Pular para o conteúdo principal

VIRGOLÂNDIA / O PARQUE DAS PALMEIRAS

















SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIRGOLÂNDIA.
AQUI A SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
foto - Geolocation
 VIRGOLÂNDIA TEM 5.658 HABITANTES (IBGE 2010)
 QUEM NASCE EM VIRGOLÂNDIA EH: VIRGOLANDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 28 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948

EM MINAS GERAIS OS NOVOS LUGAREJOS, TODOS TÊM UMA HISTÓRIA QUASE SEMELHANTE, POIS A VIDA DOS MINEIROS SEMPRE TEVE ORIGEM EM TORNO DE UMA IGREJINHA CONSTRUÍDA EM UM TERRENO DOADO PELOS BENFEITORES DA REGIÃO. VIRGOLÂNDIA TAMBÉM FOI ASSIM
HISTÓRIA
VIRGOLÂNDIA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À DE SUA “BRAVA GENTE”, QUE TRANSFORMOU O DISTRITO DE RAMALHETE, QUE ATÉ ENTÃO PERTENCIA À PEÇANHA, EM UM PRÓSPERO MUNICÍPIO.
EM 1872, CHEGARAM AS PRIMEIRAS FAMÍLIAS; ANDRADE, CLIMÉRIO, AGUIAR, LEITE, MALTA E MAYA; E COMEÇARAM A EXPLORAR AS TERRAS DO ENTÃO SÃO GONÇALO DO RAMALHETE.
A CIDADE NASCEU DAS MÃOS DA FAMÍLIA MALTA, EM 1888. SEGUNDO A HISTÓRIA, MARIA MALTA DOOU PARTE DE SUAS TERRAS PARA A CRIAÇÃO DO FUTURO POVOADO. AS TERRAS ESTAVAM SENDO INVADIDAS POR TROPEIROS E VIAJANTES QUE SE INSTALARAM NO LOCAL. PARA EVITAR CONFLITOS, MARIA MALTA, ANUNCIOU A DOAÇÃO DAS TERRAS AOS TROPEIROS.
AQUI UMA VISÃO PARCIAL DA CIDADE
foto - PMV
O SEU NOME FOI RAMALHETE, EM VIRTUDE DE EXISTIR POR AQUI MUITA VEGETAÇÃO TIPO PARASITA, QUE ENFEITAVA O CÓRREGO DO PALMITAL. FOI FLORÊNCIO MALTA QUE DOOU O TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DO POVOADO. DEPOIS VIERAM MUITOS OUTROS.
ESTE POVO, PARA SUA SOBREVIVÊNCIA, DESENVOLVIA VÁRIAS ATIVIDADES AGRÍCOLAS. CULTIVAVA MILHO, ARROZ, CAFÉ, FUMO, FEIJÃO, BATATINHA, CANA DE AÇÚCAR ETC. HAVIA TAMBÉM A CRIAÇÃO DE SUÍNOS, AVES E EQUINOS. TUDO ISSO ERA EXPORTADO PARA AS CIDADES VIZINHAS EM GRANDE ESCALA PELOS MEIOS DE TRANSPORTE QUE HAVIA NA REGIÃO, OS TROPEIROS.
AS FESTAS RELIGIOSAS ERAM MUITO ANIMADAS. DESTACAVA-SE DE MODO ESPECIAL A FESTA DO ROSÁRIO, PELA BELEZA E SINGELEZA DO REI, DA RAINHA E DE SEUS CAVALHEIROS E DE SUAS DAMAS.
COM TUDO ISSO SURGIU, ENTÃO, A NECESSIDADE DE MANTER UM INTERCÂMBIO ENTRE AS CIDADES VIZINHAS. FOI AÍ QUE APARECEU O PRIMEIRO SERVIÇO DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS. 

