Pular para o conteúdo principal

CACHOEIRA DA PRATA





BEM VINDO A CIDADE DE CACHOEIRA DA PRATA / UMA DAS PIONEIRAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL DAS MINAS GERAIS. 
imagem de Orlando pereira
QUEM NASCE EM CACHOEIRA DA PRATA EH: CACHOEIRENSE
A CIDADE TEM: 3.654 HABITANTES
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1962
Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães, decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, em cujo seio corria um córrego de bastante volume de água, e  com potencial bastante para gerar a força motriz, necessária à movimentação de uma fábrica de tecidos. Compraram o terreno, que era até então inexplorado, e para lá se transferiram, juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, e com ela o alvorecer de uma nova cidade.
A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização, próximo aos grandes centros urbanos, foram fatores determinantes da implantação da fábrica e, consequentemente, da ocupação do território.
O primitivo nome de Cachoeira dos Macacos, origina-se do fato de haver uma pequena cachoeira no Ribeirão Macacos, no centro da localidade. 
AQUI, UM VÍDEO DA PRAÇA E DA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 
de Thymonthy Becker
AQUI, UMA VISÃO DA CACHOEIRA NO CENTRO DA CIDADE.
imagem de Thymonthy Becker
Segundo se contam na cidade pelos mais antigos a mudança do nome se deu por causa de brincadeiras de mal gosto que eram feita com moradores por pessoas de fora, chamando-os de macacos.
Em 31 de dezembro de 1975, por decreto estadual, foi alterado o topônimo para Cachoeira da Prata.
CONHEÇA AGORA A BONITA CACHOEIRA DA PRATA
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. FICA BEM EM FRENTE A INDUSTRIA TÊXTIL.
imagem de Vicente A. Queiroz
AQUI A LATERAL DA IGREJA
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
ESTA EH A INDUSTRIA TÊXTIL DA CIDADE. FICA PRATICAMENTE NO CENTRO DA CIDADE. APINADO A FOTO, VOCÊ PODERÁ VER NA PAREDE A DIREITA, O NOME DA RUA QUANDO ALI ERA UMA VILA, QUE AGORA ESTA DENTRO DOS LIMITES DA FABRICA.
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
imagem de Thymonthy Becker
INTERIOR DA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO
imagem da PMCP
imagem da PMCP
imagem de Jairo Nunes
ESTE EH UM DOS MUITOS CASARÕES QUE AINDA EXISTEM AQUI.
imagem de Montanha
imagem de Montanha
imagem de Orlando Pereira
imagem da PMCP
imagem da PMCP
imagem da PMCP
imagem da PMCP
imagem da PMCP
imagem de Valéria Miguez
imagem de Rocha 40
A CIDADE VISTA DO SATÉLITE.
imagem da PMCP
NÃO CONSEGUI ENCONTRAR E NEM SABER SE, CACHOEIRA DA PRATA TEM BANDEIRA E/OU BRASÃO QUE AS REPRESENTE.


A GENTE SE ENCONTRA EM UMA CIDADE DAS MINAS GERAIS, QUALQUER DIA DESTES.
ATÉ LÁ.
As fotos de minha propriedade foram tiradas em Janeiro de 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…