Pular para o conteúdo principal

BARBACENA / A CIDADE DAS ROSAS


















SEJA MUITO BEM VINDO A BELA CIDADE DE BARBACENA - TERRA DO LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO "GARCIA JÚNIOR"
foto - Frederico Simão
BARBACENA TEM 126.325 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM BARBACENA EH: BARBACENENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.791
A HISTÓRIA
OS PRIMEIROS POVOADORES DA REGIÃO FORAM PAULISTAS E PORTUGUESES, PROCEDENTES, NA MAIORIA, DE TAUBATÉ. TRANSPONDO A MANTIQUEIRA PELA GARGANTA DO EMBAU, HOJE CRUZEIRO, DESBRAVARAM OS SERTÕES E ESTABELECERAM-SE NO TERRITÓRIO. DEDICARAM-SE DE INÍCIO A MINERAÇÃO E, EM SEGUIDA, QUANDO JÁ SE ENCONTRAVA ABERTO O CAMINHO NOVO, TAMBÉM CHAMADO "DAS PARTES DE SÃO PAULO" OU DO RIO GRANDE, A LAVOURA E A CRIAÇÃO DE GADO.
COMO COBRADOR DAS ENTRADAS E PROVEDOR DOS QUINTOS, O CORONEL DOMINGOS RODRIGUES DA FONSECA LEME ESTABELECEU NAS TERRAS DE SUAS SESMARIAS O REGISTRO DA BORDA DO CAMPO, DEPOIS CHAMADO "VELHO" E, MAIS TARDE, DO "PADRE MANOEL RODRIGUES". VENDIDA A FAZENDA, EM 1724, A MATIAS DOMINGOS E A FRANCISCO DA COSTA, RETIROU-SE O CORONEL FONSECA LEME PARA SÃO PAULO.
A PRIMITIVA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA BORDA DO CAMPO FOI CRIADA EM 1725 E TEVE POR SEDE PROVISÓRIA, ATÉ 1730, A CAPELA DO BORDA. 
AQUI O LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO - GARCIA JÚNIOR. FILHO ILUSTRE DE BARBACENA QUE HOJE RESIDE E PRESTA RELEVANTE SERVIÇO À CIDADE DE DIVINÓPOLIS NO CENTRO OESTE DO ESTADO.
foto - ?
DAÍ A SEDE DA FREGUESIA FOI TRANSFERIDA PARA A CHAMADA IGREJA NOVA, ATUAL MATRIZ DE BARBACENA. A CONCLUSÃO DA MATRIZ DATA DE 1764. TERMINADAS, PORÉM, AS PRIMEIRAS OBRAS, FORAM ENTREGUES AO CULTO A 27-11-1748. EM TORNO DA MATRIZ FOI-SE FORMANDO, DESDE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, O ANTIGO ARRAIAL DA IGREJA NOVA. POR SUA VANTAJOSA POSIÇÃO COMERCIAL ENTRE O CAMINHO NOVO E O VELHO, QUE LIGAVAM MINAS GERAIS, GOIÁS E MATO GROSSO AO RIO DE JANEIRO, O POVOADO PROSPEROU. 
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
NO COMEÇO DE SUA VERDADEIRA E GLORIOSA HISTÓRIA, BARBACENA VÊ-SE FORÇADA A FESTEJAR A CONDENAÇÃO DOS INCONFIDENTES, E AINDA EXPOR, NAS VIZINHANÇAS DA IGREJA DO ROSÁRIO E À MARGEM DA ANTIGA ESTRADA REAL DO RIO PARA VILA RICA, O BRAÇO DIREITO DE TIRADENTES.
MAIS TARDE, PARTICIPA VIVAMENTE DAS CAMPANHAS DA ABOLIÇÃO E DA REPÚBLICA, TORNANDO CONHECIDAS E RESPEITADAS AS CULTURAS DE SEUS EMINENTES FILHOS E SUAS TRADIÇÕES, TENDÊNCIAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.

CONHEÇA AGORA POR FOTOS, UM POUCO DESTA FASCINANTE CIDADE.
AQUI A IGREJA DA BOA MORTE.
foto - Heverton J.B.
ESTA EH A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - Tiago Vidal
ESTA EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Heverton J.B.

ESTA EH A BASÍLICA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
imagem - Carlão Azul
imagem - Carlão Azul
ESTES SÃO OS AFRESCOS DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

imagem - Carlão Azul

ESTA AQUI EH A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

foto - Raymundo P. Netto

AO FUNDO VEMOS A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
foto - Gláucio Dutra Rocha
AQUI O PONTILHÃO FERROVIÁRIO
foto - ?
O CENTRO DA CIDADE
foto - ?
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - Heverton J.B.
MAIS UM BONITO CASARÃO
foto - ?
AO FUNDO A ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL 
foto - Frederico Simão
O BELO CHAFARIZ DA PRAÇA CENTRAL
foto - Heverton J.B.
AQUI O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DAS MINAS GERAIS.
foto - Tiago Vidal
MONUMENTO NA PRAÇA
foto - Heverton J.B.
AQUI O MUSEU DA LOUCURA
foto - ?
VEJA QUE BELO JARDIM
foto - ?
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Leandro Moreira
VEJA ALGUMAS IMAGENS DA REGIÃO CENTRAL
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI A FAMOSA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR
foto - ?
AQUI O HOTEL ESCOLA SENAC
foto -Grogoto
UM VELHO CASARÃO
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO



QUALQUER DIA DESTES, A GENTE SE ENCONTRA EM UMA CIDADE MINEIRA.
ATÉ MAIS VÊ INTÃO.
-->

Comentários

  1. Amigo,a foto da MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
    foto - Marco Túlio da Silva, publicada aqui NÃO É DA Matriz de Barbacena.

    Uma foto do Santuário de N.Sra. da Piedade de Barbacena é essa: http://1.bp.blogspot.com/-CEFRF40hy90/T49fr0tojFI/AAAAAAAABBQ/IeEvqY81I6w/s1600/Santu%25C3%25A1rio%2Bde%2BNossa%2BSenhora%2Bda%2BPiedade.jpg

    essa: farm4.static.flickr.com/3261/2465501909_f54d7e0d77.jpg e essa: http://4.bp.blogspot.com/_vtUt_ddzEOg/SMFMPxv1q9I/AAAAAAAAAJk/CBWWMmlxW7E/s1600-h/2008_04110081.JPG do interior.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carlão. Blz?
      Já fiz a devida correção na página de Barbacena.
      Gostaria de agradecer pelas fotos e pela por reportar o erro.
      Desejando a vc tudo de bom me despeço com um forte abraço. Fique sempre bem e sempre volte.

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…