Pular para o conteúdo principal

PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI / CINEMATOGRÁFICO





MINAS GERAIS POSSUI PAISAGENS NATURAIS CINEMATOGRÁFICAS. QUEM QUISER VIVENCIAR UM INTENSO CONTATO COM A NATUREZA EM MEIO AOS MAIS BELOS CENÁRIOS DO ESTADO DEVE COMEÇAR POR UM DE SEUS PARQUES ESTADUAIS. 
foto - parques de Minas
O PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI, LOCALIZADO NOS MUNICÍPIOS DE MARIANA E OURO PRETO, NA REGIÃO SUDESTE DE MINAS GERAIS, A 100 QUILÔMETROS DA CAPITAL. FOI CRIADO EM 14 DE JUNHO DE 1967, PELA LEI Nº 4.495 
foto - parques de Minas
A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ABRIGA O PICO DO ITACOLOMI. COM 1.772 METROS DE ALTITUDE. ERA PONTO DE REFERÊNCIA PARA OS ANTIGOS VIAJANTES DA ESTRADA REAL QUE O CHAMAVA DE “FAROL DOS BANDEIRANTES”. A PALAVRA ITACOLOMI VEM DA LÍNGUA TUPI E SIGNIFICA “PEDRA MENINA”. OS ÍNDIOS VIAM O PICO COMO O “FILHOTE” DA MONTANHA OU “PEDRA MÃE”.
foto - parques de Minas
PATRIMÔNIO NATURAL
O PARQUE POSSUI UMA ÁREA DE 7.543 HECTARES DE MATAS ONDE PREDOMINAM AS QUARESMEIRAS E CANDEIAS AO LONGO DOS RIOS E CÓRREGOS. NAS PARTES MAIS ELEVADAS, APARECEM OS CAMPOS DE ALTITUDE COM AFLORAMENTOS ROCHOSOS, ONDE SE DESTACAM AS GRAMÍNEAS E CANELAS DE EMAS. 
foto - parques de Minas
ABRIGA MUITAS NASCENTES, ESCONDIDAS NAS MATAS, QUE DESÁGUAM, EM SUA MAIORIA, NO RIO GUALAXO DO SUL, AFLUENTE DO RIO DOCE. OS MAIS IMPORTANTES SÃO OS CÓRREGOS DO MANSO, DOS PRAZERES, DOMINGOS E DO BENEDITO, O RIO ACIMA E O RIBEIRÃO BELCHIOR.
foto - parques de Minas
DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS RAROS E AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO PODEM SER ENCONTRADAS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, COMO O LOBO GUARÁ, A AVE-PAVÓ, A ONÇA PARDA E O ANDORINHÃO DE COLEIRA (AVE MIGRATÓRIA). TAMBÉM PODEM SER VISTAS ESPÉCIES DE MACACOS, MICOS, TATUS, PACAS, CAPIVARAS E GATOS MOURISCOS. LEVANTAMENTOS IDENTIFICARAM MAIS DE 200 ESPÉCIES DE AVES, COMO JACUS, SIRIEMAS E BEIJA-FLORES.
foto - parques de Minas
HISTÓRIA PRA CONTAR
PELO PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI E POR OURO PRETO PASSARAM AS EXPEDIÇÕES EM BUSCA DO OURO DAS GERAIS. O PATRIMÔNIO ESTÁ PRESERVADO, DANDO AO VISITANTE UMA REAL VISÃO DA PAISAGEM CONTEMPLADA PELOS ANTIGOS VIAJANTES DESTES CAMINHOS.
NO FINAL DO SÉCULO 18, NA BUSCA POR RIQUEZAS, O BANDEIRANTE PAULISTA, ANTÔNIO DIAS, AVISTOU O PICO DO ITACOLOMI, QUE SERVIU COMO PONTO DE REFERÊNCIA, PARA QUE OUTRAS EXPEDIÇÕES CHEGASSEM AO LOCAL COM FACILIDADE.
foto - parques de Minas
NO PARQUE, A FAZENDA SÃO JOSÉ DO MANSO É UM EXEMPLAR DA ARQUITETURA COLONIAL DEIXADO PELOS BANDEIRANTES EM MINAS. A FAZENDA É TOMBADA PELO IEPHA. RESTAURADA, A ANTIGA SEDE DA FAZENDA, A CASA DO BANDEIRISTA, É O CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1706 E 1708 E É UMA DAS TRÊS AMOSTRAS DA ARQUITETURA PAULISTA EM MINAS GERAIS, CONSIDERADA POR ESPECIALISTAS O PRIMEIRO PRÉDIO PÚBLICO DO ESTADO, POIS SERVIA PARA COBRANÇA DE IMPOSTOS E VIGILÂNCIA DAS MINAS. FOI TOMBADA EM 1998.
foto - parques de Minas
A FAZENDA DO MANSO FOI UM PÓLO PRODUTOR DE CHÁ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20. O MUSEU DO CHÁ ABRIGA O MAQUINÁRIO ALEMÃO USADO NO BENEFICIAMENTO DO CHÁ COLHIDO NAS LAVOURAS DA FAZENDA.
foto - parques de Minas
OUTRA ATRAÇÃO É A CAPELA DE SÃO JOSÉ QUE POSSUI UMA VIA-SACRA DIFERENTE, FEITA POR ARTISTAS PLÁSTICAS OUROPRETANAS QUE UTILIZARAM MATERIAIS COLHIDOS NA NATUREZA PARA SUA CONFECÇÃO. TAMBÉM MERECEM DESTAQUE A FAZENDA DO CIBRÃO E AS RUÍNAS DA CASA DE PEDRA. A CHÁCARA DOS CINTRA É OUTRA ATRAÇÃO COM SUAS RUÍNAS E UM GRANDE PORTAL EM PEDRA SABÃO.
INFRA-ESTRUTURA
foto - parques de Minas
A SEDE ADMINISTRATIVA DO PARQUE FICA NA FAZENDA SÃO JOSÉ DO MANSO, LOCAL QUE ABRIGOU, NA DÉCADA DE 1930, UMA FÁBRICA DE CHÁ. HOJE, O PARQUE POSSUI UMA COMPLETA INFRA-ESTRUTURA PARA ATENDER VISITANTES E PESQUISADORES COM CENTRO DE VISITANTES, BIBLIOTECA, ALOJAMENTOS PARA PESQUISADORES E FUNCIONÁRIOS. ALGUMAS DAS EDIFICAÇÕES DO PARQUE PASSARAM POR RECENTE REFORMA E NOVAS INSTALAÇÕES MELHORARAM AINDA MAIS A INFRA-ESTRUTURA DE APOIO A VISITANTES E PESQUISADORES. AS OBRAS FORAM REALIZADAS COM RECURSOS DO PROJETO DE PROTEÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DE MINAS GERAIS (PROMATA/MG).
foto - parques de Minas
VISITAÇÃO:
A VISITAÇÃO É ABERTA DE TERÇA-FEIRA A DOMINGO DE 8H00 AS 17H00. O PARQUE DISPÕE DE CENTRO DE VISITANTES, MUSEU DO CHÁ E CASA BANDEIRISTA, ALÉM DE TRILHAS INTERPRETATIVAS E ATRATIVOS NATURAIS.
foto - parques de Minas
AS VISITAS GUIADAS AO PICO DO ITACOLOMI DEVEM SER AGENDADAS JUNTO À ADMINISTRAÇÃO. A ÁREA DE CAMPING, CONTA COM ESTRUTURA DE APOIO, INCLUSIVE RESTAURANTE, DEVENDO SER AGENDADA A PERMANÊNCIA NO CAMPING, POIS O NÚMERO DE BARRACAS É LIMITADO.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8H00 AS 17H00
TELEFONE: FIXO: (31) 3551-6193 E CELULAR: (31) 9891-9471 OU 9737-9227 

