Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

COZINHA MINEIRA / MINAS DE MUITOS SABORES





CHÃO DE CIMENTO QUEIMADO, FOGÃO CONSTRUÍDO A PARTIR DE TÉCNICAS TRADICIONAIS, QUANDO NÃO FEITO A PARTIR DOS CUPINZEIROS QUE SURGEM NOS PASTOS OU DE LATÕES EMBUTIDOS NAS GROSSAS PAREDES DE ADOBE. 
imagem - ?
LINGUIÇAS OU CARNES DEFUMANDO, DEPENDURADAS. CHAMINÉ ATIVA, FUMAÇA SUBINDO PELO CÉU, AVISANDO COM SEU AROMA TÍPICO DA ROÇA QUE HÁ QUITANDAS OU "COMIDAS DE ANGU" ESPERANDO OS COMENSAIS. 
imagem - ?
QUE MINEIRO NUNCA VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA TÍPICA MINEIRA, NEM QUE SEJA EM UM DOS MUITOS RESTAURANTES TÍPICOS DE COMIDA MINEIRA? SÃO MUITOS OS CEREAIS, SÃO MUITAS AS FORMAS DE SE FAZER UM ANGU COM FUBÁ DE MOINHO D'ÁGUA, DE REFOGAR VERDURAS DA HORTA OU DOS QUINTAIS, COMO COUVE, ALMEIRÃO, TAIOBA, CANSANÇÃO, ORA-PRO-NOBIS... 
imagem - ?
O QUE DIZER DO QUIABO, DA ABÓBORA-MENINA, DA ABOBRINHA? E O PASTEL DE ANGU? E O GALOPÉ? E O CHUCHU COM BACALHAU? O TORRESMO CROCANTE, A CARNE NA LATA DE GORDURA, O PERNIL TEMPERADO, O LEITÃO À PURURUCA, O FEIJÃO TROPEIRO, O FRANGUINHO CAIPIRA? 
imagem - ?
NÃO HÁ COMO NÃO VENERAR ESSA RAIZ CABOCLA, CAIPIRA QUE TEMOS NAS MINAS GERAIS E QUE FAZ DA NOSSA COZINHA UMA DAS MAIS SABOROSAS DO PAÍS, RECEBENDO INFLUÊNCIAS QUE VÃO DOS INDÍGENAS AOS AFRICANOS, PASSANDO, OBVIAMENTE, PELOS COLONIZADORES EUROPEUS. 
imagem - ?
POR ISSO, A CHAMADA COZINHA TRADICIONAL OU TÍPICA MINEIRA FOI FORJADA A PARTIR DOS SÉCULOS XVIII E XIX E EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS E COMPLEMENTARES: O DE ESCASSEZ, NO AUGE DA MINERAÇÃO DO OURO, E O DE FARTURA, COM A RURALIZAÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL.  
imagem - ?
ESSA ORIGEM E COMPOSIÇÃO DA COZINHA TRADICIONAL E TÍPICA MINEIRA QUE A NÓS FOI LEGADA NOS REMETE À ANÁLISE DE DOIS PERÍODOS HISTÓRICOS QUE MARCARAM A VIDA ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL EM MINAS GERAIS: O PERÍODO DA MINERAÇÃO, CUJO APOGEU SE DEU NO SÉCULO XVIII; E O PERÍODO DA "RURALIZAÇÃO", MOMENTO DE CONCENTRAÇÃO DA VIDA ECONÔMICA E SOCIAL NAS FAZENDAS, QUE SUCEDEU AO DECLÍNIO DAS MINAS E DUROU DO FINAL DO SÉCULO XVIII ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX.
imagem - ?
ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA REGIONAL MINEIRA, COMO O FEIJÃO TROPEIRO, O ANGU DE MILHO VERDE OU DE FUBÁ COM FRANGO, A PAÇOCA DE CARNE SECA, FAROFAS, COUVE, O LOMBO E O PERNIL ASSADOS, LEITÃO À PURURUCA, O TORRESMO, O TUTU E TODA UMA SÉRIE DE PRATOS EM QUE PREDOMINAM AS CARNES DE PORCO E DE FRANGO ATRAVESSARAM OS SÉCULOS ATÉ CHEGAR A NÓS COMO UM VERDADEIRO MANJAR DOS DEUSES PARA AGRADAR AO CÉU DE NOSSA BOCA...
imagem - ?
TRADIÇÃO RENOVADA
DOS ÍNDIOS VIERAM O ESCALDADO, O PIRÃO, A PAÇOCA, AS FAROFAS, OS PRATOS À BASE DE MANDIOCA E DE MILHO, QUE SE DERIVARAM PARA AS CANJICAS, MINGAUS E PAPAS. DOS PORTUGUESES PROVEIO A UTILIZAÇÃO DO OVO DA GALINHA, QUE PROPICIOU UM FARTO RENDIMENTO CULINÁRIO: FRITADAS, DOCES, BOLOS, OVOS COZIDOS, ESTRELADOS, QUENTES, MOLES, BABA-DE-MOÇA, DOCE DE OVOS, FIOS DE OVOS E GEMADA COM VINHO DO PORTO.
imagem - ?
O AÇÚCAR CONQUISTOU A TODOS. ESCRAVOS, SERTANEJOS, CAÇADORES, ROMEIROS TINHAM NA RAPADURA COM FARINHA UMA PROVISÃO NACIONAL. EM MINAS, MELADO COM FARINHA E, MAIS TARDE, COM QUEIJO, TORNOU-SE RECEITA CONSAGRADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. 
imagem - ?
