Pular para o conteúdo principal

DATAS




BEM VINDO A CIDADE DE DATAS / UMA CIDADE LIMPA E DE UM POVO EDUCADO.
copyrigth 'Geovanni Souza Barbo..."
DATAS TEM ATUALMENTE 5.211 HABITANTES - IBGE 2010
QUE NASCE EM DATAS EH: DATENSE
O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0,694 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
Elevado à categoria de município com a denominação de Datas, em 30-12-1962, desmembrado de Diamantina. Sede no antigo distrito de Datas. Constiuído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.
HISTÓRIA
O início do povoamento desta localidade deu-se pelo idos de 1825, tendo como origem idêntica das demais cidades influenciadas pelas descobertas do ouro e diamante da região do Tijuco, que já era, até então, um florescente arraial.
Os intrépidos aventureiros chamados garimpeiros, para lá foram em busca da riqueza que se escondia debaixo daquele selo ainda inexplorado que para garimpa-lo tinham que ter uma autorização do Rei de Portugal, e para isso, recebiam uma DATA que significava um lote de terra marcada para a sua exploração.
A busca foi feliz ao encontrarem, com abundância, o cobiçado Diamante nos veios dos rios, sobretudo no veio do Rio de Datas. Aumentava continuamente o número de garimpeiros para minerarem na "Datas do Rei", e tão grande foi a quantidade de lotes ou datas marcadas, que a região, mais tarde, ficou conhecida por "DATAS D'EL REI".
A descoberta daquelas pedras preciosas atraíram para ali, garimpeiros mais abastados com levas de escravos e comerciante de origem portuguesa, que para lá levaram os primeiros carpinteiros, pedreiros, ourives, barbeiros, alfaiates, etc. graças à fama da pedra em destaque, o diamante, encontrado na região. Em 1870 foi erigida a Igreja do Divino Espírito Santo, padroeiro da localidade, sendo inaugurada em 25 de agosto do mesmo ano, solidificando, assim, a idéia do núcleo de povoamento que surgia.
copyrigth "Izekampus"
Origem do Topônimo: O seu primeiro nome foi Datas D'El Rei, originado das Datas, que significavam lotes de terra marcadas com autorização do Rei de Portugal, para os garimpeiros minerarem naquela localidade. Mais tarde, com a separação da Coroa de Portugal ficou somente
o nome de "DATAS", permanecendo este mesmo nome quando foi elevada à categoria de vila, em 1891.
Como foi descrito sobre os primeiros habitantes, a busca do ouro e do diamante, foi sem dúvida a responsável pelo elemento civilizado se fixar naquela localidade. Através das "Datas d`El Rei", que eram marcadas mediante autorização para garimpagem, foram fatores determinantes da ocupação do território, por garimpeiros, e a origem portuguesa e negra (escravos) que para lá foram. Aliados à garipagem existiam também a agricultura e o comércio que contribuíram com o encargo de rete-los na comunidade e na região.
CONHEÇA A BELA CIDADE DE DATAS. UM PARAISO NO INTERIOR DAS MINAS GERAIS.
UM DOS BAIRROS DA CIDADE
copyrigth "Izekampus"
DATAS ENTRE MONTANHAS
copyrigth "Montanha"
RUA DE PEDRA
copyrigth "?"
CAPELA DE NOSSA SENHA DA CONCEIÇÃO. ESTA A 1300 METROS DE ALTURA.
copyrigth "?"
A MESMA CAPELA VISTA DE FRENTE
copyrigth "Gui torres'
UM DOS MUITOS E BONITOS CASARÕES DA CIDADE
ESTA EH A CACHOEIRA DO RIBEIRÃO
copyrigth "Marcelo"
AQUI, A CACHOEIRA DE CUBAS
copyrigth "Willians Monteiro"
UM ILUSTRE DATENSE AO TELEFONE
copyrigth "?"
ESTE EH O CORETO DA PRAÇA CENTRAL
copyrigth "Wemerson paulino"
AQUI A ENTRADA DA IGREJA MATRIZ
copyrigth "?"
DATAS ENTRE MONTANHAS
copyrigth "Nilson"
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
copyrigth "áurea Maria"
AQUI O INTERIOR DA MATRIZ DO DIVINO ESPIRITO SANTO
copyrigth "?"
A MATRIZ VISTA DE CIMA
copyrigth "PMD"
ELA AGORA VISTA DE LADO
copyrigth "?"
AQUI, DE FRENTE E IMPONENTEMENTE BELA
copyrigth "Luiz F P Barros"
DATAS FAZ PARTE DO CAMINHO DA ESTRADA REAL
copyrigth "?"
POÇO FUNDO
copyrigth "Willians Monteiro"
ESTA EH A PRAÇA DA PREFEITURA
copyrigth "?"
AQUI A SEDE DA PREFEITURA E CORREIOS
copyrigth "Rotizem L Reggiane"
VISTA DA REGIÃO CENTRAL
copyrigth "Áurea Maria"
A PRINCIPAL RUA DA CIDADE
copyrigth "?"
ESTE EH O TREVO DE ACESSO A CIDADE DE DATAS
copyrigth "Izekampus"
AQUI UMA VISÃO DA ESTRADA REAL
copyrigth "Willians Monteiro"
ESTE EH UM DOS TELHADOS FEITO PELOS ESCRAVOS. AINDA PRESERVADO
copyrigth "Willians Monteiro"
DATAS NÃO TEM BANDEIRA E NEM BRASÃO QUE AS REPRESENTE.


ATÉ BREVE. ATÉ UM DIA. A GENTE SE VÊ POR AI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…