TURISTANDO PELO MUNDO: domingo, 23 de junho de 2013

domingo, 23 de junho de 2013

ITURAMA / A PÉROLA DO PONTAL DO TRIÂNGULO
















BEM VINDO A CIDADE DE ITURAMA. TERRA DAS CACHOEIRAS.
foto - Renan M. S.
ITURAMA TEM 34.456 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCEM EM ITURAMA EH: ITURAMENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 23 DE AGOSTO E FOI EMANCIPADA EM 1.948
ORIGEM DO NOME
Há hoje várias traduções para o nome de Iturama. Alguns acham que o nome significa "Cidade das Cachoeiras", outros garantem que é "Região das Cachoeiras". Mas quem explica realmente o significado da palavra é seu criador, José Carvalho, descendente de bugre (índio), como ele mesmo cona: "I" diz ele - é água, "TU" tombo, queda, e "RAMA" - latada; muitas; várias. Ou seja, existiam muitas Cachoeiras na Região e o nome se adaptou imediatamente a esta realidade.
HISTÓRIA 
Os primeiros habitantes na Região onde está situado o Município do Iturama foram os índios Caiapós, nas proximidades da Cachoeira dos Índios, a 20 km da Sede do Município, onde atualmente funciona a Usina Hidroelétrica de Água Vermelha. O local onde os indígenas fizeram seu aldeamento, no passado era denominado "Aldeia dos Índios", desapareceu com barragem feita pela CESP. O povoamento foi desenvolvido paulatinamente, com origem desconhecida, permanecendo anônimos, mesmo esquecidos, os primeiros desbravadores.
Nos fins do século passado vivia aqui Dona Francisca Justiniana de Andrade, viúva de Antonio Paula Diniz. Dona Francisca possuidora de enorme latifúndio, cuja sede denominava-se Fazenda Santa Rosa, planejou formar um povoado, conferindo para isso uma escritura de doação de um 189 alqueires da terra, à Diocese de Uberaba, em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Essa escritura foi em São Francisco de Sales, em 24 de março de 1897.
Em 1905 construiu-se a almejada Capela por iniciativa do Senhor Laudemiro da Silva Rosa.
Iniciou-se a venda da área a terceiros e foi surgindo as primeiras casas, resultando um povoado que recebeu o nome de Santa Rosa, em homenagem a Dona Francisca; cuja Fazenda-Sede de sua propriedade levava este nome.
A Igreja que é hoje a atual matriz, na Praça Santa Rosa, foi mandada construir por Dona Maria Petronília de Freitas e seu marido senhor Odilon Antonio de Freitas, no ano de 1931. Também o primeiro cemitério de tijolos foi construído em 1931, por Arthur Peaguda da Loma. O povoado pertencia ao Município de Frutal.
O senhor Odilon Antonio de Freitas, vindo de Campina Verde, trabalhou incansavelmente e conseguiu que o povoado fosse elevado a Distrito. 
AQUI O CENTRO DE REFERÊNCIA
foto -  José Bento Chimello
HOTEL
foto - Montanha
POLIESPORTIVO
foto - José Bento Chimello
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
foto - Daniel Vilela
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - Daniel Vilela
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
foto - Daniel Vilela
PRAÇA DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE ITURAMA
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
foto - ?
foto - Fernanda Carla
foto - Fernanda Carla
foto - José Bento Chimello
foto - Fernanda Carla
foto - Fernanda Carla
foto - Fernanda Carla
foto - Renan M. S.
CULTURA 
Iturama conta também com uma rica diversidade de culturas e projetos culturais, sendo que, no dia 1º de Maio (Dia do Trabalho) de todo ano é realizada uma feira cultural na principal praça da cidade, onde são apresentadas muitas manifestações de suas culturas, incluindo: artesanatos, peças de teatro, danças, apresentações e shows musicais, gastronomia, pinturas, exposições de tecidos, roupas e calçados feitos por pessoas da cidade. Há um grande potencial cultural que Iturama adquiriu ao longo dos séculos de ocupação indígena. E acrescidos de alguns costumes africanos, europeus e norte americano nos últimos 100 anos. A cada feira, novas e exuberantes culturas são expostas, dando aos expositores crédito para continuarem em frente, sempre adquirindo novos conhecimentos e cada vez mais excelência e orgulho em dizerem que são responsáveis pela cultura Ituramense.
AQUI A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
foto -  Daniel Vilela
TREVO CHEGADA / SAÍDA
foto - José Bento Chimello
NOITE AZULADA DE UMA PRIMAVERA EM ITURAMA
foto - Wikipédia
USINA ELÉTRICA "ÁGUA VERMELHA"
foto - Érico Christmann
foto - ?
O ENTORNO DA CIDADE
foto - Érico Christmann
foto - Fernanda Carla
ALGUMAS DAS MUITAS CACHOEIRAS
foto - Érico Christmann
foto - Érico Christmann
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO