Pular para o conteúdo principal

VARGINHA / A PRINCESA DO SUL

















BEM VINDO A CIDADE DE VARGINHA. CONHECIDA COMO A CIDADE DO "ET"
imagem - ?
VARGINHA TEM 123.081 HABITANTES
QUEM NASCE EM VARGINHA EH: VARGINHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.882
ORIGEM DO NOME

Varginha chamou-se, inicialmente, Espírito Santo das Catanduvas, por ser seu solo encoberto por essa vegetação. O topônimo originou-se de Vargem Pequena - pequeno vale formado pelo ribeirão Santana, onde surgiu o Povoado. Com o crescimento, entretanto, a Cidade hoje se ergue sobre colinas.
HISTÓRIA

Os Primitivos habitantes do sul de Minas foram os índios cataguás, carajás, mandimbóias e outros, ramificados do grupo tupi-guarani. Em virtude de serem encontradas na Fazenda das Posses, urnas funerárias depositadas pelos cataguás, acredita-se que a região tenha sido habitada por esses índios. Os aborígines viviam nas proximidades do morro do Chapéu, a uma altitude de 1.239 metros, utilizando-o como ponto de observação.
Segundo a tradição, Manoel dos Pinheiros foi o primeiro colono a se estabelecer no local. Contudo, documento legal, datado de 1795, declara ter sido Joaquim Vitoriano de Andrade, natural de Campanha da Princesa da Beira (atual Campanha), o primeiro morador.
Por volta de 1785, na estrada que dava acesso à Vila de Campanha da Princesa da Beira, próximo a um rancho de pouso, surgiu uma capelinha construída pelos viajantes. Consta que foi levantada por bandeirantes paulistas em memória a um de seus pioneiros.
A extração de ouro nos córregos, embora de curta duração, iniciou a economia da região, substituída pela cana-de-açúcar e pelo café, que, a partir de 1885, teve muito boa acolhida. Em 1888, imigrantes toscanos, lombardos e venetos procedentes, em sua maioria, de campos e aldeias, radicaram-se em Varginha, dedicando-se à indústria, ao comércio e à agricultura.
A influência do elemento negro no desenvolvimento econômico de Varginha, hoje importante centro agropecuário e industrial da região sul mineira, foi decisiva, principalmente, pelo comércio e exportação do café para outros países.
AQUI A NAVE ESPACIAL QUE "TROUSSE" O  "ET DE VARGINHA"
imagem - Wikipédia
imagem - Montanha
ESTÁDIO DE FUTEBOL
imagem - Wikipédia

Varginha é uma das cidades-pólo da região Sul de Minas, destacando-se por seu parque industrial diversificado, comércio e prestação de serviços variados. É importante pólo regional, principalmente nas áreas de educação, saúde, esportes e cultura. Dispõe de um Porto Seco - Estação Aduaneira do Interior que atua na área de comércio exterior. Tornou-se mundialmente conhecida como a "Cidade do ET". Depois da suposta aparição de criaturas alienígenas, em 20 de janeiro de 1996, fato que passou a ser chamado de " O Caso Varginha".
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VARGINHA
imagem - ?
imagem - Eder Douglas
imagem - Wikipédia
imagem - Paione
imagem - Edu Lacerda
imagem - Eder Douglas
imagem - Mateus Tomé
imagem - Paione
imagem - Eder Douglas
imagem - Eder Douglas
imagem - Clebicar
imagem - Paione
imagem - Paione
imagem - Edu Lacerda
imagem - Eder Douglas
imagem - Paione
imagem - Paione
imagem - Paione
imagem - Eder Douglas
imagem - Clebicar
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - ?
MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
imagem - Vicente A. Queiroz
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Paione
imagem - Paione
ENTRADA DAS ÁGUAS VERDES
imagem - Paione
POSTO DE GASOLINA
imagem - Eder Douglas
BARRAGEM DE VARGINHA
imagem - Paione
imagem - Clebicar
imagem - Eder Douglas
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
PRAIA DE ÁGUA DOCE
imagem - Eder Douglas
RIO VERDE
imagem - RVM Santista
imagem - Eder Douglas
RANCHOS A BEIRA DO LAGO
imagem - Eder Douglas
CONCHA ACÚSTICA
imagem - Edu Lacerda
CLUBE THERMAS DO SUL
imagem - Danilo Aleixo
MARINA DE BARCOS
imagem - Wikipédia
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Ricardo e Kátia
ATÉ UM DIA QUALQUER
imagem - Montanha
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…