Pular para o conteúdo principal

COZINHA MINEIRA / MINAS DE MUITOS SABORES

















CHÃO DE CIMENTO QUEIMADO, FOGÃO CONSTRUÍDO A PARTIR DE TÉCNICAS TRADICIONAIS, QUANDO NÃO FEITO A PARTIR DOS CUPINZEIROS QUE SURGEM NOS PASTOS OU DE LATÕES EMBUTIDOS NAS GROSSAS PAREDES DE ADOBE. 
imagem - ?
LINGÜIÇAS OU CARNES DEFUMANDO, DEPENDURADAS. CHAMINÉ ATIVA, FUMAÇA SUBINDO PELO CÉU, AVISANDO COM SEU AROMA TÍPICO DA ROÇA QUE HÁ QUITANDAS OU "COMIDAS DE ANGU" ESPERANDO OS COMENSAIS. 
imagem - ?
QUE MINEIRO NUNCA VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA TÍPICA MINEIRA, NEM QUE SEJA EM UM DOS MUITOS RESTAURANTES TÍPICOS DE COMIDA MINEIRA? SÃO MUITOS OS CEREAIS, SÃO MUITAS AS FORMAS DE SE FAZER UM ANGU COM FUBÁ DE MOINHO D'ÁGUA, DE REFOGAR VERDURAS DA HORTA OU DOS QUINTAIS, COMO COUVE, ALMEIRÃO, TAIOBA, CANSANÇÃO, ORA-PRO-NOBIS... 
imagem - ?

