Pular para o conteúdo principal

DIVINO / MINAS SÃO MUITAS, MAS AQUI SE TORNA DIVINO














BEM VINDO A CIDADE DE DIVINO. TERRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
imagem - PMD
DIVINO TEM 19.133 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM DIVINO EH: DIVINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.939
ORIGEM DO NOME 
O povoado foi elevado a distrito com a denominação de Divino Espírito Santo.
Em 7 de setembro de 1923, o nome do distrito é alterado para Divino de Carangola, uma vez que o distrito pertencia ao município vizinho, Carangola.
Já em 17 de dezembro 1938, houve a emancipação do município e então ganhou o nome de Divino.
O topônimo provém do padroeiro do lugar, Divino Espírito Santo, cuja devoção vem desde os primitivos tempos da sua colonização.
HISTÓRIA
Primitivamente a região foi habitada por índios Purís, descendentes dos Goytcazes. Em 1831, um grupo de brancos chefiados pelo Tenente-Coronel José Batista da Cunha e Castro, desbravaram a região e pacificaram os indígenas. Dois anos mais tarde as terras foram apossadas e vendidas para o Major José Luiz da Silva Viana. No ano de 1834 foram adquiridas por Antônio Ferreira de Souza Barros e, dentro dos limites destas, formou-se uma povoação onde hoje se localiza a cidade de Divino.
Por tradição oral consta que a povoação surgiu do seguinte fato:
Um grupo de exploradores decidiu fazer uma excursão com o intuito de se criar uma povoação e ficou combinado que só iriam parar quando sentissem fome. Quando surgisse o referido local ficou também estabelecido que fincariam uma bandeira com a insígnia do Divino Espírito Santo, do qual eram devotos. Partindo da residência de Pedro Gomes da Silva, desceram o ribeirão de São João do Norte até alcançar o rio Carangola. Subindo por este, chegaram a um local e alí acamparam. No sítio onde fincaram a bandeira erigiu-se, mais tarde, a atual Igreja Matriz da cidade de Divino.
O nome primitivo da localidade foi Terras Adjacentes ao Indaiá.
A fertilidade do solo foi o fator preponderante para a ocupação e fixação do homem branco, pois a produção agrícola local se destacou sempre entre os municípios circunvizinhos.
AQUI A SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA - 
imagem - SG Trangel
CAMPO DE FUTEBOL
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
imagem - SG Trangel
LATERAL DA MATRIZ
imagem - SG Trangel
ESCADARIAS DA MATRIZ
imagem - SG Trangel
GRUTA NAS ESCADARIAS DA MATRIZ
imagem - SG Trangel
MONUMENTO AO CENTENÁRIO DA MATRIZ
imagem - SG Trangel
IGREJA DE SÃO TIAGO
imagem - SG Trangel
IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
imagem - SG Trangel
BELOS CASARÕES
imagem - SG Trangel
imagem - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BINITA CIDADE DO DIVINO
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniel Herdy Pedrosa
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - SG Trangel
imagem - SG Trangel
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - SG Trangel
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - SG Trangel
imagem - SG Trangel
imagem - PMD
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - Daniela Herdy Pedrosa
imagem - SG Trangel
PEDRA SANTA
A famosa Pedra Santa localizada entre as comunidades do Arataca e Morro Redondo é um belo convite de um conjunto paisagístico. Bem de Patrimônio Cultural é o primeiro conjunto Paisagístico Tombado no município com um enorme valor histórico e religioso para os Divinenses. Quem visita a Pedra Santa se deslumbra com as belas paisagens exuberantes, temperatura amena, fortes traços da cultura mineira. Divino é emoldurada por montanhas, grutas e cachoeiras para receber visitantes em todas as estações do ano.
imagem -  PMD
imagem - Wikipédia

imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA / LEMA DA PREFEITURA
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…