Pular para o conteúdo principal

MILHO VERDE / QUEM VÊ SE ENCANTA - DISTRITO DE SERRO

















SEJA BEM VINDO AO DISTRITO DE MILHO VERDE. MAIS UM PEDAÇO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS.
A PRACINHA CENTRAL
fotu - pms

O DISTRITO DE MILHO VERDE TEM APROXIMADAMENTE 1400 HABITANTES
O DISTRITO ESTA À 755 km DE BRASÍLIA
SE ENCONTRA Á 205 km DE BELO HORIZONTE
E ESTÁ A 315 km DE DIVINÓPOLIS
ORIGEM DO NOME
A PRIMEIRA DENOMINAÇÃO DADA FOI ARRAIAL DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES DE MILHO VERDE DO SERRO FRIO. ESTE NOME FOI DEVIDO A NOSSA SENHORA DOS PRAZERES SER A PADROEIRA DO ARRAIAL, SERRO FRIO PELO FATO DO ARRAIAL ESTAR LOCALIZADO EM SANTO ANTÔNIO DO BOM RETIRO DO SERRO FRIO, ATUAL CIDADE DO SERRO E MILHO VERDE PELA VERSÃO ABAIXO.


CONTA SOBRE A PASSAGEM DE BANDEIRANTES NA REGIÃO, QUANDO EM CERTO MOMENTO ALGUNS DELES COM FOME PARARAM NA CASA DE UM HABITANTE LOCAL. ESTE HABITANTE, SR. MODESTO, OFERECEU-LHES ABRIGO E A ÚNICA COISA QUE TINHA COMO ALIMENTO: MILHO VERDE
HISTÓRIA

A HISTÓRIA DO LUGAREJO É ENRIQUECIDA POR FATOS COMO A DESCOBERTA DOS PRIMEIROS DIAMANTES DA REGIÃO E O BATIZADO DA PERSONAGEM HISTÓRICA, CHICA DA SILVA. 
APRESENTA BELA PAISAGEM, COM AMPLA VISTA DE VALES, SERRAS E DO PICO DO ITAMBÉ. A VEGETAÇÃO É DE CAMPOS RUPESTRES E DE ALTITUDE, ALÉM DE CERRADO, TÍPICOS DA REGIÃO, ENTREMEADA POR INÚMEROS CURSOS DE ÁGUA. 
AS CASAS SÃO SIMPLES E AS RUAS ESTREITAS, MUITAS TOTALMENTE INVADIDAS POR GRAMA VERDE DURANTE A MAIOR PARTE DO ANO.
A ANTIGA VILA DE MINERAÇÃO TALVEZ ESTIVESSE CONDENADA AO DESINTERESSE SE NÃO FOSSE DESCOBERTA COMO DESTINO TURÍSTICO.
O PASSADO DE ABANDONO E ESQUECIMENTO FOI UM IMPORTANTE ALIADO NA PRESERVAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO POVOADO E DE SUA GENTE SIMPLES E HOSPITALEIRA.
MILHO VERDE HOJE CONTA COM UM LINDO CENÁRIO TURÍSTICO, RICO EM CACHOEIRAS, QUE ATRAI TURISTAS DE TODAS AS PARTES DO PAÍS (E ATÉ DO MUNDO)
O ARMAZÉM DA ESQUINA
fotu - José Gustavo A. Murta
UM BELO CASARÃO
fotu - José Gustavo A. Murta 

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
POUCO SE CONHECE OFICIALMENTE SOBRE A HISTÓRIA DESTA PEQUENA CAPELA, ERGUIDA, POSSIVELMENTE POR DEVOÇÃO DE NEGROS LIVRES OU ESCRAVOS, NO CURSO DO SÉCULO XIX, COMO INDICAM ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS. 
ESTÁ VALORIZADA PELA INSERÇÃO NA MAGNÍFICA PAISAGEM, NO TOPO DE UMA COLINA COM AMPLÍSSIMA VISTA PARA O VALE E SERRAS QUE INTEGRAM O MACIÇO DO PICO DO ITAMBÉ.
fotu - Henry Yu

