Pular para o conteúdo principal

OLARIA / CIDADE ONDE SANTO ANTÔNIO APARECEU PARA ISIDORO















SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE OLARIA. TERRA NATAL DO JORNALISTA JESUS DE OLIVEIRA (CRIADOR E EDITOR DE "O LYNCE") UMA DAS PRIMEIRAS REVISTAS BRASILEIRAS.
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
foto - ?
OLARIA TEM: 1.976 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM OLARIA EH: OLARIENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.962
COMO TUDO COMEÇOU
NAS MARGENS DA ESTRADA QUE LIGAVA SÃO JOÃO DEL REI À CIDADE DO RIO DE JANEIRO HAVIA RANCHOS PARA DESCANSO DE TROPEIROS E VIAJANTES. UM DELES SITUAVA-SE ENTRE OS RIOS DO PEIXE E ROSA GOMES. NO LOCAL, EM FINS DO SÉCULO XVIII, FORMOU-SE UM PEQUENO POVOADO QUE CONTAVA COM ALGUMAS CASAS DE PAU A PIQUE, UM CEMITÉRIO E UMA CAPELA DEDICADA À NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, FRUTO DA RELIGIOSIDADE DOS NEGROS E DOS MAIS EMPOBRECIDOS (HOJE, A GRUTA DA PRAÇA PRIMEIRO DE MARÇO, CONSTRUÇÃO RECENTE FEITA APENAS COM PEDRAS, É O MARCO ZERO DE OLARIA E O LOCAL EXATO DA ANTIGA CAPELA, A PRIMEIRA DA LOCALIDADE).
AQUI O MARCO ZERO DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
COM O DESENVOLVIMENTO DO POVOADO, OUTRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SURGIRAM DIVERSIFICANDO A PRODUÇÃO LOCAL. ALGUM PIONEIRO MONTOU UMA OLARIA E UTILIZOU O BARRO PROPÍCIO PARA A FABRICAÇÃO DE TELHAS DO TIPO CAPA E BICA MOLDADA ARTESANALMENTE NAS COXAS POR ESCRAVOS. AO MESMO TEMPO O LOCAL QUE AS PRODUZIA ERA DENOMINADO DE OLARIA DE TELHA OU OLARIA DE TEIA. DAÍ, O MOTIVO DA DENOMINAÇÃO DO POVOADO.
PRESSUPÕE-SE QUE OS VIAJANTES UTILIZAVAM EXPRESSÕES TAIS COMO VAMOS DESCANSAR NA OLARIA OU OS HABITANTES DA REGIÃO EXPRESSÕES COMO VAMOS À OLARIA, POIS O LOCAL CONTAVA COM RANCHOS PARA DESCANSO, CAPELA, CEMITÉRIO E COMÉRCIO DE PRODUTOS VARIADOS. ASSIM, O TOPÔNIMO OLARIA PASSA A DENOMINAR, NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, NESTE NASCENTE POVOADO DO ENTÃO MUNICÍPIO DE BARBACENA.
AQUI UMA RUA DO PEQUENO MAS, ACONCHEGANTE MUNICÍPIO.
foto - Thymonthy Becker
O MILAGRE
UM INICIOU COM O DESAPARECIMENTO DE UM ESCRAVO CHAMADO ISIDORO DA FAZENDA PASSA TEMPO, DO CORONEL JOÃO CAETANO RODRIGUES. O ESCRAVO ERA QUERIDO NA FAZENDA E A ESPOSA DO CORONEL RODRIGUES, SINHÁ UMBELINA JOSEFHINA DA CUNHA, PEDIA AO SANTO DE SUA DEVOÇÃO A VOLTA DO ESCRAVO. ELA REZAVA TERÇOS PEDINDO A INTERCESSÃO DE SANTO ANTÔNIO. NUM CERTO DIA O ESCRAVO REAPARECEU E LHE CONTOU UMA HISTÓRIA QUE CAUSOU ESPANTO A TODOS E LOGO FOI TRANSFORMADA EM MILAGRE PELO POVO DA REGIÃO.
CONTA A HISTÓRIA LENDÁRIA QUE DEPOIS DA FUGA, VAGANDO PELA MATA VIRGEM, O ESCRAVO ISIDORO FICOU DIAS SEGUIDOS COMENDO O QUE ENCONTRAVA, ATÉ QUE LHE APARECEU UM HOMEM MISTERIOSO, TRAJANDO VESTE ESCURA MUITO BEM FINA E CORDÃO AMARRADO À CINTURA. O HOMEM LHE FALOU DE DEUS E TAMBÉM LHE MOSTROU O CAMINHO DE VOLTA PARA A CASA DE SEUS SENHORES. O ESCRAVO RETORNOU PARA A FAZENDA E A HISTÓRIA FOI CONSIDERADA UMA APARIÇÃO DE SANTO ANTÔNIO, QUE FICOU CONHECIDO NA REGIÃO COMO O SANTO ANTÔNIO DA OLARIA.
AQUI A SEDE DA POLICIA MILITAR DE OLARIA.
foto - Thymonthy Becker
DIANTE DA SUPOSTA APARIÇÃO, SINHÁ UMBELINA FEZ PROMESSA DE MANDAR CONSTRUIR UMA CAPELA EM HOMENAGEM AO SANTO E DE PROVIDÊNCIAR UMA IMAGEM, QUE LOGO FOI CONSEGUIDA NA DIOCESE DE MARIANA. O TEMPLO EM HOMENAGEM A SANTO ANTÔNIO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DE 1869 E INAUGURADO EM 1872, SENDO ELEVADO, DEVIDO AO PORTE DO POVOADO, À CATEGORIA DE MATRIZ.
AQUI NUMA VISÃO MAIS AMPLA
foto - Thymonthy Becker
OLARIA VISTA DA RODOVIA DE ACESSO.
foto - Thymonthy Becker
AS BELAS MONTANHAS NO ENTORNO DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
MAIS MONTANHAS E O CARRO DO BATENTE
foto - Thymonthy Becker
AQUI TEMO O CENTRO PAROQUIAL
foto - Thymonthy Becker
VEJA AS CASAS ANTIGAS.
foto - Thymonthy Becker
O CALÇAMENTO DAS RUAS EH DO TIPO "LAJOTA"
foto - Thymonthy Becker
AS RUAS SÃO MUITO BEM ARBORIZADAS
foto - Thymonthy Becker
NESTE PRÉDIO FUNCIONA O CENTRO COMUNITÁRIO, A BIBLIOTECA MUNICIPAL E O MUSEU DA CIDADE. MUITO LEGAL A IDÉIA DE REUNIR A CULTURA EM UM ÚNICO LOCAL.
foto - Thymonthy Becker
AQUI A PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
PARTE DA PRAÇA COM UM CASARÃO NA ESQUINA
foto - Thymonthy Becker
OUTRA RUA DA CIDADE
foto - Thymonthy Becker
AQUI A IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO. FICA NESTA PRAÇA QUE EH MUITO BONITA.
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O INTERIOR DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Raymundo P. Netto
AQUI A MATRIZ VISTA DO LADO ESQUERDO
foto - Thymonthy Becker
AQUI O LADO DIREITO DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
UMA VISÃO PARCIAL DA BONITA CIDADE DE OLARIA.
foto - Thymonthy Becker
DEBAIXO DA GRANDE ÁRVORE
foto - Thymonthy Becker
O MORRO ATRÁS DAS CASAS.
foto - Thymonthy Becker
OUTRA RUA DA CIDADE.
foto - Thymonthy Becker
A AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS DO BRAZIL
foto - Thymonthy Becker
A ESTRADA REAL
foto - Thymonthy Becker
OUTRA VISÃO PARCIAL COM A MATRIZ AO FUNDO
foto - Thymonthy Becker
OUTRA VISTA DAS MONTANHAS ATRÁS DAS CASAS.
foto - Thymonthy Becker
OLHA A FEIRA NO PASSEIO DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
AQUI O TRADICIONAL CORETO NO MEIO DAS ÁRVORES
foto - Thymonthy Becker
AQUI ELE VISTO DE OUTRO ÂNGULO
foto - Thymonthy Becker
AS ÁRVORES DA PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA
 


PELA VISITA AGRADEÇO E ESPERO QUE SEMPRE VOLTE.
A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS, QUALQUER DIA DESTES.
ATÉ LÁ.
Fotos tiradas em Abril / 2012
-->

Comentários

  1. Boa noite,Thimonthy: Demorei mas encontrei as fotos de Olaria.Excelente o seu trabalho! João Caetano e Sinhá Umbelina eram pais de minha avó Mariêta.O escravo Isidoro realmente existiu, o resto é mesmo pura lenda!risossss...Ao lado da Gruta de pedra estão os túmulos de meus bisavós.Jesus de Oliveira(Diretor de O Lince) era irmão de meu Avô João Caetano(conhecido por João Elói)...inclusive tem uma postagem deste jornal em meu blog...O Museu e Biblioteca de Olaria levam o nome deles. Eram primos de Eneida Gomes Flôr, escritora aí de Divinópolis.Um abraço e que Jeová te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Marcos?
      Legal saber que a história de seus antepassados está intimamente ligada a história de Olaria. As pessoas não são muito de dar valor aos antepassados, daí a histária vai se perdendo e se modificando. O que eh uma pena.
      A escritora Eneida estava presente em uma noite de poesia que acontece regularmente aqui na Biblioteca Pública de Divinópolis, da qual eu participava.
      Abração para voce e fique sempre com Deus

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…