Pular para o conteúdo principal

PARAOPEBA




BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO
foto - Thymonthy Becker
HISTÓRIA
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na linguagem sertaneja significa cerrado.
A ORIGEM DO NOME (IBGE)
Paraopeba, palavra de origem indígena (da língua tupi-guarani), que significa ″Rio do Peixe Chato″
A escolha do nome Paraopeba foi por causa do rio Paraopeba que, naquela época, livre de qualquer poluição, era fonte de manutenção dos habitantes, que se beneficiavam da pesca, do garimpo e ainda da lavoura, nas regiões mais ribeirinhas.
(WIKIPÉDIA)
Seu nome é de origem tupi e significa "mar azul achatado", através da junção dos termos pará ("mar"), oby ("azul" ou "verde") e peb ("achatado")
LEMA DA BANDEIRA

FIDES AMOR LABOR SIC ITVR AD ASTRA
(traduzido do latim, significa: "Com Fé, Amor e Trabalho, assim Se Vai aos Astros")
CONHEÇA AGORA A BELA CIDADE DE PARAOPEBA
AQUI UMA VISÃO PARCIAL
foto - pmp
ESTA EH A PRAÇA DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
VEJA QUE BEM CUIDADA A PRAÇA
foto - Thymonthy Becker
A BELA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO
foto - Thymonthy Becker
AQUI ELA MAIS DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
UM OLHAR SUTIL PARA FICAR BEM NA FOTO
foto - Thymonthy Becker
A MATRIZ DE FRENTE
foto - Thymonthy Becker
AQUI A LATERAL DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
VEJA A ARBORIZAÇÃO DESTA PRAÇA. NOTA 10
foto - Thymonthy Becker
OLHA SÓ QUANTO ESTA BONITO
foto - Thymonthy Becker
 ESTE CORETO EH UM DOS MAIS BONITOS QUE JÁ VI. ESTA PINTADO NA COR DO AMANHECER.
foto - Thymonthy Becker
PASSARELA DE ÁRVORES
foto - Thymonthy Becker
RAMPA DA MATRIZ
foto - Thymonthy Becker
AQUI O LOCAL ONDE ACONTECE AS BARRAQUINHAS E OUTRAS FESTIVIDADES LIGADAS A IGREJA.
foto - Thymonthy Becker
VISTA PARCIAL
foto - pmp
OLHA ESTA CAPELINHA
foto - pmp
A ESCOLA ESTADUAL
foto - pmp
UMA VELHA CASINHA NUM CANTO QUALQUER.
foto - pmp
TRANSPORTE COLETIVO
foto - pmp
A ZONA RURAL
foto - Henrique ICK Brandão
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
 ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
A GENTE SE VÊ EM ALGUMA CIDADE MINEIRA.

ATÉ LÁ ENTÃO.
As fotos de minha propriedade foram tiradas em Março de 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias

LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem.  Cafezal com pés carregado de café foto - ? Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, co…

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…