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
O ARRAIAL DE MILHO VERDE É ANTERIOR A 1732, O QUE FAZ SUPOR QUE JÁ TERIA SIDO ERIGIDA, PELOS POVOADORES PIONEIROS, UMA CAPELINHA PROVISÓRIA, COMO ACONTECIA EM TODOS OS NÚCLEOS DE MINERAÇÃO. 
A PRIMEIRA CAPELA FOI INSTITUÍDA NO LUGAR, COMO FILIAL DA FREGUESIA DA VILA DO PRÍNCIPE DEDICADA A SÃO JOSÉ A DENOMINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES PODE TER OCORRIDO EM RAZÃO DE SIMPLES MUDANÇA DE ORAGO OU ENTÃO EM DECORRÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TEMPLO. 
O MONUMENTO É TOMBADO PELO IEPHA/MG, DESDE 1980. FOI NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES QUE A LENDÁRIA CHICA DA SILVA FOI BATIZADA.
fotu - Fábio Cabral Durso
AS PLACAS INDICATIVAS POR ONDE IR
fotu - Fábio Cabral Durso
AREIA BRANCA
fotu - Fábio Cabral Durso
LAJEADO
fotu - Fábio Cabral Durso
RUA DO DISTRITO
fotu - José Gustavo A. Murta 
OUTRA RUA
fotu - José Gustavo A. Murta 
UM DIA DE FESTA
fotu - Samuel Marcos
NOVAMENTE A IGREJA DO ROSÁRIO
fotu - Samuel Marcos
AS RUAS DESCALÇAS
fotu - José Gustavo A. Murta 
O ORELHÃO
fotu - José Gustavo A. Murta 
OUTRA RUAZINHA
fotu - José Gustavo A. Murta 
VISÃO DAS SERRAS DE MINAS
fotu - Samuel Marcos
O ARCO IRIS
fotu - Salomé
CACHOEIRA DO MOINHO. SEGUNDA MAIOR QUEDA DO MUNICÍPIO
fotu - Renato
fotu - pms
CACHOEIRA DO CARIJÓ
fotu - José Gustavo A. Murta 
CACHOEIRA DO LAJEADO
fotu - José Gustavo A. Murta 
fotu - José Gustavo A. Murta 
CACHOEIRA DO MILHO
fotu - Samuel marcos
CHAFARIZ
fotu - José Gustavo A. Murta 
fotu - José Gustavo A. Murta 
CHEGANDO NO DISTRITO
fotu - José Gustavo A. Murta 
VISTA DO DISTRITO
fotu - José Gustavo A. Murta 
O ENTORNO DO DISTRITO
fotu - José Gustavo A. Murta 
PICO DO ITAMBÉ
fotu - José Gustavo A. Murta 
MILHO VERDE EH EÇE LUGAZIN QUI A GENTE CHEGA E PARECE QUI TA NU PARAISO. NEM QUE IMBORA MAIS.  
AS RUA DE MILHO VERDE EH QUAIS QUE TODA VERDE, PURQUE A GRAMA VAI TOMANDO CONTA DELA E DEXA SÓ O CAMINSINHO PRA GENTE PAÇA. 
E U PESSUAL QUI MORA ALI EH TUDU GENTE BOA, HOSPITALERA E MUITO BOM DE PROSA. 
NU ARMAZÉM OÇE PODE COMPRA UNS TREM DE CUME, QUI EH OS TREM MAIS BÃO QUI TEM. MAIS TEM TAMBÉM US LUGAR QUI OÇE PODI CUME CUMIDA QUI ELES FAIZ PRA VENDÊ. EH CUMIDA MINERA DA MILHO QUALIDADE. TUDO EH MUITO GOSTOSO E TEM USOTROS TREM QUI OÇE PODI COMPRA PRA CUME TAMBÉM. TEM QUEJO, TEM DOCE, TEM LICO, TEM PINGA DA BOA PRA QUEM GOSTA E UM MONTE DE OTRAS COISA QUI SÓ INU LÁ PROÇE VÊ.
AS CASA DE MILHO VERDE FOI TUDO CONSTRUIDA FAIS TEMPO. E PURIÇO QUE ELAS EH CADA UMA MAIS BUNITA QUI A OUTRA. OÇE VAI TE A IMPRESSÃO QUI VOLTO NO TEMPO. 
SI OÇE SEMPRE MORÔ EM CIDADE GRANDE, NUM VAI NEM ACREDITA QUI AQUILO TUDO EH VERDADI. VAI ACHA QUI OÇE TA SONHANU. 
OÇE SABIA QUI FOI AQUI QUI A CHICA DA SILVA NASCEU? POIS EH. FOI AQUI MESMO. ELA FOI BATIZADA AQUI TAMBÉM. EU SEI QUI FOI NUMA IGREJA SÓ NÃO SEI QUAL QUI FOI.
HA, QUANDO OÇE FO NADÁ NAS CACHUEIRA, ÇE VAI VE QUI NUM TEM LUGAR MAIS BUNITO. FICA ATÉ DIFICIU ISCOLHE QUAL CACHUERA OÇE VAI. CADA UMA MILHOR QUI A OTRA. I TEM UM MONTI DE RIACHIM, RIO, EH UM MONTE DE MONTANHA INVOLTA QUE OÇE FALA QUI NUNCA MAIS VAI SAÍ DALI.
AQUI PAREÇE QUI O DIA PAÇA MAIS DIVAGAR. DA PROÇE FICA QUITIM NA PRAÇA SÓ PRA VÊ ELE PAÇA DIVAGAR MESMO.
BÃO, OÇE PODE INCONTRA UM MONTE DI LUGAR MUITO LEGAL PURAI, NEÇE MUNDÃO DE MEUS DEUS. MAIS BUNITO E GOSTOSO DE FICA COMO MILHO VERDE, OÇE SÓ INCONTRA MESMO NOS LUGARES DE MINAS
(Texto: Thymonthy Becker)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

