Pular para o conteúdo principal

JEQUITIBÁ




BOM DIA. BEM VINDO A JEQUITIBÁ. CIDADE DE GENTE FELIZ / CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE. 
copyrigth "Ralj"
JEQUITIBA TEM HOJE 5.153 HABITANTES.
QUEM NASCE EM JEQUITIBA É: JEQUITIBAENSE
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,692 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU.
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE JANEIRO E FOI FUNDADA EM 1949
HISTÓRIA
Bandeirantes, buscando ouro pedras preciosas ou terras férteis para cultura, atingiram a região onde se localiza o município. Em 1670, chegava ao local, procedente de Sabará, um sertanista de barbas longas e brancas conhecido pelo nome de "Borba Gato". Veio pelo rio das Velhas, trazendo escravos e índios mansos e ao encontrar um lugar aprazível nele, fixou-se. O lugar ficava à margem de uma lagoa, próximo à foz do ribeirão Jequitibá, naquele rio.
A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Preto para Jequitibá. O presidente da província na época, José da costa Machado de Souza vetou a lei, alegando precariedade do Tesouro Estadual e dificuldades que a mudança acarretaria. Voltando a apreciação do Legislativo o veto foi recusado por 17 votos contra 16. Já numa terceira reunião o veto é mantido e Jequitibá perde um dos maiores sonhos que uma cidade mineira poderia ter.
AQUI, JEQUITIBÁ ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS 
copyrigth "Izekampus"
A população é composta de aproximadamente 68% na área rural e de 32% na área urbana. Conforme dados do Censo. Jequitibá é reconhecida  como a Capital Mineira do Folclore, com forte potencial turístico, cultural, religioso, rural e ecoturístico, reserva aos turistas que por aqui passam, surpresas agradáveis. Livre da poluição com uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e qualidade de vida.

Várias opções de entretenimento são oferecidas aos adeptos da natureza, ciclismo, mountainbike, trekking e cavalgadas pelas trilhas que percorrem os vários povoados e comunidades do município.
Nas comunidades rurais e na sede do município encontram-se trabalhos artesanais, em barro, bambu, madeira, bucha vegetal, bordados, pinturas em tecido e quadros, entre outros. Quanto à gastronomia, já foram alvo da reportagem da TV Globo, programa Terra de Minas, com o prato cansanção com frango caipira, doces, licores, queijos e seus derivados são outros produtos artesanais, assim como, a água ardente (cachaça), sendo a mais famosa da região a Cachaça Isaura, sendo que esta foi a primeira a receber o certificado para exportação.copyrigth "?"

O topônimo originou-se do ribeirão Jequitibá, às margens do qual se fundou a povoação. 
Outra teoria diz que seu nome está relacionado a uma espécie vegetal denominada Jequitibá. Seu nome científico é Cariniana estreclensis da família lecythidaceae. Tem como nome popular Jequitibá branco... Possui altura média de 35 a 45 m. Suas folhas são simples d 6 a 12 cm, quando chega a primavera passa a ter um tom avermelhado. As folhas são claras, o fruto é duro, 10 cm, solta a tampa inferior cor marrom claro. Pertence a mata atlântica pela qualidade da madeira e também pelo seu porte. Sua madeira sempre foi muito procurada.
CURIOSAMENTE, ESTE É O ÚNICO PÉ DE JEQUITIBÁ QUE EXISTE NA CIDADE
copyrigth "Marcus Martins".
História da Receita – o Cansanção é uma planta nativa da região, se assemelha à urtiga, mas é comestível, com sabor bem agradável, é um alimento acessível a toda população, principalmente as carentes. Dizem as pessoas mais velhas que tem uma característica marcante que é ser calmante, logo depois de comê-lo as pessoas se acalmam chegando mesmo a dormir, é leve e saborosa.
Receita Típica de Jequitibá
- Cansanção com Frango Caipira
Ingredientes:

1 frango caipira picado
1 molho de cansanção

1 xícara de fubá
1 colher de tempero
1 colher de corante
1 copo de óleo
4 dentes de alho

Preparo:
Limpe e pique o frango, refogue em óleo quente, e deixe a cozinhar. Lave as folhas do cansanção soque em pilão com o fubá. Afogue em óleo quente em outra panela e deixe cozinhar, depois de cozido misture os dois, sirva com angu e feijão.
AQUI, NA ÁREA RURAL DA CIDADE
copyrigth "Izekampus"
ESTE EH O RETIRO
copyrigth "Gaguigu"
VEJA AS BELAS IGREJAS DE JEQUITIBÁ
ESTA EH UMA DAS CAPELAS DA CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
ESTA EH A CAPELA DO ROSÁRIO
copyrigth "Geraldo Salomão"
AQUI A IGREJA DE SÃO GERALDO
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTA EH A MATRIZ DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
copyrigth "Ramon Lamar de Oliveira Junior"
AQUI O INTERIOR DA MATRIZ
copyrigth "?"
AQUI A MATRIZ, VISTA DE LADO, COM A LAGOA NA FRENTE.
copyrigth "Ralj"
ESTES SÃO ALGUNS DOS CASARÕES DA CIDADE.
copyrigth "?"
copyrigth "?"
AQUI, UMA DAS TRADIÇÕES DA CIDADE. O FESTIVAL DE FOLCLORE.
copyrigth "PMJ"
copyrigth "PMJ"
AQUI A BELA LAGOA QUE FICA NO CENTRO DA CIDADE
copyrigth "Ralj"
AQUI A ILHA DO CASTELINHO
copyrigth "?"
VEJA QUE BELEZA A ORLA DA LAGOA
copyrigth "Geraldo Salomão"
ESTE EH O RIO DAS VELHAS, QUE BANHA A CIDADE
copyrigth "Leandro Durães"
O ENTORNO DA LAGOA
copyrigth "Izekampus"
JEQUITIBÁ NÃO TEM BANDEIRA E NEM BRASÃO QUE A REPRESENTE
OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. BOA NOITE
A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS. ATÉ QUALQUER DIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…