Pular para o conteúdo principal

SÃO GOTARDO






BEM VINDO A CIDADE DE SÃO GOTARDO. A CIDADE "TOP" EM IRRIGAÇÃO NO BRAZIL CAPITAL NACIONAL DA CENOURA
foto -  Thymonthy Becker) 
QUEM NASCE EM SÃO GOTARDO EH: SÃO-GOTARDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1915.
SÃO GOTARDO POSSUI 31.819 HABITANTES (IBGE 2010)
A ORIGEM DO NOME AINDA GERA UMA CERTA DISCUSSÃO. TERIA SIDO UMA HOMENAGEM AO SANTO OU AO PIONEIRO DA REGIÃO? JOAQUIM GOTARDO DE LIMA.
O FATO EH QUE NÃO ENCONTREI EM SÃO GOTARDO, UMA IGREJA DESTE SANTO.
BREVE RELATO SOBRE A CRIAÇÃO DE SÃO GOTARDO
Nos primórdios do século XIX, Antônio Valadares e Domingos Pereira Caldas, saindo da região de Pitangui em busca de terras de cultura, fixaram-se às bordas da Mata da Corda. O primeiro estabeleceu-se próximo ao atual "Córrego Confusão" e o segundo aposseou-se de terras a quatro léguas de distância do primeiro, no lugar hoje denominado "Campos Domingos Pereira".
Em 1836, proveniente do Arraial de Carrancas, Joaquim Gotardo de Lima e Leonel Pires Camargos, vêm residir no local em que hoje se acha a cidade de São Gotardo, em terrenos de Antônio Valadares. Joaquim Gotardo, adquirindo prestígio ali era, em 1º de agosto de 1837, nomeado Inspetor Interino de Quarteirão. O núcleo populacional cresceu em torno da propriedade de Gotardo e passou a chamar-se "Arraial da Confusão". Até 1852, chegaram ao Arraial da Confusão, estabelecendo-se nele ou nos arredores, as seguintes pessoas, e quase todas se tornaram no local, tronco de famílias que viriam a desempenhar importante papel no crescimento e desenvolvimento da nova comunidade: José Lopes Ribeiro, Gabriel e Francisco Rodrigues Ribeiro, José Manoel Fonte Boa, Padres João Paulino e Antônio Estevam, uns provenientes de Cajuru, outros vindos de Santo Antônio da Pedra; Gabriel Resende, de Lagoa Dourada; Bernardo Ladeira, de Formiga, e Francisco Cunha. A 4 de maio de 1852, por Lei provincial, a localidade passou a chamar-se São Sebastião do Pouso Alegre e foi elevada a categoria de distrito do município de Pitangui. Sobre os dois primeiros nomes da povoação, há duas afirmativas: uma asseverando ter sido Confusão o nome primitivo e outra, São Sebastião do Pouso Alegre. Com referência às origens desses nomes há uma explicação: pequena caravana de viajantes ao passar por ali, dividiu-se por qualquer motivo em dois grupos, que permaneceram separados por algum tempo, devido a extravio. Quando voltaram a se encontrar, depois daquela "confusão", houve alegria geral e o grupo "pousou alegre" no local que se tornou berço da atual cidade de São Gotardo.
CONHEÇA AGORA SÃO GOTARDO
ESTA EH A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO, COM SUAS ESCADARIAS.
foto -  Thymonthy Becker) 
foto -  Thymonthy Becker) 
AQUI, COM O CARRO DA BATENTE A FRENTE.
foto -  Thymonthy Becker) 
A PRAÇA NO ENTORNO DA IGREJA (PRAÇA SÃO SEBASTIÃO)
foto -  Thymonthy Becker) 
O OUTRO LADO DA PRAÇA
foto -  Thymonthy Becker) 
 MAIS UMA PRAÇA
foto -  Thymonthy Becker) 
 AQUI A VISÃO DE UM BAIRRO
foto -  Thymonthy Becker) 
 O MESMO BAIRRO.
foto -  Thymonthy Becker) 
OUTRO BAIRRO
foto -  Thymonthy Becker) 
VEJA QUE BELO CASARÃO. HOJE FUNCIONA AQUI A CASA DE CULTURA.
foto -  Thymonthy Becker) 
A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO VISTA DA RUA DE BAIXO
foto -  Thymonthy Becker) 
 OLHA QUE BELA RUA ARBORIZADA
foto -  Thymonthy Becker) 
 A MESMA RUA EM OUTRO TRECHO
foto -  Thymonthy Becker) 
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE, COM ALGUMAS VAQUINHAS A DESCANSAR.
foto -  Thymonthy Becker) 
 ESTA REPRESA FICA EM FRENTE A ELETROLIGAS. EH MUITO BONITA VÊ-LA DE PERTO
foto -  Thymonthy Becker) 
 DA ATÉ VONTADE DE PULAR
foto -  Thymonthy Becker) 
 AQUI UMA PANORÂMICA DA REPRESA
foto -  Thymonthy Becker) 
 A REPRESA VISTA DE LONGE
foto -  Thymonthy Becker) 
ESTE EH O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, EM SÃO GOTARDO
foto -  Thymonthy Becker) 
O CAMPUS VISTO MAIS DE PERTO
foto -  Thymonthy Becker) 
ELE VISTO DE LONGE
foto -  Thymonthy Becker) 
UMA PANORÂMICA DO CAMPUS
foto -  Thymonthy Becker) 
AQUI UM CRUZAMENTO NO CENTRO DA CIDADE NUM DIA DE CHUVA
foto -  Thymonthy Becker) 
REGIÃO CENTRAL
foto -  Thymonthy Becker) 
VEJA A PAISAGEM DE FUNDO
foto -  Thymonthy Becker) 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
A GENTE SE ENCONTRA NUMA CIDADE DAS MINAS GERAIS, QUALQUER DIA DESTES.
copyrigth By Thymonthy Becker (marca e logomarca)

ATÉ LÁ.


 Todas As fotos são de minha propriedade foram tiradas em Janeiro de 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…