Pular para o conteúdo principal

PARAGUAÇU




AMANHECENDO E CHEGANDO EM PARAGUAÇU / NA SERRA MATINADA
foto - ?
SE VC VIER VISITAR PARAGUAÇU, NÃO IRÁ SE ARREPENDER. A CIDADE É PURA TRANQUILIDADE, UM POVO MUITO HOSPITALEIRO E COMUNICATIVO.
VALERÁ A PENA VOCÊ CONHECER ESTA CIDADE QUE FICA NOS PÉS DA SERRA DA MATINADA.
QUEM NASCE EM PARAGUAÇU É: PARAGUAÇUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE AGOSTO.
O "IDH" DO MUNICÍPIO É DE: 0,788 (CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA ONU)
A POPULAÇÃO DA CIDADE É DE:  20.241 HABITANTES.(IBGE 2010)
O povoamento da região tem início por volta de 1790 com as sesmarias concedidas ao capitão Manoel Ferreira do Prado e a Agostinho Fernandes Lima. Em 1815, construiu-se uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, em área doada por Amaro José do Vale, sendo elevada à freguesia em 1840 e tendo como primeiro pároco o padre Luiz Gomes de Oliveira. O nome primitivo de Paraguaçu - Carmo dos Tocos - deve-se a um número excessivo de tocos na passagem até à capela. A denominação posterior do arraial - Carmo do Escaramuça - originou-se de um incidente envolvendo ciganos acampados no local. Em 1888, a agitação política foi significativa na região, tendo se realizado no arraial o Primeiro Congresso Republicano do Sul de Minas. Em 1880, o distrito incorporou-se ao município de Santo Antônio do Machado, passando a município com o nome atual de Paraguaçu, em 1911 . Fonte: Secretaria da Cultura em 01/10/1999
VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ?
foto - ?
UMA PACATA RUA DA CIDADE
foto - ?
AQUI, A CIDADE, COM A VISTA DA SERRA DA MATINADA
foto - ?
PARAGUAÇU NUMA VISTA AÉREA
foto - ?
AQUI, O RIO QUE CORTA A CIDADE
foto - ?
PARAGUAÇU , ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
AQUI, AS MARGENS DE UMA LAGOA.
foto - ?
HAAA. ESTE AVIÃO....
ESTIVE EM PARAGUAÇU TRÊS VEZES. AS TRÊS, PARA FAZER A MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR NA "PARAGUAÇU TEXTIL" (QUE POR SINAL, ESTAVAM DENTRO DOS PADRÕES EXIGIDOS POR LEI)
ALMOÇEI NUM RESTAURANTE QUE FICA AO LADO DESTE AVIÃO.
COMO DIZIA MEU PAI, "FUI NUM PÉ E VOLTEI NO OUTRO"
NÃO TIVE TEMPO DE CONVERSAR COM AS PESSOAS, SABER UM POUCO DA HISTORIA DE VIDA, DOS MOTIVOS QUE AS LEVARAM ATÉ ENTÃO.
COM O DONO DO RESTAURANTE ATÉ PUDE CONVERSAR UM POUCO. MAS FOI MUITO RÁPIDO E NÃO PUDE SABER DAS HISTÓRIAS DA BELA CIDADE DE PARAGUAÇU.
TODAS AS PESSOAS, TEM UM HISTORIA PARA CONTAR. É MUITO LEGAL PODER OUVIR, PASSAR PARA FRENTE E ENTENDER CADA UM E SEUS MOTIVOS DE VIDA.
NA PARAGUAÇU TEXTIL, CONVERSEI COM UM FUNCIONÁRIO, QUE TINHA VINDO DE 7 LAGOAS, PARA TRABALHAR ALI. A HISTÓRIA DELE É MUITO LEGAL.
ESTE AVIÃO, O RESTAURANTE, A CIDADE, A PARAGUAÇU TEXTIL, DEIXARAM SAUDADES.
foto -  Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
ESTES CASARÕES, SÃO DE RARA BELEZA E DE UMA ARQUITETURA ÚNICA.
foto - ?
foto - ?
UMA BELA PRAÇA
foto - ?
ESTE É O COLÉGIO "PADRE PICCININI"
foto - ?
ESTE É UM TRADICIONAL COLÉGIO DE PARAGUAÇU
foto - ?
ESTE É O MUSEU MUNICIPAL
foto - ?
ESTE É UM BELÍSSIMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PARAGUAÇU. FICA NO MEIO DA PRAÇA
foto - ?
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
foto - ?
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - ?
IGREJINHA LAVA TAPAS
foto - ?
AQUI, O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
foto - ?
ANTIGA PONTE SOBRE O RIO "SAPUCAÍ"
foto - ?
foto - ?
AQUI, A ZONA RURAL DE PARAGUAÇU
foto - ?
BIQUINHAS
foto - ?
UMA RUA DA CIDADE
foto - ?
AQUI, O VALE DAS PEDRAS
foto - ?
A PRAÇA OSWALDO COSTA, COM A MATRIZ AO FUNDO
foto - ?
PRAÇA OSWALDO COSTA
foto - ?
O HORTO FLORESTAL DE PARAGUAÇU, TEM MUITA BELEZA E UM ÓTIMO LOCAL PARA AS CRIANÇAS DE DIVERTIREM.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI, A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO
AQUI, SE DESPEDINDO DA PARAGUAÇU
OBRIGADO PELA VISITA E SEMPRE VOLTE
foto - ?
copyrigth "Thymonthy Becker" (marca e logomarca) 


