Pular para o conteúdo principal

BAEPENDI / TERRA DE "NHÁ CHICA"

















BEM VINDO A CIDADE DE BAEPENDI. TERRA DAS CACHOEIRAS
imagem - ?

BAEPENDI TEM 18;307 HABITANTES
QUEM NASCE EM BAEPENDI EH: BAEPENDIANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 02 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.856
foto - Thymonthy Becker

ORIGEM DO NOME
É CONTROVERTIDA A ORIGEM DO TOPÔNIMO BAEPENDI. SEGUNDO UNS, SERIA DERIVADO DE MBAE (COISA), PE (INTERROGATIVO) E NDE (TUA) E SIGNIFICARIA: QUE GENTE E ESSA (TUA) OU PERTENCE-TE ISTO? - PERGUNTA QUE TERIA SIDO FEITA A UM INDÍGENE PELOS PRIMEIROS CIVILIZADOS QUE ANDARAM PELA REGIÃO. PARA OUTROS - TEODORO SAMPAIO, INCLUSIVE -, E UMA CORRUPTELA DE MBAE-PINDI O LIMPO EM ALUSÃO A UMA CLAREIRA NA MATA MARGINAL DO RIO GRANDE, FACILITANDO O CAMINHO DOS DESCOBRIDORES. HÁ OUTRAS INTERPRETAÇÕES, TODAVIA.
HISTORIA

AS PRIMEIRAS REFERÊNCIAS SOBRE O TERRITÓRIO QUE ATUALMENTE COMPREENDE O MUNICÍPIO DATAM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XVII. SEGUNDO CERTOS AUTORES, A BANDEIRA DE ANDRÉ LEÃO, PARTINDO DE SÃO PAULO, EM 1601, SEGUIU O CURSO DO PARAÍBA, DESDE O LUGAR ONDE ATUALMENTE E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ATÉ CACHOEIRA, E GALGANDO A SERRA DA MANTIQUEIRA, RUMOU PARA POUSO ALTO E BAEPENDI.
A PARTIR DESTA DATA, SEU NOME COMEÇA A APARECER NOS RELATOS DOS SERTANISTAS. EM 1646, JAQUES FÉLIX - OU FÉLIX JAQUES, SEGUNDO DIOGO DE VASCONCELOS - RECEBEU A INCUMBÊNCIA DE PROCURAR MINAS ANDOU PELOS SERTÕES DE GUARATINGUETÁ E CHEGOU ATÉ O PLANALTO DO RIO VERDE. DIZEM QUE BAEPENDI JÁ POSSUÍA, EM 1681, ALGUMA CRIAÇÃO.
foto - Thymonthy Becker
EM ANO ANTERIOR A 1694, ANDOU TAMBÉM PELA REGIÃO BARTOLOMEU DA CUNHA, A PROCURA DAS RIQUEZAS ALI EXISTENTES.
QUANTO AO POVOAMENTO, ANTIGA TRADIÇÃO DIZ QUE EM 1692 ANTÔNIO DA VEIGA, SEU FILHO JOÃO DA VEIGA E MANUEL GARCIA PARTIRAM DE TAUBATÉ RUMO AO SERTÃO, PARA CAPTURA DE SILVÍCOLAS. EMPOLGADOS POR INFORMAÇÕES REFERENTES À EXISTÊNCIA DE OURO ALÉM DA SERRA DA MANTIQUEIRA, INCURSIONARAM PELO RIO VERDE E DERAM A UM TRIBUTÁRIO DESTE 0 NOME DE BAEPENDI.
ADMITE-SE QUE O DESBRAVADOR SE TENHA ESTABELECIDO NO LOCAL MAIS TARDE CONHECIDO COMO O ENGENHO. DEPOIS, ATRAÍDOS PELA NOTICIA DA DESCOBERTA DE OURO NAQUELAS PARAGENS, OUTROS COLONIZADORES FUNDARAM UMA PEQUENA POVOAÇÃO, A QUE DENOMINARAM BAEPENDI, E EDIFICARAM UMA CAPELA, SOB A INVOCAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT.
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - ?

MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT
A IGREJA NOSSA SENHORA DE MONT SERRAT É TOMBADA PELO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL. ELA FOI ERGUIDA EM MEADOS DO SEC. XVIII, POR VOLTA DE 1754. LOCALIZA-SE NA PRAÇA PRINCIPAL DA CIDADE.
imagem - Luís Macedo
A MATRIZ NA PRAÇA
imagem - Luís Macedo

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
FRANCISCA PAULA DE JESUS, MAIS CONHECIDA COMO NHÁ-CHICA. SE DEDICOU À FÉ E À CARIDADE. ASSIM VIVEU ATÉ SEU FALECIMENTO EM 14 DE JUNHO DE 1895. SÃO ATRIBUÍDOS A ELA DIVERSAS GRAÇAS ALCANÇADAS. ATUALMENTE, SEU PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO SE ENCONTRA NO VATICANO. A CAPELA CONSTRUÍDA POR NHÁ-CHICA É CHAMADA DE SANTUÁRIO DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO.
imagem - Luís Macedo
IGREJA DO ROSÁRIO
imagem - Luís Macedo
IGREJA DO ROSÁRIO NO FIM DA RUA
imagem - Luís Macedo

IGREJA METODISTA WESLEYANA
foto - Thymonthy Becker
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES - 
foto - Thymonthy Becker
CACHOEIRAS
BAEPENDI É UM CONVITE PARA SE DESLUMBRAR COM AS MAIS DE CINQÜENTA CACHOEIRAS QUE CERCAM A CIDADE.
POR ISSO INTEGRA O CIRCUITO TURÍSTICO DAS ÁGUAS DE MINAS GERAIS. A NATUREZA PRESERVADA NO MUNICÍPIO, ESTÃO CERCA DE 40% DO PARQUE ECOLÓGICO DO PAPAGAIO, É LOCAL IDEAL PARA FAZER TRILHAS E ACAMPAR EM PARADISÍACOS LUGARES.
imagem -  Wikipédia
imagem - ?
imagem - Clariane Pereira
imagem - Guilherme Quadros
imagem - ?
imagem - ?
CONHEÇA UM POUCO DA CIDADE DE BAEPENDI
imagem - ?
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
imagem - ?
imagem - Regi Santos
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
imagem - Vinícius Antônio de Oliveira Dittrich
imagem - Luís Macedo
imagem - Luís Macedo
imagem - Luís Macedo
imagem - Luís Macedo

imagem - Luís Macedo
imagem - Cláudio kanai
imagem - Luís Macedo
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Bruno Carvalho Leal
ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
imagem - Vinícius Antônio de Oliveira Dittrich
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

VALEU PELA VISITA - SEMPRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…