Pular para o conteúdo principal

SENADOR CORTES





SEJA BEM VINDO A CIDADE DE SENADOR CORTES. CERCADA POR MARES DE MORROS. A CIDADE DOS BARÕES
foto - ?
QUEM NASCE EM SENADOR CORTES EH: SENADORCORTENSE
A CIDADE TEM UMA POPULAÇÃO DE: 1.988 PESSOAS (IBGE 2010)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.963
ORIGINADO NOS FINS DO SÉCULO XIX COMO NÚCLEO URBANO, COM UMA VASTA PRODUÇÃO CAFEEIRA, O POVOADO DE SÃO SEBASTIÃO DO MONTE VERDE TEVE COMO OS PRIMEIROS DESBRAVADORES OS IRMÃOS SENRA, CRISTÓVÃO JOSÉ DE SOUZA, MAJOR SALGADO, NICOLAU GERRA, MAJOR MANOEL AUGUSTO E PADRE MANOEL DE SOUZA LIMA.
NO INÍCIO DA HISTÓRIA DE "SÃO SEBASTIÃO DO MONTE VERDE", DISTRITO DE MAR DE ESPANHA, A PRODUÇÃO DE CAFÉ ERA A BASE DA ECONOMIA DO LUGAR QUE DESENVOLVEU MUITO LENTAMENTE. O CAFÉ PRODUZIDO ERA TRANSPORTADO EM LOMBO DE BURROS PARA O DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DO CHIADOR, TAMBÉM DISTRITO DE MAR DE ESPANHA, E DAÍ ENVIADO PARA O RIO DE JANEIRO PELAS ESTRADAS DE RODAGEM E A PARTIR DE 1869, PELA ESTRADA DE FERRO DOM PEDRO II.
AQUI UMA VISÃO PARCIAL DA CIDADE
foto - PMSC
ORIGEM DO NOME
O NOME SENADOR CORTES É UMA HOMENAGEM AO ILUSTRE FILHO, O SENADOR AGOSTINHO CEZARIO CORTES, QUE FORA MÉDICO NA REGIÃO E FUNDADOR DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MAR DE ESPANHA.
A ECONOMIA DO MUNICÍPIO GIRA EM TORNO DA AGROPECUÁRIA, PRINCIPALMENTE A PECUÁRIA LEITEIRA, ALÉM DAS INDUSTRIA DE CONFECÇÕES.
UM MARCO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO É A CONCLUSÃO DA VIA ASFALTICA QUE PROPORCIONARÁ MAIS FACILIDADES NO ESCOAMENTO DA SAFRA AGRÍCOLA, ALÉM DE PERMITIR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL. 
AQUI UMA IGREJINHA
foto - PMSC
SENADOR CORTES É MARCADO POR SUA POPULAÇÃO SIMPLES E HOSPITALEIRA, QUE SEMPRE TRATA BEM ÀQUELES QUE O VISITAM. O TURISMO RURAL É UM ATRATIVO A PARTE, POIS O MUNICÍPIO POSSUI UMA BELA CACHOEIRA E ESTRADAS SEGUNDÁRIAS PROPRICIAS PARA A PRÁTICA DE TRILHAS COM MOTOS E CARROS DE TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS. ALGUMAS FESTAS TRADICIONAIS ATRAEM PESSOAS DE TODAS AS REGIÕES COMO A EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, REALIZADA ENTRE E SEGUNDA E TERCEIRA SEMANA DE JUNHO, A FESTA DA PRIMAVERA, QUE OCORRE NA ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO, ALÉM DAS FESTAS RELIGIOSAS. SENADOR CORTES É A TERRA NATAL DO MÚSICO FRANCISCO ITABORAY (1923-2006).
CONHEÇA AGORA A CIDADE DE SENADOR CORTEZ, ATRAVÉS DE FOTOS.
foto - PMSC
UMA CAPELINHA
foto - PMSC
A CIDADE NO LEITE DO MAR DE MORROS
foto - PMSC
ÁREA RURAL DA CIDADE
foto - PMSC
VISTA PARCIAL DO MAR DE MORROS
foto - PMSC
QUADRA POLIESPORTIVA DA CIDADE
foto - PMSC
AQUI O CENTRO COMUNITÁRIO
foto - PMSC
VEJA QUE BONITA PRAÇA
foto - PMSC
OUTRA PRAÇA
foto - PMSC
AQUI A PRAÇA TIRADENTES, DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - PMSC
RUA CENTRAL
foto - PMSC
AS COLORIDAS CASAS
foto - PMSC
VISTA AÉREA DA CIDADE
foto - PMSC
O CAMPO DE FUTEBOL DO MUNICÍPIO
foto - PMSC
VISTA PARCIAL
foto - PMSC
foto - PMSC
OUTRA VISTA PARCIAL
foto - PMSC
VISTA PARCIAL COM A IGREJA AO FUNDO
foto - PMSC
A ESTRADINHA DE TERRA SERPENTEANDO OS MORROS
foto - PMSC
CENTRO DA CIDADE
foto - PMSC
DIVERSOS
fotos - ?
A CIDADE ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
foto - PMSC
CACHOEIRA DA PACIÊNCIA
foto - ?
PRAÇA TIRADENTES
foto - Raymundo P. Netto
SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL
foto - Raymundo P. Netto
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
foto - PMSC
A IGREJA VISTA DE LADO
foto - Rose Silva
AQUI NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - Raymundo P. Netto
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO NA PRAÇA
foto - Raymundo P. Netto
UM BELO CASARÃO
foto - ?
ROTARY INTERNACIONAL
foto - ?
A PRAÇA VISTA DE OUTRO ÂNGULO
foto - ?
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE
SENADOR CORTES AGRADE SUA VISITA E NÓS TAMBÉM. SEMPRE VOLTE. 
foto - Geovani Muniz
APAIXONE-SE



