Pular para o conteúdo principal

TOMBOS / NAS QUEDAS DAS CACHOEIRAS






BEM VINDO A CIDADE DE TOMBOS. ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS / NAS QUEDAS DAS CACHOEIRAS
foto - ?
TOMBOS TEM 9.537 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM TOMBOS EH: TOMBOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 21 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME
O primitivo nome do povoado foi Arraial Novo. A partir de 1852 passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição dos Tombos do Carangola, sendo este topônimo alusivo à padroeira local e à cachoeira formada pelo rio Carangola, composta de três quedas consecutivas ou três tombos, conforme linguagem popular. Documentos datados de 1864 citam o povoado com a denominação reduzida para Tombos do Carangola. Na Divisão Administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, permanece esta última denominação. O texto da Lei que elevou o Distrito a Município reduz o topônimo à denominação atual.
HISTÓRIA
No texto da escritura de doação de terras destinadas à formação do Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, feita em 1849 e passada em 1855, os doadores Maximiano José Pereira de Souza e sua esposa Maria Cândida de Jesus, citam como confrontantes dessas: Domingos José de Barros, Joaquim Francisco Porto, Manuel Antônio Ferreira, Máximo Valadares e Manuel Pacheco. Estes podem ser apontados como os primitivos habitantes do lugar.
A agricultura foi o fator dominante de ocupação do território, ocorrida na década de 1840 e, em 1849, já existia o povoado. Em 02 de novembro de 1856 teve lugar na Matriz de Nossa Senhora a 1.ª Eleição para Eleitores Especiais da região. Em 1864 o Almanaque Administrativo Civil e Industrial da Província de Minas Gerais, se referia ao povoado como possuidor de 50 domicílios, duas ruas, duas praças e cerca de 3.000 habitantes entre pessoas livres e escravos. Outro fator significativo para o progresso local foi a chegada da ferrovia. Em 01 de janeiro de 1886 a Estrada de Ferro Alto Muriahé alí inaugurou sua estação, permitindo ligação direta com o Rio de Janeiro.
AQUI O HOTEL DA CIDADE
foto - ?
ESTE EH O LOGO DA CAMISA DO TOMBENSE FUTEBOL CLUBE, QUE ENFRENTARÁ O ATLÉTICO MINEIRO, NESTA QUARTA, 06/02 /2013 AS 19:30 HARAS, PELO CAMPEONATO MINEIRO
AQUI O ESTÁDIO ONDE ACONTECERÁ O JOGO.
foto - ?
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
foto - SG Trangel
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO E LATERAL
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
foto - SG Trangel
A MATRIZ NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - ?
CAPELA MORTUÁRIA
foto - SG Trangel
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE TOMBOS
foto - Daniela Herdy Pedrosa
foto - SG Trangel
foto - Daniela Herdy Pedrosa
foto - Daniela Herdy Pedrosa
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO AOS ÍNDIOS
foto - ?
HOMENAGEM A PADROEIRA DA CIDADE
foto - SG Trangel
HOTEL
foto - Clovis Carlos Ferreira
HOSPITAL MUNICIPAL
foto - SG Trangel
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - ?
CACHOEIRA DO GRILLO
foto - Daniela Herdy Pedrosa
AQUI A CACHOEIRA TRÊS TOMBOS, QUE DEU O NOME A CIDADE
foto - Wikipédia

foto - Clovis Carlos Ferreira
foto - João B. C. Reis
foto - ?
Em Tombos localiza-se a Usina Hidrelétrica de Tombos, que atende ao Norte Fluminense.
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
IGREJA BOM JESUS DA FLORESTA NA COMUNIDADE ÁGUA SANTA
foto - SG Trangel
COMUNIDADE ÁGUA SANTA
foto - SG Trangel
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
THYMONTHY BECKER COMUNICAÇÃO

VALEU PELA VISITA - SEMPRE
A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…