TURISTANDO PELO MUNDO: domingo, 13 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

Douradoquara, Minas Gerais - A Balsa, Serra da Mandioca e o acampamento localizado às margens da represa de emborcação, traz um grande número de turistas. Vem ver:














A Balsa, Serra da Mandioca e o acampamento localizado às margens da represa de emborcação, traz um grande número de turistas. Vem ver:
As festividades locais mais conhecidas regionalmente são as que homenageiam santos como Nossa Senhora Aparecida, São José, São João, Santo Antônio, São Pedro, Santos Reis e a festa da padroeira da cidade Santa Cruz, com comida típica mineira e diversos tipos de doces. Outro ponto de interesse da cidade são as paisagens naturais (a Balsa, Serra da Mandioca, por exemplo), e o acampamento localizado às margens da represa de emborcação na chácara JM, que em finais de semana traz um grande número de turistas.
BEM VINDO A BELA DOURADOQUARA, MG.
copyrigth "M.B-Quara"




copyrigth "Ogusuku, L.M."
CONHEÇA UM POUCO DESTA BELA CIDADE
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD
Foto - PMD

Foto - PMD
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
ESTA EH A CÂMARA MUNICIPAL DE DOURADOQUARA, MG
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI UM CONJUNTO HABITACIONAL DE DOURADOQUARA, MG
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE DOURADOQUARA, MG
copyrigth "Roberto Fonseca"
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI UMA PRAÇA DO DISTRITO DE PERDIZES, DOURADOQUARA, MG
copyrigth "Raphael Ramos e Glaucio L. Honorato de Oliveira"
ESTA É A SEDE DA PREFEITURA DA CIDADE DE DOURADOQUARA, MG
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI AS ÁGUAS DA REPRESA EMBORCAÇÃO EM DOURADOQUARA, MG
copyrigth "M.B-Quara"
ESTE EH O RIO SÃO MARCOS EM DOURADOQUARA, MG
copyrigth "Manzan"


UMA BELA CACHOEIRA, DE MUITAS DA REGIÃO.
copyrigth "M.B-Quara"
VEJA QUE BELOS CASARÕES DE DOURADOQUARA, MG
copyrigth "Altemiro Olinto Cris..."
copyrigth "M.B-Quara"
Igreja Matriz de Santa Cruz da cidade de Douradoquara, MG
copyrigth "Vicente A. Queiroz"
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
copyrigth "Altemiro Olinto Cris..."
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE DE DOURADOQUARA, MG
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
SEMPRE VOLTE. GRATO PELO VISITA. BOA NOITE
copyrigth "M.B-Quara"
População estimada 2016 (1) - 1.925
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 312,878
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,88
Código do Município 3123502
Gentílico - douradoquarense
ORIGEM DO NOME
Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara. 
A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável.
Gentílico: douradoquarense
HISTÓRICO
Segundo moradores mais antigos, lá pelo ano de 1986, o lugar foi habitado primeiramente pelos Coureiros, sem portanto saber com exatidão suas origens e procedências. Não há noticias de que havia índios na região, com o boato de que havia terras devolutas, O Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antônia de Jesus, saíram de Santa Rosa dos Dourados, Município de Coromandel, com a finalidade de possear da terra.


Depois de muito sacrifício conseguiram chegar aqui, pois não existia estrada e tiveram de utilizar da poucas picadas existentes, porquê tudo em volta era mata. Aqui chegaram e fixaram moradia definitiva. Logo após, as famílias Casecas, Marques e Pinheiros, também sabendo da existência das terras devolutas se convergiram para lá, sendo que os Casecas se alojaram no local que hoje é a Sede Municipal e os Marques e Pinheiros desceram para mais perto da divisa com o Estado de Goiás, no lugar denominado Fazenda dos Confins.


Com a entrada destas famílias o lugar foi sendo divulgado e a notícia das terras devolutas chamou a atenção de outros posseiros, que viram uma terra fértil e cheia de riquezas naturais, tanto na fauna quanto na flora. A caça, a pesca, a agricultura e os garimpos de diamantes e ouro foram a grande contribuição para o desenvolvimento e o progresso deste Município. Houve uma reserva de terras devolutas para construção do patrimônio, iniciativa tomada pelo Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antônia de Jesus, mais ou menos em 1902, logo após foi criado uma capela, o cemitério e edificadas um pequeno número de casas.


Antigamente o lugar era conhecido por Arraial do Buqueirão. Buqueirão, por ser um lugar muito isolado, afastado e de difícil acesso. Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quarando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara. A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável.


Douradoquarense, é o gentílico dos nascidos em Douradoquara. O Distrito foi criado pela Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923. A Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, criou o Município Sede, tornando independente do Município de Monte Carmelo. A instalação do município se deu em 01/03/1963 
Fonte
IBGE Arquivo da Agência, Prefeitura Municipal, Escola Estadual Antonio Davi Ramos, Dionísia Teixeira Borges e Adolfo José Davi moradores da cidade de Douradoquara.
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE DOURADOQUARA, MINAS GERAIS

 A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS

Fonte / Fotos = Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Douradoquara /


 A GENTE SE ECNONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS