Pular para o conteúdo principal

AIMORÉS / MG - TERRA DO SOL ETERNO






BEM VINDO A CIDADE DE AIMORÉS. A TERRA DO SOL ETERNO. A PRINCESINHA DO LESTE MINEIRO.
imagem - ?
AIMORÉS TEM 24.959 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM AIMORÉS EH: AIMORENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 18 DE SETEMBRO DE FOI FUNDADA EM 1.915
ORIGEM DO NOME
Em 1915 passou a chamar-se Aimorés, em homenagem aos primitivos habitantes da terra, os índios botocudos do grupo "aimure/guimaré" (aimoré).
HISTÓRIA
O DESBRAVAMENTO da região onde fica o Município de Aimorés data de 1856 a 1860, quando os primeiros posseiros, os irmãos João e Luís de Aguiar e um cunhado de nome Inácio Mançores, vindos da Paraíba do Sul (RJ), chegou a propriedade do Tenente Francisco Ferreira da Silva, no Município de Manhuaçu. Ganharam as cabeceiras do rio Pocrane, no Município de Ipanema, seguiram margeando-o até o rio Manhuaçu, por este desceram até a confluência com o rio Doce. Como o lugar oferecesse vantagens econômicas, com seu solo fértil, caça abundante e rios piscosos, estabeleceram-se como produtores rurais e mineradores em busca de ouro e pedras preciosas. Só por volta de 1870 vieram para o município os desbravadores com o verdadeiro propósito de implantar o progresso através da agricultura e da pecuária. Entre esses se destaca Paulo Martins dos Santos.
Denominaram a nova terra de Natividade. Incentivaram a agricultura, a pecuária e foram aos poucos povoando o local que até então era dominado pela tribo dos tapuias ou aimures.
Outras pessoas foram atraídas pela notícia da fertilidade e riqueza da zona e para lá se dirigiram, crescendo assim a localidade.
AQUI AIMORÉS ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
imagem - ?
IGREJA BATISTA
imagem - Super Agradável
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Glaucio Henrique Chaves
imagem - Eupídio Justino de Andrade
MONUMENTO À ÍNDIA LORENA
imagem - Nice Gues
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BELA CIDADE DE AIMORÉS
imagem - Super Agradável
imagem - Eupídio Justino de Andrade
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Jve fotos
imagem - Nice Gues
imagem - Jve fotos
imagem - Nice Gues
imagem - Eupídio Justino de Andrade
imagem - Elpídio Justino de Andrade
imagem - PMA
INSTITUTO TERRA
O Instituto Terra, fundado pelo aimoreense Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, cujo objetivo reconstituir o ecossistema florestal da região, por meio de diferentes formas de intervenção, recuperando os processos ecológicos e contribuindo para a manutenção da biodiversidade local. Fica localizado na Fazenda Bulcão e tem como meta plantar 600 ha de plantas nativas de Mata Atlântica da região e recuperar a água dos córregos Bulcão e Constância e de outras nascentes. Na região visa a recuperar em florestas nativas o mínimo de 20% obrigatório pela lei e recuperar as bacias hidrográficas. Visa, também, a criar corredores ecológicos para facilitar o trânsito da fauna e monitorar as diversas atividades.
imagem -  PMA
imagem - Idleal
imagem - Idleal
imagem - Idleal
IGREJA DA NATIVIDADE
imagem - Eupídio Justino de Andrade
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - PMA
ENTORNO DA CIDADE
imagem - Eupídio Justino de Andrade
CASARÃO
imagem - Eupídio Justino de Andrade
REPRESA DE AIMORÉS
imagem - Eupídio Justino de Andrade
PONTE DE FERRO DA VALE DO RIO DOCE QUE CRUZA A CIDADE
imagem - Eupídio Justino de Andrade
VOCE SABIA?
Análises geomórficas e fotografias registradas por satélites, revelam a existência de uma cratera, localizada a 5,5 km ao norte da cidade. Acredita-se que a cratera tenha sido provocada, a milhares de anos, por queda de meteorito. No local já se vê uma pequena cobertura vegetal, embora seja bastante perceptível, nas amostras por satélite, o deslocamento grande massa de terra provocado pelo impacto. O diâmetro da cratera é de aproximadamente 9,6 Km. Há um grande indício de que o impacto do meteorito tenha provocado, nessa região, o desvio do curso original do Rio Doce.

PEDRA LORENA NAS MARGENS DA BARRAGEM
imagem - Eupídio Justino de Andrade
imagem - PMA
PONTE LIGANDO AIMORÉS A CIDADE DE GUANDU NO ESPÍRITO SANTO
imagem - Eupídio Justino de Andrade
RIO DOCE
imagem - Jve fotos
RIO MANHUAÇU
imagem - Eupídio Justino de Andrade
VISTA AÉREA
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNCIPIO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…