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WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

PIRANGUINHO / CAPITAL NACIONAL DO PÉ-DE-MOLEQUE




















SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PIRANGUINHO. O ENGENHO DA SERRA
imagem - Robson Grilo
PIRANGUINHO TEM 8.016 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM PIRANGUINHO EH: PIRANGUINHENSE
ACIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963
ORIGEM DO NOME
"PIRANGUINHO" É UM TERMO FORMADO PELA JUNÇÃO DE UM TERMO TUPI, PYRANG ("VERMELHO") COM O SUFIXO DIMINUTIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA, "INHO". = VERMELHINHO (COR DO DOCE DE PÉ-DE-MOLEQUE)

HISTÓRIA
PIRANGUINHO INICIOU SUA HISTÓRIA NO FINAL DO SÉCULO XIX, QUANDO O BRAZIL AINDA ERA UM IMPÉRIO GOVERNADO POR D. PEDRO II.

A REGIÃO ONDE ATUALMENTE SE LOCALIZA O MUNICÍPIO DE PIRANGUINHO, ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, ERA PROPRIEDADE DA BARONESA LEOCÁDIA DE LOURENÇO E ESTAVA SUBORDINADA A SÃO CAETANO DA VARGEM GRANDE - ATUAL BRAZÓPOLIS. COM OS ANOS, A LOCALIDADE ACABOU SE TORNANDO ALVO DE INTERESSE POR PARTE DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS EM DESENVOLVER O PROJETO "REDE MINEIRA DE VIAÇÃO". TAL EMPREENDIMENTO VISAVA À CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO QUE LIGASSE ITAJUBÁ À SANTA RITA DO SAPUCAÍ, ESTENDENDO A MALHA FERROVIÁRIA A OUTRAS REGIÕES DO ESTADO.
NA REFERIDA ÉPOCA, A REGIÃO ERA PROVIDA DE RICAS MATAS QUE CONTINHAM MADEIRAS DE LEI - TAIS COMO JACARANDÁ, JEQUITIBÁ, TAIÚVA, PEREIRA E OUTRAS - QUE PODERIAM SER ÚTEIS COMO DORMENTES NA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA. DESSA FORMA, UMA COMISSÃO CONSTITUÍDA POR ENCARREGADOS - CHEFES DO PROJETO - DIRIGIU-SE À BARONESA NO INTUITO DE ESTABELECER UMA ESPÉCIE DE PARCERIA. FOI DESSA FORMA QUE A REGIÃO ACABOU SE TORNANDO CONHECIDA COMO "ENGENHO DE SERRA".
A NECESSIDADE DE TRABALHADORES PARA A EMPREITADA NATURALMENTE ATRAIU UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PESSOAS. DESSA FORMA, INÚMEROS BARRACOS DE MADEIRA E CASAS DE PAU-A-PIQUE FORAM SURGINDO EM TORNO DO ENGENHO PARA ABRIGAR OS TRABALHADORES DO "ENGENHO DE SERRA" E TAMBÉM OS DA ESTRADA-DE-FERRO, DANDO ORIGEM, ASSIM, A UMA PEQUENA POVOAÇÃO.
VISTA PARCIAL DA CIDADE
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MONUMENTO AO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - PMP
RUA DA CIDADE
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AVENIDA JK
imagem - Robson Grilo
GALPÃO
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BELÍSSIMO ENTORNO DA CIDADE
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BAIRRO SANTA EFIGÊNIA
imagem - Robson Grilo
PIRANGUINHO EH A CAPITAL NACIONAL DO PE-DE-MOLEQUE
imagem - Eldo Brasil
A FAMOSA BARRACA VERMELHA QUE VENDE O DOCE
imagem - Daniel Barbosa Bruno
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SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Robson Grilo
CAMPO DE FUTEBOL
imagem - Robson Grilo
AS MONTANHAS DE MINAS
imagem - João Vitor C.
MATRIZ DE SANTA ISABEL
imagem - Robson Grilo
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO FOI CONSTRUÍDA EM 1875, POR GREGÓRIO PEREIRA MOTA PROPRIETÁRIO DA FAZENDA DO CAPOTE; ERA, PORTANTO, UMA IGREJA PARTICULAR E POR ISSO RECEBEU A DENOMINAÇÃO “CAPELA DO CAPOTE”.  A RODOVIA FOI ABERTA, PASSANDO A FRENTE DA CAPELA EM 1957. EM 2003 FOI TOMBADA PELO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL. FICA NO BAIRRO CAPOTE
imagem - Robson Grilo
GERAL
imagem - Robson Grilo
PARCIAL
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EDIFÍCIO CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE OLEGÁRIO MACIEL
COM 100 ANOS DE EXISTÊNCIA, A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ESBANJA CHARME EM SUA ARQUITETURA SIMPLES. ESSE PATRIMÔNIO TOMBADO RETRATA A HISTÓRIA DO MAIS ANTIGO DISTRITO DE PIRANGUINHO. FICA NO DISTRITO DE OLEGÁRIO MACIEL
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GERAL DA CIDADE
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VAGÃO DE ARTESANATO
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MARCO ZERO DA CIDADE

