Pular para o conteúdo principal

PIRANGUINHO





SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PIRANGUINHO. O ENGENHO DA SERRA / CAPITAL NACIONAL DO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - Robson Grilo
PIRANGUINHO TEM 8.016 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM PIRANGUINHO EH: PIRANGUINHENSE
ACIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963
ORIGEM DO NOME
"PIRANGUINHO" É UM TERMO FORMADO PELA JUNÇÃO DE UM TERMO TUPI, PYRANG ("VERMELHO") COM O SUFIXO DIMINUTIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA, "INHO". = VERMELHINHO (COR DO DOCE DE PÉ-DE-MOLEQUE)
HISTÓRIA
PIRANGUINHO INICIOU SUA HISTÓRIA NO FINAL DO SÉCULO XIX, QUANDO O BRAZIL AINDA ERA UM IMPÉRIO GOVERNADO POR D. PEDRO II.
A REGIÃO ONDE ATUALMENTE SE LOCALIZA O MUNICÍPIO DE PIRANGUINHO, ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, ERA PROPRIEDADE DA BARONESA LEOCÁDIA DE LOURENÇO E ESTAVA SUBORDINADA A SÃO CAETANO DA VARGEM GRANDE - ATUAL BRAZÓPOLIS. COM OS ANOS, A LOCALIDADE ACABOU SE TORNANDO ALVO DE INTERESSE POR PARTE DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS EM DESENVOLVER O PROJETO "REDE MINEIRA DE VIAÇÃO". TAL EMPREENDIMENTO VISAVA À CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO QUE LIGASSE ITAJUBÁ À SANTA RITA DO SAPUCAÍ, ESTENDENDO A MALHA FERROVIÁRIA A OUTRAS REGIÕES DO ESTADO.
NA REFERIDA ÉPOCA, A REGIÃO ERA PROVIDA DE RICAS MATAS QUE CONTINHAM MADEIRAS DE LEI - TAIS COMO JACARANDÁ, JEQUITIBÁ, TAIÚVA, PEREIRA E OUTRAS - QUE PODERIAM SER ÚTEIS COMO DORMENTES NA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA. DESSA FORMA, UMA COMISSÃO CONSTITUÍDA POR ENCARREGADOS - CHEFES DO PROJETO - DIRIGIU-SE À BARONESA NO INTUITO DE ESTABELECER UMA ESPÉCIE DE PARCERIA. FOI DESSA FORMA QUE A REGIÃO ACABOU SE TORNANDO CONHECIDA COMO "ENGENHO DE SERRA".
A NECESSIDADE DE TRABALHADORES PARA A EMPREITADA NATURALMENTE ATRAIU UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PESSOAS. DESSA FORMA, INÚMEROS BARRACOS DE MADEIRA E CASAS DE PAU-A-PIQUE FORAM SURGINDO EM TORNO DO ENGENHO PARA ABRIGAR OS TRABALHADORES DO "ENGENHO DE SERRA" E TAMBÉM OS DA ESTRADA-DE-FERRO, DANDO ORIGEM, ASSIM, A UMA PEQUENA POVOAÇÃO.
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - ?
MONUMENTO AO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - PMP
RUA DA CIDADE
imagem - ?
AVENIDA JK
imagem - Robson Grilo
GALPÃO
imagem - ?
BELÍSSIMO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
BAIRRO SANTA EFIGÊNIA
imagem - Robson Grilo
PIRANGUINHO EH A CAPITAL NACIONAL DO PE-DE-MOLEQUE
imagem - Eldo Brasil
A FAMOSA BARRACA VERMELHA QUE VENDE O DOCE
imagem - Daniel Barbosa Bruno
imagem - ?
imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Robson Grilo
CAMPO DE FUTEBOL
imagem - Robson Grilo
AS MONTANHAS DE MINAS
imagem - João Vitor C.
MATRIZ DE SANTA ISABEL
imagem - Robson Grilo
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO FOI CONSTRUÍDA EM 1875, POR GREGÓRIO PEREIRA MOTA PROPRIETÁRIO DA FAZENDA DO CAPOTE; ERA, PORTANTO, UMA IGREJA PARTICULAR E POR ISSO RECEBEU A DENOMINAÇÃO “CAPELA DO CAPOTE”.  A RODOVIA FOI ABERTA, PASSANDO A FRENTE DA CAPELA EM 1957. EM 2003 FOI TOMBADA PELO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL. FICA NO BAIRRO CAPOTE
imagem - Robson Grilo
GERAL
imagem - Robson Grilo
PARCIAL
imagem - ?
EDIFÍCIO CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE OLEGÁRIO MACIEL
COM 100 ANOS DE EXISTÊNCIA, A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ESBANJA CHARME EM SUA ARQUITETURA SIMPLES. ESSE PATRIMÔNIO TOMBADO RETRATA A HISTÓRIA DO MAIS ANTIGO DISTRITO DE PIRANGUINHO. FICA NO DISTRITO DE OLEGÁRIO MACIEL
imagem - ?
imagem - ?
GERAL DA CIDADE
imagem - ?
VAGÃO DE ARTESANATO
imagem - ?
MARCO ZERO DA CIDADE
LOCAL ONDE FOI INSTALADO O ENGENHO DE SERRA AS MARGENS DO RIBEIRÃO DOS PORCOS PARA CONFECÇÃO DOS DORMENTES PARA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA. FOI A PARTIR DAÍ QUE SURGIU O POVOADO QUE MAIS TARDE  VEIO A SE TORNAR A CIDADE DE PIRANGUINHO. FICA NO CENTRO
imagem - ?

BARRACA DO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - ?
PONTE DE FERRO
LOCALIZADA NO LIMITE DO MUNICÍPIO COM ITAJUBÁ, A  HISTÓRIA DA PONTE TEM INÍCIO NO FINAL DO SÉCULO XIX, APROXIMADAMENTE POR VOLTA DE 1882, QUANDO DO ADVENTO DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGARIA ITAJUBÁ A SANTA RITA DO SAPUCAÍ.  EM TRÊS DE MARÇO DE 1896, COM A INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DEFINITIVA E O TÉRMINO DA CONSTRUÇÃO DA PONTE DE FERRO SOBRE O RIO SAPUCAÍ O TREM DEU SUA PRIMEIRA ENTRADA EM PIRANGUINHO. FICA NO BAIRRO ESTAÇÃO
imagem - ?
imagem - Robson Grilo
PONTE SOBRE O RIO SAPUCAÍ
imagem - João Vitor C.
PONTE DE ARCOS
imagem - ?
PRAÇA CEL. BRÁZ
ALÉM DE JARDINS ARBORIZADOS E MUITO ACONCHEGANTES, É NA PRAÇA CEL. BRÁZ QUE SE LOCALIZA A MATRIZ DE SANTA ISABEL, PADROEIRA DA CIDADE, CONSTRUÍDA EM 1945.
EM MAIO DE 2006, FOI INSTALADO O MONUMENTO ABRAÇO NO LOCAL ONDE FOI CONSTRUÍDA A PRIMEIRA IGREJA DA CIDADE. O ABRAÇO É UMA HOMENAGEM AOS PRIMEIROS MORADORES DE PIRANGUINHO, QUE CONSTRUÍRAM A HISTÓRIA DA CIDADE. FICA NO CENTRO
imagem - ?
RUA
imagem - João Vitor C.
RUA DO BAIRRO ESTAÇÃO
imagem - Robson Grilo
VISTA PANORÂMICA
imagem - Robson Grilo
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…