Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

ESMERALDAS / MG - NA ROTA DOS BANDEIRANTES






BEM VINDO A CIDADE DE ESMERALDAS. TERRA DE SANTA QUITÉRIA. NA ROTA DOS BANDEIRANTES.
imagem - ?
ESMERALDAS TEM 60.271 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ESMERALDAS EH: ESMERALDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.901
ORIGEM DO NOME
Conta-se que a cidade recebeu o nome, porque alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Paes Leme encontraram na região pedras verdes (turmalinas) que pensaram ser Esmeraldas. O nome é uma alusão a Fernão Dias Paes Leme pelo fato da cidade integrar a rota dos bandeirantes. 
HISTÓRIA
Diz a tradição oral que em fins do século XVII, quando três rapazes, procedentes de São Paulo, os irmãos Coelho, transitavam por certo trecho da estrada que ligava Pitangui a Sabará, foram irresistivelmente atraídos pela beleza panorâmica daquela região e pela amenidade de seu clima, resolvendo, por isso mesmo, ali permanecer, para se dedicarem à agricultura.
Dentre os primeiros habitantes da povoação, destaca-se a figura do alferes Miguel da Silva Fernandes, a quem se atribuem os mais relevantes serviços prestados ao nascente povoado.
As primeiras edificações surgiram na fazenda Dona Izabel, onde se erguem uma igreja sob a invocação de Santa Quitéria, cuja imagem e altar foram trazidos de Portugal pelos irmãos Coelho, e ainda hoje podem ser vistos na Matriz de Esmeraldas.
Segundo o historiador e professor Avelar Rodrigues, nada disso aconteceu. Não há, em Minas Gerais ou no país, quaisquer vestígios que possam confirmar essa hipótese. Os fatos registram que, na verdade, a doação de uma gleba de terras a Santa Quitéria foi feita por Antônio Barbosa Leão. Os supostos Três irmãos Coelho nada têm com a construção da igreja, que também se deve ao dito Antônio Barbosa Leão. Ele, sim, teria trabalhado para a edificação, anteriormente iniciada por João Ribeiro de Vasconcelos - e não nos idos de 1675 ou 1676, como se quis fazer entender, mas quase 60 anos depois, em 1733. Os três Irmãos Coelho são, pois, personagens de ficção.
AQUI UMA VISÃO PARCIAL
imagem - ?
CASARÃO SANTO ANTÔNIO
Tombado como patrimônio cultural pelo IEPHA - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – o casarão Santo Antônio é um solar antigo, de tipologia colonial, que se destaca na paisagem pelo seu porte imponente. Localizado na estrada que liga Esmeraldas ao povoado de Urucuia - cerca de 4 km do centro da cidade - foi residência do Barão Visconde de Caeté, primeiro Presidente da Província de Minas Gerais.
imagem -  Mauro Rizzo Lyrio
ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE CAETÉ
Tombado pelo Município, é o estabelecimento de ensino mais antigo de Esmeraldas, com cem anos de existência. De grande valor histórico, está situada na Praça Getúlio Vargas, Centro da cidade.
imagem -  Mariana Pereira Lyrio
PARCIAL
imagem - Mariana Pereira Lyrio
RUA
imagem - Marno Matte
PRAÇA SADI ALVES VIEIRA
imagem - Cleber Quintier
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
imagem - Cleber Quintier
PRAÇA DA MATRIZ
imagem - Marno Matte
MIRANTE
Local turístico que proporciona uma bela visão panorâmica da cidade, onde também está situada a capela de Nossa Senhora Aparecida e o Cristo Redentor.
imagem - Mariana Pereira Lyrio
imagem - Mauro Rizzo Lyrio
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA NO BAIRRO CARACÓIS
VEJA QUE ELA POSSUI DUAS TORRES, EM LADOS OPOSTO. UMA NA FRENTE E OUTRA NOS FUNDOS. ASSIM A IGREJA ESTARÁ SEMPRE DE FRENTE, NÃO IMPORTA DE QUE LADO VOCÊ VENHA.
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
PRAÇA DA IGREJA STº ANTÔNIO DE PÁDUA EM CARACÓIS
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
TAMBÉM A PRAÇA DA IGREJA NO BAIRRO CARACÓIS
imagem - Thymonthy Becker Comunicação
MATRIZ DE SANTA QUITÉRIA
Padroeira e antigo nome do município, a Igreja Matriz de Santa Quitéria destaca-se como exemplar de arquitetura em estilo modernista. Localizada na Praça central, sua imponência paisagística é visível a todos os visitantes.
imagem - ?
imagem - Altemiro Olinto Cristo
INTERIOR DA MATRIZ DE SANTA QUITÉRIA
imagem - Mariana Pereira Lyrio
CAPELA EM MORRO VERMELHO
imagem - Leonardo Spyer
IGREJA DE SANT’ANA
De estilo colonial, datado do século XIX, a capela é uma das raridades em reminiscência, onde há uma cruz fixada por Borba Gato, durante as expedições dos bandeirantes ao desbravamento das Minas Gerais.
imagem - Paulo Pimentel
IGREJA DA VOLTA
imagem - Mauro Rizzo Lyrio
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
imagem - Marno Matte
imagem - Mauro Rizzo Lyrio
IGREJA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
imagem - Leonardo Spyer
IGREJA EM CACHOEIRINHA
imagem - Leonardo Spyer
IGREJA EM TIJUCO
imagem - Mauro Rizzo Lyrio
GERAL
imagem - ?
CACHOEIRAS 
imagem - ?
ZONA RURAL
imagem - ?
PRAÇA DO ROSÁRIO
imagem - Cleber Quintiere
SERRA NEGRA
Patrimônio histórico e paisagístico é de grande realce na história mineira, por ter sido a Usina da Serra Negra a primeira a fornecer energia à cidade. Pertenceu à Sra. Ana Felipa de Santiago, e localiza-se próximo à MG 60, que liga Esmeraldas à Betim.
Antigo caminho que ligava Vila de Santa Quitéria hoje Esmeraldas a Capela Nova de Betim hoje Betim, ainda preservado com mata nativa em alguns pontos, onde está situada a Serra Negra, o ponto mais alto do município e a Fazenda Serra Negra onde viveu Ana Felipa.
imagem -  Mariana Pereira Lyrio
imagem - Mariana Pereira Lyrio