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIANÓPOLIS / TOCANTINS - Berço cultural do estado, tem mais à oferecer, cascatas, cachoeiras, museu e "garganta"; platô da serra geral com cânions e mirantes

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DIANÓPOLIS" / TOCANTINS / BRASIL DIANÓPOLIS
BEM VINDO A CIDADE DE DIANÓPOLIS. CIDADE DO DIANOFOLIA
imagem - ? População estimada 2016 (1) - 21.457
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.217,313
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 5,94
Código do Município 1707009
Gentílico - dianopolino
ORIGEM DO NOME DE DIANÓPOLIS, TO
A origem do nome "Dianópolis" está relacionada a Francisco das Chagas Moura, que foi prefeito do município entre os anos de 1934 a 1938. Então, a cidade chamava-se "São José do Du•ro". "Duro" era uma simplificação de "D´ouro", uma vez que a região era rica em ouro em seu subsolo. Quando prefeito, Francisco Moura indicou que a cidade fizesse uma homenagem às senhoras do lugar que chamavam-se "Custodiana", conhecidas pela alcunha de "Diana". Daí a indicação da cidade passar a chamar-se "Dianópolis", quer dizer, "Terra das Dianas".
Gentílico: …

CATAGUASES / MINAS GERAIS - Venha ver e fazer filmes nesta cidade cinematográfica. Deixe saudades e leve lembranças

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "CATAGUASES" / MINAS GERAIS / BRASIL “O nome Cataguases vem – pelo menos, até provas em contrário, pois muitas são as controvérsias nessa cidade em constante questionamento – , pois é, o nome Cataguases parece que vem de uma tribo de índios que habitava a região, os ‘Catu-auás’. Dizem que o nome catu-auá significa em tupi-guarani ‘terra de gente boa’. E Cataguases sabe receber muito bem. Quem bebe da água do Rio Pomba nunca deixa de voltar. Dizem. ” Confira alguns dos mais importantes pontos turísticos de Cataguases. Além de inúmeras obras artísticas e arquitetônicas modernas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Cataguases também oferece inúmeras construções marcantes do final do século XIX, belíssimas paisagens naturais, museus, centros culturais e muito mais! PONTE METÁLICA (DE 1.914) A construção da Ponte Metálica foi determinada em 1910, devido à solicitação do deputado federal Astolpho Dutra Nicácio. Ela…

BRAGANÇA / PARÁ - A cidade respira Fé, Tradição e Cultura, nas belezas de suas praias, manguezais, rios, igarapés e ilhas

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "BRAGANÇA" / PARÁ / BRASIL  Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.
Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.
Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é c…