domingo, 29 de março de 2015

PEDRO LEOPOLDO / MINAS GERAIS / BRAZIL - CIDADE ONDE NASCEU "CHICO XAVIER" O MAIOR LIDER ESPIRITUAL DO BRAZIL. MÉDIUM FILANTROPO. CITY WHERE BORN "CHICO XAVIER" THE GREATEST LEADER OF SPIRITUAL BRAZIL. MEDIUM PHILANTHROPIST






BEM VINDO A CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO. TERRA NATAL DO JOGADOR DIRCEU LOPES
foto - ?
PEDRO LEOPOLDO TEM 58,740 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PEDRO LEOPOLDO EH: PEDRO LEOPOLDENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.924
ORIGEM DO NOME

O nome foi homenagem ao engenheiro que projetou o trecho da ferrovia que corta a cidade.
HISTÓRIA

Pedro Leopoldo foi o terceiro vilarejo de Minas. O bandeirante Fernão Dias Paes Leme veio conduzido por índios e fundou o Arraial de São João do Sumidouro no inverno de 1674. Mas se esta é a data registrada pela história, o lugar mostra sinais de ocupação muito mais antiga.
O fóssil encontrado na região, conhecido como Luzia, é uma das peças de maior importância da arqueologia em todo o mundo, com idade de 11.500 anos.
Sabe-se também que, por voltas do século XVII, já havia fazendas de gado no que hoje é o território da cidade. A formação do povoado da Quinta do Sumidouro, às margens do Rio das Velhas, e que até hoje constitui um importante registro histórico de Pedro Leopoldo. Possuindo as históricas construções da casa do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, e a Capela do Rosário, em estilo barroco, uma das primeiras do Estado, cujo altar foi esculpido por Aleijadinho.
Mas o surgimento do que constituiria hoje a porção central conhecida como o município pedroleopoldense só veio em 1893, quando [[Antônio Alves Ferreira da Silva], adquiriu a fazenda das Três Moças em razão do potencial hidráulico da cachoeira de mesmo nome, e lá instalou mais uma indústria têxtil (ele já possuía uma em sua outra fazenda, a dos Macacos). A Fábrica de Tecidos foi a primeira atividade econômica relevante na cidade, e, por muito tempo, a dominante, junto à atividade agropecuária.
Junto à fábrica, surgiram as primeiras casas do atual centro, as "casas do quadro", que abrigavam os funcionários que vieram trabalhar na fábrica, e que, dado a então incipiência do povoamento local, necessitavam de abrigo. Hoje, se conservam apenas uma ou duas delas, dentro dos limites da fábrica (que ainda opera).
AQUI A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, NO CONTEXTO DA PRAÇA E OS FUNDOS.
foto - Montanha
foto - Jairo Nunes
foto - Montanha
IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA
foto - ?
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Jairo Nunes
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Montanha
foto - Montanha
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - Montanha
A CIDADE

A noite de Pedro Leopoldo é animada. A Exposição Agropecuária atrai várias pessoas com seus shows e rodeios, e o folclore tem seu espaço garantido no Encontro de Guardas de Congo. A festa de Nossa Senhora do Rosário, em Vera Cruz, tem fogos, apresentações de cavalhada, e os visitantes podem servir-se à vontade de uma deliciosa galinhada.
No início do ano, acontece o Festival de Verão, que agita a cidade com grandes shows e oficinas de arte e cultura. Um mês antes do Carnaval, começa a festa o Boi da Manta, um bloco divertidíssimo que sai toda quarta e sábado, com banda e muita gente fantasiada. Em abril, acontece a curiosa festa do poste.
Há alguns anos, descobriram uma plaquinha em um poste da cidade com a data da sua inauguração (20/04/1961), e algumas pessoas passaram a brindar no dia. Com o tempo, a brincadeira foi-se tornando uma grande festa, com direito a shows de bandas locais, bolo e discurso para o aniversariante.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE PEDRO LEOPOLDO
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes
foto - Montanha
foto - Jairo Nunes
foto - Jairo Nunes

CHICO XAVIER
A última casa que o Chico Xavier morou em Pedro Leopoldo foi transformada em um memorial. A construção da década de 40 que recebe milhares de turistas todos os anos recentemente foi reformada. Mas tudo está como ele deixou, principalmente o espaço para as flores. Era a paixão do médium. “Chico tinha uma adoração especial pelas flores tanto que quando ele se emocionava exalava um cheiro de rosas”, contou o voluntário Hélcio Marques.
Além das roseiras foi preservado o quarto onde ele dormia. O turista também pode conhecer os 454 livros psicografados por Chico e as 200 biografias escritas sobre o médium. Num pequeno auditório, reuniões como Chico gostava e espaço onde todos participam. “Desde a inauguração, em 2006, já recebemos 50 mil pessoas do Brasil e exterior”, disse Hélcio.
foto -  ?
foto - ?
foto - Wikipédia
AS GRUTAS

Pedro Leopoldo tem belezas naturais de raro valor. As grutas guardam vestígios, como restos de cerâmicas, instrumentos de vários tipos, fósseis humanos e de animais em bom estado de conservação e muitas pinturas rupestres. A Gruta do Baú é a preferida na região pelos escaladores. É também ótima para uma boa caminhada e ainda tem um quiosque que serve bebida gelada para os aventureiros ofegantes.
Ultimamente, tem sido um incrível cenário para shows de artistas de fama nacional. Já a Quinta do Sumidouro guarda muito da história da fundação da cidade. A lagoa do Sumidouro é mais um dos tesouros, com sua bela paisagem cercada de milenares pinturas rupestres.
foto -  Geraldo Salomão
foto - Geraldo Salomão
CACHOEIRA DA REGIÃO
foto - ?

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
São, em todo município, mais de quinze sítios de valor arqueológico, espeliológico ou paleantológico, muitos sem nunca terem sido estudados, o que deixa em aberto boa parte da pré - história da região, que também é rica em pinturas rupestres. Algumas desta pinturas sugerem, por seu formato de “pente” e de sucessão de linhas, que os indígenas possuíam um sistema de anotação linear.
Em Pedro Leopoldo, o mais promissor sítio arqueológico é o da Lapa Vermelha IV, neste sítio foram encontrados sedimentos antigos, em solo calcário e fossilizados, cujos carvões esparsos fornecem duas datações: 22.140 e mais de 25.000 BP, contudo, a origem humana destes carvões pode ser discutida pela escassez de outros achados nas mesmas camadas ou condições. Uma série de sedimentos do pleistoceno foram encontrados, possivelmente carregados para o antigo sumidouro. Desta série obteve-se datações entre 10.200 BP a 15.300 BP., também feitas a partir de carvões esparsos .
A descoberta de Luzia derruba a explicação do povoamento pelo Estreito de Bering há 12.000 anos, pois ela mostra que antes desta marcha, uma outra leva, bem mais antiga, chegou à América. Luzia seria descendente deste grupo. Aparentados dos atuais aborígenes australianos, esses primeiros colonizadores teriam saído do sul da China atual e atingido o continente americano cerca de 15.000 anos atrás – três milênios antes da segunda leva migratória.
O ENTORNO DA CIDADE
foto -  Montanha
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minas são muitas, Todas são gerais