Pular para o conteúdo principal

COZINHA MINEIRA / MINAS DE MUITOS SABORES

















CHÃO DE CIMENTO QUEIMADO, FOGÃO CONSTRUÍDO A PARTIR DE TÉCNICAS TRADICIONAIS, QUANDO NÃO FEITO A PARTIR DOS CUPINZEIROS QUE SURGEM NOS PASTOS OU DE LATÕES EMBUTIDOS NAS GROSSAS PAREDES DE ADOBE. 
imagem - ?
LINGÜIÇAS OU CARNES DEFUMANDO, DEPENDURADAS. CHAMINÉ ATIVA, FUMAÇA SUBINDO PELO CÉU, AVISANDO COM SEU AROMA TÍPICO DA ROÇA QUE HÁ QUITANDAS OU "COMIDAS DE ANGU" ESPERANDO OS COMENSAIS. 
imagem - ?
QUE MINEIRO NUNCA VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA TÍPICA MINEIRA, NEM QUE SEJA EM UM DOS MUITOS RESTAURANTES TÍPICOS DE COMIDA MINEIRA? SÃO MUITOS OS CEREAIS, SÃO MUITAS AS FORMAS DE SE FAZER UM ANGU COM FUBÁ DE MOINHO D'ÁGUA, DE REFOGAR VERDURAS DA HORTA OU DOS QUINTAIS, COMO COUVE, ALMEIRÃO, TAIOBA, CANSANÇÃO, ORA-PRO-NOBIS... 
imagem - ?