SURGIA A SOBREMESA, QUE NATIVOS E AFRICANOS DESCONHECIAM, REPRODUZINDO-SE E RECRIANDO-SE DOCES QUE JÁ ERAM PARTE DA TRADIÇÃO PORTUGUESA, ADICIONADOS A ELEMENTOS NACIONAIS COMO AMENDOINS E CASTANHAS NATIVAS, PACOVAS (BANANAS DA TERRA), CAJUS, ARAÇÁS E ANANASES. AS COMPOTAS APROVEITARAM AS FRUTAS NATIVAS E AQUELAS QUE O PORTUGUÊS TROUXE PARA OS QUINTAIS BRASILEIROS. 
imagem - ?
OS ENGENHOS LOCAIS FORNECERAM A RAPADURA, MELADO OU AÇÚCAR. A PREFERÊNCIA PELO DOCE EM RELAÇÃO ÀS FRUTAS FOI UMA INFLUÊNCIA LUSA QUE SE MANTÉM ATÉ OS DIAS ATUAIS COM MUITA VARIEDADE E FARTURA NAS MESAS TRADICIONALMENTE MINEIRAS.
imagem - ?
MISTURAS FINAS
NAS CASAS, NO COTIDIANO, A LÓGICA DA ECONOMIA DE TEMPOS DIFÍCEIS IMPÔS OS ALIMENTOS COZIDOS E O APROVEITAMENTO DE TUDO, INCLUSIVE DAS SOBRAS, GERANDO COMPOSIÇÕES IGUALMENTE SABOROSAS. AS FAROFAS E AS SOPAS APROVEITAVAM AS SOBRAS DE CARNES, LEGUMES, FEIJÕES E VERDURAS, QUE AINDA COMPÕEM O CARDÁPIO DO MINEIRO CONTEMPORÂNEO.  
imagem - ?
O MEXIDO, ( OU MEXIDÃO) UMA MISTURA DE TUDO QUE SOBROU, ERA COMIDO NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DA MANHÃ, ANTES DA SAÍDA PARA A LIDA OU NO JANTAR. ESSE PRATO PERDURA AINDA HOJE, SOBRETUDO EM FAZENDAS, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS OU NAS MADRUGADAS DA CAPITAL MINEIRA, EM MUITOS RESTAURANTES DE CARDÁPIO MAIS POPULAR E NOS BOTECOS.
imagem - ?
O LOMBO, A LEITOA E A GALINHA ASSADOS ERAM PRATOS DE FESTA, DE DOMINGO, DE VISITAS. NA INTIMIDADE DO DIA-A-DIA, OS COZIDOS PREDOMINAVAM: O FEIJÃO, O ANGU, O MEXIDO, VERDURAS E LEGUMES COZIDOS, OU OS LEGUMES COM CARNE,  FRANGO COM QUIABO, POR EXEMPLO, MANDIOCA E CANJIQUINHA COM CARNE, PODENDO SER COSTELA OU SUÃ DE PORCO, COSTELA DE VACA E OUTROS.
imagem - ?
PÉS NO CHÃO, OLFATO NA COZINHA
LEITE EM ABUNDÂNCIA, QUEIJOS VARIADOS E OVOS POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DAS QUITANDAS E DOCES - LEGADOS DA TRADIÇÃO PORTUGUESA. A CANJICA COM LEITE ERA SOBREMESA CONSTANTE NAS FAZENDAS E, EM ALGUMAS CASAS, ERA A CEIA MAIS APRECIADA ANTES DE SE DEITAR. COM O ACRÉSCIMO DO AMENDOIM, FEZ-SE A NOSSA CANJICADA. 
imagem - ?
A CARNE DE VACA SE TORNOU MAIS PRESENTE NA MESA MINEIRA, MAS DEMOROU UM SÉCULO PARA SUBSTITUIR O COSTUME DE CONSUMIR, PREFERENCIALMENTE, CARNE DE FRANGO E DE PORCO, QUE AINDA HOJE PREDOMINAM NOS PRATOS TÍPICOS. A PRESENÇA DO CAFÉ TAMBÉM SE TORNOU DEFINITIVA. O BULE NO FOGÃO A LENHA É UM FORTE ELEMENTO DO CENÁRIO DA COZINHA MINEIRA, ONDE O CAFÉ, SEMPRE QUENTINHO, ERA SERVIDO ACOMPANHANDO AS QUITANDAS, NO ENCERRAMENTO DAS REFEIÇÕES, OU NA PRIMEIRA REFEIÇÃO DO DIA, ADOÇADO COM RAPADURA.
imagem - ?
QUITANDAS E QUEIJOS
EM MINAS, O QUEIJO, QUE HOJE É UMA DAS MAIS FORTES IDENTIDADES CULINÁRIAS DO ESTADO, FOI IMPORTADO DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS, ATÉ O FINAL DO SÉCULO XVIII. NO CARDÁPIO DO INÍCIO DO SÉCULO XIX, OS QUEIJOS APARECIAM CITADOS À SOBREMESA, ACOMPANHANDO DOCES OU COMO COMPLEMENTO DE CEIAS NOTURNAS. 
imagem - ?
NO CAFÉ DA MANHÃ, ACOMPANHAVAM FARINHA, CAFÉ, OU ANGU COM LEITE.  A EXPANSÃO DO CONSUMO DE QUEIJO EM MINAS OCORREU COMO CONSEQÜÊNCIA DA NECESSIDADE DE SE APROVEITAR O LEITE NOS LOCAIS DA PROVÍNCIA ONDE SE INTENSIFICAVA A PECUÁRIA. HOJE, O QUEIJO DE MINAS OU FRESCAL É IGUARIA MINEIRA DISPUTADA POR TURISTAS DE TODO O PAÍS E ARTIGO VENDIDO NOS AEROPORTOS QUASE COMO UM SOUVENIR DA CULTURA GASTRONÔMICA REGIONAL.

