Pular para o conteúdo principal

BETIM / A 5ª MAIOR CIDADE DAS MINAS GERAIS




















BEM VINDO A CIDADE DE BETIM. NA GRANDE BH
imagem -  Will
BETIM TEM 378.089 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BETIM EH: BETINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME
O NOME ORIGINOU-SE DAQUELE QUE TERIA SIDO O FUNDADOR DA CIDADE: JOSEPH RODRIGUES BETIM 
HISTÓRIA

A REGIÃO ONDE SE LOCALIZA O MUNICÍPIO DE BETIM, TEVE SEU DESBRAVAMENTO MOTIVADO PELAS ARRANCADAS DOS BANDEIRANTES OU COLONIZADORES EM BUSCA DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS. POR VOLTA DE 1710, JOSEPH RODRIGUES BETIM SE FIXAVA NO LOCAL, PONTO DE INTERESSE COMERCIAL E PASSAGEM DE FORASTEIRO À BUSCA DAS MINAS DE PITANGUI. BETIM E SUA FAMÍLIA, ESTABELECERAM UM ACAMPAMENTO ÀS MARGENS DO RIBEIRÃO DA CACHOEIRA, QUE MAIS TARDE RECEBEU O NOME DE RIO DO BETIM.
APÓS A FIXAÇÃO NO LOCAL, JOSEPH BETIM REQUEREU UMA SESMARIA, QUE PASSOU A EXPLORAR E ONDE CONSTRUIU UMA RÚSTICA CAPELA. TRÊS ANOS DEPOIS, ERGUEU NOVA CAPELA COBERTA DE TELHAS, EM TORNO DA QUAL FLORESCEU O ARRAIAL DE CAPELA NOVA DE BETIM. A PARTIR DAÍ, COMEÇARAM A CHEGAR NOVOS MORADORES, EM NÚMERO ELEVADO, BUSCANDO TERRAS DEVOLUTAS, ATRAVÉS DE ORDENS GOVERNAMENTAIS, E DESENVOLVENDO ATIVIDADES AGRÍCOLAS E PECUÁRIAS.
CRESCIA A POVOAÇÃO, INCENTIVADA POR FATORES DIVERSOS; INAUGURAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS EM 1910, EXPLORAÇÃO DAS PEDREIRAS DO MUNICÍPIO E CONSTRUÇÃO DA RODOVIA LIGANDO BELO HORIZONTE E UBERABA.
RUA ARBORIZADA
imagem -  Will
VISTA PARCIAL
 imagem -  Will
REGIÃO CENTRAL
imagem -  Will
REFINARIA GABRIEL PASSOS / DA PETROBRAS.
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem - André Moisés
ALGUMAS IMAGENS DA CIDADE
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
FÁBRICA DA FIAT AUTOMÓVEIS
imagem -  Will
imagem - ?
imagem - ?
OUTRAS IMAGENS DA CIDADE
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
O CRUZEIRO
imagem -  Will
O CRUZEIRO E O BAIRRO
imagem -  Will
MAIS IMAGENS DA CIDADE
imagem -  Will
imagem -  Will
imagem -  Will
ÁGUAS DA REPRESA VÁRZEA DAS FLORES
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
SOLAR DO MADEIRA
imagem - Bruno Tadeu
PARCIAL
imagem - Alexandre TJ
RUA NOVA JERUSALÉM
imagem - Bruno Tadeu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - ?
VISTA PARCIAL
imagem - Alexandre TJ
EDIFÍCIO
imagem - Alexandre TJ
ELEVADO
imagem - Alexandre TJ
RUA 21 DE FEVEREIRO
imagem - Mágno Silva
MEMORIAL À IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO, QUE FOI DEMOLIDA
imagem - Alexandre TJ
CAPELA DO ROSÁRIO
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO FOI LONGO, INICIOU-SE EM 1814, COM UMA CARTA DE PEDIDO PARA A SUA CONSTRUÇÃO, EMITIDA PELA IRMANDADE DO ROSÁRIO. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM 1894, COM TÉRMINO EM 1896, QUANDO SE REGISTRA A COLOCAÇÃO DA VIDRAÇARIA. NO FINAL DA DÉCADA DE 1960, A CAPELA CORREU O RISCO DE SER DEMOLIDA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. A IRMANDADE DO ROSÁRIO EVITOU ESSA AÇÃO, ATRAVÉS DE UMA MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
imagem -Charles Morais de Lima