O QUE DIZER DO QUIABO, DA ABÓBORA-MENINA, DA ABOBRINHA? E O PASTEL DE ANGU? E O GALOPÉ? E O CHUCHU COM BACALHAU? O TORRESMO CROCANTE, A CARNE NA LATA DE GORDURA, O PERNIL TEMPERADO, O LEITÃO À PURURUCA, O FEIJÃO TROPEIRO, O FRANGUINHO CAIPIRA? 
imagem - ?
NÃO HÁ COMO NÃO VENERAR ESSA RAIZ CABOCLA, CAIPIRA QUE TEMOS NAS MINAS GERAIS E QUE FAZ DA NOSSA COZINHA UMA DAS MAIS SABOROSAS DO PAÍS, RECEBENDO INFLUÊNCIAS QUE VÃO DOS INDÍGENAS AOS FRICANOS, PASSANDO, OBVIAMENTE, PELOS COLONIZADORES EUROPEUS. 
imagem - ?
POR ISSO, A CHAMADA COZINHA TRADICIONAL OU TÍPICA MINEIRA FOI FORJADA A PARTIR DOS SÉCULOS XVIII E XIX E EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS E COMPLEMENTARES: O DE ESCASSEZ, NO AUGE DA MINERAÇÃO DO OURO, E O DE FARTURA, COM A RURALIZAÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL.  
imagem - ?
ESSA ORIGEM E COMPOSIÇÃO DA COZINHA TRADICIONAL E TÍPICA MINEIRA QUE A NÓS FOI LEGADA NOS REMETE À ANÁLISE DE DOIS PERÍODOS HISTÓRICOS QUE MARCARAM A VIDA ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL EM MINAS GERAIS: O PERÍODO DA MINERAÇÃO, CUJO APOGEU SE DEU NO SÉCULO XVIII; E O PERÍODO DA "RURALIZAÇÃO", MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO DA VIDA ECONÔMICA E SOCIAL NAS FAZENDAS, QUE SUCEDEU AO DECLÍNIO DAS MINAS E DUROU DO FINAL DO SÉCULO XVIII ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX.
imagem - ?
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA REGIONAL MINEIRA, COMO O FEIJÃO TROPEIRO, O ANGU DE MILHO VERDE OU DE FUBÁ COM FRANGO, A PAÇOCA DE CARNE SECA, FAROFAS, COUVE, O LOMBO E O PERNIL ASSADOS, LEITÃO À PURURUCA, O TORRESMO, O TUTU E TODA UMA SÉRIE DE PRATOS EM QUE PREDOMINAM AS CARNES DE PORCO E DE FRANGO ATRAVESSARAM OS SÉCULOS ATÉ CHEGAR A NÓS COMO UM VERDADEIRO MANJAR DOS DEUSES PARA AGRADAR AO CÉU DE NOSSA BOCA...
imagem - ?
TRADIÇÃO RENOVADA
DOS ÍNDIOS VIERAM O ESCALDADO, O PIRÃO, A PAÇOCA, AS FAROFAS, OS PRATOS À BASE DE MANDIOCA E DE MILHO, QUE SE DERIVARAM PARA AS CANJICAS, MINGAUS E PAPAS. DOS PORTUGUESES PROVEIO A UTILIZAÇÃO DO OVO DA GALINHA, QUE PROPICIOU UM FARTO RENDIMENTO CULINÁRIO: FRITADAS, DOCES, BOLOS, OVOS COZIDOS, ESTRELADOS, QUENTES, MOLES, BABA-DE-MOÇA, DOCE DE OVOS, FIOS DE OVOS E GEMADA COM VINHO DO PORTO.
imagem - ?
O AÇÚCAR CONQUISTOU A TODOS. ESCRAVOS, SERTANEJOS, CAÇADORES, ROMEIROS TINHAM NA RAPADURA COM FARINHA UMA PROVISÃO NACIONAL. EM MINAS, MELADO COM FARINHA E, MAIS TARDE, COM QUEIJO, TORNOU-SE RECEITA CONSAGRADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. 
imagem - ?
SURGIA A SOBREMESA, QUE NATIVOS E AFRICANOS DESCONHECIAM, REPRODUZINDO-SE E RECRIANDO-SE DOCES QUE JÁ ERAM PARTE DA TRADIÇÃO PORTUGUESA, ADICIONADOS A ELEMENTOS NACIONAIS COMO AMENDOINS E CASTANHAS NATIVAS, PACOVAS (BANANAS DA TERRA), CAJUS, ARAÇÁS E ANANASES. AS COMPOTAS APROVEITARAM AS FRUTAS NATIVAS E AQUELAS QUE O PORTUGUÊS TROUXE PARA OS QUINTAIS BRASILEIROS. 
imagem - ?
