Pular para o conteúdo principal

BARBACENA / A CIDADE DAS ROSAS


















SEJA MUITO BEM VINDO A BELA CIDADE DE BARBACENA - TERRA DO LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO "GARCIA JÚNIOR"
foto - Frederico Simão
BARBACENA TEM 126.325 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM BARBACENA EH: BARBACENENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.791
A HISTÓRIA
OS PRIMEIROS POVOADORES DA REGIÃO FORAM PAULISTAS E PORTUGUESES, PROCEDENTES, NA MAIORIA, DE TAUBATÉ. TRANSPONDO A MANTIQUEIRA PELA GARGANTA DO EMBAU, HOJE CRUZEIRO, DESBRAVARAM OS SERTÕES E ESTABELECERAM-SE NO TERRITÓRIO. DEDICARAM-SE DE INÍCIO A MINERAÇÃO E, EM SEGUIDA, QUANDO JÁ SE ENCONTRAVA ABERTO O CAMINHO NOVO, TAMBÉM CHAMADO "DAS PARTES DE SÃO PAULO" OU DO RIO GRANDE, A LAVOURA E A CRIAÇÃO DE GADO.
COMO COBRADOR DAS ENTRADAS E PROVEDOR DOS QUINTOS, O CORONEL DOMINGOS RODRIGUES DA FONSECA LEME ESTABELECEU NAS TERRAS DE SUAS SESMARIAS O REGISTRO DA BORDA DO CAMPO, DEPOIS CHAMADO "VELHO" E, MAIS TARDE, DO "PADRE MANOEL RODRIGUES". VENDIDA A FAZENDA, EM 1724, A MATIAS DOMINGOS E A FRANCISCO DA COSTA, RETIROU-SE O CORONEL FONSECA LEME PARA SÃO PAULO.
A PRIMITIVA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA BORDA DO CAMPO FOI CRIADA EM 1725 E TEVE POR SEDE PROVISÓRIA, ATÉ 1730, A CAPELA DO BORDA. 
AQUI O LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO - GARCIA JÚNIOR. FILHO ILUSTRE DE BARBACENA QUE HOJE RESIDE E PRESTA RELEVANTE SERVIÇO À CIDADE DE DIVINÓPOLIS NO CENTRO OESTE DO ESTADO.
foto - ?
DAÍ A SEDE DA FREGUESIA FOI TRANSFERIDA PARA A CHAMADA IGREJA NOVA, ATUAL MATRIZ DE BARBACENA. A CONCLUSÃO DA MATRIZ DATA DE 1764. TERMINADAS, PORÉM, AS PRIMEIRAS OBRAS, FORAM ENTREGUES AO CULTO A 27-11-1748. EM TORNO DA MATRIZ FOI-SE FORMANDO, DESDE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, O ANTIGO ARRAIAL DA IGREJA NOVA. POR SUA VANTAJOSA POSIÇÃO COMERCIAL ENTRE O CAMINHO NOVO E O VELHO, QUE LIGAVAM MINAS GERAIS, GOIÁS E MATO GROSSO AO RIO DE JANEIRO, O POVOADO PROSPEROU. 
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
NO COMEÇO DE SUA VERDADEIRA E GLORIOSA HISTÓRIA, BARBACENA VÊ-SE FORÇADA A FESTEJAR A CONDENAÇÃO DOS INCONFIDENTES, E AINDA EXPOR, NAS VIZINHANÇAS DA IGREJA DO ROSÁRIO E À MARGEM DA ANTIGA ESTRADA REAL DO RIO PARA VILA RICA, O BRAÇO DIREITO DE TIRADENTES.
MAIS TARDE, PARTICIPA VIVAMENTE DAS CAMPANHAS DA ABOLIÇÃO E DA REPÚBLICA, TORNANDO CONHECIDAS E RESPEITADAS AS CULTURAS DE SEUS EMINENTES FILHOS E SUAS TRADIÇÕES, TENDÊNCIAS LIBERAIS E PROGRESSISTAS.

CONHEÇA AGORA POR FOTOS, UM POUCO DESTA FASCINANTE CIDADE.
AQUI A IGREJA DA BOA MORTE.
foto - Heverton J.B.
ESTA EH A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - Tiago Vidal
ESTA EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Heverton J.B.

ESTA EH A BASÍLICA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
imagem - Carlão Azul
imagem - Carlão Azul
ESTES SÃO OS AFRESCOS DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

imagem - Carlão Azul

ESTA AQUI EH A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

foto - Raymundo P. Netto

AO FUNDO VEMOS A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
foto - Gláucio Dutra Rocha
AQUI O PONTILHÃO FERROVIÁRIO
foto - ?
O CENTRO DA CIDADE
foto - ?
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - Heverton J.B.
MAIS UM BONITO CASARÃO
foto - ?
AO FUNDO A ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL 
foto - Frederico Simão
O BELO CHAFARIZ DA PRAÇA CENTRAL
foto - Heverton J.B.
AQUI O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DAS MINAS GERAIS.
foto - Tiago Vidal
MONUMENTO NA PRAÇA
foto - Heverton J.B.
AQUI O MUSEU DA LOUCURA
foto - ?
VEJA QUE BELO JARDIM
foto - ?
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Leandro Moreira
VEJA ALGUMAS IMAGENS DA REGIÃO CENTRAL
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI A FAMOSA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR
foto - ?
AQUI O HOTEL ESCOLA SENAC
foto -Grogoto
UM VELHO CASARÃO
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO



QUALQUER DIA DESTES, A GENTE SE ENCONTRA EM UMA CIDADE MINEIRA.
ATÉ MAIS VÊ INTÃO.
-->

Comentários

  1. Amigo,a foto da MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
    foto - Marco Túlio da Silva, publicada aqui NÃO É DA Matriz de Barbacena.

    Uma foto do Santuário de N.Sra. da Piedade de Barbacena é essa: http://1.bp.blogspot.com/-CEFRF40hy90/T49fr0tojFI/AAAAAAAABBQ/IeEvqY81I6w/s1600/Santu%25C3%25A1rio%2Bde%2BNossa%2BSenhora%2Bda%2BPiedade.jpg

    essa: farm4.static.flickr.com/3261/2465501909_f54d7e0d77.jpg e essa: http://4.bp.blogspot.com/_vtUt_ddzEOg/SMFMPxv1q9I/AAAAAAAAAJk/CBWWMmlxW7E/s1600-h/2008_04110081.JPG do interior.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carlão. Blz?
      Já fiz a devida correção na página de Barbacena.
      Gostaria de agradecer pelas fotos e pela por reportar o erro.
      Desejando a vc tudo de bom me despeço com um forte abraço. Fique sempre bem e sempre volte.

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…