CONHEÇA AGORA A BELA CIDADE DE VIRGOLÂNDIA, ATRAVÉS DE IMAGENS DE UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA
ESTA EH A AVENIDA PRINCIPAL
foto - Geolocation
AQUI A REGIÃO CENTRAL
foto - Geolocation
AQUI TAMBÉM A REGIÃO CENTRAL
foto - Geolocation
AQUI A ÁREA COMERCIAL
foto - Geolocation
ESTA EH A RUA PRINCIPAL
foto - Geolocation
REGIÃO CENTRAL
foto - Geolocation
ESTE EH O CRUZEIRO QUE ESTÁ SENDO RECONSTRUÍDO, JÁ QUE O PRIMEIRO CAIU COM O DESGASTE DO TEMPO.
foto - Geolocation
ESTA EH A MATRIZ DE SÃO GONÇALO
foto - Geolocation
AQUI A MATRIZ VISTA DE LADO
foto - Geolocation
VISTA PARCIAL POR CIMA DOS TELHADOS
foto - PMV
UMA BELA TOMADA DAS CASAS
foto - PMV
OUTRA BELA IMAGEM DE UMA PRAÇA
foto - PMV
AQUI A PAISAGEM NO ENTORNO DA CIDADE
foto - PMV
A REGIÃO RURAL COM A ESTRADA DE ACESSO CORTANDO AS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS.
foto - PMV
AQUI A TORRE DE COMUNICAÇÃO
foto - PMV
AQUI PODEMOS VER QUE AS MONTANHAS NO ENTORNO DA CIDADE
foto - PMV
RUA PRINCIPAL VISTA DE CIMA
foto - PMV
AQUI A AVENIDA CENTRAL
foto - PMV
VEJA VIRGOLÂNDIA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
foto - magda Aparecida Padilha Santana
VISTA DE UMA BAIRRO
foto - ?
TOMADA AÉREA DA CIDADE
foto - ?
A MATRIZ DE SÃO GONÇALO NUMA NOITE AZULADA
foto - ?
A MATRIZ VISTA POR OUTRO ÂNGULO
foto - PMV
AQUI BEM PRÓXIMA PARA VOCE VER MELHOR
foto - PMV
O INTERIOR DA MATRIZ
foto - GG Bessa
A MATRIZ NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - PMV
UMA AÉREA, A NOITE. VEJA QUE BACANA
foto - PMV
A NOITE NA PACATA VIRGOLÂNDIA
foto - PMV
VIRGOLÂNDIA AINDA NÃO TEM BANDEIRA E NEM BRASÃO QUE A REPRESENTE.
HOJE VIRGOLÂNDIA CONTA COM UMA BOA ESTRUTURA PELO PORTE DE CIDADE PEQUENA.
VIRGOLÂNDIA TEM UM DISTRITO (DIVINO DE VIRGOLÂNDIA), DOIS POVOADOS (EMPOÇADO E BREJAÚBA) E VÁRIAS COMUNIDADES COMO CABECEIRA DO RAMALHETE, GABIROBA, ÁGUAS CLARAS, RAMALHETINHO, BARRA DO CAFÉ, SANTA CRUZ DA LAPA, SANTA CRUZ DOS PIOS, SANTA CRUZ DOS VALADARES CÓRREGO DOS TELES E TOMÁS, CAETÉ, FICA-QUIETO  PASSAGEM E LAGOA DE PEIXE.
AS PRINCIPAIS FESTAS DA ATUALIDADE SÃO: FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO, SEMANA SANTA, CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO, FESTA DO EMPOÇADO; FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO EM DIVINO DE VIRGOLÂNDIA.
ESTA É NOSSA VIRGOLÂNDIA; ACOLHEDORA, ALEGRE E CHEIA DE GENTE BOA, COM ALGUNS REQUÍCIOS DE NOSSOS ANTEPASSADOS.
VENHA CONHECER NOSSA CIDADE!
TEXTO ELABORADO POR: GERVÁSIO COELHO BESSA   
FONTE: SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, INTERNET E DEPOIMENTOS DE PESSOAS ANTIGAS.
VIRGOLÂNDIA / BRAZIL / MINAS GERAIS
AGRADEÇO SUA VISITA E ESPERO QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE. 
A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS, UM DIA QUALQUER.
ATÉ LÁ INTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…