Pular para o conteúdo principal

OURO BRANCO






BEM VINDO À CASA DE TIRADENTES. BEM VINDO A CIDADE DE OURO BRANCO. TERRA DE RIQUEZAS ECOLÓGICAS INCOMPARÁVEIS.
AQUI SE CHEGANDO NA CIDADE VINDO DE OURO PRETO
foto - Sou Excel
HISTÓRIA
O ARRAIAL QUE EH HOJE A CIDADE DE OURO BRANCO,  FICAVA NO TRAJETO DA "ESTRADA REAL" E VIU DE PERTO O DESENROLAR DE IMPORTANTES ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DE MINAS. NAS MARGENS DO CAMINHO, HOJE UMA RODOVIA ASFALTADA, FICA UM PRÉDIO CONHECIDO "CASA DE TIRADENTES", QUE FAZIA PARTE DA FAZENDA DAS CARREIRAS. O ANTIGO CASARÃO, CONSTRUÍDO EM PEDRA E MADEIRA DE LEI, SERVIU PARA HOSPEDAR ILUSTRES VISITANTES. HÁ QUEM AFIRME QUE OS INCONFIDENTES SE REUNIRAM NA "CASA DE TIRADENTES" POR DIVERSAS VEZES. ENTRETANTO ESTA TEORIA GERA CONTROVÉRSIA. O LOCAL ERA POUSO DE TROPAS, PORTANTO POUCO APROPRIADO E DISCRETO PARA REUNIÕES EM QUE SE DISCUTIA A LIBERTAÇÃO DO BRASIL DE PORTUGAL.
O MAIS PROVÁVEL É QUE OS INCONFIDENTES SE REUNIAM NA ESTALAGEM VARGINHA (MUNICÍPIO VIZINHO DE CONSELHEIRO LAFAIETE) QUE EXISTE LÁ ATÉ HOJE AO LADO DAS RUÍNAS DA ANTIGA ESTALAGEM.
OURO BRANCO POSSUI 35.260 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM OURO BRANCO EH: OUROBRANQUENSE
A CIDADE FOI EMANCIPADA EM 1.953 E FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO
A CIDADE
A REGIÃO FOI DESBRAVADA POR EX-INTEGRANTES DA BANDEIRA CHEFIADA POR BORBA GATO, ATRAÍDOS PELA EXISTÊNCIA DE OURO.
MIGUEL GARCIA RUMOU PARA OESTE, DESCENDO UM RIO DA SERRA. LÁ ELE ENCONTROU OURO DE COR AMARELA, FICANDO ASSIM CONHECIDO COMO BRANCO, "OURO BRANCO". NASCIA O CICLO DO OURO NO ARRAIAL DE SANTO ANTÔNIO DE OURO BRANCO. NASCIA A FUTURA CIDADE DE OURO BRANCO. INÍCIO DO ECOSISTEMA RUPESTRE. A MAIOR BIODIVERSIDADE DO BRAZIL.
VEJA ALGUMAS IMAGENS DAS SERRAS DE OURO BRANCO
foto - ?
foto - Ávila
AQUI A PONTE FERROVIÁRIA DA GERDAU/AÇOMINAS
foto - ?
AQUI, A SERRA DO OURO BRANCO (TAMBÉM DENOMINADA NA ÉPOCA DA DESCOBERTA DE “SERRA DE DEUS TE LIVRE) TEM UMA ÁREA APROXIMADA DE 1.614 HECTARES E ESTÁ LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE OURO BRANCO. É UMA ELEVAÇÃO ABRUPTA, FORMADA POR UM PAREDÃO COM CERCA DE 20 KM DE EXTENSÃO A SUDESTE, QUE DELIMITA UM PLANALTO CUJA ALTITUDE VARIA ENTRE 1.250 E 1.568 M E ENCOSTAS ÍNGREMES A NORDESTE.
foto - Eduardo Ferreira
VEJA QUE CENÁRIO DE CINEMA. ESTE EH O LAGO SOLEDADE
foto - ?
UM DOS INÚMEROS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE
foto - ?
VEJA IMAGENS DA REGIÃO RURAL DA CIDADE. SÓ TEM BELEZA
foto - ?
foto - ?
AQUI UM MURO DE PEDRAS CONSTRUÍDO POR ESCRAVOS
foto - ?
UMA ESTRADA VICINAL
foto - Sou Excel
MAIS CENA DE CINEMA
foto - R. Mattos
AQUI A UNIDADE INDUSTRIAL DA GERDAU / AÇOMINAS
 foto - ?
ESTA EH A CAPELA DE NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS
foto - Roberta Soriano
AQUI A MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO, CONSTRUÍDA NO PERÍODO DE 1717 A 1779, CONSAGRANDO-SE COMO UMA DAS MAIS ANTIGAS DAS MINAS GERAIS
GRANDE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E RELIGIOSO, A IGREJA PASSOU POR REFORMAS INTRODUZIDAS POR ALEIJADINHO. TAMBÉM RECEBEU O TALENTO, RETRATADO NAS PINTURAS DO MESTRE MANOEL DA COSTA ATAÍDE
foto - Gláucio Henrique Chaves
O TRADICIONAL CORETO
foto - ?
VISTA PARCIAL DA CIDADE
foto - ?
QUERUBIM DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Roberta Soriano
TORRE DA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
foto - Roberta Soriano
ESTA EH A PRAÇA SANTA CRUZ
foto - Roberta Soriano
UM DOS MUITOS CASARÕES DA CIDADE
foto - Roberta Soriano
CAPELA DE SANT'ANA
foto - ?
ESTA CAPELA FICA NO CENTRO DA CIDADE
foto - Luiz Alberto
AQUI UMA ESCOLA MUNICIPAL NA ZONA RURAL DA CIDADE
foto - Sou Excel
UMA RUA DA REGIÃO CENTRAL
foto - Barbosa
OUTRA RUA DA CIDADE
foto - Barbosa
A HISTÓRIA DE OURO BRANCO ESTÁ AQUI.
foto - ?
VEJA QUE BONITA PRAÇA
foto - ?
VISTA PARCIAL
foto - ?
MAIS UMA RUA
foto - ?
VISTA AÉREA DA CIDADE
foto - ?
VISÃO GERAL DA CIDADE NO VALE
foto - ?
CENAS DE CINEMA QUE VOCÊ SÓ VÊ EM OURO BRANCO
foto - PMOB
foto - PMOB
UMA TRANQUILA RUA
foto - ?
AQUI O GINÁSIO POLIESPORTIVO
foto - ?
O CASARÃO E A MATRIZ
foto - ?
OURO BRANCO É A ÚNICA LOCALIDADE DO BRASIL ONDE TODOS OS HABITANTES SE DEDICAM, EM SUAS FAZENDAS, À CULTURA DA VINHA
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

APAIXONE-SE



A GENTE SE ENCONTRA QUALQUER DIA DESTES EM ALGUM LUGAR DE MINAS.
ATÉ LÁ. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…