ATÉ BREVE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CARLOS CHAGAS / PÉROLA DO MUCURI / CAPITAL DO BOI

BOM DIA CARLOCHAGUENSES / BOM DIA VISITANTE. SEJA BEM VINDO A CARLOS CHAGAS / A CAPITAL DO BOI E A PÉROLA DO MUCURI
foto - ? CARLOS CHAGAS, NO VALE DO MUCURI, TEM  20.087 HABITANTES. - (IBGE 2010) DESTE TOTAL, 51% É MULHER. O IDH DO MUNCÍPÍO É DE: 0,681 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU QUEM NASCE EM CARLOS CHAGAS É: CARLOCHAGUENSE ESTIVE EM CARLOS CHAGAS DIA 10 DE FEVEREIRO 2011, MAIS PRECISAMENTE NO FRIGORIFICO "MAX BEEF" FUI FAZER A MEDIÇÃO DA QUALIDADE DO AR. QUEM ME RECEBEU LÁ FOI O ENGENHEIRO AMBIENTAL "FELIPE" (GENTE FINA DA MELHOR QUALIDADE) CHEGUEI AS 7 DA MANHÃ, DEPOIS DE 11 HORAS VIAJANDO DE DIVINÓPOLIS; NÃO FIQUEI MUITO TEMPO EM CARLOS CHAGAS, MAS DEU PARA TIRAR ALGUMAS FOTOS. AQUI, NA ENTRADA DA CIDADE. copyrigth "Thymonthy Becker" CARLOS CHAGAS JÁ FOI CONHECIDA COMO A "PÉROLA DO MUCURI". POR TER SIDO POR MUITOS ANOS, A CIDADE MAIS BONITA DO VALE DO MUCURI. HOJE, JÁ NÃO DETÉM MAIS ESTE TÍTULO.
foto - ? MAS MANTÉM O TÍTULO DE CAPITAL DO …

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PATOS DE MINAS

BOM DIA. BEM VINDO A PATOS DE MINAS. A CIDADE DA MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL E POLO ECONÔMICO REGIONAL copyrigth "maira" PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 138.836 HABITANTES. QUEM NASCE EM PATOS DE MINAS É: PATENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,813, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. PATOS DE MINAS É O MAIOR POLO ECONÔMICO E A MAIOR CIDADE DO ALTO PARANAÍBA. EM MAIO, ACONTECE NA CIDADE, A MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL. Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso a beira dessa lagoa, construindo ranchos em que se abrigavam. Neste tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o correr …

TEÓFILO OTONI / CIDADE DAS PEDRAS PRECIOSAS

BEM VINDO A CIDADE DE TEÓFILO OTONI. A CIDADE COM PAISAGENS DE CINEMA.
AQUI O BELO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
TEÓFILO OTONI TEM 134,745 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM TEÓFILO OTONI EH: TEÓFILO-OTONENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.853
ORIGEM DO NOME
UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR. O DEPUTADO “THEOPHILO BENEDICTO OTTONI”, QUE RENUNCIOU AO SEU MANDATO PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO VALE DO MUCURI.

