Pular para o conteúdo principal

PRADOS / TERRA DA MÚSICA E DA LIRA CECILIANA

















BEM VINDO A HISTÓRICA CIDADE DE PRADOS. BERÇO DE MUITOS INCONFIDENTES.
foto - Léo Carvalho
PRADOS TEM 8;391 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PRADOS EH: PRADENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE MAIO E FOI EMANCIPADA EM 1.892
ORIGEM DO NOME 
O nome da cidade eh um reconhecimento à família sertanista que fundou a cidade. 
HISTÓRIA

O atual município de Prados data de 1704, quando, segundo a tradição, ali se fixaram dois sertanistas irmãos, membros da família Prado, de Taubaté, iniciando a exploração do ouro, então abundante naquele local. A povoação que logo surgiu teve como primeiro templo uma humilde capelinha coberta de sapé, consagrada a Nossa Senhora da Conceição. Pouco depois, um dos fundadores, já então senhor de considerável fortuna juntamente com outros habitantes ricos, contrataram os artistas de comprovada competência e entregaram-lhes a incumbência de construir um magnífico templo. Suas obras, desde logo iniciadas, só puderam ser terminadas cinquenta anos depois, sem que tivesse havido interrupção dos trabalhos. 
AQUI O TEATRO MUNICIPAL
foto -  Raymundo P. Netto
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO. FÓRUM DESEMBARGADOR OLIVEIRA ANDRADE
Pertencente ao vigário Pe. Emanoel Martins de Carvalho, na metade de séc. XVIII, sua construção é extremamente requintada, entre o solo e o travessão onde se formam as paredes, existe uma muralha de pedra chamada sapata. Antigamente os servos e escravos observavam o movimento urbano subindo nestas sapatas, pois não tinham acesso aos cômodos superiores onde a visão era privilegiada. Após vários proprietários herdeiros do vigário, o casarão foi doado ao Estado para cediar a comarca, que funcionava juntamente com a câmara. Em 1973, o Estado de Minas Gerais decidiu extinguir a comarca de Prados, permanecendo enquanto o Juiz não se transferisse. Com a interferência do poder executivo, o Estado resolveu permanecer com a comarca no município e incluindo o de Dores de Campos, que até então estava sobre a jurisdição da comarca de Barbacena. Atualmente o prédio passou por uma belíssima reforma, conservando suas características.
foto -  Léo Carvalho
foto -  Raymundo P. Netto
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto -  Raymundo P. Netto
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - ?
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E SEU INTERIOR
Construída no período de 1712 a 1770, seu interior é em estilo rococó. A portada, ornamentada com motivos indígenas, é esculpida em gnaisses. O forro é totalmente recoberto de pinturas. As imagens existentes são originais e datam do século XVIII. Foi tombada pelo IPHAN em 1995, e vem passando por restaurações na capela mor e nos altares laterais.
foto -  Raymundo P. Netto

CASA DA PRATA
Museu de arte sacra localizado no interior da Matriz de Nossa Senhora da Conceição que guarda imagens, pinturas, prataria e curiosidades a respeito da história religiosa de Prados.
foto -  Raymundo P. Netto

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS
Construída pelos escravos por iniciativa da Irmandade do Rosário dos Pretos,  foi concluída por volta de 1770. Tanto em termos de arquitetura quanto de ornamentação, a simplicidade predomina nessa edificação. Uma pintura no forro da capela mor representando uma cena do Apocalipse passou por um processo de restauração.
foto -  PMP

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E SEU INTERIOR
Localizada no bairro de Pinheiro Chagas, tem estilo moderno e foi concluída em 1967. Revestida de pedras da Serra de São José, como tudo o que nela existe é proveniente da região.
foto -  Raymundo P. Netto
foto -  Raymundo P. Netto

GINÁSIO SÃO JOSÉ
Por volta do séc. XVIII, o casarão era o local aonde se realizavam saraus e outras festividades. A estrutura é em madeira com paredes de taipa e os forros dos cômodos são do tipo saia-e-camisa, as paredes são pintadas de branco e a cobertura é em quatro águas, com beiral de cimalha, sendo os cunhais em azul. Um dos proprietários do casarão, o Cel. José Manoel, vendeu-o para a família do Cel. João Luiz, que mais tarde doou para a Santa Casa. Mais tarde o prédio foi cedido para o CNEC com a finalidade de criar o Ginásio São José, para aulas de 1o e 2o graus. Atualmente funciona no casarão a Câmara Municipal e departamentos ligados à Prefeitura.
foto -  PMP
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto -  Raymundo P. Netto
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BELA, HISTÓRICA E CHARMOSA CIDADE DE PRADOS.
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira


FESTA DO BOI MOFADO
Não se conhece a origem exata dessa festa. Mas às vésperas do carnaval os bairros constroem bois de armação e pano e esses bois vão ao Centro da cidade acompanhados de músicos e uma multidão. Ocorre uma espécie de desfile, a festa ainda é completada por toureiros e mulinhas além de pessoas mascaradas. Ocorre na verdade uma disputa informal entre os bairros no sentido de quantidade de pessoas, animação e beleza dos bois.
foto -  PMP
foto -  André Luís Vieira
foto - Cleber Morais
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira

MIRANTE DO CRUZEIRO
Está localizado a 2,8km do centro da cidade. Possui uma vista panorâmica da cidade e da natureza típica da região. Uma cruz de 12m de altura em sua praça contém a história, dizeres e poemas sobre a cultura e o município de Prados.
foto - Léo Carvalho
foto - Léo Carvalho
foto -  Raymundo P. Netto
foto -  André Luís Vieira

CASARIO COLONIAL DO SÉCULO XVIII
A maioria está situada nas ruas Cel. João Luiz e Cel. José Manuel. Merecem destaque o prédio do Fórum; prédio do antigo Ginásio São José, que hoje abriga a Câmara Municipal; Casarão da Selaria Estrela, onde se produz artefatos de couro; a casa mais antiga da cidade, inicialmente adquirida pelo Cel. Francisco de Oliveira Lopes, data antes de 1788; Casarão da Hipólita, que mandou construí-lo ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição com o propósito de assistir a todas às celebrações religiosas ocorridas ali;  e outros belos casarões que fazem parte da história do desenvolvimento da cidade.
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto - ?
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
PARADÕES DO BOQUEIRÃO
foto - Léo Carvalho
TRILHA
foto - Léo Carvalho

SERRA DE SÃO JOSÉ
Apresenta as maiores altitudes da região do município de Prados, entre 1.100m e 1.430m. Está localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA – São José) e Refúgio da Vida Silvestre – Libélulas das Vertentes, como Unidade de Conservação de âmbito estadual. Área propícia para a prática de esportes radicais e ecoturismo como escaladas, rapel, vôo livre, ciclismo e caminhadas pelas várias trilhas existentes na região em meio à mata nativa. A Serra de São José proporciona, do seu alto, belos panoramas de toda a região
foto -  PMP
foto -  PMP
foto - ?

LIRA CECILIANA
Criada em 1858. É herdeira do movimento musical setecentista e responsável pela permanência da execução de peças de antigos mestres, ainda hoje tocadas nas mesmas celebrações religiosas para as quais foram compostas, algumas há quase trezentos anos. Mantém em atividade uma banda de música, uma orquestra e um coral, além de uma escola de iniciação musical para a formação de novos músicos.
foto -  Raymundo P. Netto
ENTORNO DA CIDADE
foto -  André Luís Vieira

POVOADO DE VITORIANO VELOSO (BICHINHO)
Bichinho pertence ao município de Prados desde 1938, tendo 768 habitantes e localizado a 12 km da cidade sede. Próximo a Serra de São José, o povoado é cortado pelo “Córrego do Bichinho” que faz parte da Bacia do Rio Grande e desagua no Rio das Mortes. Sua importância turística se deve à produção artesanal e aos serviços de pousadas e restaurantes. 
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA
Está edificada no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho). Construída entre 1732 e 1771, seu interior é muito semelhante à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com pinturas de grande qualidade no forro da capela mor e na nave. É tombada pelo IPHAN e passou por reforma e restauração das pinturas do forro.
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
foto -  André Luís Vieira
ESTE EH O LOGO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…