OS ENGENHOS LOCAIS FORNECERAM A RAPADURA, MELADO OU AÇÚCAR. A PREFERÊNCIA PELO DOCE EM RELAÇÃO ÀS FRUTAS FOI UMA INFLUÊNCIA LUSA QUE SE MANTÉM ATÉ OS DIAS ATUAIS COM MUITA VARIEDADE E FARTURA NAS MESAS TRADICIONALMENTE MINEIRAS.
imagem - ?
MISTURAS FINAS
NAS CASAS, NO COTIDIANO, A LÓGICA DA ECONOMIA DE TEMPOS DIFÍCEIS IMPÔS OS ALIMENTOS COZIDOS E O APROVEITAMENTO DE TUDO, INCLUSIVE DAS SOBRAS, GERANDO COMPOSIÇÕES IGUALMENTE SABOROSAS. AS FAROFAS E AS SOPAS APROVEITAVAM AS SOBRAS DE CARNES, LEGUMES, FEIJÕES E VERDURAS, QUE AINDA COMPÕEM O CARDÁPIO DO MINEIRO CONTEMPORÂNEO.  
imagem - ?
O MEXIDO, UMA MISTURA DE TUDO QUE SOBROU, ERA COMIDO NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DA MANHÃ, ANTES DA SAÍDA PARA A LIDA OU NO JANTAR. ESSE PRATO PERDURA AINDA HOJE, SOBRETUDO EM FAZENDAS, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS OU NAS MADRUGADAS DA CAPITAL MINEIRA, EM MUITOS RESTAURANTES DE CARDÁPIO MAIS POPULAR E NOS BOTECOS.
imagem - ?
O LOMBO, A LEITOA E A GALINHA ASSADOS ERAM PRATOS DE FESTA, DE DOMINGO, DE VISITAS. NA INTIMIDADE DO DIA-A-DIA, OS COZIDOS PREDOMINAVAM: O FEIJÃO, O ANGU, O MEXIDO, VERDURAS E LEGUMES COZIDOS, OU OS LEGUMES COM CARNE,  FRANGO COM QUIABO, POR EXEMPLO, MANDIOCA E CANJIQUINHA COM CARNE, PODENDO SER COSTELA OU SUÃ DE PORCO, COSTELA DE VACA E OUTROS.
imagem - ?
PÉS NO CHÃO, OLFATO NA COZINHA
LEITE EM ABUNDÂNCIA, QUEIJOS VARIADOS E OVOS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DAS QUITANDAS E DOCES - LEGADOS DA TRADIÇÃO PORTUGUESA. A CANJICA COM LEITE ERA SOBREMESA CONSTANTE NAS FAZENDAS E, EM ALGUMAS CASAS, ERA A CEIA MAIS APRECIADA ANTES DE SE DEITAR. COM O ACRÉSCIMO DO AMENDOIM, FEZ-SE A NOSSA CANJICADA. 
imagem - ?
A CARNE DE VACA SE TORNOU MAIS PRESENTE NA MESA MINEIRA, MAS DEMOROU UM SÉCULO PARA SUBSTITUIR O COSTUME DE CONSUMIR, PREFERENCIALMENTE, CARNE DE FRANGO E DE PORCO, QUE AINDA HOJE PREDOMINAM NOS PRATOS TÍPICOS. A PRESENÇA DO CAFÉ TAMBÉM SE TORNOU DEFINITIVA. O BULE NO FOGÃO A LENHA É UM FORTE ELEMENTO DO CENÁRIO DA COZINHA MINEIRA, ONDE O CAFÉ, SEMPRE QUENTINHO, ERA SERVIDO ACOMPANHANDO AS QUITANDAS, NO ENCERRAMENTO DAS REFEIÇÕES, OU NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DO DIA, ADOÇADO COM RAPADURA.
imagem - ?
QUITANDAS E QUEIJOS
EM MINAS, O QUEIJO, QUE HOJE É UMA DAS MAIS FORTES IDENTIDADES CULINÁRIAS DO ESTADO, FOI IMPORTADO DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS, ATÉ O FINAL DO SÉCULO XVIII. NO CARDÁPIO DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, OS QUEIJOS APARECIAM CITADOS À SOBREMESA, ACOMPANHANDO DOCES OU COMO COMPLEMENTO DE CEIAS NOTURNAS. 
imagem - ?
NO CAFÉ DA MANHÃ, ACOMPANHAVAM FARINHA, CAFÉ, OU ANGU COM LEITE.  A EXPANSÃO DO CONSUMO DE QUEIJO EM MINAS OCORREU COMO CONSEQÜÊNCIA DA NECESSIDADE DE SE APROVEITAR O LEITE NOS LOCAIS DA PROVÍNCIA ONDE SE INTENSIFICAVA A PECUÁRIA. HOJE, O QUEIJO DE MINAS OU FRESCAL É IGUARIA MINEIRA DISPUTADA POR TURISTAS DE TODO O PAÍS E ARTIGO VENDIDO NOS AEROPORTOS QUASE COMO UM SOUVENIR DA CULTURA GASTRONÔMICA REGIONAL.

