Pular para o conteúdo principal

PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI / NATURALMENTE CINEMATOGRÁFICO




















MINAS GERAIS POSSUI PAISAGENS NATURAIS CINEMATOGRÁFICAS. QUEM QUISER VIVENCIAR UM INTENSO CONTATO COM A NATUREZA EM MEIO AOS MAIS BELOS CENÁRIOS DO ESTADO DEVE COMEÇAR POR UM DE SEUS PARQUES ESTADUAIS. 
O PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI, LOCALIZADO NOS MUNICÍPIOS DE MARIANA E OURO PRETO, NA REGIÃO SUDESTE DE MINAS GERAIS, A 100 QUILÔMETROS DA CAPITAL. FOI CRIADO EM 14 DE JUNHO DE 1967, PELA LEI Nº 4.495 
A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ABRIGA O PICO DO ITACOLOMI. COM 1.772 METROS DE ALTITUDE. ERA PONTO DE REFERÊNCIA PARA OS ANTIGOS VIAJANTES DA ESTRADA REAL QUE O CHAMAVA DE “FAROL DOS BANDEIRANTES”. A PALAVRA ITACOLOMI VEM DA LÍNGUA TUPI E SIGNIFICA “PEDRA MENINA”. OS ÍNDIOS VIAM O PICO COMO O “FILHOTE” DA MONTANHA OU “PEDRA MÃE”.
PATRIMÔNIO NATURAL
O PARQUE POSSUI UMA ÁREA DE 7.543 HECTARES DE MATAS ONDE PREDOMINAM AS QUARESMEIRAS E CANDEIAS AO LONGO DOS RIOS E CÓRREGOS. NAS PARTES MAIS ELEVADAS, APARECEM OS CAMPOS DE ALTITUDE COM AFLORAMENTOS ROCHOSOS, ONDE SE DESTACAM AS GRAMÍNEAS E CANELAS DE EMAS. 
ABRIGA MUITAS NASCENTES, ESCONDIDAS NAS MATAS, QUE DESÁGUAM, EM SUA MAIORIA, NO RIO GUALAXO DO SUL, AFLUENTE DO RIO DOCE. OS MAIS IMPORTANTES SÃO OS CÓRREGOS DO MANSO, DOS PRAZERES, DOMINGOS E DO BENEDITO, O RIO ACIMA E O RIBEIRÃO BELCHIOR.
DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS RAROS E AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO PODEM SER ENCONTRADAS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, COMO O LOBO GUARÁ, A AVE-PAVÓ, A ONÇA PARDA E O ANDORINHÃO DE COLEIRA (AVE MIGRATÓRIA). TAMBÉM PODEM SER VISTAS ESPÉCIES DE MACACOS, MICOS, TATUS, PACAS, CAPIVARAS E GATOS MOURISCOS. LEVANTAMENTOS IDENTIFICARAM MAIS DE 200 ESPÉCIES DE AVES, COMO JACUS, SIRIEMAS E BEIJA-FLORES.
HISTÓRIA PRA CONTAR
PELO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI E POR OURO PRETO PASSARAM AS EXPEDIÇÕES EM BUSCA DO OURO DAS GERAIS. O PATRIMÔNIO ESTÁ PRESERVADO, DANDO AO VISITANTE UMA REAL VISÃO DA PAISAGEM CONTEMPLADA PELOS ANTIGOS VIAJANTES DESTES CAMINHOS.
NO FINAL DO SÉCULO 18, NA BUSCA POR RIQUEZAS, O BANDEIRANTE PAULISTA, ANTÔNIO DIAS, AVISTOU O PICO DO ITACOLOMI, QUE SERVIU COMO PONTO DE REFERÊNCIA, PARA QUE OUTRAS EXPEDIÇÕES CHEGASSEM AO LOCAL COM FACILIDADE.
NO PARQUE, A FAZENDA SÃO JOSÉ DO MANSO É UM EXEMPLAR DA ARQUITETURA COLONIAL DEIXADO PELOS BANDEIRANTES EM MINAS. A FAZENDA É TOMBADA PELO IEPHA. RESTAURADA, A ANTIGA SEDE DA FAZENDA, A CASA DO BANDEIRISTA, É O CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1706 E 1708 E É UMA DAS TRÊS AMOSTRAS DA ARQUITETURA PAULISTA EM MINAS GERAIS, CONSIDERADA POR ESPECIALISTAS O PRIMEIRO PRÉDIO PÚBLICO DO ESTADO, POIS SERVIA PARA COBRANÇA DE IMPOSTOS E VIGILÂNCIA DAS MINAS. FOI TOMBADA EM 1998.
A FAZENDA DO MANSO FOI UM PÓLO PRODUTOR DE CHÁ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20. O MUSEU DO CHÁ ABRIGA O MAQUINÁRIO ALEMÃO USADO NO BENEFICIAMENTO DO CHÁ COLHIDO NAS LAVOURAS DA FAZENDA.
OUTRA ATRAÇÃO É A CAPELA DE SÃO JOSÉ QUE POSSUI UMA VIA-SACRA DIFERENTE, FEITA POR ARTISTAS PLÁSTICAS OUROPRETANAS QUE UTILIZARAM MATERIAIS COLHIDOS NA NATUREZA PARA SUA CONFECÇÃO. TAMBÉM MERECEM DESTAQUE A FAZENDA DO CIBRÃO E AS RUÍNAS DA CASA DE PEDRA. A CHÁCARA DOS CINTRA É OUTRA ATRAÇÃO COM SUAS RUÍNAS E UM GRANDE PORTAL EM PEDRA SABÃO.
INFRA-ESTRUTURA
A SEDE ADMINISTRATIVA DO PARQUE FICA NA FAZENDA SÃO JOSÉ DO MANSO, LOCAL QUE ABRIGOU, NA DÉCADA DE 1930, UMA FÁBRICA DE CHÁ. HOJE, O PARQUE POSSUI UMA COMPLETA INFRA-ESTRUTURA PARA ATENDER VISITANTES E PESQUISADORES COM CENTRO DE VISITANTES, BIBLIOTECA, ALOJAMENTOS PARA PESQUISADORES E FUNCIONÁRIOS. ALGUMAS DAS EDIFICAÇÕES DO PARQUE PASSARAM POR RECENTE REFORMA E NOVAS INSTALAÇÕES MELHORARAM AINDA MAIS A INFRA-ESTRUTURA DE APOIO A VISITANTES E PESQUISADORES. AS OBRAS FORAM REALIZADAS COM RECURSOS DO PROJETO DE PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DE MINAS GERAIS (PROMATA/MG).
VISITAÇÃO:
A VISITAÇÃO É ABERTA DE TERÇA-FEIRA A DOMINGO DE 8H00 AS 17H00. O PARQUE DISPÕE DE CENTRO DE VISITANTES, MUSEU DO CHÁ E CASA BANDEIRISTA, ALÉM DE TRILHAS INTERPRETATIVAS E ATRATIVOS NATURAIS.
AS VISITAS GUIADAS AO PICO DO ITACOLOMI DEVEM SER AGENDADAS JUNTO À ADMINISTRAÇÃO. A ÁREA DE CAMPING, CONTA COM ESTRUTURA DE APOIO, INCLUSIVE RESTAURANTE, DEVENDO SER AGENDADA A PERMANÊNCIA NO CAMPING, POIS O NÚMERO DE BARRACAS É LIMITADO.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8H00 AS 17H00
TELEFONE: FIXO: (31) 3551-6193 E CELULAR: (31) 9891-9471 OU 9737-9227
EMAIL: PEITACOLOMI@MEIOAMBIENTE.MG.GOV.BR

COMO CHEGAR:
O ACESSO FICA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE OURO PRETO E MARIANA. A PARTIR DE OURO PRETO, SEGUE-SE A BR-356 ATÉ O ENTRONCAMENTO COM A MG-262, EM DIREÇÃO AO PARQUE. OUTRA OPÇÃO É SEGUIR, A PARTIR DO SUL DA CIDADE, A RUA PANDIÁ CALÓGERAS, ATRAVESSAR A ESTRADA E SEGUIR AS TRILHAS SINALIZADAS.
DISTÂNCIA DE BELO HORIZONTE: 110 km
















BANHO DE CACHOEIRA, TRAVESSIAS DE CÓRREGOS E RIOS, MIRANTES E A RECOMPENSA DA VISÃO DE PEDAÇOS PRATICAMENTE INTOCADOS DA MATA ATLÂNTICA AJUDAM O TURISTA A ENCONTRAR PRECIOSOS TESOUROS NATURAIS GUARDADOS ENTRE AS MONTANHAS.
 APAIXONE-SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

SÃO GONÇALO DO PARÁ

BOM DIA. BEM VINDO A SÃO GONÇALO DO PARÁ / A CIDADE DOS DOCES A CIDADE COMEÇA O ANO, FAZENDO ANIVERSÁRIO. ELA FOI EMANCIPADA EM 10 DE JANEIRO DE 1949. QUEM NASCE EM SÃO GONÇALO DO PARA É: SÃOGONÇALENSE Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem. VENHA VISITAR E CONHECER DE PERTO ESTA BELA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS, QUE FICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO. foto -PMSGP SÃO GONÇALO DO PARÁ É A TERRA DO DOCE. AQUI SE FABRICA DOCES DA MELHOR QUALIDADE, QUE SÃO DISTRIBUIDOS POR TODO O BRAZIL. AQUI TAMBÉM, EH A UNICA FABRICA DO BRAZIL QUE AINDA FABRICA DOCE DE GOIABADA EM CAIXINHAS DE MADEIRA. (CONTRARIANDO A MÚSICA DE DUDU NOBRE) ALGUNS DADOS INTERESSANTES DA CIDADE:
POPULAÇÃO
1970..........6.329 1980..........6.229 1991..........7.541 2000..........7.972 2005..........8.237 2007..........10.308 2010..........10.405 (I…

SANTA LUZIA / NO SOLAR DA BARONESA

BEM VINDO A CIDADE COLONIAL DE SANTA LUZIA.  UM PATRIMÔNIO A CÉU ABERTO. foto - Wikipédia SANTA LUZIA TEM 202.942 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM SANTA LUZIA EH: LUZIENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 08 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.692 ORIGEM DO NOME / CONTA A HISTÓRIA QUE... Um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar. A imagem foi levada para a primeira capela do arraial, tornando-se a padroeira do município. Chegando a Portugal a noticia dos milagres que estavam sendo operado pela padroeira do Bom Retiro de Santa Luzia, o Sargento Mór Joaquim Pacheco Ribeiro, que estava desenganado pela ciência medica da sua Pátria, volta sua ultima esperança para o poder divino. Faz um voto à Santa milagrosa do sertão mineiro, pedindo-lhe a visão perdida. Como recebeu o mil…

PEDRA AZUL

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio" PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio c…

LIMA DUARTE / A CIDADE DO AR PURO

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS. copyrigth "Rosana4"
LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA.
CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE

LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO.
Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chama…

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

MANAUS / AMAZONAS - Eh um polo industrial com ritmo intenso, muita gente, concreto e trânsito de veículos. Mas a floresta está lá, marcante na personalidade da cidade, nas frutas e peixes que caracterizam fortemente a culinária local, na riqueza do ciclo da borracha

LINHA DO TEMPO DE "MANAUS" / AMAZONAS / BRASIL É bom que o visitante de primeira viagem saiba: apesar de ser uma das principais portas de entrada da Amazônia, Manaus é um centro urbano agitado, bem diferente do ambiente bucólico da floresta. A cidade é um polo industrial com ritmo intenso, muita gente, concreto e trânsito de veículos. Mas a floresta está lá, marcante na personalidade da cidade, nas frutas e peixes que caracterizam fortemente a culinária local, na riqueza do ciclo da borracha, que permitiu erguer o patrimônio histórico no século 19 e 20, nos traços indígenas de boa parte da população, nas chuvas torrenciais. Animado para desvendar o melhor de Manaus? Então, siga nosso roteiro! Vista aérea do Rio Negro, em Manaus (AM) O Rio Negro tem 4 quilômetros entre as margens, apenas um sexto da distância na região de Anavilhanas. Mas se impressionar com o volume do Negro não é prerrogativa apenas das crianças. Durante o indefectível – e imperdível – passeio de barco até o e…

