Pular para o conteúdo principal

JOAIMA / UMA CIDADE PARA TODOS






















BEM VINDO A CIDADE DE JOAIMA
imagem do blog da cidade 
QUEM NASCE EM JOAIMA EH: JOAIMENSE
A CIDADE TEM 14.941 HABITANTES (IBGE 2010)
JOAIMA FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1948
 Joaíma nasceu da vontade do governo português de ocupar e proteger as suas posses, no imenso vazio que era o Nordeste de Minas. No início do século passado, as cortes de Lisboa resolveram que era necessária uma vigilância maior naquela região da Província de Minas, pois as terras diamantíferas, a grande riqueza local, estavam sendo cobiçadas por aventureiros e caçadores de riqueza fáceis. O Alferes Julião Fernandes Leão se instalou à margem direita do Rio Jequitinhonha, em 1811, e, sua primeira tarefa foi levar a sua fé cristã às inúmeras tribos de índios que habitavam aquelas paragens. Com isso, a catequese dos gentios foi intensificada em toda a região. O comandante procurou agrupar as várias tribos espalhadas, tentando aldeá-las às margens do Rio Jequitinhonha e de seus afluentes.

O território do município de Joaima, visto do alto, tem a forma de uma península, devido ao encontro do Rio São Miguel, Anta, Padre e Água Branca, nos seus extremos. Emancipado desde 1948, tem como principal recurso econômico a agropecuária, atividade diversificada, e que vem alcançando consideráveis avanços técnicos. 
Joaíma deve seu nome ao chefe indígena da tribo dos botocudos - Tuchava Joahima - que fundou uma aldeia com construções semelhantes às dos colonizadores, nas margens do ribeirão Água Branca. 
imagem de Getulio Ferreira


CONCHEÇA UM POUCO DESTA BELA CIDADE
UMA BELA PRAÇA DA CIDADE
imagem de Getulio Ferreira
RUA LÍDIO DE ARAUJO
imagem de Getulio Ferreira
TALHADÃO
imagem de Getulio Ferreira
OUTRA PRAÇA
imagem de Celso
VISTA PARCIAL
imagem da PMJ
ZONA RURAL DA CIDADE
imagem de Odilon Guimarães
AS MONTANHAS NO ENTORNO DA CIDADE
imagem de Levindo Antunes
O MERCO CENTRAL
imagem de Gil IBGE
LADEIRA DO BANANAL
imagem de Getulio Ferreira
IGREJA MATRIZ DO SENHOR BOM JESUS DE JOAÍMA
imagem de Getulio Ferreira
UM DOS RIOS QUE CORTA A CIDADE
imagem de Getulio Ferreira
PRAÇA DR. OLINTO MARTINS
imagem de Getulio Ferreira
SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem de Getulio Ferreira
UMA DAS MUITAS CACHOEIRAS DA REGIÃO
imagem de Geraldo Ferraz
UM DOS BAIRROS DA CIDADE
imagem de Getulio Ferreira
JOAIMA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem de Getulio Ferreira

IGREJA DO SENHOR DO BONFIM
imagem de Getulio Ferreira
AQUI O CAMPO DE FUTEBOL
imagem de Getulio Ferreira
ESTA EH UMA FABRICA DE RAÇÃO
imagem de Getulio Ferreira
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem de Getulio Ferreira
UM DIA DE DESFILE NA CIDADE
imagem de MS Jairo Souza
ESTE EH O POSTO DE SAÚDE DO GOVERNO MUNICIPAL
imagem de Getulio Ferreira
ESTA EH A CAMARA DE VEREADORES
imagem do Blog da cidade
VEJA A BELA CACHOEIRA
imagem de Geraldo Ferraz
ESTA EH A AVENIDA BRASÍLIA
imagem de Getulio Ferreira
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE

A GENTE SE ENCONTRA QUALQUER DIA DESTES NUMA CIDADE MINEIRA.
copyrigth By Thymonthy Becker (Marca e logomarca)
VEJA O HINO DA CIDADE


HINO À JOAÍMA
 
Letra: Myrian Nilsen Pereira Peixoto
Música: M.S.C. José Tarcisio
 
Joaíma, tua história assim começa, Uma grande aliança aqui se faz. Nas entranhas do Baixo Jequitinhonha, Joaíma, terra das Minas Gerais.
Lindos campos, belos montes, cascatas, Grandes feitos e grandes nomes também. Joaíma, és o nome de glória Do cacique que criou a tua história.
Joaíma querida, Lutarei se preciso for, És orgulho de teus filhos Princesa consagrada com amor.
Te amo Joaíma, Que o Bom Jesus abençoou! Teu céu azul cor do mar, Beleza sem par, Joaíma de raro esplendor.

Direitos reservados ao autor


ATÉ LÁ
-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OURO PRETO / PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

SEJA BEM VINDO A MAIS BONITA CIDADE HISTÓRICA DO PLANETA.
BEM VINDO AO PRIMEIRO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
copyrigth " Marcos Guerra"
-->
-->
OURO PRETO TEM 70.227 HABITANTES (IBGE 2010)
QUE NASCE EM OURO PRETO EH: OURO-PRETANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1711
O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,787 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
Deve-se ao espírito intrépido e aventureiro dos bandeirantes paulistas o início do povoamento de Minas Gerais em fins do século XVII. Os sertões das Gerais, que viriam integrar o território do país em formação, atraíam então inúmeras expedições, em busca de ouro e pedras preciosas, ou de índios para o trabalho escravo em São Paulo.