O QUE DIZER DO QUIABO, DA ABÓBORA-MENINA, DA ABOBRINHA? E O PASTEL DE ANGU? E O GALOPÉ? E O CHUCHU COM BACALHAU? O TORRESMO CROCANTE, A CARNE NA LATA DE GORDURA, O PERNIL TEMPERADO, O LEITÃO À PURURUCA, O FEIJÃO TROPEIRO, O FRANGUINHO CAIPIRA? 
imagem - ?
NÃO HÁ COMO NÃO VENERAR ESSA RAIZ CABOCLA, CAIPIRA QUE TEMOS NAS MINAS GERAIS E QUE FAZ DA NOSSA COZINHA UMA DAS MAIS SABOROSAS DO PAÍS, RECEBENDO INFLUÊNCIAS QUE VÃO DOS INDÍGENAS AOS FRICANOS, PASSANDO, OBVIAMENTE, PELOS COLONIZADORES EUROPEUS. 
imagem - ?
POR ISSO, A CHAMADA COZINHA TRADICIONAL OU TÍPICA MINEIRA FOI FORJADA A PARTIR DOS SÉCULOS XVIII E XIX E EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS E COMPLEMENTARES: O DE ESCASSEZ, NO AUGE DA MINERAÇÃO DO OURO, E O DE FARTURA, COM A RURALIZAÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL.  
imagem - ?
ESSA ORIGEM E COMPOSIÇÃO DA COZINHA TRADICIONAL E TÍPICA MINEIRA QUE A NÓS FOI LEGADA NOS REMETE À ANÁLISE DE DOIS PERÍODOS HISTÓRICOS QUE MARCARAM A VIDA ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL EM MINAS GERAIS: O PERÍODO DA MINERAÇÃO, CUJO APOGEU SE DEU NO SÉCULO XVIII; E O PERÍODO DA "RURALIZAÇÃO", MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO DA VIDA ECONÔMICA E SOCIAL NAS FAZENDAS, QUE SUCEDEU AO DECLÍNIO DAS MINAS E DUROU DO FINAL DO SÉCULO XVIII ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX.
imagem - ?
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA REGIONAL MINEIRA, COMO O FEIJÃO TROPEIRO, O ANGU DE MILHO VERDE OU DE FUBÁ COM FRANGO, A PAÇOCA DE CARNE SECA, FAROFAS, COUVE, O LOMBO E O PERNIL ASSADOS, LEITÃO À PURURUCA, O TORRESMO, O TUTU E TODA UMA SÉRIE DE PRATOS EM QUE PREDOMINAM AS CARNES DE PORCO E DE FRANGO ATRAVESSARAM OS SÉCULOS ATÉ CHEGAR A NÓS COMO UM VERDADEIRO MANJAR DOS DEUSES PARA AGRADAR AO CÉU DE NOSSA BOCA...
imagem - ?
TRADIÇÃO RENOVADA
DOS ÍNDIOS VIERAM O ESCALDADO, O PIRÃO, A PAÇOCA, AS FAROFAS, OS PRATOS À BASE DE MANDIOCA E DE MILHO, QUE SE DERIVARAM PARA AS CANJICAS, MINGAUS E PAPAS. DOS PORTUGUESES PROVEIO A UTILIZAÇÃO DO OVO DA GALINHA, QUE PROPICIOU UM FARTO RENDIMENTO CULINÁRIO: FRITADAS, DOCES, BOLOS, OVOS COZIDOS, ESTRELADOS, QUENTES, MOLES, BABA-DE-MOÇA, DOCE DE OVOS, FIOS DE OVOS E GEMADA COM VINHO DO PORTO.
imagem - ?
O AÇÚCAR CONQUISTOU A TODOS. ESCRAVOS, SERTANEJOS, CAÇADORES, ROMEIROS TINHAM NA RAPADURA COM FARINHA UMA PROVISÃO NACIONAL. EM MINAS, MELADO COM FARINHA E, MAIS TARDE, COM QUEIJO, TORNOU-SE RECEITA CONSAGRADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. 
imagem - ?
SURGIA A SOBREMESA, QUE NATIVOS E AFRICANOS DESCONHECIAM, REPRODUZINDO-SE E RECRIANDO-SE DOCES QUE JÁ ERAM PARTE DA TRADIÇÃO PORTUGUESA, ADICIONADOS A ELEMENTOS NACIONAIS COMO AMENDOINS E CASTANHAS NATIVAS, PACOVAS (BANANAS DA TERRA), CAJUS, ARAÇÁS E ANANASES. AS COMPOTAS APROVEITARAM AS FRUTAS NATIVAS E AQUELAS QUE O PORTUGUÊS TROUXE PARA OS QUINTAIS BRASILEIROS. 
imagem - ?
