Pular para o conteúdo principal

PATROCÍNIO / A RAINHA DO CAFÉ



















SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PATROCÍNIO. UMA CIDADE PROTEGIDA.
AQUI A CIDADE ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
 imagem - Murilo Rabelo
PATROCÍNIO TEM 82.471 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM PATROCÍNIO EH: PATROCINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE ABRIL E FOI FUNDADA EM 1.842.
ORIGEM DO NOME
O PRIMEIRO NOME DADO AO LOCAL FOI: FAZENDA BROMADO DO PAVÕES.

COM A CRIAÇÃO DO POVOADO, ESTE RECEBEU O NOME DE SALITRE
DEPOIS DE ELEVADO A CONDIÇÃO DE ARRAIAL, MUDOU SEU NOME PARA  ARRAIAL DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO.
QUANDO ELEVADO A CONDIÇÃO DE MUNICÍPIO MANTEVE O NOME DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO.
SOMENTE DEPOIS TEVE SEU NOME ALTERADO PARA PATROCÍNIO, QUE SIGNIFICA "PROTEÇÃO"

HISTÓRIA
A FUNDAÇÃO DE PATROCÍNIO DEU-SE EM 1772, POR ORDEM DO CONDE DE VALADARES, ENTÃO CAPITÃO-GENERAL DE MINAS GERAIS, QUE ORDENOU AO CAPITÃO INÁCIO DE OLIVEIRA CAMPOS SE ESTABELECESSE NO LOCAL, COM FAZENDA DE CRIAÇÃO E AGRÍCOLA, PARA ABASTECIMENTO DOS VIAJANTES QUE TRANSITAVAM DE MINAS PARA GOIÁS, PASSANDO POR PITANGUI.
FUNDOU O CAPITÃO INÁCIO DE OLIVEIRA CAMPOS SUA PROPRIEDADE À MARGEM DO CÓRREGO DO BROMADO, NO LOCAL CHAMADO CATIGUÁ, AÍ DESENVOLVENDO EXTENSA CRIAÇÃO DE BOVINOS. QUANDO O CAPITÃO INÁCIO DE OLIVEIRA CHEGOU AQUI ADOECEU, SOFRENDO PARALISIA E FICANDO COMPLETAMENTE INVÁLIDO. A PROPRIEDADE FOI ADMINISTRADA POR SUA ESPOSA DONA JOAQUINA DE POMPEU, QUE SE TRANSFORMOU NUMA AUTÊNTICA MATRIARCA, ENVIANDO GADO PARA O RIO DE JANEIRO A FIM DE AUXILIAR AS TROPAS DE DOM PEDRO I NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
PELA PROPRIEDADE DE INÁCIO DE OLIVEIRA QUE ENTÃO SE DENOMINAVA "FAZENDA BROMADO DOS PAVÕES" PASSARAM TODAS AS BANDEIRAS QUE, DE 1772 PARA DIANTE, DEMANDARAM OS SERTÕES DE GOIÁS, PODENDO-SE CITAR, ENTRE ELAS, A DE ANHANGUERA E A DE LOURENÇO CASTANHO.
EM 1773, JÁ COMEÇAM A FIXAR-SE ALGUNS FORASTEIROS, INICIANDO-SE O POVOADO QUE RECEBE O NOME DE SALITRE, NO LOCAL QUE, EM 1798 , FOI ABRANGIDO PELA SESMARIA DO ESMERIL, CONCEDIDO A ANTONIO QUEIROZ TELES.
EM 1804, REGISTROU-SE A "PROVISÃO DE LICENÇA" AOS MORADORES DO POVOADO PARA ERGUEREM UMA CASA DE ORAÇÃO (ONDE HOJE SE ENCONTRA A ATUAL IGREJA MATRIZ) SOB PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, ESTENDENDO-SE O NOME DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO AO ARRAIAL DO SALITRE.
A LOCALIDADE FOI ELEVADA À CATEGORIA DE CURATO E, 1829, COM O NOME DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO. O MUNICÍPIO FOI CRIADO COM A DENOMINAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO E TERRITÓRIO DESMEMBRADO DO DE ARAXÁ, AO QUAL PERTENCIA, PELA PROVINCIAL Nº 171 DE 23/03/1840, OCORRENDO A INSTALAÇÃO A 07/04/1842.
POR FORÇA PROVINCIAL Nº 1995 DE 13/11/1873, A SEDE DO MUNICÍPIO RECEBE FOROS DE CIDADE, INSTALANDO-SE COMO TAL A 12/01/1874.
ATRAVÉS DE LEIS POSTERIORES O MUNICÍPIO PERDE TERRITÓRIO PELA EMANCIPAÇÃO DOS DISTRITOS DE COROMANDEL, ABADIA DOS DOURADOS, SERRA DO SALITRE E CRUZEIRO DA FORTALEZA.
AVENIDA FARIA PEREIRA
 imagem -  Tarciso
AVNIDA DA IGREJA
 imagem -  Tarciso
CENTRO DA CIDADE
 imagem -  Tarciso
CASEMG
imagem - Leozin PTC
UM BELO CASARÃO
imagem - Gláucio Henrique Chaves
AEROPORTO
imagwem - Murilo Rabelo
CENTRO
imagem - ?
ENTARDECER NAS ÁGUAS DA REPRESA
imagem - Cleiton Antônio
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Léo Fiqueiredo
HOTEL
imagem - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
 imagem -  Tarciso
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PATRICÍNIO
imagem - Vicente A. Queiroz
IGREJA DE SANTA LUZIA
imagem - PMP
MORRO DO CRUZEIRO
 imagem -  Tarciso
ÁGUAS DO LAGO NOVA PONTE
imagem - Murilo Rabelo
VISTA PARCIAL
imagem - Murilo rabelo
RUA
imagem - Murilo Rabelo
PRAÇA HONORATO BORGES
imagem - Murilo Rabelo
PRAÇA DA IGREJA
imagem - PMP
O CRISTO NO MORRO DO CRUZEIRO
imagem - PMP
RUA PRESIDENTE VARGAS
 imagem -  Tarciso
RUA DA REGIÃO CENTRAL
imagem - Murilo Rabelo
SEDE DO ´PODER EXECUTIVO - GOVERNO MUNICIPAL
imagem - Elias Souza
SRE
imagem - Leozin PTC
PARCIAL
 imagem -  Tarciso
ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
AÉREA
imagem - PMP
CRATERA DE PATROCÍNIO

EXISTE PRÓXIMA À CIDADE UMA ENORME CRATERA DE 16 KM DE DIÂMETRO. POR ESTAR SITUADA NUM PLANALTO ELEVADO, ESPECULOU-SE UMA ORIGEM VULCÂNICA; CONTUDO, NÃO EXISTEM PROVAS CONCRETAS DE VULCANISMO; TODAS AS CARACTERÍSTICAS INDICAM A POSSIBILIDADE DE SER UMA CRATERA DE IMPACTO DE ASTEROIDE. O ASSUNTO AGUARDA ESTUDOS GEOLÓGICOS MAIS APROFUNDADOS.
 imagem -  PMP
CASA DE CULTURA
imagem - PMP
CACHOEIRA
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - PMP
OUTRA CACHOEIRA
imagem - ?
VISTA AÉREA
 imagem - ?
PRAÇA DA IGREJA MATRIZ
imagem - PMP
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE

ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…