Pular para o conteúdo principal

BETIM / A 5ª MAIOR CIDADE DAS MINAS GERAIS




















BEM VINDO A CIDADE DE BETIM. NA GRANDE BH
imagem -  Will
BETIM TEM 378.089 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BETIM EH: BETINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME
O NOME ORIGINOU-SE DAQUELE QUE TERIA SIDO O FUNDADOR DA CIDADE: JOSEPH RODRIGUES BETIM 
HISTÓRIA

A REGIÃO ONDE SE LOCALIZA O MUNICÍPIO DE BETIM, TEVE SEU DESBRAVAMENTO MOTIVADO PELAS ARRANCADAS DOS BANDEIRANTES OU COLONIZADORES EM BUSCA DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS. POR VOLTA DE 1710, JOSEPH RODRIGUES BETIM SE FIXAVA NO LOCAL, PONTO DE INTERESSE COMERCIAL E PASSAGEM DE FORASTEIRO À BUSCA DAS MINAS DE PITANGUI. BETIM E SUA FAMÍLIA, ESTABELECERAM UM ACAMPAMENTO ÀS MARGENS DO RIBEIRÃO DA CACHOEIRA, QUE MAIS TARDE RECEBEU O NOME DE RIO DO BETIM.
APÓS A FIXAÇÃO NO LOCAL, JOSEPH BETIM REQUEREU UMA SESMARIA, QUE PASSOU A EXPLORAR E ONDE CONSTRUIU UMA RÚSTICA CAPELA. TRÊS ANOS DEPOIS, ERGUEU NOVA CAPELA COBERTA DE TELHAS, EM TORNO DA QUAL FLORESCEU O ARRAIAL DE CAPELA NOVA DE BETIM. A PARTIR DAÍ, COMEÇARAM A CHEGAR NOVOS MORADORES, EM NÚMERO ELEVADO, BUSCANDO TERRAS DEVOLUTAS, ATRAVÉS DE ORDENS GOVERNAMENTAIS, E DESENVOLVENDO ATIVIDADES AGRÍCOLAS E PECUÁRIAS.
CRESCIA A POVOAÇÃO, INCENTIVADA POR FATORES DIVERSOS; INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS EM 1910, EXPLORAÇÃO DAS PEDREIRAS DO MUNICÍPIO E CONSTRUÇÃO DA RODOVIA LIGANDO BELO HORIZONTE E UBERABA.
RUA ARBORIZADA
imagem -  Will
VISTA PARCIAL
 imagem -  Will
REGIÃO CENTRAL
imagem -  Will
REFINARIA GABRIEL PASSOS / DA PETROBRAS.
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem - André Moisés
ALGUMAS IMAGENS DA CIDADE
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
FÁBRICA DA FIAT AUTOMÓVEIS
imagem -  Will
imagem - ?
imagem - ?
OUTRAS IMAGENS DA CIDADE
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
O CRUZEIRO
imagem -  Will
O CRUZEIRO E O BAIRRO
imagem -  Will
MAIS IMAGENS DA CIDADE
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
ÁGUAS DA REPRESA VÁRZEA DAS FLORES
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
SOLAR DO MADEIRA
imagem - Bruno Tadeu
PARCIAL
imagem - Alexandre TJ
RUA NOVA JERUSALÉM
imagem - Bruno Tadeu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - Alexandre TJ
EDIFÍCIO
imagem - Alexandre TJ
ELEVADO
imagem - Alexandre TJ
RUA 21 DE FEVEREIRO
imagem - Mágno Silva
MEMORIAL À IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO, QUE FOI DEMOLIDA
imagem - Alexandre TJ
CAPELA DO ROSÁRIO
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO FOI LONGO, INICIOU-SE EM 1814, COM UMA CARTA DE PEDIDO PARA A SUA CONSTRUÇÃO, EMITIDA PELA IRMANDADE DO ROSÁRIO. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM 1894, COM TÉRMINO EM 1896, QUANDO SE REGISTRA A COLOCAÇÃO DA VIDRAÇARIA. NO FINAL DA DÉCADA DE 1960, A CAPELA CORREU O RISCO DE SER DEMOLIDA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. A IRMANDADE DO ROSÁRIO EVITOU ESSA AÇÃO, ATRAVÉS DE UMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
imagem -Charles Morais de Lima