OS ENGENHOS LOCAIS FORNECERAM A RAPADURA, MELADO OU AÇÚCAR. A PREFERÊNCIA PELO DOCE EM RELAÇÃO ÀS FRUTAS FOI UMA INFLUÊNCIA LUSA QUE SE MANTÉM ATÉ OS DIAS ATUAIS COM MUITA VARIEDADE E FARTURA NAS MESAS TRADICIONALMENTE MINEIRAS.
imagem - ?
MISTURAS FINAS
NAS CASAS, NO COTIDIANO, A LÓGICA DA ECONOMIA DE TEMPOS DIFÍCEIS IMPÔS OS ALIMENTOS COZIDOS E O APROVEITAMENTO DE TUDO, INCLUSIVE DAS SOBRAS, GERANDO COMPOSIÇÕES IGUALMENTE SABOROSAS. AS FAROFAS E AS SOPAS APROVEITAVAM AS SOBRAS DE CARNES, LEGUMES, FEIJÕES E VERDURAS, QUE AINDA COMPÕEM O CARDÁPIO DO MINEIRO CONTEMPORÂNEO.  
imagem - ?
O MEXIDO, UMA MISTURA DE TUDO QUE SOBROU, ERA COMIDO NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DA MANHÃ, ANTES DA SAÍDA PARA A LIDA OU NO JANTAR. ESSE PRATO PERDURA AINDA HOJE, SOBRETUDO EM FAZENDAS, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS OU NAS MADRUGADAS DA CAPITAL MINEIRA, EM MUITOS RESTAURANTES DE CARDÁPIO MAIS POPULAR E NOS BOTECOS.
imagem - ?
O LOMBO, A LEITOA E A GALINHA ASSADOS ERAM PRATOS DE FESTA, DE DOMINGO, DE VISITAS. NA INTIMIDADE DO DIA-A-DIA, OS COZIDOS PREDOMINAVAM: O FEIJÃO, O ANGU, O MEXIDO, VERDURAS E LEGUMES COZIDOS, OU OS LEGUMES COM CARNE,  FRANGO COM QUIABO, POR EXEMPLO, MANDIOCA E CANJIQUINHA COM CARNE, PODENDO SER COSTELA OU SUÃ DE PORCO, COSTELA DE VACA E OUTROS.
imagem - ?
PÉS NO CHÃO, OLFATO NA COZINHA
LEITE EM ABUNDÂNCIA, QUEIJOS VARIADOS E OVOS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DAS QUITANDAS E DOCES - LEGADOS DA TRADIÇÃO PORTUGUESA. A CANJICA COM LEITE ERA SOBREMESA CONSTANTE NAS FAZENDAS E, EM ALGUMAS CASAS, ERA A CEIA MAIS APRECIADA ANTES DE SE DEITAR. COM O ACRÉSCIMO DO AMENDOIM, FEZ-SE A NOSSA CANJICADA. 
imagem - ?
A CARNE DE VACA SE TORNOU MAIS PRESENTE NA MESA MINEIRA, MAS DEMOROU UM SÉCULO PARA SUBSTITUIR O COSTUME DE CONSUMIR, PREFERENCIALMENTE, CARNE DE FRANGO E DE PORCO, QUE AINDA HOJE PREDOMINAM NOS PRATOS TÍPICOS. A PRESENÇA DO CAFÉ TAMBÉM SE TORNOU DEFINITIVA. O BULE NO FOGÃO A LENHA É UM FORTE ELEMENTO DO CENÁRIO DA COZINHA MINEIRA, ONDE O CAFÉ, SEMPRE QUENTINHO, ERA SERVIDO ACOMPANHANDO AS QUITANDAS, NO ENCERRAMENTO DAS REFEIÇÕES, OU NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DO DIA, ADOÇADO COM RAPADURA.
imagem - ?
QUITANDAS E QUEIJOS
EM MINAS, O QUEIJO, QUE HOJE É UMA DAS MAIS FORTES IDENTIDADES CULINÁRIAS DO ESTADO, FOI IMPORTADO DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS, ATÉ O FINAL DO SÉCULO XVIII. NO CARDÁPIO DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, OS QUEIJOS APARECIAM CITADOS À SOBREMESA, ACOMPANHANDO DOCES OU COMO COMPLEMENTO DE CEIAS NOTURNAS. 
imagem - ?
NO CAFÉ DA MANHÃ, ACOMPANHAVAM FARINHA, CAFÉ, OU ANGU COM LEITE.  A EXPANSÃO DO CONSUMO DE QUEIJO EM MINAS OCORREU COMO CONSEQÜÊNCIA DA NECESSIDADE DE SE APROVEITAR O LEITE NOS LOCAIS DA PROVÍNCIA ONDE SE INTENSIFICAVA A PECUÁRIA. HOJE, O QUEIJO DE MINAS OU FRESCAL É IGUARIA MINEIRA DISPUTADA POR TURISTAS DE TODO O PAÍS E ARTIGO VENDIDO NOS AEROPORTOS QUASE COMO UM SOUVENIR DA CULTURA GASTRONÔMICA REGIONAL.

