Uma enorme pedra, conhecida como Marta Rocha, que se ergue da mata e é visível de todos os pontos da cidade. Vem ver comigo:
Foto - PML
BEM VINDO A CIDADE DE LADAINHA, MG. CIDADE DA ETERNA MISS BRASIL "MARTA ROCHA" E DO MAR DE MORROS DAS MINAS GERAIS
AQUI LADAINHA, MG ENCRAVADA NOS VALES DE MINAS
imagem - ?
Localizado no Vale do Mucuri, Ladainha chama a atenção pela exuberância de suas matas, excepcionalmente preservadas ao redor da cidade, pelas cachoeiras e pela enorme pedra conhecida como "Marta Rocha", que se ergue da mata e é visível de todos os pontos da cidade.
AQUI O TÚNEL DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO BAHIA / MINAS EM LADAINHA, MG
imagem - ?
imagem - Breno F. Carneiro
ANTIGA OFICINA DA FERROVIA BAHIA/MINAS NA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Álison Gomes
CASARÃO NA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Scarparo
CAPELINHA DE SÃO JOSÉ DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Scarparo
MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Scarparo
CONHEÇA UM POUCO DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Álison Gomes
RUAS DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Álison Gomes
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Álison Gomes
imagem - Scarparo
imagem - ?
imagem - ?
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Álison Gomes
imagem - Jotalu
OUTRO CASARÃO EM LADAINHA, MG
imagem - Breno F. Carneiro
imagem - Vanessa Louzada
O CÓRREGO E A AVENIDA NA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Álison Gomes
imagem - Scarparo
imagem - Scarparo
ALDEIA DOS ÍNDIOS MAXACALI NA REGIÃO DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - ?
FAMOSA E BONITA PEDRA CONHECIDA COMO "MARTA ROCHA" NA CIDADE DE LADAINHA, MG
Foto - PML
Foto - PML- imagem - ?
imagem - Jotalu
A PEDRA E A ILHA EM LADAINHA, MG
imagem - ?
O LAGO E O SEGREDO DAS ÁGUAS NA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Scarparo
imagem - ?
A ESTRADA DE TERRA DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Scarparo
A ZONA RURAL E O ENTORNO DA CIDADE DE LADAINHA, MG
imagem - Scarparo
imagem - Vanessa Louzada
imagem - Jotalu
imagem - Scarparo
População estimada 2016 (1) - 18.066
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 866,290
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,62
Código do Município 3137007
Gentílico - ladainhense
Prefeito 2017 / WALID NEDIR OLIVEIRA
ORIGEM DO NOME
O primeiro nome, Ladainha do Podó, foi devido a um velho rezador de terço, de nome Podó, que sempre em suas orações, rezava a ladainha. Posteriormente, toda a região ficou conhecida como Ladainha e o nome passou a ser este.
Gentílico: ladainhense
HISTÓRICO
Ladainha acha-se situada em uma sesmaria, antigamente denominada de Jacinto Mendes, sesmaria esta doada pelo Imperador D. Pedro II, em 1877, a um velho soldado veterano de Guerra com o Paraguai. Com referência ao nome Ladainha dado ao local, não se pode precisar nada. Contam os antigos que se originou pelo fato de residir nas proximidades onde se acha a cidade de Ladainha um velho conhecido pela alcunha de "Podô", assíduo rezador de terços onde incluía sempre uma ladainha.
De meados de 1914 a princípios de 1915, quando chegaram àquelas paragens o Coronel José Ribeiro de Oliveira, empreiteiro da Estrada de Ferro Bahia e Minas, e o pessoal que o servia, armou aquele um barracamento, que foi o marco inicial do povoado.
O nome de Ladainha passou a figurar quase que oficialmente após a conclusão dos trabalhos da construção da linha férrea e da estação. Havendo necessidade de ser dado um nome oficial à estação ferroviária, apelaram para que o Cel. José Ribeiro sugerisse um nome; ele, a título de brincadeira, respondeu: Ladainha do Podô. O velho Podô morava próximo à residência do Coronel e, como este dizia, o incomodava muito com as suas ladainhas. Desse modo, não só a estação férrea ficou com o nome de Ladainha, mas também o povoado e, afinal, toda a região.
Um dos fatores primordiais para o rápido desenvolvimento do povoado foi a localização e construção, em suas terras, das Oficinas borais da Bahia e Minas, em 1926, época em que foram construídas cinquenta e uma casas para residencias dos empegados da ferrovia. O terreno para a construção foi doado pelo Cel. José Ribeiro que , nessa ocasião, já havia adquirido a posse do Sr. Jacinto Mendes.
Nessa mesma época, a pedido do capitão Adolfo Sá, então presidente da Câmara Municipal em Teófilo Otoni, fez o coronel a doação de 10,5 alqueires de terras para edificação da futura cidade, cuja área se acha desmembrada.
Em 1929, a sede do distrito que se encontra na Vila Concórdia transferiu-se para Ladainha. Conforme assentamentos existentes nos "Livros de nascimentos e casamentos" do Cartório de Paz de Ladainha, o povoado e seu território foram elevados a vila e distrito, em setembro de 1932, sendo seu primeiro juiz de paz o major Manoel Silva Tavares. A vila foi elevada à categoria de cidade, sede do atual município de Ladainha, em 1948. Os desbravadores da região foram o Cel. José Ribeiro de Oliveira, também considerado o fundador da cidade, Manoel Dias Machado e Antonio Ramos da Cruz, sendo os primeiros que ali fixaram residência.
Os nascidos em Ladainha são chamados de ladainhenses.
VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Ladainha, MG / Wikipédia /
legal
ResponderExcluir