTAS, cujo nome do Município já provocou discussões por Grandes figuras da Literatura e da cultura Brasileira como o Maior Dicionarista da Língua Portuguesa Doutor Aurélio Buarque de Holanda, que criou a expressão PAULISTANO II (adjetivo gentílico do Município) para demonstrar a íntima ligação deste Torrão com a Maior e Mais importante Cidade da América Latina (SÃO PAULO),, A Página 1518 do Dicionário da Língua Portuguesa vê-se lado a lado a Pequena PAULISTAS de Minas Gerais dividindo espaço com a terceira Maior Metrópole da Face da Terra e isto tem uma razão especial, ou seja PAULISTAS é o único Município de MINAS GERAIS que carrega nome e batismo dos fundadores do Estado;.. Também o sociólogo Gilberto Freyre esteve em PAULISTAS para saciar sua curiosidade cultural e aqui escreveu a expressão "OS BANDEIRANTES FORAM OS FUNDADORES VERTICAIS DO BRASIL",. Também o Professor e Historiador Odilon Nogueira de Matos e o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo Ernani Donato (que traduziu a Divina Comédia de Dante Alighieri – uma das obras Literárias mais conhecidas no Planeta) também alimentaram a sua curiosidade quanto a cultura de PAULISTAS vindo o primeiro in loco para Atestar ser sem sombra de dúvida alguma PAULISTAS o marco original da História de Minas Gerais,.. A prova desta identidade está atestada a página 188 do Livro "Viagem Pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais” do Naturalista Francês Auguste De Saint Hilaire que esteve pessoalmente em nosso Município exatamente no dia 22 de abril de 1817, quando a localidade ainda se chamava "PONTE DOS PAULISTAS" e definiu a "Ponte dos Paulistas" como a Maior obra da Engenharia de Minas Gerais até aquele ano.
Fonte: Casa da cultura de Paulistas/MG

AQUI, A SEDE DA PREFEITURA 
copyrigth " ?"
VEJA ALGUMAS CURIOSODADES SOBRE A CIDADE PAULISTAS

1º - A Terra da Primeira Ponte de Minas Gerais.
2º - A Terra do Primeiro Diamante do Brasil
3º- Município onde se forma o Rio Suaçui Grande, na localidade denominada "Três Barras", formada pelos Rios Turvo, Cocais e Rio Vermelho.
4º - Terra do Primeiro Juiz de Direito do Vale do Rio Doce Doutor Josefino Fernandes da Silva.,.. Também Terra onde morou e teve passagem significativa o Tio-avô de Juscelino Kubitschek Doutor João Nepomuceno Kubitschek. (candidato a Vice-Governador de Minas Gerais, em 1893).
5º - Única Cidade do Brasil que divide espaço com a maior Metrópole do Pais, São Paulo, na página 1518 do Dicionário.
6º - Importância relatada à página 89 a 92 do Livro "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho", do Médium Chico Xavier (tema Bandeiras)
7º - Terra de Um dos Maiores Joqueys da História do Brasil Ubirajara Cunha,.. Terra de um dos Homens mais inteligentes do Brasil, o Professor Heitor Nunes da Matta, considerado o Maior Gênio da Matemática do Estado de Minas Gerais
8º - Terra que inspirou o compositor Goiá a fazer a Letra da Música "Saudade de Minha Terra" juntamente com Belmonte (Fazenda Águas Claras)
- Terra do 1º Hospital da região – Fundado por José Barbosa de Almeida, Doutor Alfeu Vaz de Mello e a família Soares – ano de 1945
10º - O Município que carrega em seu Brasão a própria Bandeira de São Paulo.
11ª - Terra onde Rolando Boldrin realizou a primeira filmagem de festa religiosa no Vale do Rio Doce (a festa de dona Júlia de Moura Lessa)
12ª - A Terra do Código 22 (nº que representa uma partida de futebol e o fim do Império Americano – O Apocalipse termina no Capitulo 22 da Bíblia – O maior Inimigo da América BIN LADEN – Bin representa 02 binários)
13ª - A Terra de Valéria Pisini – Rainha do MERCOSUL – Concurso Nacional
14ª - A Terra que divide os Vales do Jequitinhonha e Vale do Rio
15ª - A Terra de Raimundo Nonato, um dos maiores Publicitários do Brasil

CONHEÇA UM POUCO DESTA "INTRIGANTE" CIDADE DAS MINAS GERAIS
copyrigth "?"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "?"
copyrigth "Williams Graciano"
GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
copyrigth "?"
IGREJINHA PRÓXIMA A UMA FAZENDA
copyrigth "Williams Graciano"
copyrigth "Saulo Marx"
copyrigth "?"
copyrigth "?"
UMA BONITA PRAÇA DA CIDADE
copyrigth "?"
AQUI A PRAÇA CENTRAL
copyrigth "Carlos Zan"
PRAÇA CONEGO DAVINO
copyrigth "Fabio Soares"
A MESMA PRAÇA
copyrigth "Fabio Soares"
PRAÇA GABRIEL
copyrigth "?"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "Fabio Soares"
copyrigth "Williams Graciano"
copyrigth "Williams Graciano"
PONTOS TURÍSTICOS PRINCIPAIS
1º - A Gruta de Lourdes – Com trabalhos de Tãozinho Coló (que também edificou a Estátua do Cantor Roberto Carlos em Cachoeiro do Itapemirim – Estado do Espírito Santo)
2º - A Ponte dos Paulistas – Local onde inicia o Rio Suaçui Grande. Local da primeira Ponte de Minas Gerais e do primeiro Diamante do Brasil
3º - Cachoeira da Usina – erguida por Henrique Alemão – Pai de Elke Maravilha

ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH P BRASÃO DO MUNICIPIO
SEMPRE VOLTE. SUA VISITA AGRADEÇO. OS PAULISTANOS MINEIROS TAMBÉM.
copyrigth "By Thymonthy Becker" (marca e logomarca)

ATÉ UM DIA QUALQUER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…