Pular para o conteúdo principal

BOCAIÚVA - TERRA QUE RECEBEU A VISITA DE ALBERT EINSTEIN

















BEM VINDO A CIDADE DE BOCAIÚVA. TERRA DAS EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS
foto - Rômulo Henok
BOCAIÚVA TEM 46.654 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BOCAIÚVA EH: BOCAIUVENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.890
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome dado foi Curato de Macaúbas, o mesmo que Bocaúva e ainda, Macaíba - palavra tupi - que significa palmeira, e também coco-de-catarro, abundante na localidade.
HISTÓRIA

Ao contrário de outros municípios mineiros, Bocaiúva não contou em sua formação etimológica com elementos indígena.
A primeira expedição a penetrar na região mineira foi a Espinosa e Navarro. Partiu do Porto Seguro no dia 13 de junho de 1553 e foi se dispersando, deixando componentes que, escolhendo as melhores terras, foram povoando a região.
A segunda entrada na região foi realizada pela bandeira de Fernão Dias, que partiu de São Paulo a 21 de julho de 1674. Ao deixar a bandeira, o povoador Antônio Gonçalves Figueira adquiriu as fazendas Jaíbas, Olhos d'Água e Montes Claros.
Entre 1710 e 1720, pequenos fazendeiros e agricultores de povoados vizinhos ocuparam as terras localizadas entre os rios Jequitaí e Macaúbas, iniciando o povoamento do antigo Curato de Macaúbas.
O culto religioso, manifestado naquela época, quando foi encontrada uma imagem do Senhor do Bonfim, fez com que Antônia Leite, esposa de Fastino Leite Pereira, grande fazendeiro local, doasse parte de suas terras para formação do patrimônio da igreja, em honra ao referido Santo.
AQUI A AGÊNCIA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS
foto - Rômulo Henok
A FÉ

A maior festa religiosa do Estado e de grande expressão em todo Norte de Minas, conta com ampla estrutura para suportar milhares de visitantes que vêem até a cidade para peregrinar e também para festejar. Contando com shows de grandes artistas do país durante toda programação e espetáculo pirotécnico. Comemorada desde o aparecimento da imagem do Senhor do Bonfim XVIII. A festa tem o seu inicio no mês de Julho, com uma programação bem variada na primeira semana como novenas preparatórias, barracas com muita descontração. Carreata e procissão de carros além de outros eventos que acontecem na Igreja da Matriz do Senhor do Bonfim.
Já na segunda semana, especificamente no Sábado acontece a descida de imagem do Senhor do Bonfim, a Santa Missa e logo após procissão e levantamento da Bandeira, contando com um espetacular show pirotécnico. No Domingo destacam-se a grande procissão de fiéis, animada com cavaleiros, catopés, bandas de música e quadros vivos.
AQUI O CRISTO DE BOCAIÚVA
foto - Ricardo Louzada
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Dinho Duardo
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - Rômulo Henok
MATERNIDADE
foto - Ronaldo Borges
MERCADO MUNICIPAL
foto - ?
MATRIZ DO SENHOR DO BONFIM E SEU INTERIOR
foto - Vicente A. Queiroz
foto - Lucas Diniz
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE BOCAIÚVA 
foto - Dinho Duardo
foto - ?
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Gildázio Fernandes
foto - Rômulo Henok
foto - Ronaldo Borges
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
foto - Rômulo Henok
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
foto - Ronaldo Borges
ENTORNO DA CIDADE
foto - Rômulo Henok
foto - ?
RIO JEQUITINHONHA
foto - Gildázio Fernandes
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…