Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

CATAS ALTAS DA NORUEGA





SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ
AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - ?
A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963
ORIGEM DO NOME
ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL".
HISTÓRIA

CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL SALVADOR FURTADO DE MENDONÇA ENQUANTO EXPLORAVAM A REGIÃO DA SERRA DE ITAVERAVA.
UMA DAS BANDEIRAS ACAMPOU NA ITAVERAVA COM DESTINO A ITACOLOMI NO RIACHO QUE TOMOU O NOME DE RIBEIRÃO DO CARMO, ENQUANTO OUTROS BANDEIRANTES DA MESMA BANDEIRA TOMAVAM RUMO DA LOCALIDADE ONDE HOJE SE ENCONTRA A VILA DE CATAS ALTAS.
PARA CATAS ALTAS COMEÇOU LOGO A AFLUÊNCIA DE FORASTEIROS À CATA DO OURO FÁCIL DE SER COLHIDO. FORAM LUSITANOS EM SUA MAIORIA, OS CHEFES DO TRABALHO. NÃO PODIA TER OUTRA ORIGEM O POVOADO QUE SE FORMOU SOBRE ALTOS MONTES E AO LONGO DE UM RIBEIRÃO CUJAS ÁGUAS VÃO TER AO RIO PIRANGA.
O MUNICÍPIO SURGIU EM TORNO DE UMA CAPELA ERGUIDA EM 1727 E TEVE CONCESSÃO DE PIA BATISMAL EM 23 DE NOVEMBRO DE 1730. EM 11 DE FEVEREIRO 1744, FOI CONSTITUÍDO O PATRIMÔNIO POR SEBASTIÃO PEDROSA. PELOS ANOS DE 1750, INICIA-SE A DECADÊNCIA DA MINERAÇÃO E GRANDE PARTE DOS MORADORES DO LUGAR SE VIU NA MISÉRIA. DIANTE DESSE FATO, O GOVERNADOR GOMES FREIRE E ANDRADE PROCUROU INCENTIVAR NOVAS DESCOBERTAS, ALÉM DA CATEQUESE DOS ÍNDIOS E A COLONIZAÇÃO DAS MATAS

AQUI O PONTO DE ÔNIBUS
imagem - ?
TURISMO
CATAS ALTAS DA NORUEGA OFERECE DIVERSOS ATRATIVOS NATURAIS. OS ALTOS DA LAGARTA, DO BARREIRO, DO CRUZEIRO, CACHOEIRAS DA ÁGUA LIMPA E DO JEQUITIBÁ, MORRO REDONDO, OS RIOS PIRANGA E PIRAPETINGA SÃO ALGUNS DESSES ATRATIVOS.
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO É COMPOSTO DO MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO MEMORIAL PADRE LUIZ GONZAGA PINHEIRO, DOS PASSOS DA PAIXÃO E DAS IGREJAS MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS.
AQUI A IGREJA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE / PATRIMÔNIO CULTURAL.
imagem - Altemiro Olinto Cristo
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
imagem - Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS PASSOS / PATRIMÔNIO CULTURAL
imagem - ?
AQUI A ZONA RURAL
imagem - ?
AQUI A O CRAS - ASSISTÊNCIA SOCIAL
imagem - ?
AQUI A PRAÇA SENADOR LEVINDO COELHO
imagem - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
OUTRA VISTA PARCIAL
imagem - Aroldinho dos Reis
OS BELOS CASARÕES E O RIO QUE PASSA POR DEBAIXO DA CASA
imagem - Marcelo Máximo
AQUI UMA CENA DE CINEMA. MUITO LEGAL
imagem - Marcelo Máximo
AQUI A ESCOLA DO FUNDÃO
imagem - ?
VEJA QUE LEGAL ESTA CENA DA CIDADE. AS TRÊS PALMEIRAS DÃO UM AR DE PRAIA A CIDADE.
imagem - Gilson Canuto
A CASA NO PONTO MAIS ALTO.
imagem - Gabriel Araujo
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA. OS CACHORROS DESCANÇANDO SÃO UM DETALHE A MAIS.
imagem - Marcelo Máximo
AS COLORIDAS CASINHAS
imagem - ?
CASARÃO
imagem - Heberson lobo
O RIBEIRÃO
imagem - J. Carrilos
O RIO
imagem - ?
UMA BELA VISTA PARCIAL
imagem - ?
AQUI O MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO - MEMORIAL PADRE LUIZ GONZAGA PINHEIRO / PATRIMÔNIO CULTURAL
imagem - ?
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA

Comentários

  1. A capela que você não conseguiu identificar na verdade não fica em Catas Altas, daí a dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Anônimo. Retirei a imagem da igreja não pertencente a cidade.
      Valeu pela ajuda. Um forte abraço e fique sempre bem

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

CURVELO / BERÇO DA CURVELANA / A MAIS ELEGANTE FACA BRASILEIRA

BEM VINDO A CIDADE DE CURVELO. CIDADE-MÃE DE INÚMERAS OUTRAS
imagem - Tonhão Costa
CURVELO TEM 74.219 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM CURVELO EH: CURVELANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.875
ORIGEM DO NOME

SÃO JOAQUIM DE BICAS

ESTA EH A CIDADE DE SÃO JOAQUIM DAS BICAS. CERCADA POR UMA PAISAGEM EXUBERANTE. TERRA NATAL DO MESTRE PEDRO AMARAL BAMBIRRA imagem - Mavalwie QUEM NASCE EM SÃO JOAQUIM DAS BICAS EH SANJOAQUIMBIQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE DEZEMBRO FOI FUNDADA EM 1995 SÃO JOAQUIM DE BICAS TEM  25.537 HABITANTES - IBGE 2010 - ORIGEM DO NOME Uma imagem de São Joaquim foi esculpida em madeira e colocada no topo do altar de uma capelinha que haviam construída para rezarem ao entardecer, marcando a fé e a religiosidade do povo do nosso município. A imagem de São Joaquim e a vegetação deram o primeiro nome ao arraial: São Joaquim do Campo Verde. Com o passar dos anos, o lugar passou a ser chamado de São Joaquim de Bicas, porque a busca de minerais no leito do Rio Paraopeba englobava a dragagem dos cascalhos que depois eram lavados com jatos de água (bicas). HISTÓRIA A religião foi um fato marcante na história do arraial. Os primeiros moradores construíram uma capelinha para a realização de novenas e oraçõ…

PENEDO / ALAGOAS - Uma formação rochosa as margens do Rio São Francisco, deu origem a mais bela cidade histórica do Brasil, a primeira de Alagoas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PENEDO" / ALAGOAS / BRASIL Fundada no século 16, às margens do Rio São Francisco, foi o primeiro povoado de Alagoas.  O Centro Histórico guarda um significativo conjunto arquitetônico – museus e igrejas dos séculos 17 e 18 – e pode ser visitado a pé. Uma das grandes atrações é o passeio de barco até a foz do Velho Chico.
Na divisa entre Alagoas e Sergipe, às margens do rio São Francisco, está Penedo, considerada uma das mais belas cidades históricas do país. Uma formação rochosa deu origem à cidade, o primeiro povoado do Estado de Alagoas, no século 16. Com igrejas, conventos e outras construções dos séculos 17 e 18, a cidade conta em suas ruas um pouco do passado do Brasil, proporcionando uma volta ao período colonial. As marcas deixadas pelos colonizadores portugueses e holandeses e pelos missionários franciscanos podem ser vistas em toda arquitetura barroca espalhada pela cidade, que ainda traz a beleza da natureza, como os rochedos e as águas…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

TRUTAS / PRODUÇÃO MINEIRA PARA O MUNDO

Criação e industrialização de trutas no sul de Minas Gerais domina o mercado brasileiro e mira os Estados Unidos  foto - ?
O PEIXE
truta é um peixe de formato alongado, pertencente à mesma família do salmão. Pode ter até cerca de 60 cm de comprimento total e pesar até 2 kg. O dorso tem cor que varia do esverdeado ao castanho, sendo as laterais acinzentadas e a parte inferior esbranquiçada. Tem pintas escuras nas nadadeiras e no corpo. É originária do hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá, tendo sido, no entanto, introduzida em todos os continentes. No Brasil, sua introdução ocorreu principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.
Uma característica que faz com que a truta não seja mais disseminada é o fato de que se as águas de seu habitat não forem cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas ela não sobrevive. Estas características são encontradas principalmente em rios de montanhas. foto - ? O COMEÇO A criação de trutas começou no Brasil em 1949. Os primeiros ovos cons…

PORTO ALEGRE / RIO GRANDE DO SUL - Eh conhecido no Brasil inteiro o orgulho que o gaúcho sente por sua capital. Poa, como eh carinhosamente chamada, faz por merecer

