Pular para o conteúdo principal

LIMA DUARTE




BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS E DO AR MAIS PURO DAS MINAS GERAIS
copyrigth "Rosana4"
LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA.

LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO.
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU.
LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO.
Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chamado mais tarde "LIMA DUARTE" , em homenagem a um médico e político barbacenense, que muito contribuiu para a emancipação do município, e se chamava José Rodrigues de Lima Duarte.
LIMA DUARTE ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Seginhopb"
Conta-se que, em 1781, corria o boato de que no rio do Peixe haviam-se descoberto faisqueiros de bom rendimento, fazendo-se extrativos pela Ibitipoca, apesar da proibição por parte do Governo. Foi apurada a veracidade dom fato, e tendo o próprio governador percorrido a área comentada, foi recebido no nascente arraial do Rio do Peixe com festividades, aproveitando os moradores para lhe pedirem terras de cultura. Reconhecendo a inutilidade das proibições feitas, resolveu o governador permitir se cultivassem aquelas matas e o arraial passou a crescer. A paróquia foi criada em 1881, sendo então dada a denominação de Vila do Rio do Peixe a sede que, ao ser elevada à cidade em 1884, recebeu o nome que conserva ainda até hoje. O primitivo distrito de Rio do Peixe foi criado em 1839 e elevado a freguesia 20 anos depois, em 1859.
VEJA UM POUCO DE LIMA DUARTE
AQUI, A CIDADE EM 1920
copyrigth "Ronisch Baumgratz
copyrigth "Ronisch Baumgratz
copyrigth "Ronisch Baumgratz"
copyrigth "Marcio Lucinda"
copyrigth "Marcio Lucinda"
foto - ?
copyrigth "Jorge A. Ferreira Junior"
copyrigth "Rodrigo P. Passos"
copyrigth "Marcio Lucinda"
VEJA QUE BELAS IGREJAS
ESTA É A IGREJA DO ROSÁRIO
copyrigth "Leandro durães"
copyrigth Marcio Lucinda"
ESTA É A IGREJA MATRIZ DA VILA DE SÃO DOMINGOS DA BOCAINA.
copyrigth "Marcio Lucinda"
AQUI, NOVAMENTE A MATRIZ DE LIMA DUARTE
copyrigth "Leandro Durães"
AQUI, O CRUZEIRO NO MORRO DA BANHEIRA
copyrigth "Marcio Lucinda"
ESTA É A CADEIA DE MONTANHAS QUE CERCA A CIDADE, FAZENDO DE LIMA DUARTE, UMA CIDADE INVEJÁVEL EM TERMOS DE BELEZA EM SUA ZONA RURAL
copyrigth "Gilmar Santos"
NUM BELO DIA DE CHUVA
copyrigth "Rosana4"
ESTE É O PICO DO PÃO DE ANGU
copyrigth "Marcio Lucinda"
OLHA A BELEZA DESTE LUGAR. QUEM MORA NESTA FAZENDA, VIVE NO PARAISO
copyrigth "Marcia Valle"
ESTA É A GRUTA DO CALDEIRÃO
copyrigth "Marcio Lucinda"
AQUI, UM LUGAR CONHECIDO COMO "LAGOA SECA"
copyrigth "Marcio Lucinda"
QUE BELA IMAGEM
copyrigth "Smeraldalili"
VEJA QUE CACHOEIRAS DESLUMBRANTES
ESTA É A CACHOEIRA DA BANDEIRA
copyrigth "Marcio Lucinda"
CACHOEIRA DO SOSSEGO
copyrigth "Marcio Lucinda"
ESTE É O PAREDÃO
copyrigth "Marcio Lucinda"
VEJA QUE BELO PRECIPÍCIO
copyrigth "Mariana Lima"
COMO ÃO PODIA FALTA, ESTA É A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE
O ramal de Lima Duarte, em bitola de 1,60m, foi aberto ao tráfego em 1914 até a estação de Penido e somente em 1924 chegaria à estação seguinte, Valadares. Em 1926 alcançou sua extensão máxima, em Lima Duarte - 56 km. O projeto previa bitola métrica e para tanto foi construída bitola mista entre as estações de Juiz de Fora e de Benfica, na linha do Centro, pois o trem partia da primeira. Porém, acabou sendo aberto com bitola larga. O ramal deveria alcançar Bom Jardim de Minas, na linha da RMV, mas nunca foi completado, e por isso deveria ter a bitola métrica, que era a da RMV. Em 01/09/1974, o ramal foi suprimido. Porém, aparentemente já desde 1972 os trens de passageiros não mais circulavam no ramal. 
copyrigth "Cláudio Fabiano Kloss"
AQUI, O RIO DO PEIXE, QUE CORTA A CIDADE
copyrigth "Marcio Lucinda"
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO, QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA
SEMPRE VOLTE, OBRIGADO PELA VISITA. BOA NOITE
foto - ?
copyrigth "Thymonthy Becker" (marca e logomarca)



ATÉ UM DIA DESTES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…