Pular para o conteúdo principal

DOURADOQUARA




BOM DIA. BEM VINDO A BELA DOURADOQUARA. A CIDADE DO RIO DOURADO
copyrigth "M.B-Quara"

A POPULAÇÃO DE DOURADOQUARA EH DE: 1.841 HABITANTES (IBGE 201)
QUEM NASCE EM DOURADOQUARA EH: DOURADOQUARENSE
O IDH DO MUNICIÍPIO É DE: 0,776 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
A CIDADE FOI FUNDADA EM 1962 E FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE DEZEMBRO.
AQUI O BABAÇU, PLANTA TÍPICA DA REGIÃO DE DOURADOQUARA
copyrigth "Ogusuku, L.M."
HISTÓRIA
Lá pelo ano de 1986, o lugar foi habitado primeiramente pelos Coureiros, sem portanto saber com exatidão suas origens e procedências. Não há noticias de que havia indios na região, com o boato de que havia terras devolutas, O Sr. Joaquim Gonçalves Davi e sua mulher D. Maria Antonia de Jesus, sairam de Santa Rosa dos Dourados, Município de Coromandel, com a finalidade de possear da terra. Depois de muito sacrifício consiguiram chegar aqui, pois não existia estrada e tiveram de utilizar da poucas picadas existentes, porquê tudo em volta era mata. Aqui chegaram e fixaram moradia definitiva. Logo após, as famílias Casecas, Marques e Pinheiros, também  sabendo da existência das terras devolutas se convergiram para lá, sendo que os Casecas se alojaram no local que hoje é a Sede Municipal e os Marques e Pinheiros desceram para mais perto da divisa com o Estado de Goiás, no lugar denominado Fazenda dos Confins.
Com a entrada destas famílias o lugar foi sendo divulgado e a notícia das terras devolutas chamou a atenção de outros posseiros, que viram uma terra fértil e cheia de riquezas naturais, tanto na fauna quanto na flora. A caça, a pesca, a agricultura e os garimpos de diamantes e ouro foram a grande contribuição para o desenvolvimento e o progresso deste Município. Antigamente o lugar era conhecido por Arraial do Buqueirão. Buqueirão, por ser um lugar muito isolado, afastado e de difícil acesso.
Quanto ao nome Douradoquara há duas versões: a primeira é que havia um enorme cardume de peixes dourados quarando sob as límpidas águas dos rios Dourados, Paranaíba e Perdizes, dando assim a origem do nome Douradoquara. A segunda é de que um comerciante por nome Orlando Alves Dias, descrevendo o lugar como plano, alto, claro e muito exposto ao sol, perto do Rio Dourados então denominou-se de Douradoquara, parecendo ser a hipótese mais viável.
AQUI, A CIDADE NUMA VISTA AÉREA
copyrigth "?"
VEJA DADOS INTERESSANTES DE DOURADOQUARA, REFERENTE A 2010.
FORAM REALIZADOS 05 CASAMENTOS. NÃO ACONTECERAM NENHUM DIVÓRCIO E NENHUMA SEPARAÇÃO.
FORAM MATRICULADAS 51 CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA (COM 03 PROFESSORES)
239 MATRÍCULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (COM 21 PROFESSORES)
071 MATRÍCULAS NO ENSINO MÉDIO (COM 13 PROFESSORES)
CONHEÇA UM POUCO DESTA BELA CIDADE
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
ESTA EH A CÂMARA MUNICIPAL
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI UM CONJUNTO HABITACIONAL
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
copyrigth "Roberto Fonseca"
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI UMA PRAÇA DO DISTRITO DE PERDIZES
copyrigth "Raphael Ramos e Glaucio L. Honorato de Oliveira"
ESTA É A SEDE DA PREFEITURA
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
AQUI AS ÁGUAS DA REPREZA EMBORCAÇÃO
copyrigth "M.B-Quara"
ESTE EH O RIO SÃO MARCOS
copyrigth "Manzan"
UMA BELA CACHOEIRA, DE MUITAS DA REGIÃO.
copyrigth "M.B-Quara"
VEJA QUE BELOS CASARÕES
copyrigth "Altemiro Olinto Cris..."
copyrigth "M.B-Quara"
ESTA É A IGREJA MATRIZ DE SANTA CRUZ
copyrigth "Vicente A. Queiroz"
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
copyrigth "Altemiro Olinto Cris..."
AQUI A ZONA RURAL DA CIDADE
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
copyrigth "M.B-Quara"
DOURADOQUARA NÃO POSSUI BRASÃO E NEM BANDEIRA (fonte wikipédia)
SEMPRE VOLTE. GRATO PELO VISITA. BOA NOITE
copyrigth "M.B-Quara"
ATÉ UM DIA DESTES.

 A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS
ATÉ MIAS VÊ ENTÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…