LAMBARI / MINAS GERAIS - Procurada por suas belezas naturais e, principalmente, por sua água mineral, eleita a 3ª melhor do mundo capaz de curar doenças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "LAMBARI" / MINAS GERAIS / BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE LAMBARI. CUJA ÁGUA MINERAL EXTRAÍDA AQUI, CURA DOENÇAS. SEGUNDO RELATOS DO LUGAR. foto - Paulo Mauricio TEVE SUA FONTE HIDROMINERAL DESCOBERTA EM 1780, POR UM CABOCLO DE CAMPANHA, ANTÔNIO DE ARAÚJO DANTAS, QUE ENCONTROU A NASCENTE EM TERRENOS DE SUA PROPRIEDADE OU DOMÍNIO DE SEUS FAMILIARES. População estimada 2016 (1) - 20.773
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 213,110
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 91,76
Código do Município 3137809
Gentílico - lambariense ORIGEM DO NOME LAMBARI (DE ARAMBARI, CORRUPTELA DE ARABARY OU ARABARÉ, VOCÁBULO TUPI-GUARANI QUE SIGNIFICA PEIXINHO OU BARATINHA) "AQUI UMA VISTA DO CENTRO" foto - PML Gentílico: lambariense  HISTÓRICO  LAMBARI MINAS GERAIS Monografia - n.° 524 Ano: 1972  ASPECTOS HISTÓRICOS  Lambari (de Arambari, corruptela de Arabary ou Arabaré, vocábulo tupi-guarani que significa peixinho ou baratinha), teve sua fonte hidromineral des…

PIUMHI / CIDADE DAS MAIS BONITAS PRAÇAS DE MINAS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PIUMHI. UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE CAFÉ E UMA DAS MAIS AGRADÁVEIS CIDADE DE SE ESTAR.
foto - Thymonthy Becker
PIUMHI TEM 31.883 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM PIUMHI EH: PIUIENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE JUNTO E FOI FUNDADA EM 1.868

UM MORADOR DA CIDADE COM QUEM ESTIVE QUANDO TIREI ESTAS FOTOS, DISSE QUE O NOME DA CIDADE VINHA DE UM MOSQUITO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO E OS ÍNDIOS LOCAIS O CHAMAVAM DE PIUM.
PERGUNTEI O MOTIVO DO "HI" NO FINAL DO NOME. ESTA PESSOA NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUE DO "HI" AO FINAL DE PIUM.
CONCLUI QUE PODERIA TER SIDO PELO FATO DOS GRANDES FAZENDEIROS IREM ATÉ A REGIÃO COMPRAREM TERRAS E AO DEPARAREM COM OS TAIS MOSQUITOS, ACONTECIA O SEGUINTE DIÁLOGO:
FAZENDEIRO: __EH PIUM?
VENDEDOR :  __ SIM.
FAZENDEIRO: HIIIIIIII. NÃO VAI DAR NEGÓCIO.
DAI O NOME FICOU "PIUM HI. BEM, ESTA EH MINHA VERSÃO.

AQUI PODEMOS VER UMA AVENIDA CENTRAL
foto - Thymonthy Becker
POR VOLTA DE 1707, FAMÍLIA…

QUARTEL GERAL / MINAS GERAIS - Paisagens naturais, Trilhas do Indaiá, Cachoeiras, esportes Radicais, Jipeiros, Construções Históricas. Aventure-se nesta jornada

LINHA DO TEMPO DE "QUARTEL GERAL" / MINAS GERAIS / BRASIL
Quartel Geral faz parte do circuito turístico caminhos do Indaiá. Quartel Geral uma cidade tão especial e peculiar para os mineiros. Eugênia, esposa de Tiradentes, depois de sua morte morou na cidade com seu filho em uma fazenda. A mineração dos diamantes também foi um ponto marcante para a criação do povoado e posteriormente, da cidade. São aspectos que permeiam a história de Quartel Geral e que somente entrando nas verdes matas para descobrir os caminhos do Indaiá, o Rio que atravessa vários municípios e que deu nome ao circuito turístico. Para quem gosta de esportes radicais, os trilheiros, jipeiros e de cachoeiras, Quartel Geral pode proporcionar muitas aventuras.
Academia da Saúde em Quartel Geral, Minas Gerais,  tem por objetivo manter a população saudável
foto - Câmara Municipal Conhecer Quartel Geral também é uma aventura por tudo que o município tem a oferecer com suas paisagens naturais. Aventure-se nessa jornada. Q…

VARZEA DA PALMA - NO CAMINHO DA BAHIA

BEM VINDO A CIDADE DE VARZEA DA PALMA. 
foto - Alonso Alves dos Reis Neto
VARZEA DA PALMA TEM 35.809 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM VARZEA DA PALMA EH: VÁRZEA PALMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…