Pular para o conteúdo principal

LADAINHA / MG






BEM VINDO A CIDADE DE LADAINHA. CIDADE DA ETERNA MISS BRAZIL "MARTA ROCHA" E DE BELEZAS SEM FIM. 
AQUI LADAINHA ENCRAVADA NOS VALES DE MINAS
imagem - ?
LADAINHA TEM 16.994 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LADAINHA EH: LADAINHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.949
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome, Ladainha do Podó, foi devido a um velho rezador de terço, de nome Podó, que sempre em suas orações, rezava aladainha. Posteriormente, toda a região ficou conhecida como Ladainha e o nome passou a ser este.
HISTÓRIA
Ladainha acha-se situada em uma sesmaria, antigamente denominada de Jacinto Mendes, sesmaria esta doada pelo Imperador D. Pedro II, em 1877, a um velho soldado veterano de Guerra com o Paraguai.
De meados de 1914 a princípios de 1915, quando chegaram àquelas paragens o Coronel José Ribeiro de Oliveira, empreiteiro da Estrada de Ferro Bahia e Minas, e o pessoal que o servia, armou aquele um barracamento, que foi o marco inicial do povoado.
O nome de Ladainha passou a figurar quase que oficialmente após a conclusão dos trabalhos da construção da linha férrea e da estação. Havendo necessidade de ser dado um nome oficial à estação ferroviária, apelaram para que o Cel. José Ribeiro sugerisse um nome; ele, a título de brincadeira, repondeu: Ladainha do Podô. O velho Podô morava proximo à residência do Coronel e, como este dizia, o incomodava muito com as suas ladainhas. Desse modo, não só a estação férrea ficou com o nome de Ladainha, mas também o povoado e, afinal, toda a região.
Um dos fatores primordiais para o rápido desenvolvimento do povoado foi a localização e construção, em suas terras, das Oficinas borais da Bahia e Minas, em 1926, época em que foram construídas cinquenta e uma casas para residências dos empregados da ferrovia. O terreno para a construção foi doado pelo cel. José Ribeiro que, nessa ocasião, já havia adquirido a posse do Sr. Jacinto Mendes.
Nessa mesma época, a pedido do capitão Adolfo Sá, então presidente da Câmara Municipal em Teófilo Otoni, fez o coronel a doação de 10,5 alqueires de terras para edificação da futura cidade, cuja área se acha desmembrada.
AQUI O TÚNEL DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO BAHIA / MINAS
imagem - ?
imagem - Breno F. Carneiro
ANTIGA OFICINA DA FERROVIA
imagem - Álison Gomes
CASARÃO
imagem - Scarparo
CAPELINHA DE SÃO JOSÉ
imagem - Scarparo
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
imagem - Scarparo
CONHEÇA UM POUCO DE LADAINHA
imagem - Álison Gomes
imagem - Álison Gomes
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Álison Gomes
imagem - Scarparo
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Álison Gomes
imagem - Jotalu
OUTRO CASARÃO
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Vanessa Louzada
O CÓRREGO E A AVENIDA
imagem - Álison Gomes
A PRAÇA
imagem - Scarparo
imagem - Scarparo
ALDEIA DOS ÍNDIOS MAXACALI
imagem - ?
FAMOSA E BONITA PEDRA CONHECIDA COMO "MARTA ROCHA"
imagem - ?
imagem - Vanessa Louzada
imagem - ?
imagem - Jotalu
imagem - Jotalu
A PEDRA E A ILHA
imagem - ?
imagem - Vanessa Louzada
O LAGO E O SEGREDO DAS ÁGUAS
imagem - ?
imagem - ?
AS CACHOEIRAS
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Scarparo
imagem - ?
A ESTRADA DE TERRA
imagem - Scarparo
A ZONA RURAL E O ENTORNO DA CIDADE
imagem - Scarparo
imagem - Vanessa Louzada
imagem - Jotalu
imagem -  Scarparo
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…