HINO DA CIDADE. FONTE: (nossaesmeraldas.blogspot.com)
 ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
 ESTE EH BRASÃO DO MUNICÍPIO
VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE
ESPERO VOCÊS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAGOA FORMOSA

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA. CIDADE DAS ROSAS AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO. imagem - CMLF LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962 ORIGEM DO NOME TROPEIROS VINDOS DE PARACATU POUSAVAM AS MARGENS DE UMA LAGOA PRÓXIMA, LOCAL QUE CONSIDERARAM INCANTADOR. O LUGAR QUE O TROPEIRO TANTO APRECIOU, FORAM CHAMADOS INICIALMENTE DE LAGOA DAS ÉGUAS (OUTROS DIZIAM QUE SE CHAMAVA LAGOA DOS TROPEIROS), ALGUNS SE FIXARAM NESSE LUGAR, DANDO ORIGEM AO POVOADO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE DA ALAGOA FORMOSA.  QUE DEPOIS VIRA A SER LAGOA FORMOSA. COMEÇAVA AÍ A SER ESCRITA A HISTÓRIA ESPECÍFICA DO LUGAR. HISTÓRIA CONTAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS QUE UM CERTO DIA, ALGUNS TROPEIROS VINHAM DE CONQUISTA INDO A OUTROS CENTROS BUSCAR SAL PARA OS ANIMAIS. PRÓXIMO AO RIBEIRÃO DA BABILÔNIA, QUE ERA A PRINCÍPIO UM LOCAL DE POUSO D…

MURIAÉ / CIDADE DO CINEASTA PAULO PORTO

BEM VINDO A CIDADE DE MURIAÉ. UMA CIDADE CULTURAL foto - A. Chieus MURIAÉ TEM 100.765 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM MURIAÉ EH: MURIAENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.855 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela - doença provocada pela picada de mosquitos - faz essas versões ganharem força. Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento. HISTÓRIA A REGIÃO que hoje compreende o Município de Muriaé foi, primitivamente, habitada pelos índios Puris. A própria colonização do terr…

BRASÍLIA DE MINAS / A CIDADE QUE CEDEU O NOME PARA A CAPITAL FEDERAL

BEM VINDO A CIDADE DE BRASÍLIA DE MINAS. A BRASILINHA DAS GERAIS.
imagem - PMBM
BRASÍLIA DE MINAS TEM 31.213 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BRASÍLIA DE MINAS EH: BRASILMINENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 10 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.925
ORIGEM DO NOME
Seu primeiro nome foi Santana de Contenda em 1.832
Depois Vila de santana de Contendas em 1.877
Vila de Brasília em 1.890
Brasília em 1.925
Brasília de Minas em 1.962
O nome Brasília era uma homenagem ao pais acrescentado do sufixo "ia". De Minas foi acrescentado posteriormente quando cedeu o nome para a capital Federal. HISTÓRIA

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

CARMO DO CAJURU / A CIDADE DOS MÓVEIS

UM AMANHECER COMO ESTE, SÓ EM CARMO DO CAJURU. 
foto - ?
ALGUNS DADOS INTERESSANTES SOBRE CARMO DO CAJURU: POPULAÇÃO: 20.018 HABITANTES (IBGE 2010) HOMENS: 9.600 (APROXIMADAMENTE) MULHERES: 9.400 (APROXIMADAMENTE) ALTITUDE: 772 METROS (MÉDIA) A ECONOMIA DO MUNICÍPIO COMEÇOU COM UMA FÁBRICA DE MANTEIGA, DEPOIS DE FARINHA E MACARRÃO. HOJE SUA ECONOMIA BASEIA-SE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA, QUE UMA DAS MELHORES DO BRAZIL. ONDE OS MÓVEIS PRODUZIDOS EM CARMO DO CAJURU SÃO VENDIDOS EM TODO O BRAZIL E EXPORTADO PARA ALGUNS PAÍSES DO MERCO SUL

