Pular para o conteúdo principal

SENADOR CORTES / RECANTO DOS BARÕES



















SEJA BEM VINDO A CIDADE DE SENADOR CORTES. CERCADA POR MARES DE MORROS.
foto - ?
QUEM NASCE EM SENADOR CORTES EH: SENADORCORTENSE
A CIDADE TEM UMA POPULAÇÃO DE: 1.988 PESSOAS (IBGE 2010)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.963
ORIGINADO NOS FINS DO SÉCULO XIX COMO NÚCLEO URBANO, COM UMA VASTA PRODUÇÃO CAFEEIRA, O POVOADO DE SÃO SEBASTIÃO DO MONTE VERDE TEVE COMO OS PRIMEIROS DESBRAVADORES OS IRMÃOS SENRA, CRISTÓVÃO JOSÉ DE SOUZA, MAJOR SALGADO, NICOLAU GERRA, MAJOR MANOEL AUGUSTO E PADRE MANOEL DE SOUZA LIMA.
NO INÍCIO DA HISTÓRIA DE "SÃO SEBASTIÃO DO MONTE VERDE", DISTRITO DE MAR DE ESPANHA, A PRODUÇÃO DE CAFÉ ERA A BASE DA ECONOMIA DO LUGAR QUE DESENVOLVEU MUITO LENTAMENTE. O CAFÉ PRODUZIDO ERA TRANSPORTADO EM LOMBO DE BURROS PARA O DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DO CHIADOR, TAMBÉM DISTRITO DE MAR DE ESPANHA, E DAÍ ENVIADO PARA O RIO DE JANEIRO PELAS ESTRADAS DE RODAGEM E A PARTIR DE 1869, PELA ESTRADA DE FERRO DOM PEDRO II.
AQUI UMA VISÃO PARCIAL DA CIDADE
foto - PMSC
ORIGEM DO NOME
O NOME SENADOR CORTES É UMA HOMENAGEM AO ILUSTRE FILHO, O SENADOR AGOSTINHO CEZARIO CORTES, QUE FORA MÉDICO NA REGIÃO E FUNDADOR DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MAR DE ESPANHA.
A ECONOMIA DO MUNICÍPIO GIRA EM TORNO DA AGROPECUÁRIA, PRINCIPALMENTE A PECUÁRIA LEITEIRA, ALÉM DAS INDUSTRIA DE CONFECÇÕES.
UM MARCO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO É A CONCLUSÃO DA VIA ASFALTICA QUE PROPORCIONARÁ MAIS FACILIDADES NO ESCOAMENTO DA SAFRA AGRÍCOLA, ALÉM DE PERMITIR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL. 
AQUI UMA IGREJINHA
foto - PMSC
SENADOR CORTES É MARCADO POR SUA POPULAÇÃO SIMPLES E HOSPITALEIRA, QUE SEMPRE TRATA BEM ÀQUELES QUE O VISITAM. O TURISMO RURAL É UM ATRATIVO A PARTE, POIS O MUNICÍPIO POSSUI UMA BELA CACHOEIRA E ESTRADAS SEGUNDÁRIAS PROPRICIAS PARA A PRÁTICA DE TRILHAS COM MOTOS E CARROS DE TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS. ALGUMAS FESTAS TRADICIONAIS ATRAEM PESSOAS DE TODAS AS REGIÕES COMO A EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, REALIZADA ENTRE E SEGUNDA E TERCEIRA SEMANA DE JUNHO, A FESTA DA PRIMAVERA, QUE OCORRE NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO, ALÉM DAS FESTAS RELIGIOSAS. SENADOR CORTES É A TERRA NATAL DO MÚSICO FRANCISCO ITABORAY (1923-2006).
CONHEÇA AGORA A CIDADE DE SENADOR CORTEZ, ATRAVÉS DE FOTOS.
foto - PMSC
UMA CAPELINHA
foto - PMSC
A CIDADE NO LEITE DO MAR DE MORROS
foto - PMSC
ÁREA RURAL DA CIDADE
foto - PMSC
VISTA PARCIAL DO MAR DE MORROS
foto - PMSC
QUADRA POLIESPORTIVA DA CIDADE
foto - PMSC
AQUI O CENTRO COMUNITÁRIO
foto - PMSC
VEJA QUE BONITA PRAÇA
foto - PMSC
OUTRA PRAÇA
foto - PMSC
AQUI A PRAÇA TIRADENTES, DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - PMSC
RUA CENTRAL
foto - PMSC
AS COLORIDAS CASAS
foto - PMSC
VISTA AÉREA DA CIDADE
foto - PMSC
O CAMPO DE FUTEBOL DO MUNICÍPIO
foto - PMSC
VISTA PARCIAL
foto - PMSC
foto - PMSC
OUTRA VISTA PARCIAL
foto - PMSC
VISTA PARCIAL COM A IGREJA AO FUNDO
foto - PMSC
A ESTRADINHA DE TERRA SERPENTEANDO OS MORROS
foto - PMSC
CENTRO DA CIDADE
foto - PMSC
DIVERSOS
fotos - ?
A CIDADE ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
foto - PMSC
CACHOEIRA DA PACIÊNCIA
foto - ?
PRAÇA TIRADENTES
foto - Raymundo P. Netto
SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
foto - Raymundo P. Netto
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - PMSC
A IGREJA VISTA DE LADO
foto - Rose Silva
AQUI NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - Raymundo P. Netto
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO NA PRAÇA
foto - Raymundo P. Netto
UM BELO CASARÃO
foto - ?
ROTARY INTERNACIONAL
foto - ?
A PRAÇA VISTA DE OUTRO ÂNGULO
foto - ?
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE
SENADOR CORTES AGRADE SUA VISITA E NÓS TAMBÉM. SEMPRE VOLTE. 
foto - Geovani Muniz
APAIXONE-SE

-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…