TURISTANDO PELO MUNDO: Milho Verde, Serro, Minas Gerais - A antiga vila de mineração talvez estivesse condenada ao desinteresse se não fosse descoberta como destino turístico. Vem ver comigo:

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Milho Verde, Serro, Minas Gerais - A antiga vila de mineração talvez estivesse condenada ao desinteresse se não fosse descoberta como destino turístico. Vem ver comigo:

















A antiga vila de mineração talvez estivesse condenada ao desinteresse se não fosse descoberta como destino turístico. Vem ver comigo:




O ARMAZÉM QUE TEM OS TREM MAIS BÃO DO MUNDO

SEJA BEM VINDO AO DISTRITO DE MILHO VERDE. MAIS UM PEDAÇO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS.
A PRACINHA CENTRAL
foto - pms 

O DISTRITO DE MILHO VERDE TEM APROXIMADAMENTE 1400 HABITANTES
O DISTRITO ESTA À 755 km DE BRASÍLIA
SE ENCONTRA Á 205 km DE BELO HORIZONTE
ORIGEM DO NOME DO DISTRITO DE MILHO VERDE, SERRO, MG
A primeira denominação dada foi arraial de Nossa Senhora dos Prazeres de Milho Verde do Serro Frio. Este nome foi devido a Nossa Senhora dos Prazeres ser a padroeira do arraial, Serro Frio pelo fato do arraial estar localizado em Santo Antônio do Bom Retiro do Serro Frio, atual cidade do Serro e Milho Verde pela versão abaixo.
Conta sobre a passagem de bandeirantes na região, quando em certo momento alguns deles com fome pararam na casa de um habitante local. Este habitante, Sr. Modesto, ofereceu-lhes abrigo e a única coisa que tinha como alimento era milho verde
HISTÓRICO DO DISTRITO DE MILHO VERDE, SERRO, MG
A história do lugarejo é enriquecida por fatos como a descoberta dos primeiros diamantes da região e o batizado da personagem histórica, Chica da Silva. 
Apresenta bela paisagem, com ampla vista de vales, serras e do pico do Itambé. A vegetação é de campos rupestres e de altitude, além de cerrado, típicos da região, entremeada por inúmeros cursos de água. 
A antiga vila de mineração talvez estivesse condenada ao desinteresse se não fosse descoberta como destino turístico.
O passado de abandono e esquecimento foi um importante aliado na preservação das características do povoado e de sua gente simples e hospitaleira.
Milho Verde hoje conta com um lindo cenário turístico, rico em cachoeiras, que atrai turistas de todas as partes do país (e até do mundo)
O ARMAZÉM DA ESQUINA NO DISTRITO DE MILHO VERDE, SERRO, MG
foto - José Gustavo A. Murta
UM BELO CASARÃO
foto - José Gustavo A. Murta 
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM MILHO VERDE, SERRO, MG
POUCO SE CONHECE OFICIALMENTE SOBRE A HISTÓRIA DESTA PEQUENA CAPELA, ERGUIDA, POSSIVELMENTE POR DEVOÇÃO DE NEGROS LIVRES OU ESCRAVOS, NO CURSO DO SÉCULO XIX, COMO INDICAM ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS. 
ESTÁ VALORIZADA PELA INSERÇÃO NA MAGNÍFICA PAISAGEM, NO TOPO DE UMA COLINA COM AMPLÍSSIMA VISTA PARA O VALE E SERRAS QUE INTEGRAM O MACIÇO DO PICO DO ITAMBÉ.
foto - Henry Yu
IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES EM MILHO VERDE, SERRO, MG
O ARRAIAL DE MILHO VERDE É ANTERIOR A 1732, O QUE FAZ SUPOR QUE JÁ TERIA SIDO ERIGIDA, PELOS POVOADORES PIONEIROS, UMA CAPELINHA PROVISÓRIA, COMO ACONTECIA EM TODOS OS NÚCLEOS DE MINERAÇÃO.


A PRIMEIRA CAPELA FOI INSTITUÍDA NO LUGAR, COMO FILIAL DA FREGUESIA DA VILA DO PRÍNCIPE DEDICADA A SÃO JOSÉ A DENOMINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES PODE TER OCORRIDO EM RAZÃO DE SIMPLES MUDANÇA DE ORAGO OU ENTÃO EM DECORRÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TEMPLO. 
O MONUMENTO É TOMBADO PELO IEPHA/MG, DESDE 1980. FOI NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES QUE A LENDÁRIA CHICA DA SILVA FOI BATIZADA.
foto - Fábio Cabral Durso
AS PLACAS INDICATIVAS POR ONDE IR
foto - Fábio Cabral Durso
AREIA BRANCA
foto - Fábio Cabral Durso
LAJEADO
foto - Fábio Cabral Durso
RUA DO DISTRITO
foto - José Gustavo A. Murta 
OUTRA RUA
foto - José Gustavo A. Murta 
UM DIA DE FESTA
foto - Samuel Marcos
NOVAMENTE A IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Samuel Marcos
foto - José Gustavo A. Murta 
foto - José Gustavo A. Murta 


foto - José Gustavo A. Murta 
VISÃO DAS SERRAS DE MINAS
foto - Samuel Marcos
foto - Salomé
CACHOEIRA DO MOINHO. SEGUNDA MAIOR QUEDA DO MUNICÍPIO
foto - Renato
foto - pms
CACHOEIRA DO CARIJÓ
foto - José Gustavo A. Murta 
CACHOEIRA DO LAJEADO
foto - José Gustavo A. Murta 
foto - José Gustavo A. Murta
CACHOEIRA DO MILHO
foto - Samuel marcos


CHAFARIZfoto - José Gustavo A. Murta
foto - José Gustavo A. Murta 
CHEGANDO NO DISTRITO
foto - José Gustavo A. Murta
VISTA DO DISTRITO
foto - José Gustavo A. Murta 
O ENTORNO DO DISTRITO
foto - José Gustavo A. Murta 
PICO DO ITAMBÉ
foto - José Gustavo A. Murta 
MILHO VERDE eh este lugarzinho que a gente chega e parece que esta no paraíso. Nem quer ir embora mais. As ruas de Milho Verde são quase que (desculpem o trocadilho) todas elas VERDES (rsrsrsr), porque a grama vai tomando conta e deixa só o caminhinho pra gente passar. 
No armazém você pode compra os trem de comer, e tem muita coisa gostosa lá. Tem também os pequenos restaurantes que serve aos visitantes comida mineira típica e de boa qualidade. Tudo feito no fogão a lenha. Melhor impossível.


As casas do distrito são bem antigas. Cada uma mais bonita que outra. Um verdadeiro patrimônio histórico que precisa ser preservado. 
Se você sempre morou em cidade grande, vai achar que as fotos acima são pintura, que este lugar não existe. Mas acredite, existe mesmo e você pode ir lá conferir de perto, ver e se apaixonar pelo lugar.


Você sabia que foi aqui em milho verde que a famosa "Chica da Silva" nasceu? Verdade. Nasceu e foi batizada aqui. Só não sei dizer qual igreja.
Quando vier aqui e for nas cachoeiras, você vai se sentir no paraíso mesmo. Cada lugar mais bonito que outro. Várias cachoeiras cercadas das mais belas montanhas de Minas. Um vento frio que da a impressão de estar no alto de uma montanha gelada, só que com muita mata verde em volta.
Com certeza você pode encontrar muitos lugares bonitos por este Brasil afora, mas lugares bonitos mesmo, só nas Minas Gerais.

(Texto: Thymonthy Becker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura