Pular para o conteúdo principal

ONÇA DE PITANGUI





BEM VINDO AO PEDACINHO DO PARAÍSO QUE EXISTE NAS MINAS GERAIS.
BEM VINDO A ACONCHEGANTE ONÇA DE PITANGUI
AQUI UM IPÊ, COMUM NA REGIÃO. ESTE NA SERRA DE SANTA CRUZ.
copyrigth "André Moisés"
ONÇA DE PITANGUI TEM:  3.055 HABITANTES
QUEM NASCE EM ONÇA DE PITANGUI EH: ONCENSE
As primeiras penetrações em terras do atual município de Onça de Pitangui, foram efetuadas por bandeirantes vindos do Estado de São Paulo.

Conforme a notícia da presença de ouro no lugar se espalhava, iam chegando novos exploradores. Foram sendo construídas muitas casas nos locais onde ia se desenvolvendo o garimpo, principalmente às margens do córrego Água Limpa e do Córrego Seco. Posteriormente, a localidade recebeu o nome de Sant'Ana de Onça do Rio São João Acima. Sant'Ana em homenagem à padroeira da localidade e Rio São João Acima, devido ao Rio São João ser o principal rio que banhava o arraial.
Em 1928, recebeu o nome de Jaguaruna, porém em 1944 voltou a chamar-se Onça.
LOCALIZAÇÃO DE ONÇA DE PITANGUI NAS MINAS GERAIS


ORIGEM DO NOME
O primeiro nome do povoado foi Onça, originado de uma pepita de ouro encontrada na região, com 30 gramas, correspondente a uma onça, no sistema inglês.

OUTRA HIPÓTESE
Nos foi passada pelo Sr, Zinho de Nova serrana: 
A nomenclatora de Onça de Pitangui me consta que originou por ter muitas minas em que era possível um minerador lavar uma onça ou seja trinta e uma gramas de ouro por dia.Então o comum era dizerem [vou trabalhar onde faço uma onça por dia].Sendo que com o tempo apenas diziam [vou trabalhar na onça]

Em dezembro de 1962, o arraial foi emancipado recebendo o nome de Onça de Pitangui, devido sugestão do Senador Gustavo Capanema, que nasceu no arraial, no período em que a localidade pertencia ao município de Pitangui.

Tão logo o arraial se formou, seus moradores construíram uma igreja cercada de muros de pedras, que além de templo religioso, era usada também como cemitério. Os sepultamentos eram feitos na área que circundava a igreja, sendo que as pessoas de maior posição social eram sepultadas no interior da igreja. As tábuas do assoalho eram arrancadas, as pessoas eram sepultadas e os parentes marcavam o local com pregos de metal amarelo. Essas marcas indicavam os nomes, datas de nascimentos e morte, além de outras identificações.
CRUZEIRO NA SERRA DE SANTA CRUZ
copyrigth "André Moisés"
ESTIVE EM ONÇA DE PITANGUI NESTA SEMANA, PELA PRIMEIRA VEZ, E ACHEI A CIDADE UM VERDADEIRO PARAÍSO. BONITA, ACONCHEGANTE, UM VENTO QUER SOPRA CONSTANTE E MUITOS CASARÕES QUE DÃO UMA AR DE NOSTALGIA A CIDADE.
VALE A PENA VOCE CONHECER ESTA BONITA CIDADE.
AQUI A BELA PRAÇA DA IGREJA
foto "By Thymonthy Becker"
foto "By Thymonthy Becker"
OUTRA PRAÇA
foto "By Thymonthy Becker"
ESTA EH A IGREJA DE SANT'ANA
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI A IGREJA DO ROSÁRIO
foto "By Thymonthy Becker"
VEJA ESTES BELOS CASARÕES
foto "By Thymonthy Becker"
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI UMA VISTA DE FRENTE A IGREJA DE SANT'ANA
foto "By Thymonthy Becker"
ESTA EH A TORRE DA TELEFONIA MÓVEL
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI A PRAÇA DA TORRE
foto "By Thymonthy Becker"
O CEMITÉRIO NO ALTO DA SERRA
foto "By Thymonthy Becker"
ESTE EH O PRÉDIO DO GOVERNO MUNICIPAL
foto "By Thymonthy Becker"
VEJA ESTE OUTRO BELO CASARÃO
foto "By Thymonthy Becker"
ESTA EH A LATERAL DA IGREJA DE SANT'ANA
foto "By Thymonthy Becker"
OLHA QUE BONITA PRAÇA
foto "By Thymonthy Becker"
AS ÁRVORES DA PRAÇA
foto "By Thymonthy Becker"
MAIS UM BELO CASARÃO
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI O PRÉDIO DO GOVERNO MUNICIPAL, VISTO DE FRENTE.
foto "By Thymonthy Becker"
OUTRO CASARÃO BELÍSSIMO
foto "By Thymonthy Becker"




ESTA EH A IGREJA DO ROSÁRIO
foto "By Thymonthy Becker"
VEJA OS DETALHES DESTA OBRA DE ARTE DA ARQUITETURA ANTIGA, NESTA ESCOLA PUBLICA DA CIDADE
foto "By Thymonthy Becker"
CASARÕES SÃO MUITOS EM ONÇA DE PITANGUI, COMO ESTE AQUI.
foto "By Thymonthy Becker"
ESTA BELA E INTERESSANTE CACHOEIRA, CAI AO LADO DA RODOVIA DE ENTRADA DA CIDADE. A GENTE PASSA DE CARRO, BEM RENTE A ELA, EH MUITO LEGAL.
foto "By Thymonthy Becker"
foto "By Thymonthy Becker"
VEJA A IGREJA DO ROSÁRIO VISTA DA PRAÇA.
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI UMA JUSTA HOMENAGEM A UM EX COMBATENTE.
foto "By Thymonthy Becker"
foto "By Thymonthy Becker"
A SERRA DE ONDE VEM A CACHOEIRA
foto "By Thymonthy Becker"
AQUI A MINA DE CRISTAL, BOCA DA ONÇA. EH DESTE CRISTAL QUE SE RETIRA O TALCO E OUTROS PRODUTOS COMUMENTE USADOS POR NÓS.
copyrigth "André Moisés"
ESTE EH O RIO SÃO JOÃO
copyrigth "Rodrigo francisco"
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO (NÃO CONSEGUI IMAGEM DA BANDEIRA)

SUA VISITA AGRADEÇO E ESPERO QUE SEMPRE VOLTE.



A GENTE SE ENCONTRA EM UMA CIDADE DAS MINAS GERAIS.
ATÉ UM DIA QUALQUER.
As fotos de minha propriedade foram tiradas em Dezembro de 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…