ESTE É O CASTELO DA LÍDER INTERIORES. ELE FICA NA CIDADE DE MATEUS LEME. MAS PERTENCE A FABRICA DE MOVEIS DE CARMO DO CAJURU
foto - Mauricio Cardim CARMO DO CAJURU, FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1948 QUEM NASCE EM CARMO DO CAJURU É: CAJURUENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,774, CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU EM CARMO DO CAJURU, TEM A MAIS FAMOSA FABRICA DE MÓVEIS DO PAÍS. É ALÍDER INTERIORES, QUE FABRICA OS MAIS BONITOS E MODERNOS MÓVEIS DA INDUSTRIA MOVELEIRA. A LÍDER …

ANDRADAS - TERRA DO MELHOR VINHO DAS MINAS GERAIS

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE ANDRADAS.
foto - Thymonthy Becker
ANDRADAS TEM 37.270 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ANDRADAS EH: ANDRADENSES
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 22 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.890
ORIGEM DO NOME

LAGOA FORMOSA / CIDADE DAS ROSAS

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO.
imagem - CMLF
LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962
ORIGEM DO NOME

BAHIA / BRASIL - COM CENÁRIOS DE RARA BELEZA, DE NORTE A SUL E DE LESTE A OESTE, A PAISAGEM TRANSFORMA A BAHIA EM UM LUGAR ESPECIAL

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DA BAHIA / BRASIL CONHEÇA A BAHIA Cantada em prosa e verso, a Bahia é, decididamente, a Terra da Felicidade, como a descreveu Ary Barroso, na música Na Baixa do Sapateiro. Mas porque será que a Bahia encantou e encanta a tanta gente? A resposta só pode ser dada por quem conhece a Bahia, suas belezas naturais, mas também a sua cultura e a sua gente, frutos da miscigenação do índio, do europeu e do africano, que aqui se ligaram, gerando uma energia mágica, envolvente e misteriosa. Não foram poucos os que tentam traduzir em palavras essa magia. O certo é que a Bahia é tudo que já falaram dela e muito mais. Se for possível sintetizar esse sentimento a palavra mais próxima seria diversidade. A Bahia é indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica, evangélica e também dos cultos afro-descendente, do candomblé e das 365 igrejas, é de toda fé. A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. É sol e mar e também do sertão. Da Cida…

PAULISTAS / CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE

BEM VINDO A PAULISTA. A CIDADE DA PRIMEIRA PONTE DAS MINAS GERAIS. APELIDADA DE CAPITAL BRASILEIRA DA SORTE PELO NATURALISTA FRANCÊS - SAINT HILAIRE AQUI, VISTA PARCIAL DO LADO OESTE DA CIDADE copyrigth "Carlos Zan" O primeiro morador a se fixar no município foi um senhor paulista chamado "Antônio" e que exercia a profissão de seleiro. O topônimo tem sua explicação na admissão de que foi um paulista o primeiro morador da localidade. PAULISTAS TEM 4.918 HABITANTES. (IBGE 210) QUEM NASCE EM PAULISTA EH: PAULISTANO (fonte IBGE) PAULISTA FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1953 E FAZ ANIVERSÁRIO NO DIA 12 O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,687 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU EH PRECISO SABER: PAULISTAS, cujo nome do Município já provocou discussões por Grandes figuras da Literatura e da cultura Brasileira como o Maior Dicionarista da Língua Portuguesa Doutor Aurélio Buarque de Holanda, que criou a expressão PAULISTANO II (adjetivo gentílico do Município) para demonstrar a íntima…

SÃO THOMÉ DAS LETRAS / UM DOS SETE PONTOS ENERGÉTICOS DA TERRA

BEM VINDO A BELÍSSIMA CIDADE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS
copyrigth "Ventania" BEM VINDO
copyrigth "Marco Corchetti
O ANIVERSÁRIODA CIDADE É: 01 DE MARÇO QUEM NASCE EM SÃO THOMÉ DAS LETRAS É: SÃO-TOMEENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,717 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU SÃO THOMÉ DAS LETRAS TEM UMA POPULAÇÃO DE: 6.655 PESSOAS (IBGE 2010) A origem da cidade esta cercada de lendas. A primeira delas diz que, em 1770, um escravo fugido da fazenda Campo alegre, e morando numa gruta no alto da serra certo dia recebeu a visita de um estranho de maneiras finas e, depois de alguma conversa entre ambos, o desconhecido fez daquele escravo João Antão um mensageiro ao antigo senhor. Lida a mensagem, o fazendeiro João Francisco Junqueira partiu para o local onde encontrou apenas a imagem de São Thome. Neste local o fazendeiro mandou construir uma ermida dedicada ao Santo. AQUI, CHEGANDO NA CIDADE PELA ESTRADA DE TERRA copyrigth "Microlarm"
A outra lenda diz "da exi…