PIRAPORA / PORTAL DO RIO SÃO FRANCISCO

BEM VINDO A CIDADE DE PIRAPORA. A CIDADE PROGRESSO
imagem - Jadir F.
PIRAPORA TEM 53.368 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PIRAPORA EH: PIRAPORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME
O topônimo de origem tupi significa “salto de peixe” ou “onde o peixe salta” - pira (peixe) e poré (salto).
HISTÓRIA

O São Francisco foi, durante o ciclo da mineração, importante meio de transporte para o abastecimento da região das minas. As mercadorias saíam da Bahia subindo o rio e, quando terminava o trecho navegável, seguiam por terra até os centros mineradores. A cidade nasceu justamente no ponto da baldeação, na margem direita do rio, a jusante da cachoeira de Pirapora. Parte da tribo dos índios Cariris, em época remota, teria subido o Rio São Francisco. Movida pelo temor à aproximação dos brancos pelo litoral brasileiro e acossada pelas tribos vizinhas. Aportando na área hoje compreendida pelo município de Pirapora, fixaram-se defronte à corredeira, esta…

CAMBARÁ DO SUL / RIO GRANDE DO SUL - Uma pequena cidade com grandes cânions e pontos de ecoturismo com pousadas, clima de montanha e belas paisagens

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CAMBARÁ DO SUL" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL foto - Angelo Ronchi
A CIDADE Cambará do Sul é conhecida também como a "terra dos cânions" e "capital do mel". A pequena Cambará do Sul é campeã no ranking de baixas temperaturas, sendo que o seu inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil. Como um típico município do interior conserva hábitos antigos, como a reunião familiar e de amigos na cozinha, ao redor do fogão à lenha. Nas épocas frias, o pinhão na chapa é o tira gosto do gaúcho serrano. foto - Angelo Ronchi
Localiza-se a 185 quilômetros de Porto Alegre, a uma altitude de 1.031 m. 
foto - Angelo Ronchi População estimada 2016 (1) - 6.687 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.208,647 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,41 Código do Município 4303608 Gentílico - cambaraense ORIGEM DO NOME A palavra Cambará em tupi-guarani significa "Folha de Casca Rugosa". É uma árvore preciosa por sua bele…