foto - parques de Minas

COMO CHEGAR:
O ACESSO FICA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE OURO PRETO E MARIANA. A PARTIR DE OURO PRETO, SEGUE-SE A BR-356 ATÉ O ENTRONCAMENTO COM A MG-262, EM DIREÇÃO AO PARQUE. OUTRA OPÇÃO É SEGUIR, A PARTIR DO SUL DA CIDADE, A RUA PANDIÁ CALÓGERAS, ATRAVESSAR A ESTRADA E SEGUIR AS TRILHAS SINALIZADAS.
foto - parques de Minas
DISTÂNCIA DE BELO HORIZONTE: 110 km
foto - parques de Minas
foto - ?
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - parques de Minas
foto - ?
foto - parques de Minas
BANHO DE CACHOEIRA, TRAVESSIAS DE CÓRREGOS E RIOS, MIRANTES E A RECOMPENSA DA VISÃO DE PEDAÇOS PRATICAMENTE INTOCADOS DA MATA ATLÂNTICA AJUDAM O TURISTA A ENCONTRAR PRECIOSOS TESOUROS NATURAIS GUARDADOS ENTRE AS MONTANHAS.

 APAIXONE-SE
 CRICAQUI QUI OÇE VAI FICA CUNHECENO

A GENTE SE ENCONTRA UM DIA DESTES EM ALGUM LUGAR DE MINAS.
ATÉ LÁ ENTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…