MONTE CARMELO / MINAS GERAIS / BRAZIL - / CAPITAL NACIONAL DA TELHA DE CERÂMICA

BEM VINDO A CIDADE DE MONTE CARMELO. A CAPITAL DA TELHA E UM DOS MELHORES CAFÉ DO BRAZIL. foto - Fernando Camilo
MONTE CARMELO TEM 45.772 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM MONTE CARMELO EH: CARMELITANO A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.840 ORIGEM DO NOME 
Monte Carmelo é o nome de uma montanha existente no litoral de Israel, nas proximidades da cidade de Haifa. ″Carmelo″, em hebraico, significa ″uvas de Deus″. E como Carmo da Bagagem situa-se próximo a um monte semelhante ao da antiga Palestina, onde se encontra a sede da Congregação das Carmelitas, adotaram o nome de Monte Carmelo. Em consideração ao local onde se fundou a Ordem de Nossa Senhora do Carmo e também ao monte nas proximidades da cidade. HISTÓRIA

Esta região era habitada por índios, conforme provas encontradas em diversos lugares, tais como: machados de pedra, potes, roletes, etc. Eram índios das tribos ″Caiapós″ e ″Araxás″. Os primeiros movimentos que deram origem ao nosso povoado tiveram início e…

DIAMANTINA

BOM DIA. BEM VINDO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. BEM VINDO A DIAMANTINA. CIDADE DAS SERESTAS copyrigth "Mauro Braga" DIAMANTINA TEM HOJE, 45.884 HABITANTES. QUEM NASCE EM DIAMANTINA ÉH: DIAMANTINENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,748 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU A ECONOMIA DO MUNICÍPIO É FORTE NO SETOR ESTUDANTIL. AQUI SE ENCONTRA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI. AQUI FORAM REALIZADOS EM 2010, 194 CASAMENTOS, 19 SEPARAÇÕES E 28 DIVÓRCIOS. Conhecida inicialmente como Arraia do Tijuco ou Tejuco, a cidade emancipou-se do município do Serro em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. Essas pedras eram extraídas em grandes quantidades pela Coroa de Portugual, durante o século XVII. Em 1938, Diamantina comemorou seus 100 anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do IPHAN o título de Patrimônio Histórico Nacional. E, no ano de 1999, foi tombada pela UNESCO como: Patrimônio cult…

SÃO GONÇALO DO PARÁ / A CIDADE DOS DOCES

BOM DIA. BEM VINDO A SÃO GONÇALO DO PARÁ  A CIDADE COMEÇA O ANO, FAZENDO ANIVERSÁRIO. ELA FOI EMANCIPADA EM 10 DE JANEIRO DE 1949. QUEM NASCE EM SÃO GONÇALO DO PARA É: SÃOGONÇALENSE Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem. VENHA VISITAR E CONHECER DE PERTO ESTA BELA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS, QUE FICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO. foto -PMSGP
SÃO GONÇALO DO PARÁ É A TERRA DO DOCE. AQUI SE FABRICA DOCES DA MELHOR QUALIDADE, QUE SÃO DISTRIBUIDOS POR TODO O BRAZIL. AQUI TAMBÉM, EH A UNICA FABRICA DO BRAZIL QUE AINDA FABRICA DOCE DE GOIABADA EM CAIXINHAS DE MADEIRA. (CONTRARIANDO A MÚSICA DE DUDU NOBRE) ALGUNS DADOS INTERESSANTES DA CIDADE:
POPULAÇÃO
1970..........6.329 1980..........6.229 1991..........7.541 2000..........7.972 2005..........8.237 2007..........10.308 2010..........10.405 (IBGE 2010) HISTORIA A C…