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

LUMIAR / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO - Preferido dos casais que buscam sossego nas montanhas em chalés aconchegantes com lareira, diante de uma natureza exuberante da região serrana do Rio de Janeiro

LINHA DO TEMPO DO DISTRITO DE "LUMIAR" / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO / BRASIL ENCONTRO DOS RIOS MACAÉ E BONITO
Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, é procurado por casais que buscam sossego nas montanhas. As hospedagens, em sua maioria chalés aconchegantes com lareira, concentram-se nos arredores da vila e em São Pedro da Serra, a 5 km de distância.

Lumiar abriga cachoeiras e atrações naturais, como o encontro dos rios Macaé e Bonito. Mas a gastronomia está melhor representada em São Pedro, ao redor da estreita Rua Rodrigues Alves.
QUANDO SE ESTA NO NORTE DO PAÍS FICA FÁCIL PARA OS AMAZONENSES CONHECER AS BELEZAS NATURAIS QUE HÁ POR LÁ. JÁ O CARIOCA, TERÁ QUE VIAJAR BASTANTE PARA VER AQUELA BELEZA TODA. EM CONTRA PARTIDA, OS AMAZONENSES TERÃO QUE VIAJAR UM “BOCADO” PARA CONHECER UMA MARAVILHA QUE EXISTE NO RIO DE JANEIRO, BEM PERTO DA CAPITAL. MAS VALERÁ A PENA.
ESTOU FALANDO DA REGIÃO DE LUMIAR, NO RIO DE JANEIRO. ALÉM DE MUITAS CACHOEIRAS, TRILHAS, VOCÊ…

LIMA DUARTE / A CIDADE DO AR PURO

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS. copyrigth "Rosana4"
LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA.
CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE

LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO.
Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chama…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

CARLOS CHAGAS

BOM DIA CARLOCHAGUENSES / BOM DIA VISITANTE. SEJA BEM VINDO A CARLOS CHAGAS / A CAPITAL DO BOI E A PÉROLA DO MUCURI
foto - ? CARLOS CHAGAS, NO VALE DO MUCURI, TEM  20.087 HABITANTES. - (IBGE 2010) DESTE TOTAL, 51% É MULHER. O IDH DO MUNCÍPÍO É DE: 0,681 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU QUEM NASCE EM CARLOS CHAGAS É: CARLOCHAGUENSE ESTIVE EM CARLOS CHAGAS DIA 10 DE FEVEREIRO 2011, MAIS PRECISAMENTE NO FRIGORIFICO "MAX BEEF" FUI FAZER A MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR. QUEM ME RECEBEU LÁ FOI O ENGENHEIRO AMBIENTAL "FELIPE" (GENTE FINA DA MELHOR QUALIDADE) CHEGUEI AS 7 DA MANHÃ, DEPOIS DE 11 HORAS VIAJANDO DE DIVINÓPOLIS; NÃO FIQUEI MUITO TEMPO EM CARLOS CHAGAS, MAS DEU PARA TIRAR ALGUMAS FOTOS. AQUI, NA ENTRADA DA CIDADE. copyrigth "Thymonthy Becker" CARLOS CHAGAS JÁ FOI CONHECIDA COMO A "PÉROLA DO MUCURI". POR TER SIDO POR MUITOS ANOS, A CIDADE MAIS BONITA DO VALE DO MUCURI. HOJE, JÁ NÃO DETÉM MAIS ESTE TÍTULO.
foto - ? MAS MANTÉM O TÍTULO DE CAPITAL DO …

EXTREMA / O PORTAL DE MINAS

BEM VINDO A CIDADE DE EXTREMA. O PORTAL DE MINAS
imagem - Vinícius Pazzoto
EXTREMA TEM 28.599 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM EXTREMA EH: EXTREMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.901
ORIGEM DO NOME