Pular para o conteúdo principal

CATAS ALTAS DA NORUEGA





SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ
AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - ?
A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963
ORIGEM DO NOME
ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL".
HISTÓRIA

CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL SALVADOR FURTADO DE MENDONÇA ENQUANTO EXPLORAVAM A REGIÃO DA SERRA DE ITAVERAVA.
UMA DAS BANDEIRAS ACAMPOU NA ITAVERAVA COM DESTINO A ITACOLOMI NO RIACHO QUE TOMOU O NOME DE RIBEIRÃO DO CARMO, ENQUANTO OUTROS BANDEIRANTES DA MESMA BANDEIRA TOMAVAM RUMO DA LOCALIDADE ONDE HOJE SE ENCONTRA A VILA DE CATAS ALTAS.
PARA CATAS ALTAS COMEÇOU LOGO A AFLUÊNCIA DE FORASTEIROS À CATA DO OURO FÁCIL DE SER COLHIDO. FORAM LUSITANOS EM SUA MAIORIA, OS CHEFES DO TRABALHO. NÃO PODIA TER OUTRA ORIGEM O POVOADO QUE SE FORMOU SOBRE ALTOS MONTES E AO LONGO DE UM RIBEIRÃO CUJAS ÁGUAS VÃO TER AO RIO PIRANGA.
O MUNICÍPIO SURGIU EM TORNO DE UMA CAPELA ERGUIDA EM 1727 E TEVE CONCESSÃO DE PIA BATISMAL EM 23 DE NOVEMBRO DE 1730. EM 11 DE FEVEREIRO 1744, FOI CONSTITUÍDO O PATRIMÔNIO POR SEBASTIÃO PEDROSA. PELOS ANOS DE 1750, INICIA-SE A DECADÊNCIA DA MINERAÇÃO E GRANDE PARTE DOS MORADORES DO LUGAR SE VIU NA MISÉRIA. DIANTE DESSE FATO, O GOVERNADOR GOMES FREIRE E ANDRADE PROCUROU INCENTIVAR NOVAS DESCOBERTAS, ALÉM DA CATEQUESE DOS ÍNDIOS E A COLONIZAÇÃO DAS MATAS

AQUI O PONTO DE ÔNIBUS
imagem - ?
TURISMO
CATAS ALTAS DA NORUEGA OFERECE DIVERSOS ATRATIVOS NATURAIS. OS ALTOS DA LAGARTA, DO BARREIRO, DO CRUZEIRO, CACHOEIRAS DA ÁGUA LIMPA E DO JEQUITIBÁ, MORRO REDONDO, OS RIOS PIRANGA E PIRAPETINGA SÃO ALGUNS DESSES ATRATIVOS.
O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO MUNICÍPIO É COMPOSTO DO MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO MEMORIAL PADRE LUIZ GONZAGA PINHEIRO, DOS PASSOS DA PAIXÃO E DAS IGREJAS MATRIZ DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS.
AQUI A IGREJA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE / PATRIMÔNIO CULTURAL.
imagem - Altemiro Olinto Cristo
AQUI A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
imagem - Altemiro Olinto Cristo
AQUI A CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS PASSOS / PATRIMÔNIO CULTURAL
imagem - ?
AQUI A ZONA RURAL
imagem - ?
AQUI A O CRAS - ASSISTÊNCIA SOCIAL
imagem - ?
AQUI A PRAÇA SENADOR LEVINDO COELHO
imagem - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
OUTRA VISTA PARCIAL
imagem - Aroldinho dos Reis
OS BELOS CASARÕES E O RIO QUE PASSA POR DEBAIXO DA CASA
imagem - Marcelo Máximo
AQUI UMA CENA DE CINEMA. MUITO LEGAL
imagem - Marcelo Máximo
AQUI A ESCOLA DO FUNDÃO
imagem - ?
VEJA QUE LEGAL ESTA CENA DA CIDADE. AS TRÊS PALMEIRAS DÃO UM AR DE PRAIA A CIDADE.
imagem - Gilson Canuto
A CASA NO PONTO MAIS ALTO.
imagem - Gabriel Araujo
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA. OS CACHORROS DESCANÇANDO SÃO UM DETALHE A MAIS.
imagem - Marcelo Máximo
AS COLORIDAS CASINHAS
imagem - ?
CASARÃO
imagem - Heberson lobo
O RIBEIRÃO
imagem - J. Carrilos
O RIO
imagem - ?
UMA BELA VISTA PARCIAL
imagem - ?
AQUI O MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO - MEMORIAL PADRE LUIZ GONZAGA PINHEIRO / PATRIMÔNIO CULTURAL
imagem - ?
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO QUE AINDA NÃO TEM BANDEIRA

Comentários

  1. A capela que você não conseguiu identificar na verdade não fica em Catas Altas, daí a dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz Anônimo. Retirei a imagem da igreja não pertencente a cidade.
      Valeu pela ajuda. Um forte abraço e fique sempre bem

      Excluir

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…