Pular para o conteúdo principal

SÃO GOTARDO / CAPITAL NACIONAL DA CENOURA

















VEJA OS VÍDEOS DAS VIAGENS DE THYMONTHY BECKER - CLIK AQUI

BEM VINDO A CIDADE DE SÃO GOTARDO. A CIDADE "TOP" EM IRRIGAÇÃO NO BRAZIL
(Todas as fotos são propriedade de Thymonthy Becker) 

QUEM NASCE EM SÃO GOTARDO EH: SÃO-GOTARDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1915.
SÃO GOTARDO POSSUI 31.819 HABITANTES (IBGE 2010)
A ORIGEM DO NOME AINDA GERA UMA CERTA DISCUSSÃO. TERIA SIDO UMA HOMENAGEM AO SANTO OU AO PIONEIRO DA REGIÃO? JOAQUIM GOTARDO DE LIMA.
O FATO EH QUE NÃO ENCONTREI EM SÃO GOTARDO, UMA IGREJA DESTE SANTO.
BREVE RELATO SOBRE A CRIAÇÃO DE SÃO GOTARDO
Nos primórdios do século XIX, Antônio Valadares e Domingos Pereira Caldas, saindo da região de Pitangui em busca de terras de cultura, fixaram-se às bordas da Mata da Corda. O primeiro estabeleceu-se próximo ao atual "Córrego Confusão" e o segundo aposseou-se de terras a quatro léguas de distância do primeiro, no lugar hoje denominado "Campos Domingos Pereira".

Em 1836, proveniente do Arraial de Carrancas, Joaquim Gotardo de Lima e Leonel Pires Camargos, vêm residir no local em que hoje se acha a cidade de São Gotardo, em terrenos de Antônio Valadares. Joaquim Gotardo, adquirindo prestígio ali era, em 1º de agosto de 1837, nomeado Inspetor Interino de Quarteirão. O núcleo populacional cresceu em torno da propriedade de Gotardo e passou a chamar-se "Arraial da Confusão". Até 1852, chegaram ao Arraial da Confusão, estabelecendo-se nele ou nos arredores, as seguintes pessoas, e quase todas se tornaram no local, tronco de famílias que viriam a desempenhar importante papel no crescimento e desenvolvimento da nova comunidade: José Lopes Ribeiro, Gabriel e Francisco Rodrigues Ribeiro, José Manoel Fonte Boa, Padres João Paulino e Antônio Estevam, uns provenientes de Cajuru, outros vindos de Santo Antônio da Pedra; Gabriel Resende, de Lagoa Dourada; Bernardo Ladeira, de Formiga, e Francisco Cunha. A 4 de maio de 1852, por Lei provincial, a localidade passou a chamar-se São Sebastião do Pouso Alegre e foi elevada a categoria de distrito do município de Pitangui. Sobre os dois primeiros nomes da povoação, há duas afirmativas: uma asseverando ter sido Confusão o nome primitivo e outra, São Sebastião do Pouso Alegre. Com referência às origens desses nomes há uma explicação: pequena caravana de viajantes ao passar por ali, dividiu-se por qualquer motivo em dois grupos, que permaneceram separados por algum tempo, devido a extravio. Quando voltaram a se encontrar, depois daquela "confusão", houve alegria geral e o grupo "pousou alegre" no local que se tornou berço da atual cidade de São Gotardo.

CONHEÇA AGORA SÃO GOTARDO
ESTA EH A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO, COM SUAS ESCADARIAS.

AQUI, COM O CARRO DA BATENTE A FRENTE.
A PRAÇA NO ENTORNO DA IGREJA (PRAÇA SÃO SEBASTIÃO)
 O OUTRO LADO DA PRAÇA
 MAIS UMA PRAÇA
 AQUI A VISÃO DE UM BAIRRO
 O MESMO BAIRRO.
OUTRO BAIRRO
 VEJA QUE BELO CASARÃO. HOJE FUNCIONA AQUI A CASA DE CULTURA.
A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO VISTA DA RUA DE BAIXO
 OLHA QUE BELA RUA ARBORIZADA
 A MESMA RUA EM OUTRO TRECHO
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE, COM ALGUMAS VAQUINHAS A DESCANSAR.
 ESTA REPRESA FICA EM FRENTE A ELETROLIGAS. EH MUITO BONITA VÊ-LA DE PERTO
 DA ATÉ VONTADE DE PULAR
 AQUI UMA PANORÂMICA DA REPRESA
 A REPRESA VISTA DE LONGE
ESTE EH O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, EM SÃO GOTARDO
O CAMPUS VISTO MAIS DE PERTO
 ELE VISTO DE LONGE
 UMA PANORÂMICA DO CAMPUS
 AQUI UM CRUZAMENTO NO CENTRO DA CIDADE NUM DIA DE CHUVA
REGIÃO CENTRAL
VEJA A PAISAGEM DE FUNDO
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
 A GENTE SE ENCONTRA NUMA CIDADE DAS MINAS GERAIS, QUALQUER DIA DESTES.
copyrigth By Thymonthy Becker (marca e logomarca)
ATÉ LÁ.
REALIDADE OU FANTASIA? CLIK AQUI E OPINA
 As fotos de minha propriedade foram tiradas em Janeiro de 2012
-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…