Pular para o conteúdo principal

POUSO ALEGRE





SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE POUSO ALEGRE. MELHOR PARQUE HOTELEIRO DAS MINAS GERAIS.
CIDADE DAS MONTANHAS INFINITAS, QUE LIGAM POUSO ALEGRE ATÉ O RIO DE JANEIRO.
foto - ?
QUEM NASCE EM POUSO ALEGRE EH POUSO-ALEGRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE OUTUBRO
O MUNICÍPIO TEM 130.615 HABITANTES (IBGE 2010)
A HISTÓRIA
POUSO ALEGRE, ANTIGO ARRAIAL DE BOM JESUS DE MATOZINHOS DO MANDU, TEM INÍCIO NO DESPERTAR SOCIAL E ECONÔMICO DA RICA REGIÃO SUL-MINEIRA.
DATA MAIS OU MENOS DE 1596 O DEVASSAMENTO, PELOS BANDEIRANTES PAULISTAS, DO ALTO SAPUCAÍ, POR ONDE PASSARIA EM 1601, CONFORME DIOGO DE VASCONCELOS, A EXPEDIÇÃO DE D. FRANCISCO DE SOUZA, DA QUAL FAZIA PARTE O ALEMÃO GLIMMER, O PRIMEIRO NATURALISTA A PENETRAR NAQUELAS PARAGENS.
PELOS FINS DO SÉCULO XVI JÁ SE SABIA DA EXISTÊNCIA DE OURO NO ALTO RIO VERDE E NO ALTO SAPUCAÍ, COMO SE LÊ NA OBRA DE ORVILLE DERBY - OS PRIMEIROS DESCOBRIMENTOS DE OURO EM MINAS GERAIS.
O PRIMEIRO MARCO DE POVOAÇÃO EM TERRAS DE POUSO ALEGRE TERIA SIDO LANÇADO NO SÉCULO XVIII POR JOÃO DA SILVA, ASSIM RELATADO NO ALMANEQUE SUL-MINEIRO DE 1874, ORGANIZADO POR BERNARDO SATURNINO DA VEIGA: "SEGUNDO TRADIÇÃO QUE SE TEM CONSERVADO, QUEM PRIMEIRO HABITOU ÀS MARGENS DO MANDU FOI O AVENTUREIRO DE NOME JOÃO DA SILVA. 
AQUI A CATEDRAL METROPOLITANA DO BOM JESUS
foto - Montanha
COM POSIÇÃO PRIVILEGIADA POUSO ALEGRE LOCALIZA-SE NO ENTRONCAMENTO DA RODOVIA FERNÃO DIAS (BR 381) COM A BR 459. CERCADA POR UMA CORDILHEIRA DE MORROS E MONTANHAS QUE SERVEM DE MOLDURA PARA UMA CIDADE PRÓSPERA, COM SEU POVO HOSPITALEIRO. POUSO ALEGRE POSSUI UM DOS MELHORES PARQUES HOTELEIROS DO SUL DE MINAS, VIDA NOTURNA AGITADA E UMA DAS MELHORES GASTRONOMIAS DO ESTADO. A INFRAESTRUTURA URBANA OFERECE SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA, AMPLOS ESPAÇOS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS PROFISSIONAIS E EMPRESARIAIS, UM DOS MAIS BELOS TEATROS DO BRASIL E UM MERCADO MUNICIPAL QUE MANTÉM O ESPÍRITO DOS MERCADOS DO INTERIOR.
AQUI A TORRE DA CATEDRAL
foto - ?
EM POUSO ALEGRE, O ESTILO DE VIDA DO INTERIOR CONVIVE HARMONIOSAMENTE COM A INFRAESTRUTURA COMPLETA DE UMA GRANDE CIDADE. DE UM LADO, TRANQUILIDADE E SEGURANÇA. DO OUTRO, SOFISTICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Cris Campanella
POUSO ALEGRE É O PORTÃO DE ENTRADA PARA ROTEIROS TURÍSTICOS INESQUECÍVEIS, O CIRCUITO SERRAS VERDES QUE POSSIBILITA A TRANQUILIDADE BUCÓLICA DOS HOTÉIS-FAZENDAS NO ALTO DAS MONTANHAS E A ADRENALINA DOS ESPORTES RADICAIS. ALÉM DISSO, A CIDADE ESTÁ PRÓXIMA DOS PRINCIPAIS BALNEÁRIOS HIDROMINERAIS MINEIROS E DAS CIDADES DO CIRCUITO DAS MALHAS.
CONHEÇA UM POUCO DE POUSO ALEGRE ATRAVÉS DE FOTOS.
VEJA QUE BELO CASARÃO
foto - Elpídio Justino de A.
ESTE EH O ESTÁDIO DO MANDUZÃO
foto - Sten Costa Manso
AQUI O HORTO FLORESTAL
foto - Gilberto Reis
VISTA PARCIAL DA CIDADE
foto - Levi_Pa
PARCIAL DO CENTRO
foto - Montanha
AQUI A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Montanha
VISTA PARCIAL
foto - Nilton L. Carvalho
REGIÃO CENTRAL
foto - P.A.
TREVO DE ACESSO. A NOITE
foto - Altemiro Olinto Cristo
O CRISTO ABRAÇANDO A CIDADE DE POUSO ALEGRE
foto - PMPA
AVENIDA PRINCIPAL COM CATEDRAL AO FUNDO
foto - ?
PARQUE FLORESTAL
foto - ?
VISTA AÉREA
foto - ?
ESTE EDIFÍCIO ESTA NAS PROXIMIDADES DA 381
foto - Thymonthy Becker Communication
ESTA IGREJA FICA NA ENTRADA DA CIDADE, LOGO QUE SAÍMOS DA 381
foto - Thymonthy Becker Communication
ESTE EH UM MONUMENTO A FERNÃO DIAS PAES LEME
foto - Thymonthy Becker Communication
foto - Thymonthy Becker Communication
O MESMO EDIFÍCIO ANTERIOR, VISTO MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker Communication
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO E QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.

ATÉ A PRÓXIMA CIDADE DAS MINAS GERAIS
As fotos de minha propriedade foram tiradas em Maio de 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…