Pular para o conteúdo principal

OLARIA / CIDADE ONDE SANTO ANTÔNIO APARECEU PARA ISIDORO















SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE OLARIA. TERRA NATAL DO JORNALISTA JESUS DE OLIVEIRA (CRIADOR E EDITOR DE "O LYNCE") UMA DAS PRIMEIRAS REVISTAS BRASILEIRAS.
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
foto - ?
OLARIA TEM: 1.976 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM OLARIA EH: OLARIENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.962
COMO TUDO COMEÇOU
NAS MARGENS DA ESTRADA QUE LIGAVA SÃO JOÃO DEL REI À CIDADE DO RIO DE JANEIRO HAVIA RANCHOS PARA DESCANSO DE TROPEIROS E VIAJANTES. UM DELES SITUAVA-SE ENTRE OS RIOS DO PEIXE E ROSA GOMES. NO LOCAL, EM FINS DO SÉCULO XVIII, FORMOU-SE UM PEQUENO POVOADO QUE CONTAVA COM ALGUMAS CASAS DE PAU A PIQUE, UM CEMITÉRIO E UMA CAPELA DEDICADA À NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, FRUTO DA RELIGIOSIDADE DOS NEGROS E DOS MAIS EMPOBRECIDOS (HOJE, A GRUTA DA PRAÇA PRIMEIRO DE MARÇO, CONSTRUÇÃO RECENTE FEITA APENAS COM PEDRAS, É O MARCO ZERO DE OLARIA E O LOCAL EXATO DA ANTIGA CAPELA, A PRIMEIRA DA LOCALIDADE).
AQUI O MARCO ZERO DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
COM O DESENVOLVIMENTO DO POVOADO, OUTRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SURGIRAM DIVERSIFICANDO A PRODUÇÃO LOCAL. ALGUM PIONEIRO MONTOU UMA OLARIA E UTILIZOU O BARRO PROPÍCIO PARA A FABRICAÇÃO DE TELHAS DO TIPO CAPA E BICA MOLDADA ARTESANALMENTE NAS COXAS POR ESCRAVOS. AO MESMO TEMPO O LOCAL QUE AS PRODUZIA ERA DENOMINADO DE OLARIA DE TELHA OU OLARIA DE TEIA. DAÍ, O MOTIVO DA DENOMINAÇÃO DO POVOADO.
PRESSUPÕE-SE QUE OS VIAJANTES UTILIZAVAM EXPRESSÕES TAIS COMO VAMOS DESCANSAR NA OLARIA OU OS HABITANTES DA REGIÃO EXPRESSÕES COMO VAMOS À OLARIA, POIS O LOCAL CONTAVA COM RANCHOS PARA DESCANSO, CAPELA, CEMITÉRIO E COMÉRCIO DE PRODUTOS VARIADOS. ASSIM, O TOPÔNIMO OLARIA PASSA A DENOMINAR, NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, NESTE NASCENTE POVOADO DO ENTÃO MUNICÍPIO DE BARBACENA.
AQUI UMA RUA DO PEQUENO MAS, ACONCHEGANTE MUNICÍPIO.
foto - Thymonthy Becker
O MILAGRE
UM INICIOU COM O DESAPARECIMENTO DE UM ESCRAVO CHAMADO ISIDORO DA FAZENDA PASSA TEMPO, DO CORONEL JOÃO CAETANO RODRIGUES. O ESCRAVO ERA QUERIDO NA FAZENDA E A ESPOSA DO CORONEL RODRIGUES, SINHÁ UMBELINA JOSEFHINA DA CUNHA, PEDIA AO SANTO DE SUA DEVOÇÃO A VOLTA DO ESCRAVO. ELA REZAVA TERÇOS PEDINDO A INTERCESSÃO DE SANTO ANTÔNIO. NUM CERTO DIA O ESCRAVO REAPARECEU E LHE CONTOU UMA HISTÓRIA QUE CAUSOU ESPANTO A TODOS E LOGO FOI TRANSFORMADA EM MILAGRE PELO POVO DA REGIÃO.
CONTA A HISTÓRIA LENDÁRIA QUE DEPOIS DA FUGA, VAGANDO PELA MATA VIRGEM, O ESCRAVO ISIDORO FICOU DIAS SEGUIDOS COMENDO O QUE ENCONTRAVA, ATÉ QUE LHE APARECEU UM HOMEM MISTERIOSO, TRAJANDO VESTE ESCURA MUITO BEM FINA E CORDÃO AMARRADO À CINTURA. O HOMEM LHE FALOU DE DEUS E TAMBÉM LHE MOSTROU O CAMINHO DE VOLTA PARA A CASA DE SEUS SENHORES. O ESCRAVO RETORNOU PARA A FAZENDA E A HISTÓRIA FOI CONSIDERADA UMA APARIÇÃO DE SANTO ANTÔNIO, QUE FICOU CONHECIDO NA REGIÃO COMO O SANTO ANTÔNIO DA OLARIA.
AQUI A SEDE DA POLICIA MILITAR DE OLARIA.
foto - Thymonthy Becker
DIANTE DA SUPOSTA APARIÇÃO, SINHÁ UMBELINA FEZ PROMESSA DE MANDAR CONSTRUIR UMA CAPELA EM HOMENAGEM AO SANTO E DE PROVIDÊNCIAR UMA IMAGEM, QUE LOGO FOI CONSEGUIDA NA DIOCESE DE MARIANA. O TEMPLO EM HOMENAGEM A SANTO ANTÔNIO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DE 1869 E INAUGURADO EM 1872, SENDO ELEVADO, DEVIDO AO PORTE DO POVOADO, À CATEGORIA DE MATRIZ.
AQUI NUMA VISÃO MAIS AMPLA
foto - Thymonthy Becker
OLARIA VISTA DA RODOVIA DE ACESSO.
foto - Thymonthy Becker
AS BELAS MONTANHAS NO ENTORNO DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
MAIS MONTANHAS E O CARRO DO BATENTE
foto - Thymonthy Becker
AQUI TEMO O CENTRO PAROQUIAL
foto - Thymonthy Becker
VEJA AS CASAS ANTIGAS.
foto - Thymonthy Becker
O CALÇAMENTO DAS RUAS EH DO TIPO "LAJOTA"
foto - Thymonthy Becker
AS RUAS SÃO MUITO BEM ARBORIZADAS
foto - Thymonthy Becker
NESTE PRÉDIO FUNCIONA O CENTRO COMUNITÁRIO, A BIBLIOTECA MUNICIPAL E O MUSEU DA CIDADE. MUITO LEGAL A IDÉIA DE REUNIR A CULTURA EM UM ÚNICO LOCAL.
foto - Thymonthy Becker
AQUI A PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
PARTE DA PRAÇA COM UM CASARÃO NA ESQUINA
foto - Thymonthy Becker
OUTRA RUA DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
AQUI A IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO. FICA NESTA PRAÇA QUE EH MUITO BONITA.
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O INTERIOR DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Raymundo P. Netto
AQUI A MATRIZ VISTA DO LADO ESQUERDO
foto - Thymonthy Becker
AQUI O LADO DIREITO DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
UMA VISÃO PARCIAL DA BONITA CIDADE DE OLARIA.
foto - Thymonthy Becker
DEBAIXO DA GRANDE ÁRVORE
foto - Thymonthy Becker
O MORRO ATRÁS DAS CASAS.
foto - Thymonthy Becker
OUTRA RUA DA CIDADE.
foto - Thymonthy Becker
A AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS DO BRAZIL
foto - Thymonthy Becker
A ESTRADA REAL
foto - Thymonthy Becker
OUTRA VISÃO PARCIAL COM A MATRIZ AO FUNDO
foto - Thymonthy Becker
OUTRA VISTA DAS MONTANHAS ATRÁS DAS CASAS.
foto - Thymonthy Becker
OLHA A FEIRA NO PASSEIO DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
AQUI O TRADICIONAL CORETO NO MEIO DAS ÁRVORES
foto - Thymonthy Becker
AQUI ELE VISTO DE OUTRO ÂNGULO
foto - Thymonthy Becker
AS ÁRVORES DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA
 