Referência bibliográfica: Abdala, Mônica Chaves in Revista do Arquivo Público Mineiro, Ano XLII - N º 2 - Julho-Dezembro de 2006.



 SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
UM DIA DESTES QUALQUER, A GENTE SE ENCONTRA EM ALGUM LUGAR DE MINAS
ATÉ ESTE DIA INTÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

NOVA ERA

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA / A CIDADE DAS ESMERALDAS.  foto - ?  AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE foto - ? ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDAD…

PARAOPEBA / CAPITAL NACIONAL DO QUIABO

BEM VINDO AO MAR AZUL. MUITO BEM VINDO A CIDADE DE PARAOPEBA
foto - Thymonthy Becker
Afirma a tradição que foi o Cel. Marques, donatário da Sesmaria, que ao deparar-se com uma onça no meio da mata, indefeso e julgando-se perdido, ele, como católico e de fé, ajoelhou-se e fez uma prece a Nossa Senhora do Carmo rogando que, se sua vida fosse salva, mandaria construir uma capela em sua honra.
O animal não o atacou e ele se retirou são e salvo. Posteriormente, ele voltou e cumpriu a promessa, fazendo construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora do Carmo (Padroeira de Paraopeba).
Aos poucos, por ser um local de passagem obrigatória dos tropeiros que conduziam boiadas para o sertão da Bahia, foram surgindo algumas casas em torno da capela e o lugar passou a ser chamado de Nossa Senhora do Tabuleiro Grande. Tabuleiro Grande porque tabuleiro era o nome com que os antigos costumavam caracterizar os pontos mais ou menos elevados e de vastas superfícies planas do sertão e na l…

JANAÚBA / MG - A CIDADE DOS RIOS

BEM VINDO A CIDADE DE JANAÚBA. A CIDADE DOS RIOS. CAPITAL NACIONAL DA BANANA E DO MINI-MILHO.  imagem - ? JANAÚBA TEM 66.803 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM JANAÚBA EH: JANAUBENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.948 ORIGEM DO NOME Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região HISTÓRIA Os primeiros habitantes da região do Vale do Gorutuba constituíam-se de uma mistura de índios Tapuias; mescla de um povo Cafuso ou Caburé, e quilombos negros. Este povo fincou moradia nas proximidades do Vale do Gorutuba. Conta-se que neste rio existia muitos sapos conhecidos como Kuruatuba — sapo grande ou sapo Kururu, dando origem a denominação do rio e do povo que vivia — Gorutubanos. Os Gorutubanos viviam dos produtos da terra. Dedicavam-se principalmente ao plantio do algodão e de porcos. O regime pastoril foi grande favor de civilização…

CONTAGEM

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO E POLO COMERCIAL copyrigth "Altemiro Olinto cris" CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM." No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao …

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

GUAXUPÉ - CAMINHO DAS ABELHAS

BEM VINDO A CIDADE DE GUAXUPÉ. CIDADE DO CAFÉ.
foto - Leonardo Pinelli
GUAXUPÉ TEM 49.430 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM GUAXUPÉ EH: GUAXUPEANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JULHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME 

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

TABULEIRO / MG

ESTA EH A IGREJA DE BOM JESUS DA CANA VERDE
FICA NESTA BONITA PRAÇA NO CENTRO DA CIDADE
O CORETO FICA BEM A FRENTE DA IGREJA
UM ESTILO BEM DIFERENTE DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER.

AQUI, A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
ELA EH TODA CERCADA POR ESTE PEQUENO MURO QUE VOCE PODE VER NA FOTO.
Todas as imagens acima são propriedade de Thymonthy Becker)

ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOSÉ
imagem de Raymundo P Netto