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO
EDIFICADA NA DÉCADA DE 1940, A CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO, LOCALIZADA NO BAIRRO AMAZONAS, É UM EXEMPLO RARO DE CAPELA DE FAZENDA EM BETIM. O LOCAL ERA PONTO DE UNIÃO DOS FIÉIS E LAVRADORES DA FAZENDA IMBIRUÇU. EM 1997, FOI TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL. ATUALMENTE, A CADA ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS É REALIZADA UMA MISSA SERTANEJA, ÀS 10H, COM A PRESENÇA DOS MORADORES DE TODA A REGIÃO.
imagem - ?

CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA COLONIA SANTA IZABEL
O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA COLÔNIA SANTA IZABEL FOI CONSTRUÍDO NO PERÍODO ENTRE 1922 E 1931, COM A FINALIDADE DE ABRIGAR E TRATAR OS ENFERMOS. DESDE A ÉPOCA DE SUA EDIFICAÇÃO ATÉ A METADE DA DÉCADA DE 1980, FUNCIONAVA RESTRITAMENTE À ENFERMOS, AGENTES DE SAÚDE, RELIGIOSOS E FAMILIARES DE ENFERMOS. O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA COLÔNIA ABRIGA O PORTAL, O CINE-TEATRO GLÓRIA,  O SISTEMA DE ALTO-FALANTE, AS RUÍNAS DO ANTIGO PAVILHÃO, O CAMPO DE FUTEBOL E OS CLUBES MINAS E UNIÃO
imagem - ?

MUSEU PAULO ARAÚJO
EM 1910, ESTE LOCAL ERA O ANTIGO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO AFONSO PENA, POSTERIORMENTE, JÁ NO FINAL DA  DÉCADA DE 1960, O LOCAL TRANSFORMOU-SE NO COLÉGIO COMERCIAL BETINENSE. EM 1998 O PRÉDIO FOI TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO MUNICIPAL, PASSANDO POR UMA ARROJADA REFORMA E TRANSFORMANDO-SE EM 2002, NO MUSEU PAULO ARAÚJO MOREIRA GONTIJO.
imagem - ?
VISTA DO CENTRO
imagem - Alexandre TJ
VIA EXPRESSA
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO CHÁCARAS
imagem - ?
AVENIDA AMAZONAS
imagem - Alexandre TJ
BAIRRO CHÁCARA
imagem - Alexandre TJ

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
CONSTRUÍDA EM 1910, A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA CAPELA NOVA FAZ PARTE DA ESTRADA DE FERRO OESTE DE MINAS, QUE LIGA BELO HORIZONTE À DIVINÓPOLIS (ANTIGA VILA HENRIQUE GALVÃO). EM 1997, ELA FOI TOMBADA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL MUNICIPAL E ATUALMENTE É CONSIDERADA UM  ATRATIVO EM POTENCIAL.
imagem -  ?
BR 381 - FERNÃO DIAS -
imagem - Bruno Tadeu

CASA DE CULTURA
A CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO FOI CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 1711. SUA FINALIDADE INICIAL ERA SERVIR DE POUSADA PARA TROPEIROS, BANDEIRANTES E SERTANISTAS, QUE VINHAM DE SÃO PAULO COM DESTINO À VILA DE OURO. ALÉM DE POUSADA, NA CASA FUNCIONAVA UM COMÉRCIO DE SECOS E MOLHADOS. EXISTEM INDÍCIOS QUE A APONTAM COMO A PRIMEIRA CONSTRUÇÃO DE BETIM.
 imagem - ?
CIDADE INDUSTRIAL
imagem - Alexandre TJ
EDIFÍCIO
imagem - Alexandre TJ
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO CIDADE DO JARDIM
imagem - Alexandre TJ
BAIRRO NOVO AMAZONAS
imagem - Ariel Silva
BAIRRO RENASCER
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO RANCHO DAS PEDRAS
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO FLAMENGO
imagem - Bruno Tadeu
BAIRRO ALVORADA
imagem - Mágno Silva
BAIRRO ANGOLA
imagem - Alexandre TJ
BAIRRO BRASILÉIA
imagem - Alexandre TJ
PARCIAL
imagem - Alexandre TJ
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…