PELA VISITA AGRADEÇO E ESPERO QUE SEMPRE VOLTE.
A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS, QUALQUER DIA DESTES.
ATÉ LÁ.
Fotos tiradas em Abril / 2012
-->

Comentários

  1. Boa noite,Thimonthy: Demorei mas encontrei as fotos de Olaria.Excelente o seu trabalho! João Caetano e Sinhá Umbelina eram pais de minha avó Mariêta.O escravo Isidoro realmente existiu, o resto é mesmo pura lenda!risossss...Ao lado da Gruta de pedra estão os túmulos de meus bisavós.Jesus de Oliveira(Diretor de O Lince) era irmão de meu Avô João Caetano(conhecido por João Elói)...inclusive tem uma postagem deste jornal em meu blog...O Museu e Biblioteca de Olaria levam o nome deles. Eram primos de Eneida Gomes Flôr, escritora aí de Divinópolis.Um abraço e que Jeová te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Marcos?
      Legal saber que a história de seus antepassados está intimamente ligada a história de Olaria. As pessoas não são muito de dar valor aos antepassados, daí a histária vai se perdendo e se modificando. O que eh uma pena.
      A escritora Eneida estava presente em uma noite de poesia que acontece regularmente aqui na Biblioteca Pública de Divinópolis, da qual eu participava.
      Abração para voce e fique sempre com Deus

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CARLOS CHAGAS / PÉROLA DO MUCURI / CAPITAL DO BOI

BOM DIA CARLOCHAGUENSES / BOM DIA VISITANTE. SEJA BEM VINDO A CARLOS CHAGAS / A CAPITAL DO BOI E A PÉROLA DO MUCURI
foto - ? CARLOS CHAGAS, NO VALE DO MUCURI, TEM  20.087 HABITANTES. - (IBGE 2010) DESTE TOTAL, 51% É MULHER. O IDH DO MUNCÍPÍO É DE: 0,681 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU QUEM NASCE EM CARLOS CHAGAS É: CARLOCHAGUENSE ESTIVE EM CARLOS CHAGAS DIA 10 DE FEVEREIRO 2011, MAIS PRECISAMENTE NO FRIGORIFICO "MAX BEEF" FUI FAZER A MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR. QUEM ME RECEBEU LÁ FOI O ENGENHEIRO AMBIENTAL "FELIPE" (GENTE FINA DA MELHOR QUALIDADE) CHEGUEI AS 7 DA MANHÃ, DEPOIS DE 11 HORAS VIAJANDO DE DIVINÓPOLIS; NÃO FIQUEI MUITO TEMPO EM CARLOS CHAGAS, MAS DEU PARA TIRAR ALGUMAS FOTOS. AQUI, NA ENTRADA DA CIDADE. copyrigth "Thymonthy Becker" CARLOS CHAGAS JÁ FOI CONHECIDA COMO A "PÉROLA DO MUCURI". POR TER SIDO POR MUITOS ANOS, A CIDADE MAIS BONITA DO VALE DO MUCURI. HOJE, JÁ NÃO DETÉM MAIS ESTE TÍTULO.
foto - ? MAS MANTÉM O TÍTULO DE CAPITAL DO …

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PATOS DE MINAS

BOM DIA. BEM VINDO A PATOS DE MINAS. A CIDADE DA MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL E POLO ECONÔMICO REGIONAL copyrigth "maira" PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 138.836 HABITANTES. QUEM NASCE EM PATOS DE MINAS É: PATENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,813, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. PATOS DE MINAS É O MAIOR POLO ECONÔMICO E A MAIOR CIDADE DO ALTO PARANAÍBA. EM MAIO, ACONTECE NA CIDADE, A MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL. Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso a beira dessa lagoa, construindo ranchos em que se abrigavam. Neste tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o correr …

TEÓFILO OTONI / CIDADE DAS PEDRAS PRECIOSAS

BEM VINDO A CIDADE DE TEÓFILO OTONI. A CIDADE COM PAISAGENS DE CINEMA.
AQUI O BELO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
TEÓFILO OTONI TEM 134,745 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM TEÓFILO OTONI EH: TEÓFILO-OTONENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.853
ORIGEM DO NOME
UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR. O DEPUTADO “THEOPHILO BENEDICTO OTTONI”, QUE RENUNCIOU AO SEU MANDATO PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO VALE DO MUCURI.

LAMBARI / MINAS GERAIS - Procurada por suas belezas naturais e, principalmente, por sua água mineral, eleita a 3ª melhor do mundo capaz de curar doenças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "LAMBARI" / MINAS GERAIS / BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE LAMBARI. CUJA ÁGUA MINERAL EXTRAÍDA AQUI, CURA DOENÇAS. SEGUNDO RELATOS DO LUGAR. foto - Paulo Mauricio TEVE SUA FONTE HIDROMINERAL DESCOBERTA EM 1780, POR UM CABOCLO DE CAMPANHA, ANTÔNIO DE ARAÚJO DANTAS, QUE ENCONTROU A NASCENTE EM TERRENOS DE SUA PROPRIEDADE OU DOMÍNIO DE SEUS FAMILIARES. População estimada 2016 (1) - 20.773
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 213,110
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,76
Código do Município 3137809
Gentílico - lambariense ORIGEM DO NOME LAMBARI (DE ARAMBARI, CORRUPTELA DE ARABARY OU ARABARÉ, VOCÁBULO TUPI-GUARANI QUE SIGNIFICA PEIXINHO OU BARATINHA) "AQUI UMA VISTA DO CENTRO" foto - PML Gentílico: lambariense  HISTÓRICO  LAMBARI MINAS GERAIS Monografia - n.° 524 Ano: 1972  ASPECTOS HISTÓRICOS  Lambari (de Arambari, corruptela de Arabary ou Arabaré, vocábulo tupi-guarani que significa peixinho ou baratinha), teve sua fonte hidromineral des…

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…

QUARTEL GERAL / MINAS GERAIS - Paisagens naturais, Trilhas do Indaiá, Cachoeiras, esportes Radicais, Jipeiros, Construções Históricas. Aventure-se nesta jornada

LINHA DO TEMPO DE "QUARTEL GERAL" / MINAS GERAIS / BRASIL
Quartel Geral faz parte do circuito turístico caminhos do Indaiá. Quartel Geral uma cidade tão especial e peculiar para os mineiros. Eugênia, esposa de Tiradentes, depois de sua morte morou na cidade com seu filho em uma fazenda. A mineração dos diamantes também foi um ponto marcante para a criação do povoado e posteriormente, da cidade. São aspectos que permeiam a história de Quartel Geral e que somente entrando nas verdes matas para descobrir os caminhos do Indaiá, o Rio que atravessa vários municípios e que deu nome ao circuito turístico. Para quem gosta de esportes radicais, os trilheiros, jipeiros e de cachoeiras, Quartel Geral pode proporcionar muitas aventuras.
Academia da Saúde em Quartel Geral, Minas Gerais,  tem por objetivo manter a população saudável
foto - Câmara Municipal Conhecer Quartel Geral também é uma aventura por tudo que o município tem a oferecer com suas paisagens naturais. Aventure-se nessa jornada. Q…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…