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO
EDIFICADA NA DÉCADA DE 1940, A CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO, LOCALIZADA NO BAIRRO AMAZONAS, É UM EXEMPLO RARO DE CAPELA DE FAZENDA EM BETIM. O LOCAL ERA PONTO DE UNIÃO DOS FIÉIS E LAVRADORES DA FAZENDA IMBIRUÇU. EM 1997, FOI TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL. ATUALMENTE, A CADA ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS É REALIZADA UMA MISSA SERTANEJA, ÀS 10H, COM A PRESENÇA DOS MORADORES DE TODA A REGIÃO.
imagem - ?

CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA COLONIA SANTA IZABEL
O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA COLÔNIA SANTA IZABEL FOI CONSTRUÍDO NO PERÍODO ENTRE 1922 E 1931, COM A FINALIDADE DE ABRIGAR E TRATAR OS ENFERMOS. DESDE A ÉPOCA DE SUA EDIFICAÇÃO ATÉ A METADE DA DÉCADA DE 1980, FUNCIONAVA RESTRITAMENTE À ENFERMOS, AGENTES DE SAÚDE, RELIGIOSOS E FAMILIARES DE ENFERMOS. O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA COLÔNIA ABRIGA O PORTAL, O CINE-TEATRO GLÓRIA,  O SISTEMA DE ALTO-FALANTE, AS RUÍNAS DO ANTIGO PAVILHÃO, O CAMPO DE FUTEBOL E OS CLUBES MINAS E UNIÃO
imagem - ?

MUSEU PAULO ARAÚJO
EM 1910, ESTE LOCAL ERA O ANTIGO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO AFONSO PENA, POSTERIORMENTE, JÁ NO FINAL DA  DÉCADA DE 1960, O LOCAL TRANSFORMOU-SE NO COLÉGIO COMERCIAL BETINENSE. EM 1998 O PRÉDIO FOI TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL, PASSANDO POR UMA ARROJADA REFORMA E TRANSFORMANDO-SE EM 2002, NO MUSEU PAULO ARAÚJO MOREIRA GONTIJO.
imagem - ?
VISTA DO CENTRO
imagem - Alexandre TJ
VIA EXPRESSA
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO CHÁCARAS
imagem - ?
AVENIDA AMAZONAS
imagem - Alexandre TJ
BAIRRO CHÁCARA
imagem - Alexandre TJ

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
CONSTRUÍDA EM 1910, A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CAPELA NOVA FAZ PARTE DA ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS, QUE LIGA BELO HORIZONTE À DIVINÓPOLIS (ANTIGA VILA HENRIQUE GALVÃO). EM 1997, ELA FOI TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL MUNICIPAL E ATUALMENTE É CONSIDERADA UM  ATRATIVO EM POTENCIAL.
imagem -  ?
BR 381 - FERNÃO DIAS -
imagem - Bruno Tadeu

CASA DE CULTURA
A CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO FOI CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 1711. SUA FINALIDADE INICIAL ERA SERVIR DE POUSADA PARA TROPEIROS, BANDEIRANTES E SERTANISTAS, QUE VINHAM DE SÃO PAULO COM DESTINO À VILA DE OURO. ALÉM DE POUSADA, NA CASA FUNCIONAVA UM COMÉRCIO DE SECOS E MOLHADOS. EXISTEM INDÍCIOS QUE A APONTAM COMO A PRIMEIRA CONSTRUÇÃO DE BETIM.
 imagem - ?
CIDADE INDUSTRIAL
imagem - Alexandre TJ
EDIFÍCIO
imagem - Alexandre TJ
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO CIDADE DO JARDIM
imagem - Alexandre TJ
BAIRRO NOVO AMAZONAS
imagem - Ariel Silva
BAIRRO RENASCER
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO RANCHO DAS PEDRAS
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO FLAMENGO
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO ALVORADA
imagem - Mágno Silva
BAIRRO ANGOLA
imagem - Alexandre TJ
BAIRRO BRASILÉIA
imagem - Alexandre TJ
PARCIAL
imagem - Alexandre TJ
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…