Referência bibliográfica: Abdala, Mônica Chaves in Revista do Arquivo Público Mineiro, Ano XLII - N º 2 - Julho-Dezembro de 2006.



 SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
UM DIA DESTES QUALQUER, A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS
ATÉ ESTE DIA INTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OURO PRETO / PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

SEJA BEM VINDO A MAIS BONITA CIDADE HISTÓRICA DO PLANETA.
BEM VINDO AO PRIMEIRO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
copyrigth " Marcos Guerra"
-->
-->
OURO PRETO TEM 70.227 HABITANTES (IBGE 2010)
QUE NASCE EM OURO PRETO EH: OURO-PRETANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1711
O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,787 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
Deve-se ao espírito intrépido e aventureiro dos bandeirantes paulistas o início do povoamento de Minas Gerais em fins do século XVII. Os sertões das Gerais, que viriam integrar o território do país em formação, atraíam então inúmeras expedições, em busca de ouro e pedras preciosas, ou de índios para o trabalho escravo em São Paulo.

Com o propósito de aprisionar indígenas, partiu de Taubaté, por volta de 1694, uma expedição rumo ao sertão dos Cataguases. Fazia parte do grupo o mulato Duarte Lopes, que já havia trabalhado nas minas de Paranaguá e Curitiba. A expedição acampou no local denominado…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

AS MONTANHAS E SERRAS DAS MINAS GERAIS PREFERIDAS PELOS PRATICANTES DE TREKKING E ECOTURISMO

LINHA DO TEMPO DAS "05 MONTANHAS MAIS BONITAS DE MINAS GERAIS" / BRASIL foto - ?
SÃO RIOS E RIACHOS. SÃO TRILHAS E RUMOS. SÃO FLORESTAS E MATAS. SÃO ANIMAIS E PLANTAS. SÃO CIDADES E LUGAREJOS. SÃO FESTAS E FOLCLORES. SÃO RAÇA E COR. E SÃO MONTANHAS E SERRAS. AQUI, VOCÊ PODE VER UM POUCO DO QUE É MINAS. ATRAVÉS DE SUAS MONTANHAS. AS ESCOLHAS FORAM BASEADAS NAS OPINIÕES DOS TURISTAS. 1ª COLOCADA REGIÃO DE MARMELÓPOLIS / PRÓXIMO A DIVISA COM SÃO PAULO UMA CADEIA DE MONTANHAS A PERDER DE VISTA copyrigth "Cesar Ribeiro Junior"




2ª COLOCADA -  NA REGIÃO OESTE DO ESTADO - NAS PROXIMIDADES DE PIMENTA AQUI ONDE O VERDE SE ENCONTRA COM O AZUL copyrigth "Aender Arcos/mg"



3ª COLOCADA -  NO SUL DO ESTADO -  NAS PROXIMIDADES DE CABO VERDE. ESTE MAR DE MONTANHAS MOSTRA A BELEZA DAS MINAS GERAIS copyrigth "Albertina Dias"

4ª COLOCADA -  PERTO DA DIVISA COM O ESPIRITO SANTO

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…

PARACATU / MG

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO imagem - Revoredo
PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728 ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. HISTÓRIA Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de Sã…

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

BARUERI / SÃO PAULO - Por não ter zona rural, a cidade eh polo empresarial e maior geradora de empregos na região metropolitana de São paulo

LINHA DO TEMPO DE "BARUERI" / SÃO PAULO / BRASIL / WORLD BEM VINDO A BARUERI. A FLOR VERMELHA QUE ENCANTA.  foto - ?
CIDADE DO CLUBE DE FUTEBOL "BARUERI"
foto - ?
AQUI UMA VISÃO GERAL DO CENTRO
imagem - Kleber Barueri
População estimada 2016 (1) - 264.935 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 65,701
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 3.665,21
Código do Município 3505708
Gentílico - Barueriense

ORIGEM DO NOME O nome Barueri deriva da mistura da palavra francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o Tietê. O vocábulo Barueri em tupi guarani não quer dizer flor vermelha que encanta, como muitos acreditam. Talvez pelo fato de, às margens do rio Barueri Mirim existirem, muitos anos atrás, flores vermelhas (hibisco) deu-se esta associação. “Flor vermelha que encanta” é, na verdade, uma espécie d…

ALAGOAS / BRASIL - O verde contagiante dos coqueiros, jangadas de velas coloridas, praias, museus, teatros, igrejas, bairros históricos, artesanatos, gastronomia diversificada completam este cenário inesquecível

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DE "ALAGOAS" / BRASIL / WORLD
Capital - Maceió  População estimada 2016 - 3.358.963  Área 2015 (km²) - 27.848,158  Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 112,33  Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 598,00  Número de Municípios - 102  HISTÓRICO  Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste da região Nordeste. Sua capital é a cidade de Maceió e a sede administrativa é o Palácio República dos Palmares.  Penúltimo estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco, Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.  Inicialmente, o território alagoano constituía a parte sul da Capitania de Pernambuco, só vindo a conquistar sua…

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…