Pular para o conteúdo principal

CHAPADA GAÚCHA






SEJA BEM VINDO AO MUNICÍPIO QUE EH UMA HISTÓRIA E TEM A MAIOR FESTA RELIGIOSA DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A CHAPADA GAÚCHA / NO GRANDE SERTÃO VEREDAS.
ARARAS SOBREVOANDO A CIDADE. CENA COMUM POR AQUI.
foto -José Israel Abrantes
O MUNICÍPIO DE CHAPADA GAÚCHA TEM: 10.885 HABITANTES
QUEM NASCE EM CHAPADA GAÚCHA EH: CHAPADENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 25 DE JULHO E FOI EMANCIPADA EM 1.995
HISTÓRIA
O MUNICÍPIO DE CHAPADA GAÚCHA TEVE SEU INÍCIO DE POVOAMENTO NO ANO DE 1976, QUANDO CHEGARAM OS PRIMEIROS MORADORES ORIUNDOS DO RIO GRANDE DO SUL, PELO PROJETO PADSA, (PROJETO DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO A SERRA DAS ARARAS), QUE INTEGRAVA OS MUNICÍPIOS DE FORMOSO, ARINOS, JANUÁRIA E SÃO FRANCISCO.
NO ANO DE 1994, HOUVE UM PLEBISCITO NO POVOADO DE VILA DOS GAÚCHOS PARA ESCOLHER O NOME DO NOVO DISTRITO. OS NOMES MAIS VOTADOS FORAM: NOVO HORIZONTE, CHAPADA GAÚCHA E SERRA GAÚCHA, COMO JÁ HAVIA OUTROS DISTRITOS COM A DENOMINAÇÃO NOVO HORIZONTE, AUTOMATICAMENTE PREVALECEU O SEGUNDO NOME MAIS VOTADO, (CHAPADA GAÚCHA). 
AQUI, UMA VISÃO GERAL DA CIDADE NA CHAPADA MINEIRA
foto - ?
NESTE MESMO ANO FOI CRIADO O NOVO DISTRITO DE CHAPADA GAÚCHA, TENDO SEU TERRITÓRIO DESMEMBRADO DO DISTRITO REMANESCENTE DE SERRA DAS ARARAS.
EM 28 DE JANEIRO DE 1995, FOI INSTALADO O DISTRITO DE CHAPADA GAÚCHA, NA ANTIGA VILA DOS GAÚCHOS. 
OCORREU UM FATO INÉDITO NO ESTADO DE MINAS GERAIS, POIS, A CHAPADA GAÚCHA FOI O ÚNICO POVOADO QUE VIROU DISTRITO E MUNICÍPIO NO MESMO ANO, CRIADO PELA LEI 12.030 DE 21 DE DEZEMBRO DE 1995, ONDE HOUVE A JUNÇÃO DOS DISTRITOS DE CHAPADA GAÚCHA E SERRA DAS ARARAS, CRIANDO ASSIM O MAIS NOVO MUNICÍPIO DO GRANDE SERTÃO VEREDAS, (CHAPADA GAÚCHA), TENDO A SERRA DAS ARARAS COMO DISTRITO.
A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DA LEI ORGÂNICA, QUE OCORREU EM 07 DE NOVEMBRO DE 1997, ESTABELECEU-SE A
COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO EM 25 DE JULHO, POR SER DIA DO AGRICULTOR (COLONO/TRABALHADOR RURAL) E DIA DO
MOTORISTA, DEVIDO AO MUNICÍPIO SER ESSENCIALMENTE AGRÍCOLA. 
ATUALMENTE O MUNICÍPIO ESTÁ SITUADO, NO SEMI-ÁRIDO DO NORTE MINEIRO, RESSALTANDO QUE NOSSAS VIAS DE ACESSO NÃO SÃO PROVIDAS DE ASFALTO.
ECONOMICAMENTE, O MUNICÍPIO DE CHAPADA GAÚCHA É O QUE MAIS CRESCE NO ESTADO DE MINAS GERAIS, CAMINHANDO PARA UM DESENVOLVIMENTO AGROSILVO-PASTORIL ACELERADO POR SER O MAIOR PRODUTOR DE SEMENTES DE CAPIM DO PAÍS, DEIXANDO A CONDIÇÃO EXPLORADORA E EXTRATIVISTA, PARA SE TORNAR UM MUNICÍPIO POTENCIALMENTE ECONÔMICO E TECNOLÓGICO. 