LOCAL ONDE FOI INSTALADO O ENGENHO DE SERRA AS MARGENS DO RIBEIRÃO DOS PORCOS PARA CONFECÇÃO DOS DORMENTES PARA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA. FOI A PARTIR DAÍ QUE SURGIU O POVOADO QUE MAIS TARDE  VEIO A SE TORNAR A CIDADE DE PIRANGUINHO. FICA NO CENTRO
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BARRACA DO PÉ-DE-MOLEQUE
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PONTE DE FERRO

LOCALIZADA NO LIMITE DO MUNICÍPIO COM ITAJUBÁ, A  HISTÓRIA DA PONTE TEM INÍCIO NO FINAL DO SÉCULO XIX, APROXIMADAMENTE POR VOLTA DE 1882, QUANDO DO ADVENTO DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGARIA ITAJUBÁ A SANTA RITA DO SAPUCAÍ.  EM TRÊS DE MARÇO DE 1896, COM A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DEFINITIVA E O TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO DA PONTE DE FERRO SOBRE O RIO SAPUCAÍ O TREM DEU SUA PRIMEIRA ENTRADA EM PIRANGUINHO. FICA NO BAIRRO ESTAÇÃO
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imagem - Robson Grilo
PONTE SOBRE O RIO SAPUCAÍ
imagem - João Vitor C.
PONTE DE ARCOS
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PRAÇA CEL. BRÁZ

ALÉM DE JARDINS ARBORIZADOS E MUITO ACONCHEGANTES, É NA PRAÇA CEL. BRÁZ QUE SE LOCALIZA A MATRIZ DE SANTA ISABEL, PADROEIRA DA CIDADE, CONSTRUÍDA EM 1945.
EM MAIO DE 2006, FOI INSTALADO O MONUMENTO ABRAÇO NO LOCAL ONDE FOI CONSTRUÍDA A PRIMEIRA IGREJA DA CIDADE. O ABRAÇO É UMA HOMENAGEM AOS PRIMEIROS MORADORES DE PIRANGUINHO, QUE CONSTRUÍRAM A HISTÓRIA DA CIDADE. FICA NO CENTRO
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RUA
imagem - João Vitor C.
RUA DO BAIRRO ESTAÇÃO
imagem - Robson Grilo
VISTA PANORÂMICA
imagem - Robson Grilo
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

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foto - ? Inhapim é uma palavra do tupi que significa “amanhece” ou “amanhecer”.
A igreja matriz é a porta de entrada da cidade.

foto - ? CONHEÇA UM POUCO MAIS DE INHAPIM POR FOTOS BAIRRO SANTO ANTÔNIO Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
Foto - Gustavo Sturzenecker Moreira
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