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "PORTO ALEGRE" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL É conhecido no Brasil inteiro o orgulho que o gaúcho sente por sua capital. Poa, como é carinhosamente chamada, faz por merecer: tem parques grandes e bem arborizados, restaurantes de alto nível, como as casas duas estrelas Le Bateau Ivre (de cozinha francesa) e Floriano Spiess Cozinha de Autor (contemporânea), e um pôr do sol dos mais bonitos do país, à beira do rio (ou seria lago?) Guaíba, o grande xodó da cidade. Isso sem falar dos programas culturais. São diversos museus de boa qualidade, como a Fundação Iberê Camargo e o cinco-estrelas Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. Algumas atrações rememoram personalidades marcantes que nasceram por aqui, caso de Elis Regina e Mario Quintana na casa de cultura que leva o nome do poeta. De espírito jovem, a cidade tem vida noturna agitada, principalmente nos bares da Cidade Baixa, que pulsam de gente bonita.  O Parque da Redenção é o lugar ideal para levar a…

JOAÍMA / MG

ESTA BELÍSSIMA IGREJA EH A DO SENHOR BOM JESUS DE JOAÍMA
imagem de Getulio Ferreira
FICA NA CIDADE DE JOAÍMA NAS MINAS GERAIS
TEM UM ESTILO BEM DIFERENCIADO. MEIO QUE GÓTICO

-->

IAPU / MG

SEJA BEM VINDO A IAPU. / NOS CAMINHOS DO FUTURO imagem - Siranedio O. Souza IAPU TEM 10;315 HABITANTES QUEM NASCE EM IAPU EH: IAPUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.949 ORIGEM DO NOME
O primeiro nome fo distrito foi "Boachá" O topônimo Iapu na língua tupi eh "pantanal". Segundo alguns, na região viviam em bandos pássaros de cor preta de rabo amarelo denominado “Iapus”. Seria esta a razão do topônimo. HISTÓRIA Nas terras onde se localiza o município, foram encontrados vestígios de tribos indígenas, especialmente artigos de cerâmica. 

O primeiro morador a se fixar nas terras férteis onde atualmente se encontra o município foi Raimundo José de Souza. Sua chegada data de 1822, quando, ao procurar no pequeno catecismo o santo do dia, verificou ser este santo Estevão. Dessa maneira, foram assim nomeados o ribeirão que por ali passava e o povoado recém-formado. Em 1844, os posseiros que residiam na região construíram uma capela, depois substituída po…

LIMA DUARTE / A CIDADE DO AR PURO

BOM DIA. BEM VINDO A LIMA DUARTE / CIDADE CERCADA DE MONTANHAS. copyrigth "Rosana4"
LIMA DUARTE JÁ TEM A SEGUNDA PÁGINA.
CLIK AQUI E VEJA A SEGUNDA PÁGINA DA CIDADE DE LIMA DUARTE

LIMA DUARTE TEM UMA POPULAÇÃO DE 16.166 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM LIMA DUARTE É: LIMADUARTINO. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,739 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. LIMA DUARTE É CERCADA POR BELÍSSIMAS MONTANHAS, E POR ISTO O AR DA CIDADE É CONSIDERADO PURO.
Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chama…

ENCRUZILHADA DO SUL / RIO GRANDE DO SUL - Para quem gosta de esportes de aventura, trilhas de fora de estrada, Jeep Cross e tradicionais festas Sulinas

LINHA DO TEMPO DE "ENCRUZILHADA DO SUL" / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL ENCRUZILHADA DO SUL / RIO GRANDE DO SUL / BRASIL
ENCRUZILHADA DO SUL, A CIDADE DA FESTA DO BUMBA MEU BOI E DAS TRILHAS DE FORA DE ESTRADA E JEEP CROSS. imagem - Ubirajara Buddin Cruz
População estimada 2016 (1) - 25.801
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.348,319
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 7,33
Código do Município 4306908
Gentílico - Encruzilhadense

ORIGEM DO NOME A primitiva denominação “Santa Bárbara de Encruzilhada” constituiu uma homenagem indireta ao destacamento de dragões, sediado no local, na época das lutas contra os espanhóis. Como se sabe, Santa Bárbara é ainda hoje a padroeira dos artilheiros. Por sua vez, o nome de “Encruzilhada” se prende ao fato de a cidade ter tido começo num local onde se cruzavam dois caminhos em sentido transversal. Em 1943, quando da revisão geral da toponímia brasileira, a cidade passou a chamar-se “Encruzilhada do Sul”. HISTÓRICO  Encruzilhada do Sul Rio Grande…