AQUI O ANOITECER NA CHAPADA GAÚCHA
foto - José Israle Abrantes
COMEMORANDO O 13º ANIVERSÁRIO, O POVO DE CHAPADA GAÚCHA SE ORGULHA DE TER O MAIOR PARQUE NACIONAL DA REGIÃO DO CERRADO, O “PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS”, O “PARQUE ESTADUAL SERRA DAS ARARAS” E A “RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VEREDAS DO ACARI”, ALÉM DE PRESERVAR SUAS CULTURAS E TRADIÇÕES REALIZANDO A MAIOR FESTA RELIGIOSA DO INTERIOR DE MINAS, (FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE SERRA DAS ARARAS) QUE É COMEMORADA A MAIS DE 100 ANOS.
OUTRO GRANDE ACONTECIMENTO QUE MUITO ORGULHA OS CHAPADENSES É SEDIAR, “O ENCONTRO DOS POVOS DO GRANDE SERTÃO VEREDAS”, QUE JÁ ESTA EM SUA SÉTIMA EDIÇÃO E DE TER EM NOSSA HISTÓRIA PERSONAGENS COMO: JOÃO GUIMARÃES ROSA, ANTÔNIO DÓ E ELOI FERREIRA DA SILVA, ENTRE OUTROS.
CONHEÇA AGORA POR FOTOS, UM POUCO DESTA CIDADE E DO GRANDE SERTÃO VEREDAS, QUE ESTÃO NOS LIVROS DE ESCRITORES FAMOSOS.
AQUI UMA CASA DA CIDADE
foto - ?
AQUI O ENTORNO DA CIDADE
foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
 foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
foto -José Israel Abrantes
CENA COMUM NOS CÉUS DA CHAPADA GAÚCHA
foto -José Israel Abrantes
AQUI, ALGUMAS IMAGENS DO GRANDE SERTÃO VEREDAS
foto - ?
PRAÇA DA CIDADE.
foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
foto - Viajante Explorador / Panorãmio 
AGÊNCIA DOS CORREIOS
foto - ?
RUA DA CIDADE
foto - ?
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA MUNICIPAL
foto - ?
foto - Natália Rust
foto -Jurandir Lima
CACHOEIRAS SÃO MUITO COMUM POR AQUI. CADA UMA MAIS BONITA QUE A OUTRA.
foto - ?
VEJA A BELEZA DA CHAPADA MINEIRA. AQUI USADA NA AGRICULTURA. 
foto - ?
EMA TAMBÉM FAZ PARTE DA PAISAGEM DA ZONA RURAL DA CIDADE
foto - ?
A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA SERRA DAS ARARAS.
foto - ?
AQUI TAMBÉM A SERRA DAS ARARAS
foto - ?
RIO NAS PROXIMIDADES
foto - ?
O RIO NO SERTÃO VEREDAS
foto - ?
O IPÊ AMARELO TAMBÉM EH COMUM POR AQUI
foto - ?
ZONA RURAL
foto - ?
AÉREA DA CIDADE
foto - ?
GRANDE SERTÃO VEREDAS
foto - ?
TAMBÉM O GRANDE SERTÃO
foto - ?
RIO NO SERTÃO VEREDAS
foto - ?
RUA DA CIDADE
foto - VGS
OUTRA RUA
foto - VGS
VISÃO GERAL DA RUA PRINCIPAL
foto - VGS
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO
AGRADECEMOS SUA VISITA E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR POR AQUI.


ATÉ A PRÓXIMA, EM ALGUM LUGAR DE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…