Pular para o conteúdo principal

SANTA RITA DE CALDAS / NATUREZA EXUBERANTE


















SEJA BEM VINDO A CIDADE DE SANTA RITA DE CALDAS. 
foto - Thymonthy Becker Comunicação
SANTA RITA DE CALDAS TEM 9.027 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM SANTA RITA DE CALDAS EH: SANTA RITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.944
ORIGEM DO NOME
O nome eh uma homenagem a Santa Rita de Cássia e ao fundador da cidade que era filho do fundador da cidade de Caldas. 
HISTÓRIA


No chamado "ciclo do ouro" da história de Minas, das Entradas e Bandeiras, o atual Município de Santa Rita de Caldas foi atravessado pela Estrada fixada na Carta Geográfica do Itinerário feito pelo governador Luiz Diogo Lobo da Silva, 1764 - ligando as duas cidades do "ciclo do ouro" - Cabo Verde e Ouro Fino-que passava próximo a atual cidade.
Com o esgotamento das aluviões auríferas, o povo da Capitania, que até então se preocupava com a busca de "minas", passou a interessar-se pelos campos de criação de gado.
O primeiro povoador a se instalar no município foi Veríssimo João de Carvalho, no local a que denominava "Gineta", ali se estabelecendo a primeira fazenda. O primeiro posseiro da região onde se acha a cidade foi o auferes Antônio José Rodrigues, casado com Tereza Maria de Freitas, filho de Antônio Gomes de Freitas, fundador da cidade de Caldas.
O aparecimento do arraial primitivo - a exemplo do que aconteceu com quase todas as cidades de Minas Gerais - desenvolveu-se em torno da primeira capela. Assim, foi em 1852 que os já numerosos habitantes da região esboçaram um importante movimento no sentido de criar uma nova localidade. Embora já houvesse no local uma ermida de Santa Rita, resolveram os moradores do lugar oficializar a devoção a Santa Rita de Cássia com a edificação da capela dedicada a ela. A capela ficou pronta em 1856. A paróquia, entretanto, só foi canonicamente promovida em 1871, mediante Provisão da autoria eclesiástica datada de 30 de janeiro de 1871. Por essa ocasião contava já o povoado 60 casas.
AQUI A IGREJA DE SÃO BENEDITO
foto - Anderson Oliveira
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
foto - Anderson Oliveira
A FÉ

Terra escolhida pelo saudoso Mons. Alderigi para demonstrar durante 50 anos de paroquiato toda sua fé e exemplo de amor a Deus e ao próximo. Falecido em 1977 Mons. Alderigi está sendo estudado pela Igreja Católica, através da abertura do processo da beatificação em 3 de fevereiro de 2001, como um provável santo brasileiro devido graças alcançadas por fiéis que garantem terem sido atendidos por intercessão de Mons. Alderigi.
O Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Caldas tem uma das preciosidades da fé mineira, um fac-símile (réplica idêntica) do verdadeiro corpo de Santa Rita de Cássia que se encontra na cidade de Cássia, na Itália, e uma relíquia ex-corpore de Santa Rita.
Milhares de fiéis de todo Brasil passam por Santa Rita de Caldas anualmente para pedir e agradecer graças alcançadas por intercessão de Mons. Alderigi e Santa Rita.
SANTUÁRIO ARQUIOCESANO DE SANTA RITA DE CÁSSIA
foto - Altemiro Olinto Cristo
O SANTUÁRIO NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - José Célio
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SANTA RITA DE CALDAS
foto - Luiz Salomão
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Luiz Salomão
foto - GK Nedo
foto - José Célio
foto - Marçal Carboneri
foto - Luiz Salomão
foto - Luiz Salomão
RIO CLARO
foto - Luiz Salomão
TURISMO

Conhecida por suas belezas naturais, Santa Rita de Caldas é explorada por turistas aventureiros que percorrem suas trilhas desfrutando do magnífico contato com a natureza. Seja para apreciar as vistas privilegiadas do alto de seus picos, seja para praticar esportes radicais como o rapel e o paraglayder. A certeza é que todos saem satisfeitos com os mistérios explorados.
ENTORNO DA CIDADE
foto - Luiz Salomão
foto - GK Nedo
foto - Luiz Salomão
ATÉ A PRÓXIMA
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O BRASAO DO MUNICÍPIO
THYMONTHY BECKER COMUNICAÇÃO ( Thymonthy Becker - Proprietário da marca )


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…