Referência bibliográfica: Abdala, Mônica Chaves in Revista do Arquivo Público Mineiro, Ano XLII - N º 2 - Julho-Dezembro de 2006.



 SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
UM DIA DESTES QUALQUER, A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS
ATÉ ESTE DIA INTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

SANTA LUZIA / NO SOLAR DA BARONESA

BEM VINDO A CIDADE COLONIAL DE SANTA LUZIA.  UM PATRIMÔNIO A CÉU ABERTO. foto - Wikipédia SANTA LUZIA TEM 202.942 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM SANTA LUZIA EH: LUZIENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 08 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.692 ORIGEM DO NOME / CONTA A HISTÓRIA QUE... Um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar. A imagem foi levada para a primeira capela do arraial, tornando-se a padroeira do município. Chegando a Portugal a noticia dos milagres que estavam sendo operado pela padroeira do Bom Retiro de Santa Luzia, o Sargento Mór Joaquim Pacheco Ribeiro, que estava desenganado pela ciência medica da sua Pátria, volta sua ultima esperança para o poder divino. Faz um voto à Santa milagrosa do sertão mineiro, pedindo-lhe a visão perdida. Como recebeu o mil…

SÃO GONÇALO DO PARÁ

BOM DIA. BEM VINDO A SÃO GONÇALO DO PARÁ / A CIDADE DOS DOCES A CIDADE COMEÇA O ANO, FAZENDO ANIVERSÁRIO. ELA FOI EMANCIPADA EM 10 DE JANEIRO DE 1949. QUEM NASCE EM SÃO GONÇALO DO PARA É: SÃOGONÇALENSE Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem. VENHA VISITAR E CONHECER DE PERTO ESTA BELA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS, QUE FICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO. foto -PMSGP SÃO GONÇALO DO PARÁ É A TERRA DO DOCE. AQUI SE FABRICA DOCES DA MELHOR QUALIDADE, QUE SÃO DISTRIBUIDOS POR TODO O BRAZIL. AQUI TAMBÉM, EH A UNICA FABRICA DO BRAZIL QUE AINDA FABRICA DOCE DE GOIABADA EM CAIXINHAS DE MADEIRA. (CONTRARIANDO A MÚSICA DE DUDU NOBRE) ALGUNS DADOS INTERESSANTES DA CIDADE:
POPULAÇÃO
1970..........6.329 1980..........6.229 1991..........7.541 2000..........7.972 2005..........8.237 2007..........10.308 2010..........10.405 (I…

SÃO GONÇALO DO PARÁ / A CIDADE DOS DOCES

BOM DIA. BEM VINDO A SÃO GONÇALO DO PARÁ  A CIDADE COMEÇA O ANO, FAZENDO ANIVERSÁRIO. ELA FOI EMANCIPADA EM 10 DE JANEIRO DE 1949. QUEM NASCE EM SÃO GONÇALO DO PARA É: SÃOGONÇALENSE Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem. VENHA VISITAR E CONHECER DE PERTO ESTA BELA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS, QUE FICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO. foto -PMSGP
SÃO GONÇALO DO PARÁ É A TERRA DO DOCE. AQUI SE FABRICA DOCES DA MELHOR QUALIDADE, QUE SÃO DISTRIBUIDOS POR TODO O BRAZIL. AQUI TAMBÉM, EH A UNICA FABRICA DO BRAZIL QUE AINDA FABRICA DOCE DE GOIABADA EM CAIXINHAS DE MADEIRA. (CONTRARIANDO A MÚSICA DE DUDU NOBRE) ALGUNS DADOS INTERESSANTES DA CIDADE:
POPULAÇÃO
1970..........6.329 1980..........6.229 1991..........7.541 2000..........7.972 2005..........8.237 2007..........10.308 2010..........10.405 (IBGE 2010) HISTORIA A C…

LIMA DUARTE / A CIDADE DO AR PURO

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS. copyrigth "Rosana4"
LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA.
CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE

LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO.
Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chama…

MANAUS / AMAZONAS - Eh um polo industrial com ritmo intenso, muita gente, concreto e trânsito de veículos. Mas a floresta está lá, marcante na personalidade da cidade, nas frutas e peixes que caracterizam fortemente a culinária local, na riqueza do ciclo da borracha

LINHA DO TEMPO DE "MANAUS" / AMAZONAS / BRASIL É bom que o visitante de primeira viagem saiba: apesar de ser uma das principais portas de entrada da Amazônia, Manaus é um centro urbano agitado, bem diferente do ambiente bucólico da floresta. A cidade é um polo industrial com ritmo intenso, muita gente, concreto e trânsito de veículos. Mas a floresta está lá, marcante na personalidade da cidade, nas frutas e peixes que caracterizam fortemente a culinária local, na riqueza do ciclo da borracha, que permitiu erguer o patrimônio histórico no século 19 e 20, nos traços indígenas de boa parte da população, nas chuvas torrenciais. Animado para desvendar o melhor de Manaus? Então, siga nosso roteiro! Vista aérea do Rio Negro, em Manaus (AM) O Rio Negro tem 4 quilômetros entre as margens, apenas um sexto da distância na região de Anavilhanas. Mas se impressionar com o volume do Negro não é prerrogativa apenas das crianças. Durante o indefectível – e imperdível – passeio de barco até o e…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

PONTE NOVA - NAS MARGENS DO RIO PIRANGA

BEM VINDO A CIDADE DE PONTE NOVA. TERRA NATAL DE REINALDO -  ÍDOLO DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO E DA DUPLA SERTANEJA VICTOR & LÉO
foto - ?
PONTE NOVA TEM 57.390 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PONTE NOVA EH: PONTENOVENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE OUTUBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.856
ORIGEM DO NOME 

GOVERNADOR VALADARES / A CAPITAL DO VALE DO RIO DOCE

BEM VINDO A CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES / A PRINCESINHA DO VALE.
imagem - Idleal
GOVERNADOR VALADARES TEM 263.689 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM GOVERNADOR VALADARES EH: VALADARENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME