Pular para o conteúdo principal

LADAINHA / CIDADE DE BELEZAS SEM FIM

















BEM VINDO A CIDADE DE LADAINHA. CIDADE DA "MARTA ROCHA"
AQUI LADAINHA ENCRAVADA NOS VALES DE MINAS
imagem - ?
LADAINHA TEM 16.994 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LADAINHA EH: LADAINHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.949
ORIGEM DO NOME

O primeiro nome, Ladainha do Podó, foi devido a um velho rezador de terço, de nome Podó, que sempre em suas orações, rezava aladainha. Posteriormente, toda a região ficou conhecida como Ladainha e o nome passou a ser este.
HISTÓRIA


Ladainha acha-se situada em uma sesmaria, antigamente denominada de Jacinto Mendes, sesmaria esta doada pelo Imperador D. Pedro II, em 1877, a um velho soldado veterano de Guerra com o Paraguai.
De meados de 1914 a princípios de 1915, quando chegaram àquelas paragens o Coronel José Ribeiro de Oliveira, empreiteiro da Estrada de Ferro Bahia e Minas, e o pessoal que o servia, armou aquele um barracamento, que foi o marco inicial do povoado.
O nome de Ladainha passou a figurar quase que oficialmente após a conclusão dos trabalhos da construção da linha férrea e da estação. Havendo necessidade de ser dado um nome oficial à estação ferroviária, apelaram para que o Cel. José Ribeiro sugerisse um nome; ele, a título de brincadeira, repondeu: Ladainha do Podô. O velho Podô morava proximo à residência do Coronel e, como este dizia, o incomodava muito com as suas ladainhas. Desse modo, não só a estação férrea ficou com o nome de Ladainha, mas também o povoado e, afinal, toda a região.
Um dos fatores primordiais para o rápido desenvolvimento do povoado foi a localização e construção, em suas terras, das Oficinas borais da Bahia e Minas, em 1926, época em que foram construídas cinquenta e uma casas para residências dos empregados da ferrovia. O terreno para a construção foi doado pelo cel. José Ribeiro que, nessa ocasião, já havia adquirido a posse do Sr. Jacinto Mendes.
Nessa mesma época, a pedido do capitão Adolfo Sá, então presidente da Câmara Municipal em Teófilo Otoni, fez o coronel a doação de 10,5 alqueires de terras para edificação da futura cidade, cuja área se acha desmembrada.

AQUI O TÚNEL DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO BAHIA / MINAS
imagem - ?
imagem - Breno F. Carneiro
ANTIGA OFICINA DA FERROVIA
imagem - Álison Gomes
CASARÃO
imagem - Scarparo
CAPELINHA DE SÃO JOSÉ
imagem - Scarparo
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
imagem - Scarparo
CONHEÇA UM POUCO DE LADAINHA
imagem - Álison Gomes
imagem - Álison Gomes
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Álison Gomes
imagem - Scarparo
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Álison Gomes
imagem - Jotalu
OUTRO CASARÃO
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Vanessa Louzada
O CÓRREGO E A AVENIDA
imagem - Álison Gomes
A PRAÇA
imagem - Scarparo
imagem - Scarparo
ALDEIA DOS ÍNDIOS MAXACALI
imagem - ?
FAMOSA E BONITA PEDRA CONHECIDA COMO "MARTA ROCHA"
imagem - ?
imagem - Vanessa Louzada
imagem - ?
imagem - Jotalu
imagem - Jotalu
A PEDRA E A ILHA
imagem - ?
imagem - Vanessa Louzada
O LAGO E O SEGREDO DAS ÁGUAS
imagem - ?
imagem - ?
AS CACHOEIRAS
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Scarparo
imagem - ?
A ESTRADA DE TERRA
imagem - Scarparo
A ZONA RURAL E O ENTORNO DA CIDADE
imagem - Scarparo
imagem - Vanessa Louzada
imagem - Jotalu
imagem -  Scarparo
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…