Com o propósito de aprisionar indígenas, partiu de Taubaté, por volta de 1694, uma expedição rumo ao sertão dos Cataguases. Fazia parte do grupo o mulato Duarte Lopes, que já havia trabalhado nas minas de Paranaguá e Curitiba. A expedição acampou no local denominado…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

AS MONTANHAS E SERRAS DAS MINAS GERAIS PREFERIDAS PELOS PRATICANTES DE TREKKING E ECOTURISMO

LINHA DO TEMPO DAS "05 MONTANHAS MAIS BONITAS DE MINAS GERAIS" / BRASIL foto - ?
SÃO RIOS E RIACHOS. SÃO TRILHAS E RUMOS. SÃO FLORESTAS E MATAS. SÃO ANIMAIS E PLANTAS. SÃO CIDADES E LUGAREJOS. SÃO FESTAS E FOLCLORES. SÃO RAÇA E COR. E SÃO MONTANHAS E SERRAS. AQUI, VOCÊ PODE VER UM POUCO DO QUE É MINAS. ATRAVÉS DE SUAS MONTANHAS. AS ESCOLHAS FORAM BASEADAS NAS OPINIÕES DOS TURISTAS. 1ª COLOCADA REGIÃO DE MARMELÓPOLIS / PRÓXIMO A DIVISA COM SÃO PAULO UMA CADEIA DE MONTANHAS A PERDER DE VISTA copyrigth "Cesar Ribeiro Junior"




2ª COLOCADA -  NA REGIÃO OESTE DO ESTADO - NAS PROXIMIDADES DE PIMENTA AQUI ONDE O VERDE SE ENCONTRA COM O AZUL copyrigth "Aender Arcos/mg"



3ª COLOCADA -  NO SUL DO ESTADO -  NAS PROXIMIDADES DE CABO VERDE. ESTE MAR DE MONTANHAS MOSTRA A BELEZA DAS MINAS GERAIS copyrigth "Albertina Dias"

4ª COLOCADA -  PERTO DA DIVISA COM O ESPIRITO SANTO

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…

PARACATU / MG

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO imagem - Revoredo
PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728 ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. HISTÓRIA Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de Sã…

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…

SETENIL DE LAS BODEGAS / ESPANHA - Casas que parecem sustentar a pedra, mas na realidade as paredes foram levantadas para fechar as fendas

LINHA DO TEMPO DE "SETENIL DE LAS BODEGAS" / ANDALUZIA / ESPANHA
A pequena cidade de Setenil de las Bodegas em Andaluzia no sul da Espanha possui uma característica bem diferentes de outras cidades turísticas que estamos acostumados a ver por aí. Acontece que o pequeno município foi construído entre as montanhas de pedras que fazem parte da região.
A primeira vista temos a sensação de que as pedras vão afundar as casas, em Setenil De Las Bodegas, Espanha Andando pelas ruas de Setenil de las Bodegas é possível ver as gigantescas rochas percorrendo as fachadas das casas e dos comércios. 
Você saboreia suas refeições tendo gigantescas rochas como proteção sobre sua cabeça, em Setenil De Las Bodegas, Espanha  A cidade que foi construída com a intenção de ser uma enorme muralha protegendo os antigos moradores de possíveis ataques medievais, hoje é atacada por milhares de turistas curiosos que se encantam com as paisagens de Setenil.
As paredes levantadas para fechar as fendas nas grand…

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

BARBACENA / A CIDADE DAS ROSAS

SEJA MUITO BEM VINDO A BELA CIDADE DE BARBACENA - TERRA DO LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO "GARCIA JÚNIOR"
foto - Frederico Simão
BARBACENA TEM 126.325 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM BARBACENA EH: BARBACENENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.791
A HISTÓRIA
OS PRIMEIROS POVOADORES DA REGIÃO FORAM PAULISTAS E PORTUGUESES, PROCEDENTES, NA MAIORIA, DE TAUBATÉ. TRANSPONDO A MANTIQUEIRA PELA GARGANTA DO EMBAU, HOJE CRUZEIRO, DESBRAVARAM OS SERTÕES E ESTABELECERAM-SE NO TERRITÓRIO. DEDICARAM-SE DE INÍCIO A MINERAÇÃO E, EM SEGUIDA, QUANDO JÁ SE ENCONTRAVA ABERTO O CAMINHO NOVO, TAMBÉM CHAMADO "DAS PARTES DE SÃO PAULO" OU DO RIO GRANDE, A LAVOURA E A CRIAÇÃO DE GADO.
COMO COBRADOR DAS ENTRADAS E PROVEDOR DOS QUINTOS, O CORONEL DOMINGOS RODRIGUES DA FONSECA LEME ESTABELECEU NAS TERRAS DE SUAS SESMARIAS O REGISTRO DA BORDA DO CAMPO, DEPOIS CHAMADO "VELHO" E, MAIS TARDE, DO "PADRE MANOEL RODRIGUES". VENDIDA A FAZENDA, EM…

ALAGOAS / BRASIL - O verde contagiante dos coqueiros, jangadas de velas coloridas, praias, museus, teatros, igrejas, bairros históricos, artesanatos, gastronomia diversificada completam este cenário inesquecível

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DE "ALAGOAS" / BRASIL / WORLD
Capital - Maceió  População estimada 2016 - 3.358.963  Área 2015 (km²) - 27.848,158  Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 112,33  Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 598,00  Número de Municípios - 102  HISTÓRICO  Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste da região Nordeste. Sua capital é a cidade de Maceió e a sede administrativa é o Palácio República dos Palmares.  Penúltimo estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco, Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.  Inicialmente, o território alagoano constituía a parte sul da Capitania de Pernambuco, só vindo a conquistar sua…